Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Problemas com CNC3AX (Savio)  (Lida 28029 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #120 Online: 04/09/12 - 00:17 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Savio,no datasheet do motor novo,são as mesmas cores dos fios do motor que estragou?Voce mediu as resistencias das bobinas do motor novo pra ter certeza das ligações?E vice versa,funciona???Pode acontecer de estarem invertidos sim,os Chinas tambem não são perfeitos...

entao amigo, como disse, o motor do eixo X funciona normalmente no eixo Y, ja o motor novo nao funciona nem no eixo Y e nem no eixo X.; as cores do motor sao as mesmas, perguntei antes de comprar. nao acho o datasheet do motor antigo, mas do novo eu tenho. a unica diferença entre eles, segundo a vendedora, seria que o antifo era de 18kg e o novo de 19kg, mas fora isso, nada mais de diferente..  quanto a medir as resistencias, nao sei fazer isso, por favor, me ensine... so sei que as bobinas sao assim. 1ª fios laranja e laranja/branco.... 2ª fios preto/branco e preto.. 3ª fios vermelho/branco e vermelho e 4ª amarelo/ branco e amarelo....
obrigado...

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #120 Online: 04/09/12 - 00:17 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #121 Online: 04/09/12 - 00:53 »
Sávio, quando isto terminar, voce deixará de ser Sávio e passará a ser Sábio.. rs...
Terá aprendido tudo que tem que aprender sobre esta encrenca aí.. nada melhor que a necessidade pra fazer o sapo pular.. rs...

Vamos ver uma coisa..  presumo que o motor antigo tenha cores iguaizinhas a este novo.. 

Então vamos conferir se os fios estão na sequência correta...
Pegue todos os fios que tenham branco, ou seja laranja/branco, preto/branco, vermelhor/branco e amarelo/branco e junta todos juntos.. rs...  enrole as pontas deles todos num feixe só...

Daí voce terá ficado com cinco fios apenas...  laranja, preto, vermelho e amarelo e os outros todos ligados juntos...

Agora pegue uma pilha, destas de rádio que esteja boa (1.5v)
Pega agora o feixe de fios ligados todos juntos e os encoste no polo negativo (ou positivo) da pilha...

Agora pegue os outros, na sequencia...  laranja, preto, vermelho e amarelo e vai ligando um por vez no outro polo da pilha..  só encoste e desencoste...  dá só uma triscada...

Quando encostar o fio laranja, vai dar um tranquinho e o motor vai girar para um lado e parar..., encosta o outro da sequencia, o preto.. vai dar outro tranco e parar (observe se girou para o mesmo lado anterior)....
Faz assim..  um por vez e o motor tem que girar só para um lado...  se girar ao contrário, tá fora da sequencia...

Só encostar e desencostar o fio.. é o suficiente para o motor dar o tranco.. parou voce desencosta e liga o próximo.. até o final da sequencia...   e o motor tem que girar sempre para o mesmo lado...  girou ao contrário, tá fora da sequencia e daí voce precisa ir alterando os fios até que gire sempre para o mesmo lado...

Faz isto ai e depois retorna...
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #121 Online: 04/09/12 - 00:53 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #122 Online: 04/09/12 - 01:02 »
Savio,

Com base nos seus relatos algo aconteceu com este motor, hipóteses:

1 - Tu fez alguma cacá e não está nos contando ?!
2 - O motor sofreu alguma avaria no transporte ?!
3 - Defeito de fabricação ?!
4 - Os sujeitos da action motores não vão com a sua cará ... ehehee

Eu não consigo ver mais nada ?!?!?!

Entra em contato com eles e pede uma analize técnica neste motor.
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #122 Online: 04/09/12 - 01:02 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #123 Online: 04/09/12 - 01:26 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
amigos, consegui ver o que estava dando curto. era um fet fechando curto..... agora acontece o seguinte. esta tudo ligado. ok.... quando fago jog no eixo Y, faz o barulho normal como se o motor estivesse funcionando, mas o eixo nao gira. ja troquei novamente o L297 e o 74S09... o que pode esta ocorrendo ? agradeço, valeu...

Savio,

Voltando um pouco no tempo, achei está MSG sua que eu não havia visto e isto explica tudo ...
Quando vc ligou pela primeira vez, como a corrente não estava regulada, (talvez estivesse no Maximo ?!) isto causou o curto em um dos FETs ... este FET por estar em curto jogou a  corrente Máxima sobre um enrolamento do motor e consequentemente causou a queima deste enrolamento...

