Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Problemas com acoplamento.  (Lida 8220 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline RARANDA

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1113
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SÃO PAULO - CAPITAL
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #30 Online: 11/07/11 - 19:36 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Mas minha dúvida é em relação a precisão da máquina que deverá o máximo de precisão possível. Lí que polias com correias tem uma melhor precisão, tudo bem, mas mais ou menos quanto uma máquina com acoplamento perde para uma com polias e correias ? Pois é muito mais simples usar o acoplamento.

Nobre Lauro.

Salvo engano de intepretação deste que subscreve, essa "precisão" = ACUIDADE que você procura para a sua máquina, não tem muito á ver com o tipo de acoplamento que você irá usar.

Explico: "muito á ver", pois, se a sua mecânica não estiver "precisa" e ajustada, os acoplamentos apenas irão ajudar á piorar as coisas.

Visto que os acoplamentos servem exclusivamente para transferir (reduzir a relação) o movimento dos motores para os fusos das máquinas.

Até mesmo um "bom acoplamento" de mangueira e braçadeira, bem ajustados, serão capazes de lhe fornecer ótimo resultado.

E muito pouco relacionado á "precisão" da máquina.

Acho que é isso, se você relaciona "precisão", repetitividade e acuidade com acoplamentos, está parcialmente incorreto.

Evidente que acoplamentos soltos ou mal projetados, irão apenas "transferir" de maneira incorreta o movimento dos motores para os fusos.

O que evidentemente, causará erros nos traçados desenvolvidos pela máquina.

Acho que é isso, se não compliquei, espero poder ter ajudado. eheheheheh

Abraços.

Rubens

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #30 Online: 11/07/11 - 19:36 »

Offline Lauro

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 22
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #31 Online: 11/07/11 - 20:07 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Lauro,se vais querer PRECISÃO em uma maquina teras que partir pra isso aqui,isso é só um exemplo,tem varios outros fabricantes e fornecedores,mas veja a carga que uma guia linear suporta e é força bruta mesmo,por isso te disse pra pensar bem,eu ja montei uma maquina e dei com os burros nagua,gastei mais pra consertar os erros do que se tivesse feito com peças caras e levasse o dobro do tempo pra fazer,ah,eu usei buchas de bronze,e rolamentos como do seu projeto,esse projeto nunca vai funcionar direito só porque a folga do rolamento de uma camada de esferas tem é absurda,sem falar que o rolamento vai fazendo uma casa nos eixos e seguido tem que rodar ele para se assentar denovo e sendo assim,dependendo de como ela for construida,voce vai ter dor de cabeça para acertar ela denovo,sei la,pesquise mais,e continue perguntando,estamos aqui pra ajudar.
Abraços

Mauro

Obrigado Mauro pelas dicas. É isso mesmo que vou fazer. Mas não irei fazer o projeto da Solsylvia não ... eu tennho ele há mto tempo e estou fazendo um outro da "minha cabeça" ( com ajuda claro, como a de vcs ). no meu projeto estarei usando pillow blocks, e rolamentos lineares. Muito obrigado pela atenção Mauro.

Abraço !  ?_26

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #31 Online: 11/07/11 - 20:07 »

Offline Lauro

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 22
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #32 Online: 11/07/11 - 20:12 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Obrigado Mauro pelas dicas. É isso mesmo que vou fazer. Mas não irei fazer o projeto da Solsylvia não ... eu tennho ele há mto tempo e estou fazendo um outro da "minha cabeça" ( com ajuda claro, como a de vcs ). no meu projeto estarei usando pillow blocks, e rolamentos lineares. Muito obrigado pela atenção Mauro.

Abraço !  ?_26

Rubens, Penso exatamente como vc. Mas eu li um monte de coisas nos últimos dias e e a maioria diziam que correias eram melhores, mas vejo mais máquinas com acoplamento do que com correias. Meio divergente isso. Acho que com um bom ajuste e usando bons insumos terei uma máquina precisa como quero e como preciso, mesmo usando um acoplamento de mangueira de pressão, se bem ajustado.

Obrigado Rubens !  ?_26  ... "gostei desse carinha fazendo jóinha" .

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #32 Online: 11/07/11 - 20:12 »

Offline Lauro

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 22
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #33 Online: 11/07/11 - 20:19 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Rubens, Penso exatamente como vc. Mas eu li um monte de coisas nos últimos dias e e a maioria diziam que correias eram melhores, mas vejo mais máquinas com acoplamento do que com correias. Meio divergente isso. Acho que com um bom ajuste e usando bons insumos terei uma máquina precisa como quero e como preciso, mesmo usando um acoplamento de mangueira de pressão, se bem ajustado.

Obrigado Rubens !  ?_26  ... "gostei desse carinha fazendo jóinha" .

Na realidade acho que até agora meu erro foram as BUCHAS de bronze ... mas achei que fossem melhores ... acontece. Vivendo e aprendendo.

