Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: motor de passo com alta temperatura  (Lida 4132 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline CHICO

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 29
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
motor de passo com alta temperatura
« Online: 18/10/11 - 21:31 »
boa noite pessoal do clube cnc ?_2
estou com poblemas na cnc ???
um deles... quando ligo o pc os motores  recebem energia e se moven saindo do ponto 0 que a cnc ficou  quando foi desligada??
segundo poblema......mesmo sem os motores atuarem 02 deles esquentam  e o outro não porque ???

alquem poderia me responder??

desde já agradeço a atenção ?_4

Clube CNC Brasil

motor de passo com alta temperatura
« Online: 18/10/11 - 21:31 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:motor de passo com alta temperatura
« Resposta #1 Online: 18/10/11 - 23:17 »
Oi Chico...
Minha cnc nem tá pronta ainda (já faz uns anos que comecei), não tenho nenhuma prática com isto então devia ficar quieto, mas como já andei lendo muito a respeito, talvez pudesse tecer alguns comentários que podem (ou não) ajudar...
Às duas questões que voce levantou, eu acho que podemos ajudar, mas imagino que voce precisaria ser mais específico a respeito do problema, pois sem informações mais concretas, fica meio difícil do povo ajudar, até porque provavelmente não irão entender teu problema...
Escreve de novo, relatando quais os drivers que voce usa, quais os tipos de motorização está instalada, qual o software de controle.. estas coisas...
O pessoal aqui é muito bacana.. com certeza irão te ajudar, mas sem estas informações fica meio difícil...

Quando liga, os eixos se movem apenas um pouquinho e param?
Se deslocam alguns centímetros apenas? Ou só dão um "pulinho"?
Quanto à esquentar dois motores e apenas um não esquentar.. bom, quanto à esquentar, motores de passo "parados" costumam esquentar mesmo.. é normal deles....
Dizem os mais experientes que se voce puder encostar a mão neles e ficar um pouquinho em contato sem queimar, então tá tudo certo.. parece que eles foram feitos pra trabalharem quentes mesmo....   
Agora o fato de um deles estar frio, não sei o que dizer...  A eletrônica é a mesma para todos? Funcionam todos normais quando está usinando?
São todos iguais, com os mesmos drivers e mesma amperagem?
Faz isto..  coloca mais informações a respeito, especifique melhor que com certeza o que não vai faltar é ajuda deste pessoal aqui...

Abração procê,

Eduardo
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:motor de passo com alta temperatura
« Resposta #1 Online: 18/10/11 - 23:17 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:motor de passo com alta temperatura
« Resposta #2 Online: 19/10/11 - 06:46 »
Olá, qual eletronica e qual soft está usando? Como o Edu falou, eles esquentam, mesmo em repouso, chegam a 80 graus. esquentam demais se estiverem recebendo amperagem em excesso e esquentam menos se a amperagem estiver baixa. Use a eliminação: troque o motor de lugar com outro e observe se esquenta ou não.
abraço
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:motor de passo com alta temperatura
« Resposta #2 Online: 19/10/11 - 06:46 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:motor de passo com alta temperatura
« Resposta #3 Online: 19/10/11 - 17:30 »
É John,provavelmente o driver não está regulado para a corrente dos motores,e o que não esquenta está muito abaixo ,se caso tiver regulagem,vamos aguardar mais dicas do nosso amigo pra termos certeza.

Abraços

Mauro
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:motor de passo com alta temperatura
« Resposta #3 Online: 19/10/11 - 17:30 »

Offline CHICO

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 29
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:motor de passo com alta temperatura
« Resposta #4 Online: 19/10/11 - 21:38 »
ola pessoal desde ja acradeço a atenção.
o driver diz o seguinte   smc-u-xyz 3.00 soft  mac 2
quanto ao aquecimento realmente pode -se encostar a mão sem se queimar , deve chegar a 40 graus ,obs: tenho cooler em todos.
em relacão dos motores se moverem quando ligo o pc são apenas uns torques que deslocam 0,3 até 0,5 m/m
em relação a amperagem deles  estão com  3A ..esta certo?

obrigado...

Clube CNC Brasil

Re:motor de passo com alta temperatura
« Resposta #4 Online: 19/10/11 - 21:38 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:motor de passo com alta temperatura
« Resposta #5 Online: 19/10/11 - 22:19 »
Há.. 40ºC num é nada não... pode deixar assim que tá ótimo...
Agora este negócio de 3A..   bom, o negócio é mais ou menos o seguinte: se os motores são de 3A...   isto estiver escrito neles, então voce precisa "setar" os drivers pra fornecerem estes 3A pra eles....  se um deles for diferente, imaginemos que dois sejam 3A e um deles seja diferente, voce precisa mexer no setup do driver e colocar exatamente o que o motor pede..  se a amperagem for acima, ele esquenta (às vezes até queima)...  e se for abaixo, vai "perder a força"....

Precisa ver isto...

No caso do "pulinho" que os eixos dão, imagino que seja energia acumulada nos capacitores da fonte de alimentação... quando voce liga a máquina, esta energia se descarrega e faz os motores "acordarem"... mas num deve de ser nada não...   

E no resto? Depois dos motores "acordarem", quando voce coloca ela pra trabalhar, trabalha direitinho? Num apresenta nenhuma falha?

Se tiver tudo certinho, então provavelmente o problema será algo do tipo que o Jonh comentou.. regulagem da corrente...
e provavelmente este motor que num está esquentando está com corrente baixa, pois o normal é eles esquentarem um pouquinho mesmo...

Verifica isto aí e retorna, pra gente saber...

Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:motor de passo com alta temperatura
« Resposta #5 Online: 19/10/11 - 22:19 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:motor de passo com alta temperatura
« Resposta #6 Online: 19/10/11 - 23:46 »
Geralmente este tranco é normal ... explico, quando vc desliga a alimentação dos drivers o embolo do motor fica em repouso e fora de posição, ao receber energia ele se posiciona, com isto da um pequeno tranco.

Outro motivo que também da trancos é se vc ligar a energia dos drivers antes de entrar no software de controle no PC, ou também se ligar o PC depois dos drivers. Quando vc liga o PC ou entra no software de controle, a porta paralela recebe alguns pulsos de ajuste e isto vai p/ os drivers.

« Última modificação: 19/10/11 - 23:47 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:motor de passo com alta temperatura
« Resposta #6 Online: 19/10/11 - 23:46 »

Offline CHICO

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 29
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:motor de passo com alta temperatura
« Resposta #7 Online: 26/10/11 - 21:06 »
ola Reinaldo , fiz o teste , liguei primeiro o pc abri o mach depois liguei os drives os motores não se  movimentaran mais   valeu   ?_9
sobre as perguntas dos companheiros ......os 3 motores são iguais  15 kg mas para saber a amperagem que os driver mandam para os motores é preciso de um cabo,e
eu não tenho????

Clube CNC Brasil

Re:motor de passo com alta temperatura
« Resposta #7 Online: 26/10/11 - 21:06 »

 

SiteLock