Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Painel solar  (Lida 10337 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Ednei

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 720
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá quase a criatura, se não fosse o quase...
  • Sexo: Masculino
Painel solar
« Online: 05/03/13 - 19:32 »
Painel solar, se eu não o fizer vai servir de inspiração pra alguém, tenho visto alguns painéis de 50w no ML com preços bons e junto a ele o controle de carga da bateria, o que precisamos mais para um bom projeto de energia solar? alem da bateria é claro


olhando um site;

O Kit **** - Gerador Solar Grid-Tie de 3360W é perfeito para aplicações residenciais onde se deseja economia na conta de luz. É composto por quatorze painéis solares BOSCH 240W, capaz de fornecer uma energia máxima mensal de 546 kWh*.
 
Toda energia produzida pelo painel é injetada na rede elétrica através do micro-inversor da SMA, que conta com 25 anos de garantia e possui a máxima eficiência do mundo entre os equipamentos de sua categoria.
 
O painel da Bosch possui certificação INMETRO com selo de eficiência "A" - a maior possível. O micro-inversor possui certificação internacional e é aceito pela ANEEL e pelas concessionárias para ser conectado na rede elétrica.
 
O sistema é adequado para funcionamento em redes de 220 V / 60 Hz (monofásico, bifásico ou trifásico).
 
Sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica
 

 
Os sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica fornecem eletricidade para o consumidor junto com a rede elétrica tradicional. Toda a eletricidade produzida a partir do Sol pode ser usada para o consumo próprio. Quando existe luz do Sol o consumidor usa a energia elétrica produzida localmente. Nos períodos em que não existe luz solar o consumidor continua sendo abastecido normalmente pela rede elétrica pública.
 
O sistema fotovoltaico conectado à rede não utiliza baterias para armazenamento de energia, pois a própria rede elétrica é utilizada como meio de armazenamento através do sistema de créditos de energia. Toda a energia gerada pelo sistema fotovoltaico é imediatamente injetada na rede elétrica, sendo consumida internamente ou exportada para a concessionária, de acordo com os níveis de geração e consumo instantâneos.
 
Na prática, uma residência ou empresa que possui um sistema fotovoltaico dentro do sistema de compensação de créditos passa a consumir menos ou nenhuma eletricidade da rede pública, podendo zerar sua conta de eletricidade no final do mês.
 
 
Sistema de compensação de créditos - Resolução Nº 482 da ANEEL
 
Durante o dia, nos períodos em que o consumo de eletricidade é baixo, pode ocorrer excedente de energia – ou seja, o sistema fotovoltaico produz mais energia do que o consumidor precisa. Neste caso o consumidor exporta energia para a rede pública, tornando-se na verdade um gerador de eletricidade. Ao exportar eletricidade, o proprietário do sistema fotovoltaico recebe um crédito de energia. Este crédito pode ser utilizado posteriormente através de um desconto na conta de eletricidade do próximo mês, podendo também ser acumulado em meses posteriores caso não seja utilizado.
 
O sistema de créditos de energia foi criado no Brasil com a publicação da resolução Nº 482 da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica – em abril de 2012. Essa resolução autorizou a micro e a mini-geração de energia elétrica para consumo próprio a partir de fontes renováveis e alternativas com sistemas de geração conectados às redes elétricas de baixa tensão, ou seja, ligados diretamente às instalações elétricas de residências, escolas, empresas e todos os tipos de consumidores comuns.
 
A publicação da resolução Nº 482 constituiu um marco regulatório em nosso país, beneficiando a população e obrigando as concessionárias de energia elétrica a aceitar a entrada de sistemas próprios de geração fotovoltaica em suas redes de distribuição de eletricidade.
 
A resolução estabelece que cada cidadão brasileiro ou empresa poderá ter em seu telhado uma usina fotovoltaica produzindo eletricidade para consumo próprio e determina as condições para a implantação dos sistemas de auto-produção de eletricidade.
 