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #33 Online: 11/07/11 - 20:19 »

Offline Lauro

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 22
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #34 Online: 11/07/11 - 20:27 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Lauro,se vais querer PRECISÃO em uma maquina teras que partir pra isso aqui,isso é só um exemplo,tem varios outros fabricantes e fornecedores,mas veja a carga que uma guia linear suporta e é força bruta mesmo,por isso te disse pra pensar bem,eu ja montei uma maquina e dei com os burros nagua,gastei mais pra consertar os erros do que se tivesse feito com peças caras e levasse o dobro do tempo pra fazer,ah,eu usei buchas de bronze,e rolamentos como do seu projeto,esse projeto nunca vai funcionar direito só porque a folga do rolamento de uma camada de esferas tem é absurda,sem falar que o rolamento vai fazendo uma casa nos eixos e seguido tem que rodar ele para se assentar denovo e sendo assim,dependendo de como ela for construida,voce vai ter dor de cabeça para acertar ela denovo,sei la,pesquise mais,e continue perguntando,estamos aqui pra ajudar.
Abraços

Mauro

Mauro mais uma coisa que eu não estou achando para comprar são "sapatas" para suportar meus eixos lineares. A máquina terá 1.5m x 2.0m x 0.2m. A carga como será pesada para os eixos. Estarei unindo as extremidades com metalon mesmo pois é só pra suportar o peso. Mas quero colocar ao longo do metalon algumas "sapatinhas" parafusadas ao eixo. Não sei onde tem isso ... já procurei e não encontro. Tem alguma idéia ?

Obrigado.

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #34 Online: 11/07/11 - 20:27 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #35 Online: 11/07/11 - 20:28 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Obrigado Mauro pelas dicas. É isso mesmo que vou fazer. Mas não irei fazer o projeto da Solsylvia não ... eu tennho ele há mto tempo e estou fazendo um outro da "minha cabeça" ( com ajuda claro, como a de vcs ). no meu projeto estarei usando pillow blocks, e rolamentos lineares. Muito obrigado pela atenção Mauro.

Abraço !  ?_26
De Nada meu Amigo,se precisar estaremos às ordens,e aproveitando a deixa,poderias iniciar um tópico la nos projetos e ja ir postando,ideias,fotos do que ja tens,assim iremos te ajudando bem mais do que aqui,que sua duvida era o bendito acoplamento,e como ja viu,ele é só um detalhe.

Aabraços

Mauro
« Última modificação: 11/07/11 - 20:33 por Pravato »
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #35 Online: 11/07/11 - 20:28 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #36 Online: 11/07/11 - 20:32 »
Lauro,até onde sei,o proprio eixo ja vem com elas,se for eixo linear com sapatas pra rolamento aberto,é isso??A não ser que os bunitos dos fabricantes estejam vendendo ela separada,que acho bem injusto,visto que o eixo ja venha furado pra ela ser rosqueada no seu lugar...

Ou seria isso aqui??

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
« Última modificação: 11/07/11 - 20:41 por Pravato »
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #36 Online: 11/07/11 - 20:32 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #37 Online: 11/07/11 - 20:36 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Nobre Lauro.

Salvo engano de intepretação deste que subscreve, essa "precisão" = ACUIDADE que você procura para a sua máquina, não tem muito á ver com o tipo de acoplamento que você irá usar.


Nobre amigo Rubens, sou obrigado a discordar de ti, não em 100% mas parcialmente ...

Claro que o nobre colega Lauro perguntou sobre precisão, porem lendo o conteúdo de sua duvida facilmente se percebe que o que ele queria saber na realidade era sobre resolução ... então digo :

Acuidade e precisão, sim, são QUASE a mesma coisa ?! Mas acuidade não tem nada a ver com a duvida do Lauro, ou seja, com resolução ... ?_14

Claro que nunca se atingira altas resoluções sem acuidade, mas também é verdadeiro que nunca se terá grandes resoluções apenas com acuidade, certo ?

Exemplo :
Um fuso com passo de 4mm com um motor de 400 passos por volta, por mais acuidade que se tenha no conjunto, jamais se atingirá uma resolução superior a 0,01mm sem ajuda de "apetrechos" mecânicos ou eletrônicos, correto ?

Agora um fuso com passo de 0,5 mm com o mesmo motor de 400 passos por volta, jamais te dará uma precisão (Observe que aqui eu escrevi precisão e não resolução, pois resolução se tem.) de 0,00125mm sem acuidade ou harmonia entre seus componentes... rs ?_49

Abs
Reinaldo

Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #37 Online: 11/07/11 - 20:36 »

Offline Lauro

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 22
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #38 Online: 11/07/11 - 20:46 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Lauro,até onde sei,o proprio eixo ja vem com elas,se for eixo linear com sapatas pra rolamento aberto,é isso??A não ser que os bunitos dos fabricantes estejam vendendo ela separada,que acho bem injusto,visto que o eixo ja venha furado pra ela ser rosqueada no seu lugar...

É exatamente isso aí. Mas eu estava querendo fazer por conta pois iria sair mais barato. Queria umas "sapatinhas" mais ou menos assimApós postar novamente aqui nesse tópico pensei em começar a postar um novo em outro lugar. Vou fazer isso.
Queria umas "sapatinhas" mais ou menos assim.
        ---------
------!          !------

Na extremidades baixas prendo no metalon  e a parte alta no eixo. mas elas seriam pequenas com mais ou menos 30mm de largura. com expessura de 0.5 mm. a altura em torno de .5mm tbm. Espero que dê para entender.