É provável que o enrolamento esteja bom, mas como geralmente há um circuito impresso que faz as ligações das bobinas e estas trilhas são bem frágeis, então é provável que tenham fritado.

Troca o motor que seu problema já era, exceto no bolso pois vai ter que comprar outro motor ... mas veja pelo lado positivo, agora vc sabe que o trimpot não vem regulado de fabrica .... ehehehe ?_1 ?_1 ?_1
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #123 Online: 04/09/12 - 01:26 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #124 Online: 04/09/12 - 01:40 »
Estou com sono e por isto respondendo a prestação ... mas o teste sugerido pelo Edu (com a pilha) pode confirmar o que acabei de escrever ai atras .... Uma das bobinas não dará nenhum sinal ... em outras palavras, uma das bobinas não tem pulinho nem nada pois esta aberta.

Agora vou dormir ... chau proceis !
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #124 Online: 04/09/12 - 01:40 »

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #125 Online: 04/09/12 - 02:06 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Sávio, quando isto terminar, voce deixará de ser Sávio e passará a ser Sábio.. rs...
Terá aprendido tudo que tem que aprender sobre esta encrenca aí.. nada melhor que a necessidade pra fazer o sapo pular.. rs...

Vamos ver uma coisa..  presumo que o motor antigo tenha cores iguaizinhas a este novo..  

Então vamos conferir se os fios estão na sequência correta...
Pegue todos os fios que tenham branco, ou seja laranja/branco, preto/branco, vermelhor/branco e amarelo/branco e junta todos juntos.. rs...  enrole as pontas deles todos num feixe só...

Daí voce terá ficado com cinco fios apenas...  laranja, preto, vermelho e amarelo e os outros todos ligados juntos...

Agora pegue uma pilha, destas de rádio que esteja boa (1.5v)
Pega agora o feixe de fios ligados todos juntos e os encoste no polo negativo (ou positivo) da pilha...

Agora pegue os outros, na sequencia...  laranja, preto, vermelho e amarelo e vai ligando um por vez no outro polo da pilha..  só encoste e desencoste...  dá só uma triscada...

Quando encostar o fio laranja, vai dar um tranquinho e o motor vai girar para um lado e parar..., encosta o outro da sequencia, o preto.. vai dar outro tranco e parar (observe se girou para o mesmo lado anterior)....
Faz assim..  um por vez e o motor tem que girar só para um lado...  se girar ao contrário, tá fora da sequencia...

Só encostar e desencostar o fio.. é o suficiente para o motor dar o tranco.. parou voce desencosta e liga o próximo.. até o final da sequencia...   e o motor tem que girar sempre para o mesmo lado...  girou ao contrário, tá fora da sequencia e daí voce precisa ir alterando os fios até que gire sempre para o mesmo lado...

Faz isto ai e depois retorna...

amigao, fiz os testes que voce falou, entretanto o fio vermelho nao deu sinal nenhum no motor, sera q o mac matou a charada ? rsrsrs. medindo as resistencias, se é que fiz certo, encontrei ose seguintes resultados.

fio laranja/branco com preto...............nada....
fio laranja/branco com laranja .............ok......
fio laranja/branco com preto/branco......nada....


fio preto/branco com preto...............ok....
fio preto/branco com laranja .............nada......
fio preto/branco com laranja/branco......nada....

fio vermelho/branco com vermelho..............ok.....
fio vermelho/branco com amarelo/branco......ok.....
fio vermelho/branco com amarelo................ok.....



fio amarelo/branco com vermelho................ok.....
fio amarelo/branco com vermelho/branco......ok.....
fio amarelo/branco com amarelo..................ok.....

teça seus comentarios, .... obrigado

ah, perguntei pro mac, mas tambem vou pergunta-lo, no caso, voce sabe aonde em sao paulo eu consigo comprar esse motor da action? pois a action é em indaiatuba, se nao me engano, eu precisava que alguem comprasse pra mim e colocasse na itapemirim, ou 1001,, porque pelo sedex, como aqui é interior, nao acredito que chegue essa semana.....e eu precisava tanto cara!!! rsrss. forte abraço..
« Última modificação: 04/09/12 - 02:19 por saviomat »

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #125 Online: 04/09/12 - 02:06 »

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #126 Online: 04/09/12 - 02:09 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Estou com sono e por isto respondendo a prestação ... mas o teste sugerido pelo Edu (com a pilha) pode confirmar o que acabei de escrever ai atras .... Uma das bobinas não dará nenhum sinal ... em outras palavras, uma das bobinas não tem pulinho nem nada pois esta aberta.

