Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Mach3 interromp o controle dos eixos apos M3 no código.  (Lida 1851 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline MichaelVieira

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 7
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Bom dia galera!

Sou iniciante na area de cnc / mach3.

Estou com um projeto de uma cnc plasma, e já estou nas etapas finais, de teste.

A maquina tem um configuração simples: Motores Nema23 (20 kgf), drivers TB6600, Controladora com porta LPT, transmissão por correia sincronizada M5. Vou utilizar um THC para controle de altura, sensor fim de curso para o probe.

A maquina esta funcionando perfeitamente, movimentando, ja está calibrada, a distancia no mach é a mesma na mesa. E inicei os teste com alguns código, antes pesquisei como configurar as macros M3 e M5 para o eixo Z encontrar a chapa, retornar a folga do fim de curso, ir para altura de furo, acionar a plasma, ir para altura de corte e iniciar a movimentação.

Encontrei alguns modelos de macro para testar e foi ai que começou a minha dor de cabeça. (Se quiserem posto aqui as macros)

Quando inicio o programa (g-code) a maquina movimenta ate o primeiro ponto a ser cortado, desse o z para uma distancia mais proxima e chama o M3, o eixo Z desce para encontrar a chapa, aciona o sensor retorna a folga do sensor, porém nesse momento o código segue rodando normal as linha de comando para realizar o corte, porém os eixos não se movem. Quando eu faço o teste interrompendo o sensor com o botão stop no Mach e dou start no programa de novo, o Mach pula a linha de comando M3 e ai sim os eixos se movem normalmente.

Esse erro ocorre entodas as 3 macros que eu enocntrei, e todas elas são testadas por outros usuaris e funcional perfeitamente. Acredito que seja alguma configuração no Mach que eu não estou sabendo fazer.

Preciso da ajuda dos EXPERT..  ?_11 ?_11 ?_11

Clube CNC Brasil


Offline cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Mach3 interromp o controle dos eixos apos M3 no código.
« Resposta #1 Online: 10/01/22 - 22:32 »
Juro que não entendi esse negocio de Macro com M3 e M5  ?_12 ?_12 ?_12 ?_12 .....

M3 liga spindle
M5 desliga spindle

isso é no mundo inteiro, a menos que não exista spindle, mas vai acionar a saida para o spindle, ou o que estiver configurado na saida  :D :D :D :D

Seria mais simples se você explicasse o que quer com os macros....

Se está procurando alguma forma de "zerar" o eixo Z sobre a chapa, tem diversos exemplos aqui no Clube, procure por zerar ferramenta....
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Mach3 interromp o controle dos eixos apos M3 no código.
« Resposta #1 Online: 10/01/22 - 22:32 »

 

SiteLock