Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Algo sobre Biomassas;O que é  (Lida 6580 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline cnc-saltinho

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 139
  • Total Likes: +4/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Algo sobre Biomassas;O que é
« Resposta #15 Online: 02/05/12 - 20:59 »
Boa Pravato , com esses videos ja refresco bastante minha ideia, ja a tempos eu queria fazer um treco desses, mais não sabia como, eu vi numa empresa fabricante de moveis no Parana, o cara planta pinus e não perde nada nem as folhas ele briqueta tudo, mais a maquina dele é gigante, tem uns 1,5mtrs de altura e trabalha com pistões tipo a locomotiva dando golpes, não me lembro mais das especificações mais lembro que ele trabalha com umidade de 16%, o calor é gerado pelo impacto das batidas e assim ativando a lignina e num da pra ter uma maquinas dessas é muito caro, mais essa pequena é interessante vo ver se consigo fazer uma. Se conseguir eu posto ela aqui.

Clube CNC Brasil

Re:Algo sobre Biomassas;O que é
« Resposta #15 Online: 02/05/12 - 20:59 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Algo sobre Biomassas;O que é
« Resposta #16 Online: 02/05/12 - 23:29 »
Metendo o bedelho na orelhada ...

Sem jogar agua fria mas sim um bloco de gelo ...

No Brasil falta cultura de uso, pra exportar, os chinas já chegaram vendendo pela metade do preço ... sem contar que todo mundo corre p/ o mesmo lugar, logo vai ter pelete, pelego e pelo pra tudo que é lado e ninguém p/ consumir ... a menos que os chinas comecem a comer sopa de pelete, eu não boto fé que seja um bom negocio ... ??? ??? ???

Mas é só a minha pinicão ! ...  ?_1

Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Algo sobre Biomassas;O que é
« Resposta #16 Online: 02/05/12 - 23:29 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Algo sobre Biomassas;O que é
« Resposta #17 Online: 03/05/12 - 08:56 »
A boa notícia:
Estão aparecendo mais e mais as lareiras e fornos caseiros que usam estes briquetes como alimento, então há um mercado emergente aí...

A má notícia:
nem pensem em tentar aproveitar pó de MDF para fazer briquete - nem misturado em poucas porcentagens ao material usado atualmente.

pó de MDF tem resinas que são altamente toxicas quando queimadas...
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Algo sobre Biomassas;O que é
« Resposta #17 Online: 03/05/12 - 08:56 »

Offline Antonione

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1884
  • Total Likes: +51/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Eu tenho um sonho!Sem nós, nem eles, somos um Povo
  • Sexo: Masculino
Re:Algo sobre Biomassas;O que é
« Resposta #18 Online: 03/05/12 - 13:56 »
Bem lembrado fgilii, e como não somos Superman, também quando aspirado o pó nas routers e fumaça na cnc laser, a gente tem que se modernizar e começar aceitar as normas técnicas sobre higiene e segurança do trabalho, mesmo para serviços em pequena escala, medidas simples como iluminação, ventilação, limpeza de resíduos, armazenagem adequada de materiais, já são um primeiro passo. O MDF nacional tem em sua composição formoldeídos, até com percentual dentro dos padrôes internacionais, só que o danadinho é volátil, e inimigo público da asma, rinite, sinusite e outros ites. Entonces cuidado com o pó e a fumaça do MDF gente.