Agora vou dormir ... chau proceis !

mac, acho que é exatamente o que voce falou, o fio vermelho nao deu sinal nenhum no motor....o demais sim.....
olhe o comparativo que fiz das medições das bobinas, se é que medi correto..
amigao, fiz os testes que voce falou, entretanto o fio vermelho nao deu sinal nenhum no motor, sera q o mac matou a charada ? rsrsrs. medindo as resistencias, se é que fiz certo, encontrei ose seguintes resultados.

fio laranja/branco com preto...............nada....
fio laranja/branco com laranja .............ok......
fio laranja/branco com preto/branco......nada....


fio preto/branco com preto...............ok....
fio preto/branco com laranja .............nada......
fio preto/branco com laranja/branco......nada....

fio vermelho/branco com vermelho..............ok.....
fio vermelho/branco com amarelo/branco......ok.....
fio vermelho/branco com amarelo................ok.....

fio amarelo/branco com vermelho................ok.....
fio amarelo/branco com vermelho/branco......ok.....
fio amarelo/branco com amarelo..................ok.....

poxa MAC, sera que na fabrica eles enrolam a bobina de novo pra mim ? mais uma semana sem ve-la funcionando......rrsrsrsr......MAC, voce sabe aonde em sao paulo eu consigo comprar esse motor da action? pois a action é em indaiatuba, se nao me engano, eu precisava que alguem comprasse pra mim e colocasse na itapemirim, ou 1001,, porque pelo sedex, como aqui é interior, nao acredito que chegue essa semana.....e eu precisava tanto cara!!! rsrss. forte abraço..
« Última modificação: 04/09/12 - 02:16 por saviomat »

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #126 Online: 04/09/12 - 02:09 »

Offline luciano g

  • BANIDO
  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 373
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • não sei se continuo
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #127 Online: 04/09/12 - 08:11 »
Savio

a primeira sequencia esta correta

verifique
 vermelho com vermelho branco ok
 amarelo  com amarelo branco ok
se outras alternativas derem conduçao as bobinas  estão em curto

em um motor bom, igual ao seu, todas as medidas tem que ter o mesmo valor no multimetro, se tiver um valor menor o enrolamento esta em curto

luciano

ps verifique os outros motores tambem

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #127 Online: 04/09/12 - 08:11 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #128 Online: 04/09/12 - 09:01 »
Savio,

Sua medição nas bobinas está em contradição com o teste da pilha ...

Então vamos ter certeza da coisa :

Vc ligou os fios abaixo todos juntos ?
Laranja/Branco
Vermelho/Branco
Amarelo/Branco
Preto/Branco

Estando o positivo da pilha ligado nestes fios acima e o negativo no fio vermelho não deu nada , é isto ?

Experimentou inverter a pilha ? Ou seja positivo no vermelho e negativo nos fios acima ? Se sim, continuou dando nada ?

Agora outro teste ... mede a resistência do fio vermelho p/ o fio vermelho/branco, anota o valor ... agora mede a resistência do fio amarelo p/ o fio amarelo/branco ... me diz quais são estes valores ?

Faz o mesmo do outro lado ... mede do laranja p/ o laranja/branco anota e depois do preto p/ o preto/branco anota e me passa os valores ...


Outro teste, coloca um dos fios do multimetro na carcaça do motor (parte viva) agora passe por todos os fios e veja se dá continuidade com algum deles e me informe.

Savio, faz estes testes com cuidado, devagar, na sequencia e com bastante atenção.

Eu não tenho como afirmar mas tenho poucas duvidas sobre o fato de que o motor já era.
Eu já queimei um motor da Action assim.

Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #128 Online: 04/09/12 - 09:01 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #129 Online: 04/09/12 - 10:49 »
Olha um motorzinho que torrei, vou postar um video já já ...

Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #129 Online: 04/09/12 - 10:49 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #130 Online: 04/09/12 - 11:00 »
Está ai o video que fiz para ajudar meu querido Savio ...  ;D

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #130 Online: 04/09/12 - 11:00 »

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #131 Online: 04/09/12 - 13:18 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Está ai o video que fiz para ajudar meu querido Savio ...  ;D

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


GRANDE MAC, muito obrigado por sua ajuda, seguinte, meu multimetro é daqueles chingling digital, entao nao sei medir direito com ele... pego um emprestado a noite para fazer a medição... no teste da pilha, em nenhum dos polos da pilha o motor deu sinal de vida, vendo o seu video, e dando o motor por estragado mesmo, me encorajei e abri o meu com todos os cuidados. seguem as fotos da bobina...rsrsrsrs...... ja era ? rsrsrsrs. brigadao

obs. todas as
« Última modificação: 04/09/12 - 13:22 por saviomat »

