Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: fresas x materiais  (Lida 4246 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline andersonpaim

  • BANIDO
  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 21
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Estou sempre tentando Aprender um pouco!!!!
  • Sexo: Masculino
fresas x materiais
« Online: 04/10/14 - 20:25 »
Ola a todos..  estou usando umas fresas de 3mm 4flutes hss,as fresas se parecem com brocas' que comprei no gasometro a 16 reais cada . O problema é o seguinte,  estava cortando um mdf de 15mm e por desconhecer o serviço progrramei a fresa sendo a end mill 3 ' a mesma q  vem ja salva no artcam 2011. Nao editei nada'  o resultado ele dava 6 passes para cortar 15mm uma eternidade ' e quebrei 3 fresas 2de 4 flutes e outra de 2 ambas hss elas tem area de corte 5mm ou seja  a haste sem corte em contato com o mdf queimou bastante o material. No mach 3 abaixei a velocidade para cerca de 40% e aaamesmo assim a maldita fresa qquebrou novamente' estou usando o tipo errado de fresa?  .    Já sei q vao dizer q precisam de mais informacoes sobre a maquina '  entao la vai.  Spindle 2 cv agua guia linear eixo y e fuso de esfera no x o que me da um pouco de alavanca infelizmente. Meus motores  sao 13 kg e as velocidades estao configurads no match como  2000 x 2000 y 900 z por indicaçao do fabricante.  Pra cortar uma placa de 200x1300 demoro mais de 2 horas' me ajudem por favor.....

Clube CNC Brasil

fresas x materiais
« Online: 04/10/14 - 20:25 »

Offline lvallente

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 168
  • Total Likes: +27/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Constante aprendiz !!!
    • Nostro Mobile Móveis
  • Sexo: Masculino
Re:fresas x materiais
« Resposta #1 Online: 05/10/14 - 09:53 »
Caro Anderson, bom dia !!!

    Tive os mesmos problemas no começo, rsrs, quer dizer ainda estou no começo, tenho a minha CNC somente a um ano, mais tenho quebrado menos fresas hoje, rsrs.

    Caro, fresa para mdf ideal é só de metal duro, À de aço rápido quebra rapidinho mesmo. 

    Para cortar chapas de mdf tenho utilizado, velocidade de mergulho 450 mm/min, avanço entre 1600 a 1800 mm/min para áreas com pouco detalhes e com muitos destalhes 900 a 1200 min/mm. Tenho utilizado fresa de  3,0 mm que é ótima, 12.000 a 15.000 rpm rotação, se não ela acaba aquecendo muito e quebrando. passe vertical 3,5 a 5,0 máximo. Se vc opinar por um mergulho de 5,0 mm utilize a opção adicionar movimento de rampa, evita quebrar a fresa na partida do corte.

   O que também pode cooperar com quebra de fresa é se quando a máquina faz seu movimento nos eixo x e y e dá uma trepidada, isto acaba quebrando fresa tb. Se estiver acontecendo verifique os mancais da sua máquina.

Espero poder ter lhe ajudado um pouco.

Abraços e que Deus lhe abençoe nesta empreitada.

Luciano Vallente Baptista



Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Ola a todos..  estou usando umas fresas de 3mm 4flutes hss,as fresas se parecem com brocas' que comprei no gasometro a 16 reais cada . O problema é o seguinte,  estava cortando um mdf de 15mm e por desconhecer o serviço progrramei a fresa sendo a end mill 3 ' a mesma q  vem ja salva no artcam 2011. Nao editei nada'  o resultado ele dava 6 passes para cortar 15mm uma eternidade ' e quebrei 3 fresas 2de 4 flutes e outra de 2 ambas hss elas tem area de corte 5mm ou seja  a haste sem corte em contato com o mdf queimou bastante o material. No mach 3 abaixei a velocidade para cerca de 40% e aaamesmo assim a maldita fresa qquebrou novamente' estou usando o tipo errado de fresa?  .    Já sei q vao dizer q precisam de mais informacoes sobre a maquina '  entao la vai.  Spindle 2 cv agua guia linear eixo y e fuso de esfera no x o que me da um pouco de alavanca infelizmente. Meus motores  sao 13 kg e as velocidades estao configurads no match como  2000 x 2000 y 900 z por indicaçao do fabricante.  Pra cortar uma placa de 200x1300 demoro mais de 2 horas' me ajudem por favor.....
"Posso Todas as coisas naquele que me fortalece"
Filipenses 4.13

Clube CNC Brasil

Re:fresas x materiais
« Resposta #1 Online: 05/10/14 - 09:53 »

Offline andersonpaim

  • BANIDO
  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 21
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Estou sempre tentando Aprender um pouco!!!!
  • Sexo: Masculino
Re:fresas x materiais
« Resposta #2 Online: 05/10/14 - 11:40 »
Bom dia' muito obrigado exatemente esta explicação qprocurava. Realmente notei q um mancal do eixo x tem folga '  a barra rosqueada se movimenta um pouco dentro do mancal. E as fresas ja testei fresas antigas q tenho de uma. Tupia de coluna e nao quebraram' pensei q fosse porq elas eram dde dois cortes de videa, vou comprar a q vc indicou. Muito obrigado.

