Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Mach3 em Portugues  (Lida 69110 vezes)

0 Membros e 4 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Mach3 em Portugues
« Resposta #120 Online: 04/04/12 - 19:59 »
Não.

O que funciona é uma placa de controle com interface USB ou melhor ainda com interface Ethernet...
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Mach3 em Portugues
« Resposta #120 Online: 04/04/12 - 19:59 »

Offline jefao

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 1
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Mach3 em Portugues
« Resposta #121 Online: 26/04/12 - 08:34 »
Muito obrigado pela ajuda ;D

Clube CNC Brasil

Re:Mach3 em Portugues
« Resposta #121 Online: 26/04/12 - 08:34 »

Offline michelmch

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 8
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Mach3 em Portugues
« Resposta #122 Online: 07/05/12 - 23:23 »
show de bola ja esta rodando meus motores de passa

Clube CNC Brasil

Re:Mach3 em Portugues
« Resposta #122 Online: 07/05/12 - 23:23 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Mach3 em Portugues
« Resposta #123 Online: 18/05/12 - 13:22 »
Sr. Fábio,
Boa Tarde.

Desculpe-me, mas pensei que a minha avançada idade não permitia tomar o banho que estou tomando para usinar algo em uma máquina hobby que adquiri com dificuldade há dois anos e não funfou ainda.
O Mach3 em portugues é somente a tradução do amigo Maurício (Viumau) ou tem algo mais? ... --- ...

Att.

JCS

Clube CNC Brasil

Re:Mach3 em Portugues
« Resposta #123 Online: 18/05/12 - 13:22 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Mach3 em Portugues
« Resposta #124 Online: 18/05/12 - 14:37 »
JCS,

Bem, não sei se as traduções tem algo com sua dificuldade em operar a máquina.

Eu fiz e disponibilizei um path que faz a tradução dos menus somente para o portugues.

O Mauricio fez uma tradução do manual para o Portugues.
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Mach3 em Portugues
« Resposta #124 Online: 18/05/12 - 14:37 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Mach3 em Portugues
« Resposta #125 Online: 18/05/12 - 16:20 »
Sr. Fábio !

Efetivamente tudo é difícil para mim, mas não penso em desistir. Agora mesmo estou configurando o Mack3, e vou tentar alguma resposta da máquina. Mas veja só: faço o desenho no artcam com todos os passos necessários, entro mack3, abro o arquivo e dou o comando Start e a máquina não responde.

Comprei esta máquina há dois anos, no início deste mês levei ao fabricante em Joinvile onde na minha frente efetuou regulagem, trocou motor, etc. E continuo com a mesma sorte - nada.

Adquiri com muita dificuldade para na condição de artesão melhorar minha situação econômica e financeira, porém tenho me assombrado com o monstro da desilusão.

Doutra sorte, pelo forum notei alguma dificuldade havida com o Windwos 7 por haver incompatibilidade com o Mack3, motivo que investi na visita de um técnico para formatar e instalar o XP.

Além disso, pelo pouco que entendi que a porta paralela é um caos. Aumentando o sacrifício adquiri uma Placa Controladora - USB pela Novex (Ainda não chegou).

Finalmente, pelas minhas limitações me sinto constrangido de me manifestar através do Forum. Porém, hoje eu precisei desabafar.

Desculpas a todos.

Prometo que vou retornar a tão somente corujar como antes.

Abraço a todos.

JCS

Clube CNC Brasil

Re:Mach3 em Portugues
« Resposta #125 Online: 18/05/12 - 16:20 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Mach3 em Portugues
« Resposta #126 Online: 18/05/12 - 17:03 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Efetivamente tudo é difícil para mim, mas não penso em desistir. Agora mesmo estou configurando o Mack3, e vou tentar alguma resposta da máquina. Mas veja só: faço o desenho no artcam com todos os passos necessários, entro mack3, abro o arquivo e dou o comando Start e a máquina não responde.
Veja só - tudo é dificil para todos nós, até que aprendemos a usar, então vamos primeiro aprender a andar antes de tentar correr...

Eu creio que antes de tentar gerar arquivos, voce precisa saber se a máquina se move manualmente, através das teclas de movimento - setas para os eixos X e Y, "page Up" e " Page Down" para subir e descer o Z - isso acontece?

