Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Dúvida simples sobre placa  (Lida 2233 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline AndreiRS

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 5
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Dúvida simples sobre placa
« Online: 08/03/09 - 23:48 »
Eu sei que todos sempre recomendam primeiro construir a máquina, depois a motorização e por última a eletrônica. Mas essa pergunta creio que seja a de muita gente e nunca achei a resposta, teria como alguem tirar esse "peso da minha consciência"?  ?_13

Digamos que alguém faça uma máquina super "firme" que tenha potência e estrutura ótima, digamos com um motor de até 50kgf/cm² aqueles mais conhecidos.

Qual placa se recomenda para se aproveitar melhor os recursos da máquina? (Creio que as chopper, mas existem muitos projetos diferentes, CNC3AX etc)

Com tensão ou corrente fixa?

E um pouco menos relacionado:

O que são aquelas 4 placas que se ve por aí, normalmente uma central e um drive para cada motor? Há alguma vantagem nesse sistema?

# Eu sei que antes ainda tenho que montar a estrutura, mas já está a caminho... Porém essas dúvidas ficam martelando na cabeça, se alguém pudesse responder ia ajudar 100%.  ?_4

Obrigado.
« Última modificação: 08/03/09 - 23:50 por AndreiRS »

Clube CNC Brasil

Dúvida simples sobre placa
« Online: 08/03/09 - 23:48 »

F2S

  • Visitante
Re: Dúvida simples sobre placa
« Resposta #1 Online: 09/03/09 - 14:49 »

Você mesmo manifestou já conhecer a recomendação, ainda assim tenha calma e leia bastante.

A cnc3ax talvez seja o drive adotado por muitos como um drive bem concebido e que cumpre e atende bem as expectativas de grande parcela de usuários.

Sendo assim ela também possui a vantagem de ser amplamente conhecida e discutida, caso um usuário tenha alguma dificuldade ou problema com ela, encontrará com facilidade ajuda para solucionar o problema. Entretanto ela foi concebida, com os três drivers em uma só placa, um problema em um deles, ( em tese), poderia condenar a placa toda. Outra " desvantagem", é que por concepção está limitada a três drivers, limitando o usuário caso queira por exemplo instalar um quarto eixo.

Aqui temos as Apoenas do Reinaldo Cavalheri já separadas, que permitem a montagem em conjunto de até cinco placas, para motores unipolares de até 7A, e com amplo atendimento e suporte do mesmo.

Possuo duas cnc3ax, apenas uma montada, mas não usadas por falta de máquina . . . hehehe, por tanto não sirvo de exemplo, mas adquiri um conjunto completo com três drivers Apoenas que estou finalizando a montagem.

Acho que não clariei nada . . . hehehe!  ?_30

Clube CNC Brasil

Re: Dúvida simples sobre placa
« Resposta #1 Online: 09/03/09 - 14:49 »

Offline AndreiRS

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 5
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re: Dúvida simples sobre placa
« Resposta #2 Online: 09/03/09 - 15:37 »
Com certeza ajudou hehe, era bem por aí que eu pensava. Agora vou continuar construindo, é que eu procurava saber se de repente a minha máquina acabaria sendo mal aproveitada ou ao contrário, mas ja entendi  ?_9 , vou ler sobre a CNC3AX e a Apoena pra descobrir mais. É pq a minha máquina eu praticamente ja fiz a lista, o projetinho, falta comprar a maioria das peças só... E como não sei muito de eletrônica pretendia comprar logo a mais confiável etc, pra depois só me preocupar com a mecânica. Mas agora beleza, ajudou 100%, sério, mesmo que vc ache que não clareou, era só isso que eu procurava mesmo, nada específico hehe, abraço!  :)

Clube CNC Brasil

Re: Dúvida simples sobre placa
« Resposta #2 Online: 09/03/09 - 15:37 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Dúvida simples sobre placa
« Resposta #3 Online: 25/05/09 - 11:23 »
Andre,

Só complementando o que o Serrão ja disse :

As apoenas não são apenas drivers da CNC3AX separados, elas possuem isolação óptica em todas as entradas, possuem pré-drivers específicos p/ lidarem com FETs de maior potência e também possuem a função de redução de corrente nos intervalos superiores a 2 segundos nos passos ...

Elas protegem seu PC, trabalham com tensões maiores (85VCC) e aquecem menos ... resumindo: Elas te proporcionam um rendimento muito superior ao das tradicionais CNC3AX ...
« Última modificação: 25/05/09 - 11:24 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: Dúvida simples sobre placa
« Resposta #3 Online: 25/05/09 - 11:23 »

 

SiteLock