Clube CNC Brasil

Re:fresas x materiais
« Resposta #2 Online: 05/10/14 - 11:40 »

Offline Dreyer

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 125
  • Total Likes: +29/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Cascavel, Pr
  • Sexo: Masculino
Re:fresas x materiais
« Resposta #3 Online: 22/11/14 - 17:21 »
Pessoal, boa tarde.
estou montando uma CNC com estrutura de mdf, e surgem várias dúvidas, e já que estão falando de fresas gostaria de dicas de onde e quais fresas comprar, a dremel, improtada do exterior PY, será o motor que vai me atender no início.

Desde já agradeço a paciência, e em breve estarei postando fotos da mini CNC que está quase pronta.

Abraços

Dreyer

Clube CNC Brasil

Re:fresas x materiais
« Resposta #3 Online: 22/11/14 - 17:21 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:fresas x materiais
« Resposta #4 Online: 22/11/14 - 17:35 »
Cortar MDF nada melhor que as RAIADAS.

Quanto as informações dadas pelos anteriores, pecam por falta de conhecimento. Por exemplo:

No primeiro poste informou que diminuiu a velocidade em 40%. 40% de que valor?. Que tipo de velocidade RPM ou de corte?

Quando postar alguma dúvida leiam primeiro, em "PRÉ-VISUALIZAÇÃO", se todo o problema foi bem explícito.

Edson


 
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:fresas x materiais
« Resposta #4 Online: 22/11/14 - 17:35 »

Offline cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:fresas x materiais
« Resposta #5 Online: 22/11/14 - 21:09 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Cortar MDF nada melhor que as RAIADAS.

Edson

Apenas corrigindo o amigo Edson ... :) :) :) :) :) :)

Nada mais barato do que as RAIADAS  :D :D :D :D

Eu quando uso fresa de diametro pequeno, tipo 2mm pra menos, uso as famosas raiadinhas por não ter outra no preço dessas, mas quando posso usar uma de diametro maior, uso de 2 cortes que o corte fica melhor, além de poder usar mais velocidade.

Para determinar a velocidade e altura do passe, depende de uma série de fatores que cada máquina é diferente. Se a máquina tem folgas, a velocidade tem que ser menor, o velocidade do spindle influi mais ainda. se usar 24.000 RPM vai poder usar uma velocidade mais alta, se usar 12.000 vai ter que diminuir mais que a metade isso não é proporcional. Se o mdf for de eucalipto a velocidade tem que ser menor do que se fosse de pinheirinho.

Então primeiro conheça a máquina que usa, depois chegue aos seus limites seguros. com certeza vai quebrar muita fresa :D :D :D ;D ;D ;D

Começa com velocidades e passes modestos, tipo para fresa de 2mm passe de 2mm e velocidade em torno de 1000 mm/min e velocidade máxima no spindle. Conforme sai o corte ( e se a fresa aguentar) vai aumentando a velocidade e altura do passe.

Não existe formula mágica :angel: :angel: :angel: :angel:

ah e fresa para mdf sempre de a preferencia por fresa de metal duro.
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:fresas x materiais
« Resposta #5 Online: 22/11/14 - 21:09 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:fresas x materiais
« Resposta #6 Online: 23/11/14 - 08:16 »
fala nobre cientista

realmente este fato  esta me deixando sem cabelos  por aqui( alias os quie ainda tenho na cabeça :Garg: :Garg: :Garg:)
gosto muito das raiadinha, pois alem de baratinhas , são eficientes, mas não tem um  bom acabamento, pois sempre deixa pequeníssimas ranhuras  por onde corta, mas como aqui  não preciso  de fino acabamento, então  me serve
mas só  tenho elas de 2mm, para mdf de 3mm e de 6mm

o que esta me deixando  muito irritado, é o numero  de fresa  de 3mm  dois cortes  helicoidal, metal duro que estão quebrando rapidamente
isso acontece, pois agora corto muito mdf de 15mm num passe só,
acredito que não tenha chegado  a um ponto certo
elas estão ficando escuras muito rapido
corto  com
velocidade de avanço  1300mm/min
velocidade de mergulho  1000mm/min
veloicidade  RPM  22000
tipo de entrada no material  -  MOVIMENTO DE ENTRADA E SAIDA,   com nomenclatura 4-4- ângulos   0  -0 
SEGUE A IMAGEM
sei  que trepidação  tambem ajudam a quebrar, mas muitas vezes elas quebram  em linha reta mesmo

alguem tem  alguma dica

abraço
ricardo


« Última modificação: 23/11/14 - 08:21 por JOSE RICARDO »

Clube CNC Brasil

Re:fresas x materiais
« Resposta #6 Online: 23/11/14 - 08:16 »

Offline Josemar Jr.