 ?_26

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #38 Online: 11/07/11 - 20:46 »

Offline Lauro

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 22
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #39 Online: 11/07/11 - 20:49 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Nobre amigo Rubens, sou obrigado a discordar de ti, não em 100% mas parcialmente ...

Claro que o nobre colega Lauro perguntou sobre precisão, porem lendo o conteúdo de sua duvida facilmente se percebe que o que ele queria saber na realidade era sobre resolução ... então digo :

Acuidade e precisão, sim, são QUASE a mesma coisa ?! Mas acuida ?_12de não tem nada a ver com a duvida do Lauro, ou seja, com resolução ... ?_14

Claro que nunca se atingira altas resoluções sem acuidade, mas também é verdadeiro que nunca se terá grandes resoluções apenas com acuidade, certo ?

Exemplo :
Um fuso com passo de 4mm com um motor de 400 passos por volta, por mais acuidade que se tenha no conjunto, jamais se atingirá uma resolução superior a 0,01mm sem ajuda de "apetrechos" mecânicos ou eletrônicos, correto ?


Agora um fuso com passo de 0,5 mm com o mesmo motor de 400 passos por volta, jamais te dará uma precisão (Observe que aqui eu escrevi precisão e não resolução, pois resolução se tem.) de 0,00125mm sem acuidade ou harmonia entre seus componentes... rs ?_49

Abs
Reinaldo



Vixi agora lascou ...  ?_12 Concordo com os 2 ...

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #39 Online: 11/07/11 - 20:49 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #40 Online: 11/07/11 - 20:52 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Vixi agora lascou ...  ?_12 Concordo com os 2 ...


 ?_1 ... Nem esquenta, aqui é um clube de amigos e não tem nada mais legal do que sacanear com um amigo ....  ?_2

Mas a cerva a gente divide sempre ...  ?_4
« Última modificação: 11/07/11 - 21:25 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #40 Online: 11/07/11 - 20:52 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #41 Online: 11/07/11 - 20:54 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
É exatamente isso aí. Mas eu estava querendo fazer por conta pois iria sair mais barato. Queria umas "sapatinhas" mais ou menos assimApós postar novamente aqui nesse tópico pensei em começar a postar um novo em outro lugar. Vou fazer isso.
Queria umas "sapatinhas" mais ou menos assim.
        ---------
------!          !------

Na extremidades baixas prendo no metalon  e a parte alta no eixo. mas elas seriam pequenas com mais ou menos 30mm de largura. com expessura de 0.5 mm. a altura em torno de .5mm tbm. Espero que dê para entender.

 ?_26

Seria então...30mmx5mmx5mm,e não .5mm,assim é 1/2(meio)0,5mm,aí não segura ninguem...Veja isso:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Ou essa:
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Abraços
« Última modificação: 11/07/11 - 21:17 por Pravato »
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #41 Online: 11/07/11 - 20:54 »

Offline Lauro

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 22
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #42 Online: 11/07/11 - 20:56 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
?_1 ... Nem esquenta, aqui é um clube de amigos e não tem nada mais legal do que aprontar com um amigo ....  ?_2

Mas a cerva a gente divide sempre ...  ?_4

Putz ... parece até que adivinhou que estou tomando uma ceva ...

Pessoal ... vou abrir um novo tópico em breve pra continuar esse aqui ... a dúvida que tinha já foi 90% sanada sobre acoplamentos e correias, precisão e resolução ... Obrigado !!!! Agora vou brindar tbm  ?_4

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #42 Online: 11/07/11 - 20:56 »

Offline Lauro

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 22
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #43 Online: 11/07/11 - 21:02 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Seria então...30mmx5mmx5mm,e não .5mm,assim é 1/2(meio)0,5mm,aí não segura ninguem...Veja isso:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Abraços


Sim errei nas medidas acho que é a ceva ...  ?_4 . Queria várias peças, como se fosse esse suporte cortado em pedaços.  Como sou lerdo ... vou comprar o suporte e dividí-lo. Farei furações onde necessário.

Obrigado Mauro. Fui meio lerdo nessa.

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #43 Online: 11/07/11 - 21:02 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #44 Online: 11/07/11 - 21:09 »
EH EH EH,Liga não,a gente que trampa com isso tem mania de medidas,normalmente a sapata do eixo linear é inteira,se precisar cortar,ele não se afirma,veja as medidas de fabricantes e molde sua maquina encima disso,e terá uma maquina firme,mudaria 60mm pra isso,distancia de um furo a outro...Lauro,me diz uma coisa,em que lugar desse mundão voce está?

Mac,estão colocando CEVA em casca de coco agora é???Quem é o fabricante???Pois até onde sei...O SirMac só bebe agua de coco... ?_1 ?_1 ?_1
« Última modificação: 11/07/11 - 21:13 por Pravato »
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com acoplamento.
« Resposta #44 Online: 11/07/11 - 21:09 »

 

SiteLock