Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: CNC invertida  (Lida 49160 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:CNC invertida
« Resposta #300 Online: 10/07/13 - 22:10 »
Esse Mulapreeta ultimamente nao esta tendo nem paciencia para pensar  :bebebe: :bebebe: essa configuração é la no Artcam  ?_39

30 é a rotação do spinlde o meu tem ate 400 Hz, e ai baixei para 30 Hz


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:CNC invertida
« Resposta #300 Online: 10/07/13 - 22:10 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:CNC invertida
« Resposta #301 Online: 11/07/13 - 10:18 »
transforma isso ai em RPM ,para os mais leigos como eu  rsrsrsrsrsrsrs
agora me diga para que  PASSE LATERAL, pois se vc estava apenas cortando, e não desbastando :irrit:
que eu saiba, o passe lateral só é utilizado em  desbaste e não em corte em 2d
50,00o que
30,00 o que
reais dolares, euros  :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg:
abração

Clube CNC Brasil

Re:CNC invertida
« Resposta #301 Online: 11/07/13 - 10:18 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:CNC invertida
« Resposta #302 Online: 11/07/13 - 11:58 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Esse Mulapreeta ultimamente nao esta tendo nem paciencia para pensar  :bebebe: :bebebe: essa configuração é la no Artcam  ?_39

30 é a rotação do spinlde o meu tem ate 400 Hz, e ai baixei para 30 Hz


Marcao

Estou mesmo sem paciência... Estou com uma gripe danada e nem pude ir na Feira para encontrar o Ricardo...

Acho melhor diminuir a cota de "MEL"... Você, ainda, não está bem sintonizado com As informações...

Aproveitando essa sua informação sobre 30 Hz no inversor, li certa vez que não poderíamos usar o Spindle com rotação abaixo de 8.000 RPM. Isso é verdade ou Mito?

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:CNC invertida
« Resposta #302 Online: 11/07/13 - 11:58 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:CNC invertida
« Resposta #303 Online: 11/07/13 - 12:22 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Aproveitando essa sua informação sobre 30 Hz no inversor, li certa vez que não poderíamos usar o Spindle com rotação abaixo de 8.000 RPM. Isso é verdade ou Mito?
Nao deve mesmo, caso o motor seja um desses de alta velocidade - isso porque ele é construído para altas velocidades, e caso o empregue abaixo de uns 7 ou 8000 rpm, perderá muito torque e trabalhará aquecendo muito...
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:CNC invertida
« Resposta #303 Online: 11/07/13 - 12:22 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:CNC invertida
« Resposta #304 Online: 11/07/13 - 12:33 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Nao deve mesmo, caso o motor seja um desses de alta velocidade - isso porque ele é construído para altas velocidades, e caso o empregue abaixo de uns 7 ou 8000 rpm, perderá muito torque e trabalhará aquecendo muito...

Grato Gilii.

Informação muito útil para nós e o Marcao.

Abs.

Edson

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:CNC invertida
« Resposta #304 Online: 11/07/13 - 12:33 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:CNC invertida
« Resposta #305 Online: 11/07/13 - 18:07 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Estou mesmo sem paciência... Estou com uma gripe danada e nem pude ir na Feira para encontrar o Ricardo...





Foi uma pena EDSON, pois perdeu uma grande oportunidade de BEBER E COMER de graça, pois os amigos com quem me encontrei por la, tem um vasto conhecimento com as grande empresas e então  os comes e bebes foi arregado.
mas te digo que vale a pena ir, pois tem muita maquina laser e router e diversas maquinas do segmento de serigrafia.
para mim valeu a pena 100000000000000000%, pois tirei varias duvidas, consegiui bons contatos , me abriu um leque de oportunidades  e tambem  me encontrei  com  fornecedores  de algumas maquinas minha, como a laser e a  maquina de FLOCAGEM.
Espero que melhores para poder ir
grande abraço
ricardo

Clube CNC Brasil

Re:CNC invertida
« Resposta #305 Online: 11/07/13 - 18:07 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:CNC invertida
« Resposta #306 Online: 11/07/13 - 18:50 »
E eu estou desde ontem esperando uma equipe da Makita vir me visitar na oficina e tambem alguns Japoneses e ate hoje nada  :bravo: que raiva dá isso... queria participar, mas...
Voltando ao assunto dos rpms... hoje conversei com o meu amigo(creocad nao gosta dele nao kkk) o Richard e fiz a seguinte pergunta ... Cabeção(apelido dele kk) exemplo... "se o meu spindle tem 400 Hz e chega a 24000 rpm, se eu  baixar ele para 150 hz quantos rpm's eu vou ter"? Ele respondeu, "voce pode fazer a regra de 3 que dá 9000 rpm, mas tempo atras entrei em contato com um representante e nao é bem assim nao, conforme o exemplo daria uns 7000 rpm.." tá... ai eu faço a pergunta, como realmente saberei quantos Hz precisarei baixar para chegar nos 9000 rpm's precisamente? Consultar fabricante? Tá o meu é xing ling long e ai?

Marcao

Clube CNC Brasil

Re:CNC invertida
« Resposta #306 Online: 11/07/13 - 18:50 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:CNC invertida
« Resposta #307 Online: 11/07/13 - 19:09 »
Marcao,

Parece que o meu inversor e o Spindle é igual ao seu e pelo que já usei, ele segue exatamente o que seu amigo falou.

A menor rotação que usei foi 10.000 RPM.

Agora, responda, com 30 Hz você atingiu 1.500 RPM.?