* A energia produzida depende da localização geográfica, da irradiação solar e das características do clima, podendo sofrer variações entre regiões.
 
Link para este Kit: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

fonte Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
« Última modificação: 05/03/13 - 19:40 por Ednei »

Clube CNC Brasil

Painel solar
« Online: 05/03/13 - 19:32 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Painel solar
« Resposta #1 Online: 05/03/13 - 19:55 »
Ednei,

Já vou avisando, não li todo o seu texto e se eu falar bobagem pode me xingar ... kkkk ;D

Mas só fiz um calculo aqui:

R$24.200.00 dividido pela minha conta de luz atual que é de, + ou -, R$ 200,00 vai dar uns 10 anos para isto se pagar ...  ??? ... ai pergunto, quanto tempo tu acha que este treco vai funcionar ? ... ?_49

Estou aguardando os chinas que tudo copiam e fazem mais barato, fazerem algo que realmente vai ajudar a humanidade, reduzir o preço destas células.
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Painel solar
« Resposta #1 Online: 05/03/13 - 19:55 »

Offline Ednei

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 720
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá quase a criatura, se não fosse o quase...
  • Sexo: Masculino
Re:Painel solar
« Resposta #2 Online: 05/03/13 - 19:58 »
ai foi só pra dar uma ideia ?_33 vi uns paineis poe 370 no ml o conjunto final ficaria em 500?! mas fornece só 50w, ai que tá...

ali no texto diz que a energia produzida excedente vai pela rede de volta e gera creditos, então alem de ter energia ganhamos uns trocos, então o prazo para tudo se pagar cai não é não? ?_12

Clube CNC Brasil

Re:Painel solar
« Resposta #2 Online: 05/03/13 - 19:58 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Painel solar
« Resposta #3 Online: 05/03/13 - 22:55 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
ai foi só pra dar uma ideia ?_33 vi uns paineis poe 370 no ml o conjunto final ficaria em 500?! mas fornece só 50w, ai que tá...

ali no texto diz que a energia produzida excedente vai pela rede de volta e gera creditos, então alem de ter energia ganhamos uns trocos, então o prazo para tudo se pagar cai não é não? ?_12

Pois da uma pesquisada na companhia de eletricidade ai de sua região porque aqui disseram que eles não tem equipamentos p/ receber tal energia que vai sobrar ... na teoria a coisa é linda, mas na pratica tu vai perder uns bons fios de cabelo ... kkk

Ainda estamos longe de conseguir aproveitar a energia solar que possa valer a pena ... o que vejo de bom nisto é p/ o caso de tu ter um sitio no meio do nada, ai vai conseguir acender uma lampada pelo menos ...  ;D
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Painel solar
« Resposta #3 Online: 05/03/13 - 22:55 »

Offline cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Painel solar
« Resposta #4 Online: 05/03/13 - 22:57 »
Uma vez tinha uma propaganda que dizia "sonha que a pepsi paga", não existe mais  ?_1 ?_1

Pode ser que daqui a alguns anos o custo vai compensar, mas hoje é como o Reinaldo falou, vai precisar de uns 10 anos para se pagar o sistema.

Eu na casa que estou construindo vou colocar um painelzinho solar, mas por capricho não pela economia, pois o gasto para a aquisição é muito alto, mas capricho é capricho.

Tempos atrás uma reportagem do fantastico mostrou um cara que investiu cerca de R$14.000,00 em paineis solar para seu apartamento. É muito dinheiro. É melhor esperar baixar os preços. Para ter idéia ha 20 anos atras só era vantagem colocar sistema solar se a rede de energia eletrica estivesse a mais de 11 km de distancia, hoje baixou bastante o custo dos painéis solares, mas ainda é inviavel. Talvez daqui ha uns 10, 20 anos.....

