Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: explicação sobre fresas .velocidade de avanço passo lateral e vertical e etc...  (Lida 16039 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline ralf.martins

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 798
  • Total Likes: +22/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Não desistir nunca
  • Sexo: Masculino
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Eita emc2 nao sei nada, mas... voce tem ai uma tupia com 29000 rpm se voce fazer a maquina correr demais, claro, vai queimar as sua fresas com certeza, diminua essa velocidade ai, quem sabe... ou nao...  ?_12


Marcao

então Marcão ai que o bicho pega pra mim .... quando comprei a tupia diz que é 30mil rpm mas vc sabe que não é isso

eu me perco no art de como colocar as configuraçoes ... não que eu não tenha entendido onde colocar as  medidas mas sim os resultados ...

eu acho que devo fazer um video .... eu falando sobre minha difigudade acho eu que sera ser melhor ei vou  conseguir explicar melhor ...... Pq tenho inperatimos e  dislequicia ...... por isso  enbanando na orhora de me espresar ok .........não sou loko em veja lá procura no google se tiver duvidas

Mas muito obrigado

Clube CNC Brasil


Offline vtrucco

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 92
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
então Marcão ai que o bicho pega pra mim .... quando comprei a tupia diz que é 30mil rpm mas vc sabe que não é isso

eu me perco no art de como colocar as configuraçoes ... não que eu não tenha entendido onde colocar as  medidas mas sim os resultados ...

eu acho que devo fazer um video .... eu falando sobre minha difigudade acho eu que sera ser melhor ei vou  conseguir explicar melhor ...... Pq tenho inperatimos e  dislequicia ...... por isso  enbanando na orhora de me espresar ok .........não sou loko em veja lá procura no google se tiver duvidas

Mas muito obrigado

Pelo que entendi vc esta sem controle de velocidade na tupia. Intercale um Dimmer para poder controla-la. Se acha no mercado livre na media de R$50 e ajuda MUITO nessas horas.

Clube CNC Brasil


Velho Hippie

  • Visitante
Olá menino Ralf

Acho que agora já temos informação suficiente para trabalhar, então vamos lá...

Conforme as printscreen do ArtCam que tu postou...

- está cortando uma chapa de MDF de 15mm
- Utilizando a estratégia de Perfilagem por fora
- Z de segurança de 5mm
- fresa topo reta de 6mm 2 cortes (ou 4 cortes)
- rotação em vazio da tupia (+-) 30.000rpm
- passo lateral 1,8mm
- passo vertical 2,5mm
- velocidade de avanço 4.560mm/min
- velocidade de mergulho 3.000mm/min

Bem, não tenho qualquer informação sobre a tua máquina CNC, sistema de pórtico e estrutura, mas vou supor que seja uma construção rígida o suficiente para as usinagens propostas. Então nos resta avaliar o problema, levando em consideração os valores postados...

... realmente as velocidades de avanço e mergulho estão um pouco acima do normal (não que sejam incorretas).

No que EU poderia te indicar a fazer de início é o seguinte:

