Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Votos para melhor sistema de tração  (Lida 4110 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline GerberCNC

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 44
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Votos para melhor sistema de tração
« Online: 14/02/13 - 11:02 »
Olá,

Acredito que seja uma dúvida geral, para quem começa a construção de uma máquina CNC. Afinal de contas, qual é o melhor sistema de tração para a movimentação? Cremalheira? Fuso (trapezoidal ou esférico)? Correia (corrente)?

Qual é mais barato?
Quais são as limitações de cada um?
Qual é a precisão?

Já ouvi falar tanta coisa que não sei mais nada (por exemplo, que o sistema de corrente é o mais barato, e é tão preciso quanto o fuso trapezoidal, porque quase não existe "backlash"...). Até onde é verdade? A gente podia fazer um comparativo aqui...


« Última modificação: 14/02/13 - 17:13 por GerberCNC »

Clube CNC Brasil

Votos para melhor sistema de tração
« Online: 14/02/13 - 11:02 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:Votos para melhor sistema de tração
« Resposta #1 Online: 14/02/13 - 18:33 »
São tantos os fatores que influenciam na escolha do sistema de tração de uma maquina que precisamos de uma planilha: Tamanho da maquina, acuidade/precisão necessária, utilização (para hobby, semi profissional ou industrial), regime de trabalho (eventual, diario ou 24 horas), velocidade necessaria, tipo de material que será usinado, local onde a maquina será instalada e por ultimo (ou primeiro) o $$$$$ ?_12 ?_12 disponivel para o projeto.
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:Votos para melhor sistema de tração
« Resposta #1 Online: 14/02/13 - 18:33 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Votos para melhor sistema de tração
« Resposta #2 Online: 14/02/13 - 20:06 »
Jonh,

Minha máquina tem uma área útil pequena, mesmo assim optei por correias.
Mas entendo que estas que qualificas como corrente, tem o mesmo desempenho, mas me parece que o barulho é significativo e quanto maior a máquina acho que maior será.

tenho a curiosidade em razão de fuzos trapezoidais com 2, 3, 4 entradas. Não tenho nem imaginação da configuração, no Mach ou Emc2. Em uma folga vou procurar algum tutorial sobre este tipo de fuzo.

JCS
« Última modificação: 14/02/13 - 20:07 por JCS »

Clube CNC Brasil

Re:Votos para melhor sistema de tração
« Resposta #2 Online: 14/02/13 - 20:06 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:Votos para melhor sistema de tração
« Resposta #3 Online: 14/02/13 - 20:31 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Jonh,
...
tenho a curiosidade em razão de fuzos trapezoidais com 2, 3, 4 entradas. Não tenho nem imaginação da configuração, no Mach ou Emc2. Em uma folga vou procurar algum tutorial sobre este tipo de fuzo.
JCS
Nenhum misterio, se for de uma entrada a referencia são duas cristas da rosca, se for 2 entradas, 4 e asim por diante. Só tive umaquina com fuso de 2 entradas, do resto, só de uma mesmo...acho que seja configuração mais fácil que tem.
abraço
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:Votos para melhor sistema de tração
« Resposta #3 Online: 14/02/13 - 20:31 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Votos para melhor sistema de tração
« Resposta #4 Online: 14/02/13 - 20:47 »
Sim, mas me parece que fica mais rápido e há um calculo especial para o "passo", Por ex. em um fuso trapezoidal de uma entrada passo 4 não é o mesmo com duas entradas, pois uma volta movimenta mais que 4mm.

jcs

Clube CNC Brasil

Re:Votos para melhor sistema de tração
« Resposta #4 Online: 14/02/13 - 20:47 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Votos para melhor sistema de tração
« Resposta #5 Online: 14/02/13 - 22:42 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Sim, mas me parece que fica mais rápido e há um calculo especial para o "passo", Por ex. em um fuso trapezoidal de uma entrada passo 4 não é o mesmo com duas entradas, pois uma volta movimenta mais que 4mm.

