Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Spindle esquentando  (Lida 3383 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline gtrbarata

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 292
  • Total Likes: +12/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Spindle esquentando
« Online: 18/07/15 - 13:50 »
Olá amigos, comprei um spindle TECMAF (TLO.1Z3M.01) com inversor weg...funcionando normal, porem esquentando muito. o cara que me vendeu disse que a bomba d água tem pouca pressão, que devo comprar uma mais possante. estou com uma pulga atrás da orelha, pq meu antigo spindle chingling de 3cv funcionava com essa mesma bomba, e nunca tive problemas de temperatura. esses spindles esquentam mesmo ?

Clube CNC Brasil

Spindle esquentando
« Online: 18/07/15 - 13:50 »

Offline camilo

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 63
  • Total Likes: +21/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nas mãos de Deus.
  • Sexo: Masculino
Re:Spindle esquentando
« Resposta #1 Online: 25/07/15 - 16:01 »
Você pode fazer um teste medindo a corrente de consumo desse motor.Consulte o manual do spindle ou peça ao fabricante quantos ampéres ele consome sem carga. Se a corrente for maior que o especificado ele pode estar com problemas.

Clube CNC Brasil

Re:Spindle esquentando
« Resposta #1 Online: 25/07/15 - 16:01 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Spindle esquentando
« Resposta #2 Online: 26/07/15 - 00:28 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Olá amigos, comprei um spindle TECMAF (TLO.1Z3M.01) com inversor weg...funcionando normal, porem esquentando muito. o cara que me vendeu disse que a bomba d água tem pouca pressão, que devo comprar uma mais possante. estou com uma pulga atrás da orelha, pq meu antigo spindle chingling de 3cv funcionava com essa mesma bomba, e nunca tive problemas de temperatura. esses spindles esquentam mesmo ?
Seria interessante rever toda a configuração do inversor, pois dependendo de como ele estiver parametrizado, pode provocar isto, um excesso de temperatura...  ou até mesmo queimar o motor...

Foi feito a parametrização correta?...   seria interessante confirmar isto antes de tomar qualquer outra medida para aumentar a refrigeração do motor...

Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Spindle esquentando
« Resposta #2 Online: 26/07/15 - 00:28 »

Offline Vagner.cnc

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 304
  • Total Likes: +4/-3
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Spindle esquentando
« Resposta #3 Online: 26/07/15 - 10:06 »
Rever a parametrização seria mesmo a primeira providência!

Mas, em tempo, qual a vazão da bomba d'água??

Aqui nas duas máquinas que tenho, o spindle mais antigo começou a esquentar um pouquinho... verifiquei que formou-se uma borra dentro do spindle em função da não vedação adequada do tanque de água...

Resultado: entrou poeira de mdf na água e foi pro spindle dificultando a passagem da água... depois de uma boa limpeza voltou ao normal...

Vagner

Clube CNC Brasil

Re:Spindle esquentando
« Resposta #3 Online: 26/07/15 - 10:06 »

Offline gtrbarata

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 292
  • Total Likes: +12/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Spindle esquentando
« Resposta #4 Online: 30/07/15 - 07:22 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Você pode fazer um teste medindo a corrente de consumo desse motor.Consulte o manual do spindle ou peça ao fabricante quantos ampéres ele consome sem carga. Se a corrente for maior que o especificado ele pode estar com problemas.

Bom dia amigo, muito obrigado pela força...o problema parecia parecia ser falta de agua mesmo rsrs.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Seria interessante rever toda a configuração do inversor, pois dependendo de como ele estiver parametrizado, pode provocar isto, um excesso de temperatura...  ou até mesmo queimar o motor...

Foi feito a parametrização correta?...   seria interessante confirmar isto antes de tomar qualquer outra medida para aumentar a refrigeração do motor...



Opa, bom dia amigo...quando comprei o inversor o cara me deu configurado...ai por via das duvidas pedi a ele que voltasse e desse uma olhadinha novamente...ele trouxe uma bomba de agua com maior vazao...e foi pa-bum...mais mesmo assim ainda esquenta mais que o ching ling..e ele é menorzinho rsrs..0.9kw

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Rever a parametrização seria mesmo a primeira providência!

Mas, em tempo, qual a vazão da bomba d'água??

Aqui nas duas máquinas que tenho, o spindle mais antigo começou a esquentar um pouquinho... verifiquei que formou-se uma borra dentro do spindle em função da não vedação adequada do tanque de água...

Resultado: entrou poeira de mdf na água e foi pro spindle dificultando a passagem da água... depois de uma boa limpeza voltou ao normal...

Vagner

Bom dia amigo, tranquilo ?? então, a bomba antiga não sei certino a vazao dela, tem 8w de potencia. é daquelas mais vagabundinhas de aquario...estou com uma de 45w agr, e na embalagem diz que tem 2740L/H de vazao....me deu vontade de comprar uma igual a do amigo marcao kkkk....

Clube CNC Brasil

Re:Spindle esquentando
« Resposta #4 Online: 30/07/15 - 07:22 »

Offline Vagner.cnc

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 304
  • Total Likes: +4/-3
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Spindle esquentando
« Resposta #5 Online: 30/07/15 - 11:43 »
Aqui uso bombas de 45w... O máximo que acontece, quando a máquina trabalha o dia inteiro, é o spindle ficar morno...

Note que a vasão informada é quando a bomba, a mangueira e a saída estão no mesmo nível... Aqui a bomba está aproximadamente a 1 metro do spindle... A máquina é grande (2000 x 3000mm) e, com isso, a bomba ainda tem que empurrar a água por uns 5 ou 6 metros de mangueira, aproximadamente... E funciona!

Logo que comprei o spindle, coloquei uma bomba de 650 l/h... Esquentava bem... Com as atuais, uso galão de uns 40 ou 50 litros de água e sem nenhum sistema para abaixar a temperatura da água que vem do motor.... A bomba fica no fundo do galão...

Há alguns dias comprei uma bomba no ML pra colocar na Laser que tô montando (2740 l/h) e ficou por volta de 150,00 com frete... Inicialmente vou colocar um galão de 200 litros de água, cheio, e monitorar a temperatura... Para um tubo de 120w (que, segundo as informações já passadas aqui no fórum, esquenta bastante)...

Após instalar a nova bomba, verifique a vasão na mangueira de retorno... Como já disse, aqui, a entrada e saída de água do motor estavam entupidas por causa da má vedação do galão de água... Limpei tudo e voltou ao normal!

Espero ter ajudado!

Vagner

Clube CNC Brasil

Re:Spindle esquentando
« Resposta #5 Online: 30/07/15 - 11:43 »

 

SiteLock