Clube CNC Brasil

Re:Algo sobre Biomassas;O que é
« Resposta #18 Online: 03/05/12 - 13:56 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Algo sobre Biomassas;O que é
« Resposta #19 Online: 03/05/12 - 18:29 »
Pessoal,isso que eu expus logo atras nos outros topicos,são feitos com serragem de madeira pura,sem adição de nada para aglutinar o pellet ou briquete,se for adicionado alguma substancia aglutinante o produto ja não será ecologicamente correto,é o que acontece com o pellet chines que tem por aí rodando no mercado(a 0,15R$/Kg)o daqui custa hoje em torno de 0,35R$ ou mais devido a transporte,o pinus que é usado em fabricas de moveis e palletes é o mais indicado para sua fabricação(Inclusive com casca,só fica um pouco mais escuro),pois ele tem uma resina natural que serve como aglutinante,ja o eucalipto não tem resina,então a turma coloca de 30 a 40% de eucalipto misturado com pinus para poder aglutinar(ja com aumento do desgaste da maquina pois o eucalipto é muito duro,então tem aumento de custo) e ainda ser natural,sem quimica.Tem varias fabricas de pellets no Brasil,no PR,SC,SP,MG,PA,só que o problema é maior com as empresas que fabricam os queimadores,muitos tentam fazer um bom queimador,mas poucos fizeram ou conseguiram desenvolver um que não gere fumaça,fazer funcionar a maquina na dose certa de ar/combustivel para se ter uma boa queima é um dos segredos,um queimados adequado é outro,enfim a maquina toda é um segredo,quem conseguiu fazer uma assim não abre,alem do pessoal cobrar um preço um bocado alto,querem enfiar o pellets a preço absurdo usando sistema de comodato,eu sou contra o comodato,pois os caras fornecem a maquina na condição de voce comprar o combustivel dele,imagina uma Volks da vida,vende um carro pra voce só na condição de voce comprar a gasolina deles??Isso é coisa sem cabimento,tem que deixar o cliente ir em busca de combustivel barato,e tem.A região sul e sudeste do Brasil é a mais fria,mas ja tem muitos queimadores rodando por aí,principalmente em fornos de pizza,e em aquecedores de hoteis,mas não são muitos não,justamente pelo que falei,fumaça,e maus vendedores que prometem uma economia absurda acima de 40 ou 50% com relação ao gas e outros combustiveis,a grande economia está em espaço utilizado,mão de obra,e coloca no maximo de 25% em economia,
« Última modificação: 03/05/12 - 18:42 por Pravato »
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Algo sobre Biomassas;O que é
« Resposta #19 Online: 03/05/12 - 18:29 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Algo sobre Biomassas;O que é
« Resposta #20 Online: 03/05/12 - 18:40 »
Continua...

Vejo diariamente,vendedores disso tudo aí fazendo promessas que as maquinas(Queimadores) são um "MUST",papo de vendedor que não sabe o que vende.
Cada caso é um caso,cada sistema que usa esse tipo de combustivel é diferente,tem um minimo e um maximo que a maquina pode dar,e até hoje eu ainda não vi ninguem tirar leite de vaca morta,mas uma coisa é verdade,o nosso amado governo ja abriu os zóio pra isso,tem projeto federal em tramitação para não mais ser queimado lenha de tipo nenhum em local nenhum que use aquecimento,seja qual for,piscinas,hoteis,moteis,pizzarias,padarias,etç,etç...
Quem sabe depois de isso ser aprovado,nóis ganhe dim dim com isso....Na grande SP,ja tem essa lei,mas são poucos cumprindo ela,até la,vamos teimando....

Abraços

Mauro
« Última modificação: 03/05/12 - 18:43 por Pravato »
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Algo sobre Biomassas;O que é
« Resposta #20 Online: 03/05/12 - 18:40 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Algo sobre Biomassas;O que é
« Resposta #21 Online: 03/05/12 - 18:49 »
Comodado pode ser complicado, mas há dois lados dessa moeda ao meu ver:

O fabricante do produto que usa o pellet quer que seu produto funcione bem e que seus clientes fiquem satisfeitos, pois é o nome dele que está em pauta, então ele pede que o proprietário do produto faça as manutenções de forma correta e nos prazos pré estipulados.

Para valer isso, ele pede também que use um combustivel aprovado por eles para que o produto funcione e caso isso não aconteça, o produto não vai fazer o serviço que foi desenhado ou não vai durar o que foi planejado, custando mais em manutenção e garantias.

A mesma coisa acontece com os fabricantes de carro - voce deve fazer as revisões do produto deles corretamente, no prazo estipulado por eles e nas oficinas deles até que a garantia acabe.

Acabou, é problema seu, mas aí é aquela coisa - a gente sabe que se usar gasolina vagabunda, óleo de qualidade inferior, filtros pilantras, nosso carro durará menos do que deveria.

O mesmo vale para os produtos do fabricante que usa os pellets.

Se eu fosse fabricante de alguma coisa que usasse pellets, faria um sistema de distribuiição desse combustivel de forma a garantir que meu produto funcione, mas com um alerta bem claro que não tem garantia se usar o produto XXX no lugar do meu.