jcs

 ??? ??? ???
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Votos para melhor sistema de tração
« Resposta #5 Online: 14/02/13 - 22:42 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:Votos para melhor sistema de tração
« Resposta #6 Online: 15/02/13 - 06:23 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Sim, mas me parece que fica mais rápido e há um calculo especial para o "passo", Por ex. em um fuso trapezoidal de uma entrada passo 4 não é o mesmo com duas entradas, pois uma volta movimenta mais que 4mm.
jcs
Não necessariamente isso, pois o numero de entradas não é somente para dar velocidade, isso depende da abertura da rosca, o numero de entradas serve também pata distribuir o esforço e multiplicar a vida util do fuso.O fuso de 2 entrada q eu tinha era passo 4.
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:Votos para melhor sistema de tração
« Resposta #6 Online: 15/02/13 - 06:23 »

Offline GerberCNC

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 44
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Votos para melhor sistema de tração
« Resposta #7 Online: 15/02/13 - 08:27 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Minha máquina tem uma área útil pequena, mesmo assim optei por correias.
Mas entendo que estas que qualificas como corrente, tem o mesmo desempenho, mas me parece que o barulho é significativo e quanto maior a máquina acho que maior será.

JCS

JCS,

Como é que fica a precisão/acuidade da máquina com as correias? Por exemplo, consigo fazer com uma lapiseira 0,5mm um desenho detalhado de 1000x1000mm e, ao executar novamente o desenho sobre a mesma folha, os traços ficarem exatamente na mesma posição?(exemplo meio estranho, mas acho que dá para entender...). Abraço!

Clube CNC Brasil

Re:Votos para melhor sistema de tração
« Resposta #7 Online: 15/02/13 - 08:27 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Votos para melhor sistema de tração
« Resposta #8 Online: 15/02/13 - 14:33 »
GerberCNC

Pelo que vejo, não altera a precisão da tua máquina, mas conforme os ensinamentos do Jonh, saímos da possibilidade de perda de passo.

Mas esta tua indagação é interessante, pois eu costumo efetuar os riscos de moldes sobrepostos de uma só vez. Eu uso um aparelho produzido por uma firma do Rio de Janeiro que representei há muitos anos e nem sei se ainda existe - CARFIGEL que vem em caixas com o máximo de 100 unidades onde consta na frente ¨Papel Carbono Carfigel¨-  ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1

Desculpe a brincadeira, hoje é sexta-feira graças a Deus como diz o Chico Pinheiro.

Mas voltando a vaca fria, quem é doutor neste assunto é o nosso professor Jonh.

Abraços.

JCS
« Última modificação: 15/02/13 - 14:35 por JCS »

Clube CNC Brasil

Re:Votos para melhor sistema de tração
« Resposta #8 Online: 15/02/13 - 14:33 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Votos para melhor sistema de tração
« Resposta #9 Online: 15/02/13 - 14:44 »
Jonh,

Posso estar enganado, mas em um fuso de portão com RT4 com dupla entrada a porca percorre mais, me parece ser o dobro, logicamente que com maior suavidade e menos esforço. Vou tirar a limpo isto. Eu lí alguma coisa já postada afirmando também que influi na configuração.

Aquela velha história - eu continuo normal. Vamos tirar a limpo.

E quanto a indagação do GerberCNC quanto a precisão/acuidade por força das correias, acredito que você é um grande ¨expert¨ no assunto.

JcS

Clube CNC Brasil

Re:Votos para melhor sistema de tração
« Resposta #9 Online: 15/02/13 - 14:44 »

Offline GerberCNC

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 44
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Votos para melhor sistema de tração
« Resposta #10 Online: 15/02/13 - 15:04 »
JCS,

Essa solução é rápida mesmo ?_1 ?_1... Um risco em cima do outro, perfeito... Vou aguardar a opinião do sábio John (desde que não envolva grafite ?_1 ?_1 ?_1)