Citar
Comprei esta máquina há dois anos, no início deste mês levei ao fabricante em Joinvile onde na minha frente efetuou regulagem, trocou motor, etc. E continuo com a mesma sorte - nada.
Me pergunto porque teve que trocar um motor se a máquina apesar de ter 2 anos de vida, estivera parada - motor não estraga, a não ser que pode exemplo tenha chovido na máquina, entrou água nos rolamentos do motor e se estragaram - fora isso, não consigo imaginar outro motivo a não ser os mais absurdos e que nem me atrevo a comentar aqui...

As perguntas mais importantes:
- neste teste feito pelo fabricante - foi feito com o computador da máquina mesmo, ou um dele disponivel durante o teste?
- Porque este fabricante que vendeu a máquina não te deu um treinamento de como usar o programa corretamente? (se bem que esta pergunta não precise de resposta)

Citar
Adquiri com muita dificuldade para na condição de artesão melhorar minha situação econômica e financeira, porém tenho me assombrado com o monstro da desilusão.
Não fique desiludido - parece um bicho mas muitas vezes é coisa simples e muitas vezes só questão de entender o troço como funciona

Citar
Doutra sorte, pelo forum notei alguma dificuldade havida com o Windwos 7 por haver incompatibilidade com o Mack3, motivo que investi na visita de um técnico para formatar e instalar o XP.
O que me causa surpresa, pois uso Mach3 em Windows 7 e não vejo nada de errado, mas não vejo nada de errado em trocar o sistema operativo.
Estou imaginando que o fabricante da máquina tenha vendido também uma licença válida do Mach3, confere?
 
Citar
Além disso, pelo pouco que entendi que a porta paralela é um caos. Aumentando o sacrifício adquiri uma Placa Controladora - USB pela Novex (Ainda não chegou).
Não é - porta paralela sempre foi e é muito usada e dificilmente é o problema - o que pode ser um problema é o próprio PC, mas issi é outro capítulo à parte.

Hoje estão rareando os PCs com portas paralelas, então há a possibilidade de se instalar por exemplo uma placa PCI para porta paralela, ou mais ultimamente o acesso à estas placas com comunicação USB ou Ethernet, mas claro que hoje muitos estão vendendo este tipo de solução já prometendo ser a panacéia para todos os males - não é assim não...
 
Citar
Finalmente, pelas minhas limitações me sinto constrangido de me manifestar através do Forum. Porém, hoje eu precisei desabafar.
Pois não fique - quem teria que ficar constrangido seria o fabricante da máquina, que deveria te dar toda a assistencia possivel, pois é o nome da empresa dele, ou o nome pessoal dele.
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Mach3 em Portugues
« Resposta #126 Online: 18/05/12 - 17:03 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Mach3 em Portugues
« Resposta #127 Online: 18/05/12 - 20:21 »
Sr. Fábio !

De um: As teclas de navegação não movem a máquina.

De dois: Foi feita a troca do motor do eixo Z, cuja a alegação foi de que funcionava porém não tinha força. A máquina nunca pode ser usada nem sofreu qualquer dano tanto que foi transportada na caixa original.

De três: O teste foi realizado no computador do fabricante, pois a máquina foi adquirida sem computador. Veio com a sua fonte e caixa da placa (CNC Unipolar Microstepping) e a tupia (Songhe SH 3703 - 30.000 Rpm). Não veio manual algum. Somente um CD com Mack2 e 3. Que não instalei. Baixei pela internet o sistema Demo e estou aguardando para adquirir a licença e complementar o programa, pois no momento não posso adquirir sob pena de faltar com as responsabilidades sociais com a família.

De quatro: Desde a compra tentei contato com o fabricante, quer por telefone (que nunca atendeu), quer por e-mail (que nunca respondeu). Somente este ano, quando navegava pela internet encontrei alguém reclamando a um senhor - fulano de tal, que ligava e não era atendido e que os e-mail`s não eram respondidos e ameaçava ir a Joinvile para ter pessoalmente, pois interessava adquirir uma CNC. Assim, entrei no papo e acabei sendo indelicado, detonando o produto, no sentido geral. Com surpresa recebi resposta por e-mail para que mandasse a máquina para que fosse levantado e arrumado os problemas. Como fui participar da ¨Floripa Quilt¨oferecendo meu artesanato, levei a dita até Joinvile. Lá, me foi dito pelo proprietário da indústria que a máquina que eu comprei era tercerizada e quem fazia para ele há muito havia deixado.

De cinco: Parei.... É uma grande novela.

Abraços e obrigado.