Edson
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:CNC invertida
« Resposta #307 Online: 11/07/13 - 19:09 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:CNC invertida
« Resposta #308 Online: 11/07/13 - 19:20 »
Entao, pela regra de 3 daria 1800 rpm, mas isso eu fiz no chutometro esses 30 Hz, foi na orelhada mesmo....
Eu troquei a minha BOB por uma da Photon e essa tem a saida analogica, mas nao faço ideia de como ligar, ela estando ligada poderia controlar os rpm's pelo mach, mas entra essa historia que parece que nao dá certo os calculos. Sei que existe no mercado um aparelho que mede os rpm's, nunca fui atras disso sabendo que talvez seja caro e numa hora dessa nao deva valer a pena o investimento.


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:CNC invertida
« Resposta #308 Online: 11/07/13 - 19:20 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:CNC invertida
« Resposta #309 Online: 11/07/13 - 19:21 »
Olá meninos

Marcão, desculpa me intrometer no tópico assim, mas eu entendo da seguinte forma:

1 Hz = 1 ciclo por segundo. Portando se utilizo o inversor em 400Hz temos 400(ciclos ou rotações) por segundo. Se multiplico este número de rotações por 60 (quantidade de segundos em um minuto) temos = 400x60 = 24000. Ou seja o spindle irá perfazer 24000rpm (rotações por minuto). Claro que isto é estimado teoricamente,  :notsei:

Então pra calcular rapidamente quantos Hz tu deve setar para atingir "tal" rpm, basta dividir o número de rotações (ou ciclos) desejado por 60 (segundos). Exemplo: se tu quer 12000rpm (12000/60 = 200Hz); se tu quer 8000rpm (8000/60 = 133,33Hz).

Como citado pelos meninos, acredito que o conjunto inversor/spindle tenha uma curva de resposta não-linear, ou seja... abaixo ou acima de determinada frequência a uma resposta exponencial. Geralmente os manuais destes equipamentos apresentam tal 'curva', que a maioria ignora a leitura ou a interpretação,   ?_26

Espero não ter confundido ainda mais,  :lingua:

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!


Clube CNC Brasil

Re:CNC invertida
« Resposta #309 Online: 11/07/13 - 19:21 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:CNC invertida
« Resposta #310 Online: 11/07/13 - 19:28 »
O meu filho, tem que desculpar de nada nao soh, tu esta abestado minino? kkk
Voce é o cara, mas... voce deva concordar que quando voce disse estimado teoricamente, entende tambem que numa hora dessa nunca saberemos quantos rpm's teremos precisamente, correto?


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:CNC invertida
« Resposta #310 Online: 11/07/13 - 19:28 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:CNC invertida
« Resposta #311 Online: 11/07/13 - 19:48 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
... numa hora dessa nunca saberemos quantos rpm's teremos precisamente, correto?
Marcao


Eu acredito que está correto sim, pois como comentei existe uma curva de resposta que deve ser levada em conta, esta curva é conhecida por V/F (Tansão/Frequência) e pode variar entre modelos.

Dá uma olhada nesta documentação, acredito que pode ser útil: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

 :ok:

Clube CNC Brasil

Re:CNC invertida
« Resposta #311 Online: 11/07/13 - 19:48 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:CNC invertida
« Resposta #312 Online: 11/07/13 - 20:26 »
Opa, "tanque iuuu" onde é que voce consegue essas informações que o besta aqui nunca acha? Ta certo que o Mac pode entrar aqui e dizer, tu nao procura direito... rsrs

Valeu..   :ok:


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:CNC invertida
« Resposta #312 Online: 11/07/13 - 20:26 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:CNC invertida
« Resposta #313 Online: 11/07/13 - 20:58 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Opa, "tanque iuuu" onde é que voce consegue essas informações que o besta aqui nunca acha? Ta certo que o Mac pode entrar aqui e dizer, tu nao procura direito... rsrs

Valeu..   :ok:


Marcao

Menino Marcão, então vamos lá:

"TU NÃO PROCURA DIREITO!!!",  :bebebe: :bebebe: :bebebe:

Como sabes eu ainda não utilizo inversor ou spindle de alta velocidade (continuo me virando com a boa e velha 3709 da Makita), mas como sou muito curioso estou sempre me atentando a observações e possibilidades e nunca deixo de ler e 'tentar' entender como as coisas funcionam... sei que parece lenga-lenga de novela, mas a questão é a seguinte:

A minha tupia desenvolve (teoricamente) 30k rpm sem carga. É muito óbvio, ao observar ela na entrada do material, que esta rotação ou torque diminui... Mas diminui o quê exatamente??? Diminui a rotação e a potência no mesmo nível? Mas que nível é este?

Bem, como a tupia é um motor com escovas (penso eu na minha humilde inguinorênça) que a tensão aplicada na entrada já não é suficiente para manter (frente ao esforço aplicado) a mesma rotação... porém mantém a potência (ou esta é balanceada entre rotação/potência).

No caso dos inversores, a ideia TEÓRICA é a de que ele possa manter rotação e potência, mesmo na entrada e percurso do trabalho. É aí que entra o trabalho do dito cujo: Ser capaz de ler/interpretar/estabilizar a curva V/F. Como já disse (na minha humilde inguinorênça) aqui entra um carinha chamado PWM... e a novela continua,  :Garg: :Garg: :Garg:

 

Clube CNC Brasil

Re:CNC invertida
« Resposta #313 Online: 11/07/13 - 20:58 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:CNC invertida
« Resposta #314 Online: 18/07/13 - 16:58 »
Mais uma vez voltei la no sucatao, e vejam o que eu comprei, coisa chique demais soh kkk "maidin Germany" esse blocao tem 480 mm x 200 x 52 mm e paguei 165,00 ja esta reservado para a minha nova cnc  :bebebe:

Marcao

Clube CNC Brasil

Re:CNC invertida
« Resposta #314 Online: 18/07/13 - 16:58 »

 

SiteLock