Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Galera Preciso de uma ajudinha!  (Lida 5245 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Nilson Alves dos Santos

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 24
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • "Na Vida, somos eternos aprendizes"
  • Sexo: Masculino
Galera Preciso de uma ajudinha!
« Online: 12/06/11 - 12:43 »
Galera preciso de uma ajuda com alguns trafos que eu consegui, mas não sei se algum serve para fazer uma fonte para minha cnc com placa CNC3AX.
« Última modificação: 12/06/11 - 12:51 por nilson_ads »
Nilson Alves dos Santos
Operador de Máquina I
Tremembé / SP
""Procuro sempre aprender sobre o assunto, antes de sair falando sobre ele, pois assim temos consciência de que não estamos falando Bobeira!!""

Clube CNC Brasil

Galera Preciso de uma ajudinha!
« Online: 12/06/11 - 12:43 »

Offline Nilson Alves dos Santos

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 24
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • "Na Vida, somos eternos aprendizes"
  • Sexo: Masculino
Re:Galera Preciso de uma ajudinha!
« Resposta #1 Online: 12/06/11 - 12:57 »
Mais algumas fotos de algumas pecinhas que estpu pensando em usar na fonte para a CNC3AX.
A proposito será que alguem teria alguma informação a respeito da ponte retificadora da foto,pois tentei achar alguma informação mas não consegui nada ?_39 ?_12 ?_23.
Nilson Alves dos Santos
Operador de Máquina I
Tremembé / SP
""Procuro sempre aprender sobre o assunto, antes de sair falando sobre ele, pois assim temos consciência de que não estamos falando Bobeira!!""

Clube CNC Brasil

Re:Galera Preciso de uma ajudinha!
« Resposta #1 Online: 12/06/11 - 12:57 »

Offline Nilson Alves dos Santos

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 24
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • "Na Vida, somos eternos aprendizes"
  • Sexo: Masculino
Re:Galera Preciso de uma ajudinha!
« Resposta #2 Online: 13/06/11 - 12:05 »
Será alguem sabe alguma informação a respeito deste trafos, se servem para a placa cnc3ax, inclusive qual o melhor capacitor dentre estes que postei, e a respeito da ponte será que serve? ?_25 ?_6 ?_12 ?_30
Nilson Alves dos Santos
Operador de Máquina I
Tremembé / SP
""Procuro sempre aprender sobre o assunto, antes de sair falando sobre ele, pois assim temos consciência de que não estamos falando Bobeira!!""

Clube CNC Brasil

Re:Galera Preciso de uma ajudinha!
« Resposta #2 Online: 13/06/11 - 12:05 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Galera Preciso de uma ajudinha!
« Resposta #3 Online: 13/06/11 - 14:29 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Será alguem sabe alguma informação a respeito deste trafos, se servem para a placa cnc3ax, inclusive qual o melhor capacitor dentre estes que postei, e a respeito da ponte será que serve? ?_25 ?_6 ?_12 ?_30

Os capacitores de 63v servem p/ fontes de até 50VDC, o outro de 100v serve p/ fontes de até 80VDC ... Resumindo: Não jogue fora, são caros e  úteis p/ muitos projetos !

A ponte retificadora eu jogaria no lixo, pois nem o São Google entendeu o codigo da mesma e uma ponte nova de 35 amp não custa nenhuma fortuna ... talvez algo em torno de 15 Dilmas ?!?!

Os trafos precisam de muita paciência e perspicácia p/ poder saber suas tensões ... então não irei comentar.
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Galera Preciso de uma ajudinha!
« Resposta #3 Online: 13/06/11 - 14:29 »

Offline Nilson Alves dos Santos

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 24
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • "Na Vida, somos eternos aprendizes"
  • Sexo: Masculino
Re:Galera Preciso de uma ajudinha!
« Resposta #4 Online: 15/06/11 - 18:59 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Os capacitores de 63v servem p/ fontes de até 50VDC, o outro de 100v serve p/ fontes de até 80VDC ... Resumindo: Não jogue fora, são caros e  úteis p/ muitos projetos !

