Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Minha nova CNC em montagem  (Lida 7401 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Guilherme Cassio

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 495
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha nova CNC em montagem
« Resposta #30 Online: 23/01/13 - 23:06 »
Boa noite Vtrucco.
Vc esta certo, pode fazer a ligação interna no motor e sair apenas 4 fios aproveitando o conector, no meu caso eu optei por deixar os fios todos pra fora, pois tenho placa unipolar  e a tb6560, caso precise voltar a anterior teria que abrir e mudar tudo denovo.
Só confere a ligação das bobinas pois se ligar invertido vai dar zebra.
Um abraço.

Clube CNC Brasil

Re:Minha nova CNC em montagem
« Resposta #30 Online: 23/01/13 - 23:06 »

Offline Guilherme Cassio

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 495
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha nova CNC em montagem
« Resposta #31 Online: 23/01/13 - 23:21 »
Por falar em tamanho de maquina, estou gostando da sua, talvez aproveite a idéia para a minha proxima maquina.
A minha atual é feita em MDF de 15, com área de 700X800, no eixo que empurra o carro eu tenho dois motores de 9,9k, nos demais apenas um de 9,9k, sei que o MDF é uma droga, mas optei por questão de preço, não sabia se iria funcionar e não quiz gastar com a maquina. ( as controladoras unipolares fui eu mesmo que fiz ) funcionava bem com 12V quando aumentei para 30V surgiu um problema de ruido que deixa os motores instaveis, ainda vou resolver isso.
Meu que droga progetei uma placa para aguentar qualquer tranco, seja qual for o motor que eu venha a adquirir ( unipolar ) e um ruidinho vem e me derruba.

Depois me conta quando de velocidade vc consegue na sua maquina apenas empurrando o carro completo com tupia e tudo, sem usinar nada isso se vc for utilizar os motores de 9,9k.
Um abraço.

Clube CNC Brasil

Re:Minha nova CNC em montagem
« Resposta #31 Online: 23/01/13 - 23:21 »

Offline vtrucco

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 92
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Minha nova CNC em montagem
« Resposta #32 Online: 24/01/13 - 08:44 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Boa noite Vtrucco.
Vc esta certo, pode fazer a ligação interna no motor e sair apenas 4 fios aproveitando o conector, no meu caso eu optei por deixar os fios todos pra fora, pois tenho placa unipolar  e a tb6560, caso precise voltar a anterior teria que abrir e mudar tudo denovo.
Só confere a ligação das bobinas pois se ligar invertido vai dar zebra.
Um abraço.

Mais um momento de "pensação"... :D
Não precisa abrir o motor, veja se nao é assim: Ligo vermelho e amarelo juntos como A+ e preto (ou o branco, tem q ver a cor certa) no A-. Pronto, bobinas em paralelo...

Clube CNC Brasil

Re:Minha nova CNC em montagem
« Resposta #32 Online: 24/01/13 - 08:44 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:Minha nova CNC em montagem
« Resposta #33 Online: 24/01/13 - 18:46 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
....
Mas cuidado ao abrir o motor não pode retirar o miolo ( eixo ) fora da carcaça, se fizer isso perde o motor, abre apenas a tampa trazeira, tem um topico meu entitulado controladora tb 6560 la tem fostos do motor aberto e da ligação.....
Tb é importante abrir o motor em um ambiente completamente limpo....
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:Minha nova CNC em montagem
« Resposta #33 Online: 24/01/13 - 18:46 »

Offline Guilherme Cassio

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 495
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha nova CNC em montagem
« Resposta #34 Online: 25/01/13 - 08:43 »
Vtrucco não tem como fazer a ligação se não abrir o motor e isolar as bobinas em comum, elas vão cada uma pra um " canto ".

Clube CNC Brasil

Re:Minha nova CNC em montagem
« Resposta #34 Online: 25/01/13 - 08:43 »

Offline vtrucco

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 92
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Minha nova CNC em montagem
« Resposta #35 Online: 25/01/13 - 09:15 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Vtrucco não tem como fazer a ligação se não abrir o motor e isolar as bobinas em comum, elas vão cada uma pra um " canto ".

Como assim? Cada fase é uma bobina inteira com um center tap correto? (levando em conta o 23km) Logo meia bobina pra cada lado, logo basta juntar os fios na minha concepção... :D

Na pratica nao tenho como testar, porque meus motores são 2A, em paralelo ficaria em 4A, acima do que meus drivers conseguem suportar.