1 - Desmarque a segunda e terceira opção da sessão "Adicionar Movimentos de Rampa" (imagem 1, setas V1). Assim o ArtCam irá calcular automaticamente o melhor comprimento minimo e máximo das rampas.
2 - Clicando na seta para baixo na sessão da ferramenta (imagem 1, seta V2) tu podes alterar os valores de passos e velocidades para a tua usinagem sempre que for gerar um percurso. Mas, por enquanto siga as dicas 3.x
3.1 - Na tela "Base de Dados de Ferramenta", clique no botão '+Grupo...' (imagem 2, seta V3) e crie um novo grupo de ferramentas chamado "Ralf"
3.2 - Selecione este grupo "Ralf" na lista a esquerda e clique no botão '+Ferramenta...' (imagem 2, seta V4)
3.3 - Na janela "Editar Ferramenta" que abriu prrencha com os seguintes valores:
  Descrição = Topo Reta 6mm 2c
  Tipo = Topo
  Número = 1
  Unidade de = mm
  Unidade = mm/min
  Diametro = 6.0
  Passo Vertical = 3.0
  Passo Lateral (em % de D) = 3.6  /  60
  Velocidade de Rotação (rpm) = 30000
  Velocidade de Avanço = 1500
  Velocidade de Mergulho = 900
3.4 - Clique no botão 'OK' para salvar a ferramenta e depois selecione esta para o percurso
3.5 - Recalcule o percurso com estes valores
3.6 - Faça um teste de usinagem e em uma planilha anote todos os dados que tu está usando (segue um exemplo):
   Usinagem teste 01 - 26/01/2013
   MDF 500x280x15mm
   Perfilagem fora
   Z safe 5mm
   Rampa automática
   Topo reta 6mm [pl 3.6 / pv 3.0 / va 1500 / vm 900]
   Resultado: Usinou bem, mas forçou um pouco a ferramenta por causa da profundidade.
   Resolução: Diminuir Passo vertical para 2.0mm e aumentar Velocidade de avanço para 1600mm/min

   Usinagem teste 02 - 26/01/2013
   MDF ......................................

Obs.: Os valores tu pode ir alterando seguindo a dica 2 e quando chegar em resultados positivos, pode salvar diretamente a configuração da ferramenta na tela 'Editar Ferramenta"

Bem menino Ralf, isto é o que eu faria no teu caso, não estou afirmando "EM MOMENTO ALGUM" que é o certo, mas foi como eu procedi no início dos meus estudos em usinagens (que continuam até hoje).

Espero que tenha ficado claro e que seja útil para ti, qualquer dúvida é só chamar e POR FAVOR: Poste os teus resultados, pois assim muitos outros colegas poderão se beneficiar também das tuas descobertas.

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!

Clube CNC Brasil


Offline Claudinei Giron

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 514
  • Total Likes: +10/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Designer 3D.
  • Sexo: Masculino
Esse é o Elton,

não tinha visto uma explicação tão minuciosa assim,

vai me ajudar também,

eu já disse e vou repetir, seus trabalhos e colaborações dão crédito e confirmam teu slogan :

Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!

Parabéns e continue assim, pra nossa felicidade.

Claudinei

Quase aposentado.
Fárta poco.

Clube CNC Brasil


Offline ralf.martins

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 798
  • Total Likes: +22/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Não desistir nunca
  • Sexo: Masculino
Elton muito obrigado ei fotos de minha tela ...criei um grupo com o nome minhas fresas

agora vou colocar pra fresar e vou fazer um video pra mostrar ok .....muito boa a esplicação agora esta comesando ha entrar na minha cabreça ....daqui apouco volta com o video

Abraços

Clube CNC Brasil


Offline ralf.martins

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 798
  • Total Likes: +22/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Não desistir nunca
  • Sexo: Masculino
Bom comecei com velocidade na maquina em torno de 670 e fui almentando ficou bom em torno de 720 e 820 mais em 820 no emc2 ainda é cedo pra poder ter uma nosão se vou precisar meche  pra mim vicou bom ....via um video ok

obs : fiz em 6 pases demora mas não forsa a maquina

<iframe width="420" height="315" src="Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Uma coisa como eu vou fazer pra calcular uma fresa hum tipo tenho uma aki de 3mm topo 2 cortes ....ai tenho que fazer a continha RPM de tupia diametro da fresa numero de cortes etc...

eu quero aprende ha faser a conta e jogar no artcam .... eu estou pra conprar fresa raiada de 2mm 1.5mm 3mm e preciso aprende fazer a conta pra nao fazer coisa erada eu baixei uma planilha de calculo mas não ha entendi

Clube CNC Brasil


Offline ralf.martins

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 798
  • Total Likes: +22/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Não desistir nunca
  • Sexo: Masculino
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
« Última modificação: 26/01/13 - 21:12 por ralf.martins »