"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Painel solar
« Resposta #4 Online: 05/03/13 - 22:57 »

Offline luciano g

  • BANIDO
  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 373
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • não sei se continuo
  • Sexo: Masculino
Re:Painel solar
« Resposta #5 Online: 06/03/13 - 07:49 »
 so se for contra o apagão , ai vc se da bem

luciano

Clube CNC Brasil

Re:Painel solar
« Resposta #5 Online: 06/03/13 - 07:49 »

Offline jesiel

  • VIDA SEM VIDA NÃO É VIDA.
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 619
  • Total Likes: +35/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Quem não soma, subtrai...
  • Sexo: Masculino
Re:Painel solar
« Resposta #6 Online: 06/03/13 - 08:13 »
Amigos,

Alguém conhece o contexto do funcionamento dos painéis solares? Na verdade oque quero dizer, é possível construirmos um com os poucos recursos em mãos? Ainda não tive tempo, mas desde minha formação levante uma tese que faria um gerador que utilizasse sua própria energia para se movimentar e gerar mais. Cheguei a metade do caminho fazendo o funcionar, porem por falta de tempo não o conclui.

Realmente os custos de energia são muito caros, tenho que amargar meus R$ 600,00
O MAIS DIFÍCIL DESTA VIDA É VIVER, PORÉM O MELHOR É VIVER!!!

Clube CNC Brasil

Re:Painel solar
« Resposta #6 Online: 06/03/13 - 08:13 »

Offline apolocometa

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 22
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Painel solar
« Resposta #7 Online: 07/03/13 - 08:51 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
ai foi só pra dar uma ideia ?_33 vi uns paineis poe 370 no ml o conjunto final ficaria em 500?! mas fornece só 50w, ai que tá...

ali no texto diz que a energia produzida excedente vai pela rede de volta e gera creditos, então alem de ter energia ganhamos uns trocos, então o prazo para tudo se pagar cai não é não? ?_12
Uma vez conversei com um Ten Brigadeiro da reserva que agora tem uma empresa de aquecedores solares para água e comentou sobre energia eólica. Falou que o excedente gera crédito, porem não restituição. Quando vc usar a energia da rede será descontada do seu crédito. A perguna bacana é "Se eu estou fornecendo energia, como é que vou conseguir gastar o crédito? Só quando o sistem estiver em manutenção?"

Abraços.
Leonardo Maia
Militar FAB - Cap Av
Pirassununga-SP

Clube CNC Brasil

Re:Painel solar
« Resposta #7 Online: 07/03/13 - 08:51 »

Offline jesiel

  • VIDA SEM VIDA NÃO É VIDA.
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 619
  • Total Likes: +35/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Quem não soma, subtrai...
  • Sexo: Masculino
Re:Painel solar
« Resposta #8 Online: 07/03/13 - 18:49 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Uma vez conversei com um Ten Brigadeiro da reserva que agora tem uma empresa de aquecedores solares para água e comentou sobre energia eólica. Falou que o excedente gera crédito, porem não restituição. Quando vc usar a energia da rede será descontada do seu crédito. A perguna bacana é "Se eu estou fornecendo energia, como é que vou conseguir gastar o crédito? Só quando o sistem estiver em manutenção?"

Abraços.

Quando se fala em energia alternativa, não se consegue uma produção full time, ou seja todo o tempo exceto quando em rios que temos água 24 hora de rio abaixo
O MAIS DIFÍCIL DESTA VIDA É VIVER, PORÉM O MELHOR É VIVER!!!

Clube CNC Brasil

Re:Painel solar
« Resposta #8 Online: 07/03/13 - 18:49 »

Offline Ednei

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 720
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá quase a criatura, se não fosse o quase...
  • Sexo: Masculino
Re:Painel solar
« Resposta #9 Online: 08/03/13 - 20:08 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Uma vez conversei com um Ten Brigadeiro da reserva que agora tem uma empresa de aquecedores solares para água e comentou sobre energia eólica. Falou que o excedente gera crédito, porem não restituição. Quando vc usar a energia da rede será descontada do seu crédito. A perguna bacana é "Se eu estou fornecendo energia, como é que vou conseguir gastar o crédito? Só quando o sistem estiver em manutenção?"