JCS

Clube CNC Brasil

Re:Mach3 em Portugues
« Resposta #127 Online: 18/05/12 - 20:21 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:Mach3 em Portugues
« Resposta #128 Online: 18/05/12 - 20:27 »
Antes de qualquer coisa mesmo, recomendo que entre no setup do seu pc e veja se o modo de comunicação está em SPP (ou NORMAL em BIOS atuais) e não EPP nem ECP se me lembro, sem esse requisito de nada adiantará qualquer outra configuração.
Coloque fotos da maquina, da controladora, da fonte,  das suas telas das configurações atuais.
E abra um tópico novo para não misturar com o objetivo deste.
abraço
« Última modificação: 18/05/12 - 20:35 por john »
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:Mach3 em Portugues
« Resposta #128 Online: 18/05/12 - 20:27 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Mach3 em Portugues
« Resposta #129 Online: 18/05/12 - 20:46 »
Obrigado.

Vou providenciar.

Clube CNC Brasil

Re:Mach3 em Portugues
« Resposta #129 Online: 18/05/12 - 20:46 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Mach3 em Portugues
« Resposta #130 Online: 19/05/12 - 18:22 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Antes de qualquer coisa mesmo, recomendo que entre no setup do seu pc e veja se o modo de comunicação está em SPP (ou NORMAL em BIOS atuais) e não EPP nem ECP se me lembro, sem esse requisito de nada adiantará qualquer outra configuração.


Sr. John

Está em SPP.

Podes me ajudar um pouco.

As teclas de navegação somente movimentam o Displey, porém nãos os motores.
Em execução o eixo X movimenta da direita para a esquerda chegando no limite máximo e trancando. Em fim, o percurso a ser usinado não é correspondido.

Estou com o manual traduzido pelo Sr. Maurício, segui o que pude entender mas continuo sem exito.

Saudações.

JCS

Clube CNC Brasil

Re:Mach3 em Portugues
« Resposta #130 Online: 19/05/12 - 18:22 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:Mach3 em Portugues
« Resposta #131 Online: 19/05/12 - 18:53 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Sr. John
Está em SPP.
As teclas de navegação somente movimentam o Displey, porém nãos os motores.
Em execução o eixo X movimenta da direita para a esquerda chegando no limite máximo e trancando. Em fim, o percurso a ser usinado não é correspondido.
O sr. me pareçe ser leigo no assunto,  Quando o sr, fala que o display se move mas os eixos não, é porque não esta havendo comunicação do pc com os motores, isto é, o Mach manda os comandos e os motores não recebem.
O sr. sabe como salvar uma tela de seu computador? se sim, va no Mach/Config/motor tunning e salve essa tela e poste aqui, se não souber, diga quais valores estão marcados nos eixos X, Y e Z.
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:Mach3 em Portugues
« Resposta #131 Online: 19/05/12 - 18:53 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Mach3 em Portugues
« Resposta #132 Online: 19/05/12 - 19:04 »
X, Y e Z
Step Pers 2000
Velocity 199,98
Aceleração 3
Step Pulse 5
Dir Pulse 5

Clube CNC Brasil

Re:Mach3 em Portugues
« Resposta #132 Online: 19/05/12 - 19:04 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Mach3 em Portugues
« Resposta #133 Online: 19/05/12 - 19:35 »
Boas companheiro JCS

na minha maquininha com varão roscado , eu coloquei no meu LINUXCNC estes valores...

Julgo que os seus valores estao :

 aceleracao  -  Muito baixa ?

 velocidade  -  Muito alta ?

Mas como nao conheço a sua eletronica nao posso afirmar a 100%  que isso aí é um problema , mas veja a diferença de valores do meu SETUP

Abraço

Portuga

Zé Vilhena
« Última modificação: 19/05/12 - 19:47 por portuga »

Clube CNC Brasil

Re:Mach3 em Portugues
« Resposta #133 Online: 19/05/12 - 19:35 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Mach3 em Portugues
« Resposta #134 Online: 19/05/12 - 19:52 »
Sr. Vilena !

Obrigado pela participação.

Ficou muito mais lento. Ainda, só funciona o X e os outros não. Antes só funcionava o X.

Att.

JCS
« Última modificação: 19/05/12 - 19:52 por JCS »

Clube CNC Brasil

Re:Mach3 em Portugues
« Resposta #134 Online: 19/05/12 - 19:52 »

 

SiteLock