A ponte retificadora eu jogaria no lixo, pois nem o São Google entendeu o codigo da mesma e uma ponte nova de 35 amp não custa nenhuma fortuna ... talvez algo em torno de 15 Dilmas ?!?!

Os trafos precisam de muita paciência e perspicácia p/ poder saber suas tensões ... então não irei comentar.

Mac,

Após quebrar um pouco a cabeça ?_39, consegui descobri algumas voltagens dos trafos acima conforme a seguir:

No trafo com Secundario de 03 fios achei a seguinte voltagem no secundario: fio azul com branco 21 V e azul com azul 42 V.


No trafo com Secundario de 09 fios (03 Secundários) achei as seguintes voltagens nos secundarios:
fio vermelho com preto 9 V e  vermelho com vermelho 18 V,
fio azul com branco 33 V e azul com azul 66 V,
fio verde com marrom 15 V e verde com verde 30 V.


No trafo duplo achei as seguintes voltagens nos secundarios: 48 V e 10 V.


No trafo com secundario 02 fios amarelos achei a seguinte voltagem no secundario: 28 V.

todas estás tensões foram medidas com o multimetro na escala de AC, ou seja, sem retificação, apenas não sei como medir a corrente dos trafos, se alguem souber como fazer por favor me informe! ?_23

E gostaria  de saber também qual desta voltagens serviria para a placa cnc3ax com capacitores de 1000uF x 50V e FETs IRF540N, ou será que é melhor trocar os capacitores (100V ou mais) e FETs por mais fortes para poder aproveitar uma voltagem maior? ?_30
Nilson Alves dos Santos
Operador de Máquina I
Tremembé / SP
""Procuro sempre aprender sobre o assunto, antes de sair falando sobre ele, pois assim temos consciência de que não estamos falando Bobeira!!""

Clube CNC Brasil

Re:Galera Preciso de uma ajudinha!
« Resposta #4 Online: 15/06/11 - 18:59 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Galera Preciso de uma ajudinha!
« Resposta #5 Online: 15/06/11 - 23:27 »
Com estes FETs (IRF540) o que se encaixaria melhor seria o trafo com 33 volts ... depois de retificado e filtrado vai dar algo em torno de 46VDC.
Vc pode usar o fio branco como Center Tape e os azuis com um diodo cada p/ retificar.

Agora é preciso saber qual a corrente destes trafos e é ai que a vaca torce o rabo ... ehehee ;D

Eu conheço duas maneiras p/ se descobrir a corrente :
--- Uma seria verificar a bitola do fio esmaltado que esta neste secundário ... medir com um calibre e pela medida vc saberia o quanto o fio suporta de corrente. As vezes não dá p/ chegar até este fio pois pode estar dentro de alguma blindagem, então parte-se p/ a outra opção.
--- A outra opção seria com uma carga variável (Resistor variável ou um reóstato), um amperímetro em serie e um voltímetro em paralelo ... vc vai aumentando a carga (Diminuindo a resistência) e verificando o voltímetro até que a tensão, medida por ele, comece a baixar e quando isto acontecer vc estará no limite de corrente, dai é só anotar o valor do amperímetro.

Abs
Cavalheri
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Galera Preciso de uma ajudinha!
« Resposta #5 Online: 15/06/11 - 23:27 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Galera Preciso de uma ajudinha!
« Resposta #6 Online: 16/06/11 - 00:07 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

E gostaria  de saber também qual desta voltagens serviria para a placa cnc3ax com capacitores de 1000uF x 50V e FETs IRF540N, ou será que é melhor trocar os capacitores (100V ou mais) e FETs por mais fortes para poder aproveitar uma voltagem maior? ?_30

Porque usar capacitores de 1000uF se vc tem capacitores maiores e com tensões também maiores ?