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 565
  • Total Likes: +101/-3
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:fresas x materiais
« Resposta #7 Online: 23/11/14 - 10:08 »
Prezado José Ricardo, eu estava com problema semelhante para as raiadinhas de 3mm, e pelo que andei vendo por aqui (no meu caso) era a pinça que estava com problemas e o passe vertical muito profundo. Toda informação que achei disse para não ultrapassar o dobro do diâmetro para passo vertical. Espero que te ajude!!!
Um outro lugar que li disse que o que quebra fresa é na maioria das vezes a combinação de avanço vertical muito grande e velocidades de avanço alta. No seu caso, eu tentaria 2 passes (pelo menos) para cortar 15mm com velocidades de avanço e mergulho menores.
Abraço  :ok:
Josemar Junior

Clube CNC Brasil

Re:fresas x materiais
« Resposta #7 Online: 23/11/14 - 10:08 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:fresas x materiais
« Resposta #8 Online: 23/11/14 - 12:08 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Prezado José Ricardo, eu estava com problema semelhante para as raiadinhas de 3mm, e pelo que andei vendo por aqui (no meu caso) era a pinça que estava com problemas e o passe vertical muito profundo. Toda informação que achei disse para não ultrapassar o dobro do diâmetro para passo vertical. Espero que te ajude!!!
Um outro lugar que li disse que o que quebra fresa é na maioria das vezes a combinação de avanço vertical muito grande e velocidades de avanço alta. No seu caso, eu tentaria 2 passes (pelo menos) para cortar 15mm com velocidades de avanço e mergulho menores.
Abraço  :ok:
impossivel, fazer em dois passes, e  ainda diminuir velocidade
teria que ter duas maquinas para tal feito
prefiro quebrar as fresas  rsrsrsrs, pois eu  estou impórtando elas e o preço  é bem menor
pois  tenho contrato  e tenho que entregar as  peças
a concorrência é grande e um dos quesito para se andar na frente da concorrência é alem de boas peças , é a entrega pontual
abraço
ricardo

Clube CNC Brasil

Re:fresas x materiais
« Resposta #8 Online: 23/11/14 - 12:08 »

Offline Josemar Jr.

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 565
  • Total Likes: +101/-3
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:fresas x materiais
« Resposta #9 Online: 23/11/14 - 12:40 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
impossivel, fazer em dois passes, e  ainda diminuir velocidade
teria que ter duas maquinas para tal feito
prefiro quebrar as fresas  rsrsrsrs, pois eu  estou impórtando elas e o preço  é bem menor
pois  tenho contrato  e tenho que entregar as  peças
a concorrência é grande e um dos quesito para se andar na frente da concorrência é alem de boas peças , é a entrega pontual
abraço
ricardo


Ricardo, as fresas tenho esse problema também são as baratinhas importadas (chinesas ?_22) e para testar agora comprei umas que segundo o vendedor são "high quality", se der resultado melhor eu aviso (mas acho que chegarão só depois do natal  :ixi:)...
Abraço,
Josemar
Josemar Junior

Clube CNC Brasil

Re:fresas x materiais
« Resposta #9 Online: 23/11/14 - 12:40 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:fresas x materiais
« Resposta #10 Online: 23/11/14 - 14:26 »
comprei uma raiadas tambem  mas de 3mm para ver como  fica cortando  15mm
é um pouco mais barata que a  de 2 cortes, mas não ataca tanto o mdf, isto é corta mais suave
acredito que de certo
acredito que tambem deva chegar depois do natal, pois ja saiu da china
o problema é que ele tem uma area de corte de 16mm, o que   não me da muita marge, como  a de dois cortes
mas vamos ver
abraço

Clube CNC Brasil

Re:fresas x materiais
« Resposta #10 Online: 23/11/14 - 14:26 »

Offline andersonpaim

  • BANIDO
  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 21
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Estou sempre tentando Aprender um pouco!!!!
  • Sexo: Masculino
Re:fresas x materiais
« Resposta #11 Online: 26/11/14 - 22:26 »
Olá a todos.

o problema que tive com o MDF era mesmo o tipo de fresa , experimentei as de metal duro 2 cortes reto e tudo ficou lindo e maravilhoso. Mas como nada é mesmo lindo e maravilhoso agora comprei uma fresa de metal duro reta de 1.5mm para cortar chapa de pvc 3mm.  O vendedor veio até a minha empresa e configurou a ferramenta pra mim e disse q o q estava errado era a velocidade no inversor q estava F400 e ele abaixou para F285 realmente o material deixou de colar na fresa ,   e o passo vertical deixei em 1.5. O problema é q essas fresas sao caras , paguei 65,00 nesta bendita e já quebrei ( fiz a burrice de mover y com a fresa no material e o spindle desligado) alguem sabe um lugar bom pra comprar essas fresas?  alguem já comprou no alibaba?   lá fora eles falam de fresa de carbureto   o que seria isso?   

