Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Solda-Ponto... ponteando chapas de cobre  (Lida 3785 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Solda-Ponto... ponteando chapas de cobre
« Online: 18/08/14 - 11:03 »
Um amigo meu tá tentando montar uma maquininha de solda ponto para soldagem de chapinhas de cobre, uma na outra... 
São Chapas bem fininhas...  colocar uma sobre a outra e dar "um ponto".. rsssssss
Só que tá na dúvida...  as chapas são de cobre..
O "Eletrodo" que ponteia, também.. rsssssss
E ai?..  num iria fundir tudo numa peça só?... ou seja, o eletrodo num iria grudar nas chapas a serem soldadas?

Pelo fato das chapas serem bem delgadas e necessitar de uma amperagem bem baixinha, ele tá tentando fazer com um trafo de microondas...  vai reenrolar o secundário..
Mas precisava de alguma coisa onde fosse possível a regulagem da amperagem, tipo um potenciômetro...  Como ele num conhece as características da amperagem necessária, precisava de algo pra fazer o ajuste ideal da corrente... 

Alguma idéia de algo que ele possa usar pra isto?...  O eletrodo a ser usado deve mesmo ser de cobre?...   Todas que já vi usavam eletrodos deste material.. . mas eram usadas para soldagem de arames, chapas galvanizadas.. enfim...  nunca vi soldarem chapas de cobre...  e acho que o fato do eletrodo e as chapas serem o mesmo material, vai dar certo não..

Alguém tem informações sobre isto?

Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Solda-Ponto... ponteando chapas de cobre
« Online: 18/08/14 - 11:03 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Solda-Ponto... ponteando chapas de cobre
« Resposta #1 Online: 18/08/14 - 11:46 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Um amigo meu tá tentando montar uma maquininha de solda ponto para soldagem de chapinhas de cobre, uma na outra... 
São Chapas bem fininhas...  colocar uma sobre a outra e dar "um ponto".. rsssssss
Só que tá na dúvida...  as chapas são de cobre..
O "Eletrodo" que ponteia, também.. rsssssss
E ai?..  num iria fundir tudo numa peça só?... ou seja, o eletrodo num iria grudar nas chapas a serem soldadas?

Pelo fato das chapas serem bem delgadas e necessitar de uma amperagem bem baixinha, ele tá tentando fazer com um trafo de microondas...  vai reenrolar o secundário..
Mas precisava de alguma coisa onde fosse possível a regulagem da amperagem, tipo um potenciômetro...  Como ele num conhece as características da amperagem necessária, precisava de algo pra fazer o ajuste ideal da corrente... 

Alguma idéia de algo que ele possa usar pra isto?...  O eletrodo a ser usado deve mesmo ser de cobre?...   Todas que já vi usavam eletrodos deste material.. . mas eram usadas para soldagem de arames, chapas galvanizadas.. enfim...  nunca vi soldarem chapas de cobre...  e acho que o fato do eletrodo e as chapas serem o mesmo material, vai dar certo não..

Alguém tem informações sobre isto?

Vai grudar bastante mas funciona sim ... o ideal seria pontas de tungstênio.

P/ o controle o ideal é controlar o tempo em ciclos e a potencia pelo angulo de disparo (Dimer).

Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Solda-Ponto... ponteando chapas de cobre
« Resposta #1 Online: 18/08/14 - 11:46 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Solda-Ponto... ponteando chapas de cobre
« Resposta #2 Online: 18/08/14 - 14:07 »
 ?_9 ?_9 ?_9
Tá vendo?... quando o cabra sabe, sabe!!!!.....
Reinaldo, a ponta de tungstênio acho que ele consegue..   mas este negócio aí de controlar em ciclos, já começa a complicar.. rssss
Ângulo de disparo já fica bem mais fácil, apesar de eu nem saber o que é isto.. mas o que complica é o tar do ciclo.. 
Você poderia montar uma trapizonga destas aí pra ele?... a ponta e o resto ele consegue.. mas a parte eletrônica teria que ser com vc.   Se puder fazer, ou ensiná-lo a fazer, coloco o cabra em contato contigo.. rsssss

E valeu pela orientação.. quando ele me questionou sobre isto, eu nem tinha idéia de como resolver a parada.. rsssssssss

Mas pelo que vc tá falando, a coisa já começa a clarear...

Abração de tamanduá procê...

Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Solda-Ponto... ponteando chapas de cobre
« Resposta #2 Online: 18/08/14 - 14:07 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Solda-Ponto... ponteando chapas de cobre
« Resposta #3 Online: 18/08/14 - 20:33 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
?_9 ?_9 ?_9
Tá vendo?... quando o cabra sabe, sabe!!!!.....
Reinaldo, a ponta de tungstênio acho que ele consegue..   mas este negócio aí de controlar em ciclos, já começa a complicar.. rssss
Ângulo de disparo já fica bem mais fácil, apesar de eu nem saber o que é isto.. mas o que complica é o tar do ciclo.. 
Você poderia montar uma trapizonga destas aí pra ele?... a ponta e o resto ele consegue.. mas a parte eletrônica teria que ser com vc.   Se puder fazer, ou ensiná-lo a fazer, coloco o cabra em contato contigo.. rsssss

E valeu pela orientação.. quando ele me questionou sobre isto, eu nem tinha idéia de como resolver a parada.. rsssssssss

Mas pelo que vc tá falando, a coisa já começa a clarear...

Abração de tamanduá procê...

Entendo um pouquinho, trabalho com isto a 30 anos ...  ;D

Eu tenho controladores de solda mas é p/ uso industrial ($$$ proibitivo), creio que o caso dele seja algo simples, não precisa exagerar na precisão ... ele pode temporizar que também resolve, exemplo: Contar o tempo de solda ligada em escala de 16 em 16 mile-segundos, aproximadamente. Com isto ele já vai ter uma boa precisão.

É bom poder ajustar o tempo e a potencia pois a solda não vai ficar boa só diminuindo a potencia, as vezes, quase sempre, tem que dar uma Po#### em curto espaço de tempo. Ou seja, potencia no talo e tempo no minimo.
« Última modificação: 18/08/14 - 20:35 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Solda-Ponto... ponteando chapas de cobre
« Resposta #3 Online: 18/08/14 - 20:33 »

 

SiteLock