Eu utilizaria o de 6800uF por 100V ou o de 16000uF por 63V.

« Última modificação: 16/06/11 - 00:09 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Galera Preciso de uma ajudinha!
« Resposta #6 Online: 16/06/11 - 00:07 »

Offline Nilson Alves dos Santos

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 24
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • "Na Vida, somos eternos aprendizes"
  • Sexo: Masculino
Re:Galera Preciso de uma ajudinha!
« Resposta #7 Online: 16/06/11 - 09:14 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Porque usar capacitores de 1000uF se vc tem capacitores maiores e com tensões também maiores ?

Eu utilizaria o de 6800uF por 100V ou o de 16000uF por 63V.



Mac,

Brigadão pela ajuda  ?_2 ?_21, vou ver se consigo medir a bitola do fio ou a corrente da maneira que vc comentou. ?_26

E quanto aos capacitores, estava me referindo aos 03 capacitores que existem na placa cnc3ax perto do conector dos motores! ?_26
Nilson Alves dos Santos
Operador de Máquina I
Tremembé / SP
""Procuro sempre aprender sobre o assunto, antes de sair falando sobre ele, pois assim temos consciência de que não estamos falando Bobeira!!""

Clube CNC Brasil

Re:Galera Preciso de uma ajudinha!
« Resposta #7 Online: 16/06/11 - 09:14 »

Offline Nilson Alves dos Santos

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 24
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • "Na Vida, somos eternos aprendizes"
  • Sexo: Masculino
Re:Galera Preciso de uma ajudinha!
« Resposta #8 Online: 16/06/11 - 10:33 »
Mac,

olha estas 03 crianças que consegui hoje de manhã, são diodos de potência  conforme o datasheet do mesmo, tambem consegui 04 peças do diodo 1N5408, será está crianças servem para minha fonte com a voltagem de 46V (conforme sua sujestão) ?   ?_26.

Também consegui dua contatoras, 01 Metaltex e 01 que não consegui identificar,  ambas com bobina 220V. Será que terei alguma utilização para elas? ?_1 ?_1

O melhor de tudo, é que até agora, os trafos, os capacitores, a ponte, os diodos e as contactoras, me sairam de gratis. ?_2 ?_26 ?_21 ?_9
« Última modificação: 16/06/11 - 11:19 por nilson_ads »
Nilson Alves dos Santos
Operador de Máquina I
Tremembé / SP
""Procuro sempre aprender sobre o assunto, antes de sair falando sobre ele, pois assim temos consciência de que não estamos falando Bobeira!!""

Clube CNC Brasil

Re:Galera Preciso de uma ajudinha!
« Resposta #8 Online: 16/06/11 - 10:33 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Galera Preciso de uma ajudinha!
« Resposta #9 Online: 16/06/11 - 12:00 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

E quanto aos capacitores, estava me referindo aos 03 capacitores que existem na placa cnc3ax perto do conector dos motores! ?_26

Estes capacitores da placa são extras, vc precisa colocar outro na fonte e tem que ser bem maior !
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Galera Preciso de uma ajudinha!
« Resposta #9 Online: 16/06/11 - 12:00 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Galera Preciso de uma ajudinha!
« Resposta #10 Online: 16/06/11 - 12:08 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Mac,

olha estas 03 crianças que consegui hoje de manhã, são diodos de potência  conforme o datasheet do mesmo, tambem consegui 04 peças do diodo 1N5408, será está crianças servem para minha fonte com a voltagem de 46V (conforme sua sujestão) ?   ?_26.

Também consegui dua contatoras, 01 Metaltex e 01 que não consegui identificar,  ambas com bobina 220V. Será que terei alguma utilização para elas? ?_1 ?_1


Os diodos SKN 12-08 servem p/ sua fonte com muita sobra ... agora os 1N5408 deixam a desejar pois são p/ apenas 3 amperes ...