Clube CNC Brasil

Re:fresas x materiais
« Resposta #11 Online: 26/11/14 - 22:26 »

Offline fabiojrr

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 501
  • Total Likes: +42/-3
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • A cada dia que passa aprendo mais um pouquinho
    • https://www.facebook.com/fabio.junior.37625
  • Sexo: Masculino
Re:fresas x materiais
« Resposta #12 Online: 27/11/14 - 08:16 »
Bom Dia Galera , quanto a pergunta do nosso amigo ai sua maquina não está tripidando no começo aqui uma das maquina
começou a tripidar e começou a quebrar fresa vou postar aqui um modelo de fresa muito boa pois aqui freso com ela até 25 mm
em 5 passadas e não quebra uso até fica preta igual carvão rotação 18.000 velocidade de corte 732 mm por minuto com uma fresa dessa estou fresando quase duas chapas de 18 inteiras e sem quebrar uso a 5.0 mm e a 4.0 mm ,pois no começo quebrei muitas pela alta velocidade de corte quando fui pegando jeitinho não quebrou mais claro que tudo tem vida ultil é chegado uma hora que ela quebra mas aqui demora da pra trabalha muito pois aqui fresamos muita letra caixa e varias peças em 18 mm e 25 mm ...

material de 18 mm uso fresa 4.0 mm de topo 3 passadas de 6 mm velocidade 732 mm por minuto
material de 25 mm uso fresa 5.0 mm de topo 5 passadas de 5 mm velocidade 459 mm por minuto
material de 15 3 passadas broca 4.0 velocidade 1.200 p\ minuto
material de 12 2 passadas broca 4.0 velocidade de 2.000 P\ minuto
material de 9,6,3 uso a maravilhosa fresinha raiada de 2 mm  1 passada só velocidade depende muito da maquina da pra cortar aqui até 3.000 p\ minuto .
                                                                               COMENTÁRIO SOBRE A RANHURA DA FRESA 2.O RAIADA
pois aqui trabalho com fresa de topo aquela que parece uma broca e com fresa raiada igual a que o Ricardo comentou a fresinha raiada de 2 mm realmente uma fresa excelente mas como ele disse acabamento não é muito bom , na verdade ela fica essa ranhura aqui chamamos de efeito wafer tipo aquela bolacha recheada rsrsrsrs ,aqui temos 3 maquinas 2 chinesa e uma brasileira aquela de jeitinho caseiro a xinesa menor que é 600x900 tem um motor de 1.5 cavalo rotação 18.000 ela deixa ranhura na peça a brasileira tem área de 1.300x1.300 também mesmo motor 1.5 e deixa ranhura a ultima maquina adquirida foi uma chinesa  pois ela tem 1.300x2.500 de área útil, motor 2.5  com a mesma fresinha de 2 mm raiada não deixa ranhura na peça incrível não sei explica o pq mas ela deixa a peça lisa como se eu estivesse trabalhando com a fresa de topo não sei se é pela potencia do motor não sei explicar talvez pela rotação ser de 24.000 ,sei que nela não sai ranhura só nas outras ...
Fabio Junior Da Silva

Clube CNC Brasil

Re:fresas x materiais
« Resposta #12 Online: 27/11/14 - 08:16 »

Offline fabiojrr

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 501
  • Total Likes: +42/-3
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • A cada dia que passa aprendo mais um pouquinho
    • https://www.facebook.com/fabio.junior.37625
  • Sexo: Masculino
Re:fresas x materiais
« Resposta #13 Online: 27/11/14 - 08:18 »
ai está modelo que uso aqui a de topo 1 foto e a raiada foto 2
Fabio Junior Da Silva

Clube CNC Brasil

Re:fresas x materiais
« Resposta #13 Online: 27/11/14 - 08:18 »

Offline cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:fresas x materiais
« Resposta #14 Online: 27/11/14 - 23:01 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
ai está modelo que uso aqui a de topo 1 foto e a raiada foto 2

ou me enganei, ou nun enxerguei direito.  ?_12 ?_12 mas as primeiras não são fresas de topo, são brocas. tenho dessas e não tive muita sorte em usar como fresa
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:fresas x materiais
« Resposta #14 Online: 27/11/14 - 23:01 »

 

SiteLock