Mesmo fazendo isso, sei que aparecerão os "espertos" fabricando pellet com pó de MDF e irão querer vender a preço menor, como todo o resto de produtos que vemos e estamos cansados de conhecer...mas aí tem as ferramentas para comprovar que o fulano usou a coisa errada...

Este assunto vai cair na mesma conversa das peças de artesanato que já foram diversas vezes discutidas, do valor de mão de obra etc...

Esta é só minha opinião à respeito do assunto - não pretendo suscitar nenhuma discusão nem impingir uma forma de pensar ou de argumentar.

Fabio
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Algo sobre Biomassas;O que é
« Resposta #21 Online: 03/05/12 - 18:49 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Algo sobre Biomassas;O que é
« Resposta #22 Online: 03/05/12 - 19:04 »
Fabio,sua opinião é certissima,e só agrega valores a meus comentarios,alem do que falei suas palavras foram mais certeiras,já lido com isso a varios anos,5 para ser exato,e sempre é a mesma coisa,falta de cultura,o que o Mac falou antes é a pura verdade,pra conferirem,tem vendedor de pellet chines no ML,tem la a 390 Dilmas a tonelada,o cara ta surrupiando mais de 100% de lucro,e a procedencia chinesa,fizeram uma pesquisa,senão me engano foi na UFSC,sobre esse pellet chines,acharam muitos tóxicos dentro dele,inclusive um dos venenos usados em fumigação de madeiras pra exportação,esse tipo de veneno é altamente residual e tóxico,é o mesmo usado na fabricação e desinfecção de palletes retornaveis,os tipo PBR(Padrão Brasil).Teve um caso tragico em SC a algum tempo,teve um maluco que foi acampar e resolveram fazer um churrasco pra bóia,acabou o carvão dos caras,e tinha um pallete dando sopa por ali,resolveram queimar ele pra seguir com o churrasco,fim da historia,dois mortos e mais dois intoxicados por causa de veneno usado na madeira...é bucha isso.

Abraços

PS:Aí na sua cidade não tem uma fabrica de pellets?
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Algo sobre Biomassas;O que é
« Resposta #22 Online: 03/05/12 - 19:04 »

Offline cnc-saltinho

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 139
  • Total Likes: +4/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Algo sobre Biomassas;O que é
« Resposta #23 Online: 26/05/12 - 13:50 »
O pessoal, encontrei outra alternativa para a serragem, seja de mdf ou de qualquer outra madeira, mais em quantidade menor de uso do pó, ideal para uso em modelação. Usa-se uma resinaPC 26 com endurecedor G 226, (não posso divulgar o fabricante) e o resultado disso são placas de poliuretano usadas para moldar, usinar com custo mais barato.

Clube CNC Brasil

Re:Algo sobre Biomassas;O que é
« Resposta #23 Online: 26/05/12 - 13:50 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Algo sobre Biomassas;O que é
« Resposta #24 Online: 26/05/12 - 15:10 »
Interessante esse uso,desde que não seja para queima...Podes falar do fabricante,aqui não ligamos pra isso,será mais um fornecedor de algum produto pro pessoal que quer dar um fim nesse tipo de pó.

Abraços

Mauro
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Algo sobre Biomassas;O que é
« Resposta #24 Online: 26/05/12 - 15:10 »

Offline cnc-saltinho

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 139
  • Total Likes: +4/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Algo sobre Biomassas;O que é
« Resposta #25 Online: 01/06/12 - 06:58 »
Mauro não da pra queimar esse produto, pois vira poliuretano, mais toda vez que vç faz um modelo e não tem mais utilidade é só triturar ele e aproveitar o residuo como carga novamente, fazendo que não se perca o residuo e sem problemas com a quantia de vezes a ser retornado , toda vez que tiver sobra é só triturar ou lixar que se tem carga. Trabalha com uma parte de cada produto para cada tres de carga (pó de madeira). Resultado disso são resinas com uma dureza de ate 80 shores, proprias para moldagem e desmoldagem master, ou ate algum suporte de alguma coisa.Tem revenda em Joinville, São Paulo e Porto Alegre, Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login.

Clube CNC Brasil

Re:Algo sobre Biomassas;O que é
« Resposta #25 Online: 01/06/12 - 06:58 »

 

SiteLock