Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Mesmo tubo, velocidade totalmente diferente, o que pode ser ?  (Lida 1084 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline patrickgenitor

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 202
  • Total Likes: +38/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Bom dia ! pessoal, tudo bem com vocês?

tem uma duvida que vem me matutando a algum tempo, tenho duas maquinas, ambas com tubo de 130 W real RECI. porém são fabricantes diferentes, então componentes diferentes, sei que isso pode ser o fator principal, mas alguém pode me dar uma ideia por onde começar testes ?

PQ no quesito estrutura são bem iguais, o que muda são os componentes eletrônicos e o software, ambas tem o mesmo tubo 130 W, mas uma corta 3 mm a  60 mm/s  e a a outra custa me passar dos 25 mm/s e nessa mais lenta ainda tenho a questão de amarelar muito o material, onde na outra não tenho este problema, o compressor das duas é o mesmo também .

Desde já agradeço pessoal;

Clube CNC Brasil


Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Mesmo tubo, velocidade totalmente diferente, o que pode ser ?
« Resposta #1 Online: 26/11/18 - 12:19 »
Boas Patrick

Sem ter uma certeza absoluta vou opinar, arriscando a errar pois vc não deu dados suficientes,

Qual a Potencia que vc corta ? Só indicou velocidade !!!

1º Amarela porque fica mais tempo ou demora mais no mesmo local com a mesma potencia (?).

2º Nesse tipo de máquina (laser) o alinhamento do laser é critico, dá para supor que usando mesma potencia + mesma velocidade , o alinhamento está deficiente o que leva a uma grande perda de potencia até o feixe do laser chegar no material

Clube CNC Brasil

Re:Mesmo tubo, velocidade totalmente diferente, o que pode ser ?
« Resposta #1 Online: 26/11/18 - 12:19 »

Offline patrickgenitor

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 202
  • Total Likes: +38/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Mesmo tubo, velocidade totalmente diferente, o que pode ser ?
« Resposta #2 Online: 26/11/18 - 12:43 »
obrigado parceiro,

desculpe a falta de informações. no quesito dos componentes eletrônicos sou bem leigo, o fato de amarelar não sei se seria apenas a velocidade, pq na que corto a  65 mm/s quando preciso cortar 15 mm que vai a 5 mm/s a peça sai limpa da mesma forma, com o mesmo compressor e sistema de exaustão  :notsei:

em ambas o tubo é  130 W e em ambas na faixa sempre dos 80 % de potencia utilizada no tubo.

Clube CNC Brasil

Re:Mesmo tubo, velocidade totalmente diferente, o que pode ser ?
« Resposta #2 Online: 26/11/18 - 12:43 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Mesmo tubo, velocidade totalmente diferente, o que pode ser ?
« Resposta #3 Online: 27/11/18 - 22:44 »
Entendi

* Voçe sabe o que é o teste da rampa ? ( Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login )

* A LENTE da máquina que corta menos , está com a mesma posição da que corta Mais ? ( a maioria tem a parte curva para cima )

* O volume de ar que sai do bico é REALMENTE igual nas 2 máquinas ?

* Voçe está a usar a pecinha que vem com a máquina ( geralmente um pedaço de acrilico colorido de vermelho ) para ajustar o ponto de foco ? se sim , tome atenção ao primeiro ponto que é a rampa de teste , é esse teste que lhe vai dizer a Real distancia focal , na minha máquina de 80w a peça vinha com uma medida errada de foco.

* Por ultimo , se a máquina que corta menos estiver Desalinhada ( coisa mais comum elas virem desalinhadas ) é a razão dos seus problemas , voce alinhou Ela ?.

Clube CNC Brasil

Re:Mesmo tubo, velocidade totalmente diferente, o que pode ser ?
« Resposta #3 Online: 27/11/18 - 22:44 »

Offline patrickgenitor

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 202
  • Total Likes: +38/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Mesmo tubo, velocidade totalmente diferente, o que pode ser ?
« Resposta #4 Online: 03/12/18 - 10:03 »
Poxa caro amigo, me desculpe a demora, estou muito corrido ultimamente, ando tempo pouquíssimo tempo. me desculpe a ausência realmente.

então, nunca havia ouvido falar neste teste de rampa, realmente é bem interessante, uma das diferenças é a lente, mas apenas ela. na que corta mais é convexa/convexa, e na outra é plano/ convexa. 

o ar realmente são a mesma pressão, se não me engano 0,6 bar em ambas.

o foco eu nem uso esses acrílicos que vem, na verdade eu mesmo faço o meu medidor, é basicamente a mesma coisa do teste de rampa, porém faço mais manual, faço pelo calculo inicialmente do foco pela lente que estou usando, e depois para acertar qualquer diferencinha de erro nos cálculos ou mecânica do bico pego a caneta manualmente e vou aumentando e diminuindo até achar o ponto de corte mais fino.

desalinhada infelizmente não está kkkk já perdi dias fuçando desalinhando e alinhando todo o conjunto aqui. algo me leva a pensar que poderia ser algum componente eletrônico dela. mas como eletrônica não é bem meu forte fico so na imaginação, qualquer dia vou chamar algum mais entendido aqui para me auxiliar :)

muito obrigado pelas dicas parceiro :)  vou ver se arrumo isso aqui e dando certo volto para informar vocês ...

Clube CNC Brasil

Re:Mesmo tubo, velocidade totalmente diferente, o que pode ser ?
« Resposta #4 Online: 03/12/18 - 10:03 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Mesmo tubo, velocidade totalmente diferente, o que pode ser ?
« Resposta #5 Online: 03/12/18 - 18:27 »
Patrick , a nivel de electronica ....

As 2 únicas coisas que podem interferir ( e já não é pouca coisa né )  são FONTE e TUBO .

A outra electrónica (fonte e controladora) é para controlo de motores.

Nota : ainda não tocamos no assunto , mas os Espelhos ... eles são quem "pegam" no laser e o colocam na lente , se os Espelhos forem de qualidade inferior , pode ser a causa da perda de potência !!! (Lente sempre com parte arredondada para cima)

« Última modificação: 03/12/18 - 18:31 por portuga »

Clube CNC Brasil

Re:Mesmo tubo, velocidade totalmente diferente, o que pode ser ?
« Resposta #5 Online: 03/12/18 - 18:27 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Mesmo tubo, velocidade totalmente diferente, o que pode ser ?
« Resposta #6 Online: 03/12/18 - 21:45 »
Para reforçar com outras palavras , mas de  quem sabe da "coisa"

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

De resto uma boa fuçada neste site , trás muito conhecimento a quem segue as dicas.
« Última modificação: 03/12/18 - 21:46 por portuga »

Clube CNC Brasil

Re:Mesmo tubo, velocidade totalmente diferente, o que pode ser ?
« Resposta #6 Online: 03/12/18 - 21:45 »

 

SiteLock