Abraços.

então como somos trabalhadores em casa durante o dia não estamos e a noite que usaremos os créditos da geração de energia, essa foi a primeira duvida que tive quando achei o artigo e esclarecido lendo o mesmo...

é um tema interessante mesmo só pra hobby mantendo apenas lampadas para iluminar o pátio ou sistemas de segurança...
 ?_12

Clube CNC Brasil

Re:Painel solar
« Resposta #9 Online: 08/03/13 - 20:08 »

Offline apolocometa

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 22
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Painel solar
« Resposta #10 Online: 08/03/13 - 20:10 »
Mas vc não vai usufruir do crédito, pois o relógio na medição sempre estará marcando menos. Se fornecer mais que consumir, claro...
Leonardo Maia
Militar FAB - Cap Av
Pirassununga-SP

Clube CNC Brasil

Re:Painel solar
« Resposta #10 Online: 08/03/13 - 20:10 »

Offline Ednei

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 720
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá quase a criatura, se não fosse o quase...
  • Sexo: Masculino
Re:Painel solar
« Resposta #11 Online: 08/03/13 - 20:15 »
sim, você terá o relógio marcando menos e aproveitando melhor a energia a noite, como aqui em casa são preocupados com qualquer kw a mais vai aliviar a conta pelo menos?! é, acho que sim ?_33

ali naquele site tem diversos tipos de potencias geradas, pode-se montar um bem dimensionado sobrando energia como um subdimensionado aliviando a conta... vi que tem projetos a partir de 8k

Clube CNC Brasil

Re:Painel solar
« Resposta #11 Online: 08/03/13 - 20:15 »

Offline apolocometa

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 22
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Painel solar
« Resposta #12 Online: 09/03/13 - 09:02 »
Com certeza. Para energia solar o melhor é o aquecimento d'água. Porque o vidro não e transparente para infravermelho, gerando um aquecimento elevado. Só no gasto de chuveiros e torneiras elétricas o consumo cai drasticamente. ;)
Leonardo Maia
Militar FAB - Cap Av
Pirassununga-SP

Clube CNC Brasil

Re:Painel solar
« Resposta #12 Online: 09/03/13 - 09:02 »

Offline Ednei

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 720
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá quase a criatura, se não fosse o quase...
  • Sexo: Masculino
Re:Painel solar
« Resposta #13 Online: 09/03/13 - 11:17 »
é, com certeza o consumo do chuveiro é elevado mas o item que consome mais em uma residência é a geladeira, é ali que quero chegar... umdia pelo menos ?_23

Clube CNC Brasil

Re:Painel solar
« Resposta #13 Online: 09/03/13 - 11:17 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Painel solar
« Resposta #14 Online: 09/03/13 - 16:08 »
Ednei,ali em Campinas a CPFL liberou o uso do Grid Tie para co-geração e fornecimento exedente para a companhia,mas como sempre tem um porem,eles só aceitam o projeto de fornecedores indicados por eles,e o custo é maior que o que voce postou,este está em torno de 30K,com retorno(dizem eles)em 15 anos,é muito ruim a meu ver.
Todo sistema alternativo,seja ele qual for,solar,biomassas,eólico etç,tem que produzir 3 vezes o que voce vai consumir,um é pra gastar,outro pra vender,e o terceiro pra pagar o financiamento,senão nem meta o bedelho que é prejuizo certo,unica coisa que funciona de verdade é aquecimento solar e está sacramentado,o restante é um sobe e desce de valores que os tornam inviaveis ainda principalmente aqui no BR,vamos ver se nosso amigo Portuga responde,pois em Portugal é muito difundido o uso de sistemas solares apoiados com pellet,eu gostaria de saber o custo em Portugal do pellet,pois aqui custa na industria em torno de 0,40R$/Kg,e ainda tem frete e diferenciais de ICMS de um estado pra outro,o que colabora a não ser mais difundido seu uso.

Abraços
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Painel solar
« Resposta #14 Online: 09/03/13 - 16:08 »

 

SiteLock