Clube CNC Brasil


Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Ralf,

Quando colocar video, coloque no tamanho reduzido e sem nenhuma TAG, apenas o link copiado la em cima do navegador ... exemplo:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login



Não coloque video de tela cheia pois não abre aqui no forum ! ...  ?_26
« Última modificação: 26/01/13 - 20:18 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil


Offline ralf.martins

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 798
  • Total Likes: +22/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Não desistir nunca
  • Sexo: Masculino
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Ralf,

Quando colocar video, coloque no tamanho reduzido e sem nenhuma TAG, apenas o link copiado la em cima do navegador ... exemplo:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Não coloque video de tela cheia pois não abre aqui no forum ! ...  ?_26



Mac não sabia desculpas

Clube CNC Brasil


Offline paru

  • BANIDO
  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 18
  • Total Likes: +3/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
ja fiz um comentario , mais  mesmo assim vou repitir , fresas de dois e 4 cortes tem que ter menas velocidade de rotação se não queima , por isso te digo comece usando freas de um corte só , e de preferencia raiadas , ja que nõa podes regular a velocidade da topia em uso , abraço

Clube CNC Brasil


Offline ralf.martins

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 798
  • Total Likes: +22/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Não desistir nunca
  • Sexo: Masculino
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
ja fiz um comentario , mais  mesmo assim vou repitir , fresas de dois e 4 cortes tem que ter menas velocidade de rotação se não queima , por isso te digo comece usando freas de um corte só , e de preferencia raiadas , ja que nõa podes regular a velocidade da topia em uso , abraço

Paru oi blz .... então eu tenho a de topo 4 cortes mas não usei ainda por medo eu to usando a de 2 cortes ..... e já queimei ela kkk mas tá fresando ainda

Abraços .Ralf

Clube CNC Brasil


Offline ralf.martins

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 798
  • Total Likes: +22/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Não desistir nunca
  • Sexo: Masculino
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
ja fiz um comentario , mais  mesmo assim vou repitir , fresas de dois e 4 cortes tem que ter menas velocidade de rotação se não queima , por isso te digo comece usando freas de um corte só , e de preferencia raiadas , ja que nõa podes regular a velocidade da topia em uso , abraço

Paru estou pra conprar as raiadas .... são as mais baratas e vou ver se concigo uma de um corte só .....Obrigado e Abraços
« Última modificação: 26/01/13 - 21:55 por ralf.martins »

Clube CNC Brasil


Offline Bubolz

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 527
  • Total Likes: +19/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desobediência Civil...
    • DXF Plans - Free DXF files
  • Sexo: Masculino
Na pressa de ver a maquina funcionando podemos recorrer a gambiarras pra acelerar  um pouco as coisas... mas isso pode trazer prejuízo ao equipamento e até mesmo ferir o operador... nesse caso o suporte para a tupia me parece propenso aos dois, e seria bom priorizar o recorte de um suporte novo o mais rápido possível, do contrário vc vai danificar a tupia pois está estrangulando a carcaça..

Abs.
Paulo Bubolz
-------------------------------
DXF Plans - Designs for Machines

Clube CNC Brasil


Offline ralf.martins

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 798
  • Total Likes: +22/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Não desistir nunca
  • Sexo: Masculino
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Na pressa de ver a maquina funcionando podemos recorrer a gambiarras pra acelerar  um pouco as coisas... mas isso pode trazer prejuízo ao equipamento e até mesmo ferir o operador... nesse caso o suporte para a tupia me parece propenso aos dois, e seria bom priorizar o recorte de um suporte novo o mais rápido possível, do contrário vc vai danificar a tupia pois está estrangulando a carcaça..

Abs.

Bubolz vc esta certo ...esta mesmo estrangulando a tupia eu preciso refazer meu Z ....tive muita dificuldade pra fazer e não ficou bom ...vou mudar ele pra ficar mais seguro ...Abraços

Clube CNC Brasil


 

SiteLock