Os reles possuem varias aplicações mas prefiro não comentar, estou sem tempo agora ... ehehe  ;D

Citar
O melhor de tudo, é que até agora, os trafos, os capacitores, a ponte, os diodos e as contactoras, me sairam de gratis. ?_2 ?_26 ?_21 ?_9

Passa o endereço desta mina de ouro pra nós ! ... ehehee  ;D
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Galera Preciso de uma ajudinha!
« Resposta #10 Online: 16/06/11 - 12:08 »

Offline Nilson Alves dos Santos

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 24
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • "Na Vida, somos eternos aprendizes"
  • Sexo: Masculino
Re:Galera Preciso de uma ajudinha!
« Resposta #11 Online: 16/06/11 - 13:19 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Passa o endereço desta mina de ouro pra nós ! ... ehehee  ;D

É que tenho um amigo ?_10 que tem uma loja, ele conserta  ?_39 todo tipo de equipamento eletronico e eletro-eletronico, e nos fundos da loja tem um verdadeiro "sucatrodomo" ?_1, e ele me deixa tirar oq for, sem cobrar nada ?_6, pois ele mesmo fala que tudo que está lá é sucata, que nem sempre tem utilidade pra ele, e a galera que o conhece faz a festa quando vai lá. ?_1 ?_1 ?_2 ?_2 ?_4 ?_7
Nilson Alves dos Santos
Operador de Máquina I
Tremembé / SP
""Procuro sempre aprender sobre o assunto, antes de sair falando sobre ele, pois assim temos consciência de que não estamos falando Bobeira!!""

Clube CNC Brasil

Re:Galera Preciso de uma ajudinha!
« Resposta #11 Online: 16/06/11 - 13:19 »

Offline Nilson Alves dos Santos

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 24
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • "Na Vida, somos eternos aprendizes"
  • Sexo: Masculino
Re:Galera Preciso de uma ajudinha!
« Resposta #12 Online: 16/06/11 - 13:23 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Estes capacitores da placa são extras, vc precisa colocar outro na fonte e tem que ser bem maior !

Mac,

então eu não preciso trocar estes capacitores? ?_30
Nilson Alves dos Santos
Operador de Máquina I
Tremembé / SP
""Procuro sempre aprender sobre o assunto, antes de sair falando sobre ele, pois assim temos consciência de que não estamos falando Bobeira!!""

Clube CNC Brasil

Re:Galera Preciso de uma ajudinha!
« Resposta #12 Online: 16/06/11 - 13:23 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Galera Preciso de uma ajudinha!
« Resposta #13 Online: 16/06/11 - 15:08 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Mac,

então eu não preciso trocar estes capacitores? ?_30

Não Nilton ! Trocar não, deixa os bichinhos por la, é só colocar outros na fonte em paralelo com a saida +Vcc e -Vcc (ou Gnd) ... só não deixe de observar a polaridade dos Caps em relação a saida dos diodos, ou Bridge (ponte retificadora) ... elas tem que ser iguais, mais com mais e menos com menos ... ehehee ;D
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Galera Preciso de uma ajudinha!
« Resposta #13 Online: 16/06/11 - 15:08 »

Offline Nilson Alves dos Santos

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 24
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • "Na Vida, somos eternos aprendizes"
  • Sexo: Masculino
Re:Galera Preciso de uma ajudinha!
« Resposta #14 Online: 16/06/11 - 17:48 »
Mac,

Brigadão pela ajuda, vou montar a fonte e por a criatura para andar, assim que montar posto mais fotos dela e se der certo até um videozinho. ?_2 ?_26
Nilson Alves dos Santos
Operador de Máquina I
Tremembé / SP
""Procuro sempre aprender sobre o assunto, antes de sair falando sobre ele, pois assim temos consciência de que não estamos falando Bobeira!!""

Clube CNC Brasil

Re:Galera Preciso de uma ajudinha!
« Resposta #14 Online: 16/06/11 - 17:48 »

 

SiteLock