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #131 Online: 04/09/12 - 13:18 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #132 Online: 04/09/12 - 13:48 »
Sávio, multímetro é tudo igual.. ou é analógico (com ponteiro) ou digital.. tanto faz ser xing-ling ou não..
Aí deve ter uma escala que voce gira.. tá escrito X1-X10-X100 e por aí afora...
Só escolher a escala X1, encostar as pontas e verá que no display vai marcar 0, ou próximo disto...  isto quer dizer que o circuito apresenta Resistência Zero, ou bem próximo...
Aí voce liga, por exemplo uma das pontas no fio vermelho e a outra no vermelho/branco.. é uma das bobinas...
Vai aparecer outro número. Anota....
Liga depois uma das pontas no Amarelo e a outra no Amarelo/Branco...  e assim por diante...

As bobinas (em número de 4) são formadas pelos fios de cor sólida (vermelho, preto, amarelo, etc...) e a as outras pontas com cores sólidas + branco...

Exemplo: bobina fio Vermelho tem que "dar" com o outro fio Vermelho/Branco
Bobina fio Preto tem que "dar" com o outro fio Preto/Branco...

Expliquei? ou confundi mais ainda? rs...

Então.. faz isto, mede as 4 bobinas, anota os números num pedaço de papel e posta aí...

Neste último post voce diz "no teste da pilha, em nenhum dos polos da pilha o motor deu sinal de vida,...."

Como assim não deu nenhum sinal de vida? Ou a pilha tá fraca ou tou entendendo tudo errado, pois num post anterior voce dizia que todos funcionavam, menos um...

Experimenta, se a pilha tá fraca, fazer este teste usando uma fonte de alimentação, tipo 6 volts...  funciona melhor ainda...

Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #132 Online: 04/09/12 - 13:48 »

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #133 Online: 04/09/12 - 14:26 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Sávio, multímetro é tudo igual.. ou é analógico (com ponteiro) ou digital.. tanto faz ser xing-ling ou não..
Aí deve ter uma escala que voce gira.. tá escrito X1-X10-X100 e por aí afora...
Só escolher a escala X1, encostar as pontas e verá que no display vai marcar 0, ou próximo disto...  isto quer dizer que o circuito apresenta Resistência Zero, ou bem próximo...
Aí voce liga, por exemplo uma das pontas no fio vermelho e a outra no vermelho/branco.. é uma das bobinas...
Vai aparecer outro número. Anota....
Liga depois uma das pontas no Amarelo e a outra no Amarelo/Branco...  e assim por diante...

As bobinas (em número de 4) são formadas pelos fios de cor sólida (vermelho, preto, amarelo, etc...) e a as outras pontas com cores sólidas + branco...

Exemplo: bobina fio Vermelho tem que "dar" com o outro fio Vermelho/Branco
Bobina fio Preto tem que "dar" com o outro fio Preto/Branco...

Expliquei? ou confundi mais ainda? rs...

Então.. faz isto, mede as 4 bobinas, anota os números num pedaço de papel e posta aí...

Neste último post voce diz "no teste da pilha, em nenhum dos polos da pilha o motor deu sinal de vida,...."

Como assim não deu nenhum sinal de vida? Ou a pilha tá fraca ou tou entendendo tudo errado, pois num post anterior voce dizia que todos funcionavam, menos um...

Experimenta, se a pilha tá fraca, fazer este teste usando uma fonte de alimentação, tipo 6 volts...  funciona melhor ainda...





Edu, obrigado pelas dicas. vcoces nao sabem o quanto estou aprendendo neste forum , com a ajuda de voces...rsrsrss.

seguinte, quando eu falei que nenhum mediu, eu quiz dizer que em nenhum dos polos da pilha, positivo e negativo, pois foi o que o mac tinha pedido, somente o fio vermelho nao deu tranco no motor..... nem virando os polos da pilha, todos os demais funcionaram, ok ?

estou mandado uma foto do meu multimetro, ele nao tem a escala X1, qual seria a correspondente? rsrssrsrrsrs.....

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #133 Online: 04/09/12 - 14:26 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #134 Online: 04/09/12 - 14:35 »
A escala da esquerda, na parte de baixo...
Coloca no 200.. isto quer dizer que ele irá medir resistência até 200R (Ohm)...   se a resistência for maior, passa pra próxima...
É aquela escala onde um símbolo parecendo uma ferradura..  no lado esquerdo, na parte de baixo...

Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com CNC3AX (Savio)
« Resposta #134 Online: 04/09/12 - 14:35 »

 

SiteLock