EDIT: Desconsidere, porque só esqueci o óbvio: A bobina ficaria com o enrolamento invertido e dai uma iria querer rodar o motor pra um lado, enquanto outra  pro outro... ;D

O caso é abrir o motor mesmo, nao tem jeito...
« Última modificação: 25/01/13 - 10:15 por vtrucco »

Clube CNC Brasil

Re:Minha nova CNC em montagem
« Resposta #35 Online: 25/01/13 - 09:15 »

Offline Guilherme Cassio

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 495
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha nova CNC em montagem
« Resposta #36 Online: 27/01/13 - 11:31 »
Bom domingo a todos do forum.


Vtrucco vc pode tentar ligar assim pra ver oq da mas ao meu ver as bobinas estão em antparalelo, ou seja uma ao contrario da outra, daí uma indus num sentido a outra ao contrario, resultado motor parado e fervendo.

olha como devem ser ligadas as bobinas na fig anexa.

Clube CNC Brasil

Re:Minha nova CNC em montagem
« Resposta #36 Online: 27/01/13 - 11:31 »

Offline Guilherme Cassio

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 495
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha nova CNC em montagem
« Resposta #37 Online: 27/01/13 - 11:46 »
Vtrucco tava esquecendo, vc pode ligar o motor na sua controladora sim desde que ela seja choper, ( que ela limite a corrente pelo motor), no caso de uma controladora de 3A, vc vai ter apenas 3A passando pelo motor e não os 4A, resultado ele vai ficar um pouco mais fraco doque com 4A, como não é aconselhavel colocar a corrente no talo do motor ( vida util reduzida ) eu coloco sempre um pouco a menos, no meu caso fiz teste com 100% de corrente 3A em teoria 1,5A pra cada bobina, e com 75% de corrente, não vi diferença no comportamento da minha maquina, só que com 75% os motores trabalham apenas mornos.
Atualmente esta funcionando com 75% da corrente em todos os eixos, sendo motores de 9,9k ligados em bipolar paralelo.

Clube CNC Brasil

Re:Minha nova CNC em montagem
« Resposta #37 Online: 27/01/13 - 11:46 »

Offline vtrucco

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 92
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Minha nova CNC em montagem
« Resposta #38 Online: 28/01/13 - 14:25 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Vtrucco tava esquecendo, vc pode ligar o motor na sua controladora sim desde que ela seja choper, ( que ela limite a corrente pelo motor), no caso de uma controladora de 3A, vc vai ter apenas 3A passando pelo motor e não os 4A, resultado ele vai ficar um pouco mais fraco doque com 4A, como não é aconselhavel colocar a corrente no talo do motor ( vida util reduzida ) eu coloco sempre um pouco a menos, no meu caso fiz teste com 100% de corrente 3A em teoria 1,5A pra cada bobina, e com 75% de corrente, não vi diferença no comportamento da minha maquina, só que com 75% os motores trabalham apenas mornos.
Atualmente esta funcionando com 75% da corrente em todos os eixos, sendo motores de 9,9k ligados em bipolar paralelo.

guilheme, dei uma busca por alto, não consegui descobrir se a G540 é chopper. Uma coisa que notei nos testes é que os 23KM estao esquentando demais com a ligaçao em serie (bobinas inteiras). Coloquei a controladora setada para 2A (funciona por resistores no conector de cada motor).

A velocidade que consegui no ar sem a maquina travar foi de 1000 mm, depois que passa de 1500 o eixo tem a tendencia a travar porque acho que falta torque, porque dando "toquinhos" no botao ele anda normal. Achei muito baixo a velocidade, acho que valeria a pena desmontar e fazer aquela ligaçao interna das bobinas em paralelo, se a controladora suportar. Vou ver se confirmo se ela é chopper ou nao.

No mais, agradeço a ajuda...

Clube CNC Brasil

Re:Minha nova CNC em montagem
« Resposta #38 Online: 28/01/13 - 14:25 »

Offline vtrucco

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 92
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Minha nova CNC em montagem
« Resposta #39 Online: 14/02/13 - 10:29 »
Amigos, MÁQUINA CONCLUIDA!  ?_2

Segue o video dela...

[youtube]ZDaEQGKuf48[/youtube]

Bem, pra quem nao entendeu, começou como router, mas no fim acabei fazendo uma hot-wire para corte de isopor. Agora estou no meio da montagem da RepRap (impressora 3D), acabando esse fim de semana parto para a construçao de uma outra router, mas dessa vez num tamanho que eu possa usar confortavelmente. Pensei a principio em 700 x 700 de area util, porque 1300 x 1300 vi que era uma INSANIDADE COMPLETA pra mim... :P

Clube CNC Brasil

Re:Minha nova CNC em montagem
« Resposta #39 Online: 14/02/13 - 10:29 »

 

SiteLock