Clube CNC Brasil

Re:Votos para melhor sistema de tração
« Resposta #10 Online: 15/02/13 - 15:04 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:Votos para melhor sistema de tração
« Resposta #11 Online: 15/02/13 - 17:26 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Jonh,
Posso estar enganado, mas em um fuso de portão com RT4 com dupla entrada a porca percorre mais, me parece ser o dobro, logicamente que com maior suavidade e menos esforço. Vou tirar a limpo isto. Eu lí alguma coisa já postada afirmando também que influi na configuração.
...
JcS
Julissimo, Sando Dio, se em caso de um entrada se mede duas cristas subsequentes, na configuração, se for de duas entradas, vc mede duas cristas de onda pulando uma e tera o passo, sem msitério. Um fuso de portão é projetado para ter velocidade e já teve colegas que fizeram cnc com eles.
abraço
« Última modificação: 15/02/13 - 17:26 por john »
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:Votos para melhor sistema de tração
« Resposta #11 Online: 15/02/13 - 17:26 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Votos para melhor sistema de tração
« Resposta #12 Online: 15/02/13 - 20:15 »
Olá Srs.;
estou acompanhando este tópico e não resisti à tentação de dar meus pitacos:
1- Creio que GerberCNC deveria modificar o nome do tópico para votos para sistema de tração mais utilizado. E me explico: conforme os requisitos colocados vemos que caímos no poço da relatividade; por exemplo, o que é ser "mais barato?"; isto esta diretamente ligado à fatores individualíssimos de cada um.......Tenho um amigo que gastou mais de 100mil reais para fazer chegar telefone e internet no sítio dele, e diz que foi barato pois as outras soluções que foram apresentadas ficavam todas mais caras; mas outros varios amigos em comum dizem que ele é louco em "torrar" tanta grana em telefonia e internet...........

2- para cada uso teremos um resultado diferenciado, em uma análise tecnico-economica que use os mesmos princípios, pois a resultante será o tal custo benefício.

3- No geral creio que o mais importante é sabermos com clareza a que fim se destina a máquina; se ela satisfizer o fim proposto muito pouco irá importar se o sistema de movimentação é este ou aquele outro, se tem esta ou aquela característica......
 4- No tocante á tal diferença entre rosca simples, ou trapezoidal, ou redonda, esferica etec etc, o que irá determinar o tal do  "backlash" será a qualidade e precisão com que seja feita a rosca. Ressaltando aqui que como disse o Jonh; o numero de entradas aumenta a área de contato com a porca (no caso a castanha), o que em tese aumenta a vida util, a rosca trapezoidal, exatamente por aumentar esta área de contato é recomendada para maiores esforços.
Para exemplificar: uma barra roscada que tenha uma só entrada, com passo de 5mm, feita em aço temperado e revenido, e a abertura da rosca tenha sido acabada em uma retifica, certamente será bem melhor do que um fuso com 2 entradas , passo de 2,5 ( para igualar aos 5 de passo do outro), feito em aço 1040, com rosca feita em máquinas rosqueadeiras automáticas.

5- Já pensaram num sistema de tração que use a tecnologia de magnetos sob uma temperatura zero absoluto? Que maravilha e que precisão???????

São exemplos, para demonstrar que é muito difícil se chegar a um sistema que possa ser considerado o melhor de forma generalizada.

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Votos para melhor sistema de tração
« Resposta #12 Online: 15/02/13 - 20:15 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:Votos para melhor sistema de tração
« Resposta #13 Online: 15/02/13 - 20:36 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
....
3- No geral creio que o mais importante é sabermos com clareza a que fim se destina a máquina; se ela satisfizer o fim proposto muito pouco irá importar se o sistema de movimentação é este ou aquele outro, se tem esta ou aquela característica......
 ....
Um exemplo, estou montando uma maquininha de 200x200 cuja tração será por barras roscadas de inox com porcas de bronze, e para o que ela se destina (gravar e furar pci e outras plaquetas), tá passado de bom.
abraço
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:Votos para melhor sistema de tração
« Resposta #13 Online: 15/02/13 - 20:36 »

Offline GerberCNC

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 44
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Votos para melhor sistema de tração
« Resposta #14 Online: 16/02/13 - 10:13 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
1- Creio que GerberCNC deveria modificar o nome do tópico para votos para sistema de tração mais utilizado.

Perfeitamente Creocad.... o custo é muito relativo e, neste ramo, certamente quanto mais dinheiro disponível para ser investido, melhor a qualidade do material disponível no mercado. Vou absorver a sugestão do Creocad - título alterado (assim todo mundo pode dizer o que utiliza... depois a gente faz uma contagem e chega no mais "popular").

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
2- para cada uso teremos um resultado diferenciado, em uma análise tecnico-economica que use os mesmos princípios, pois a resultante será o tal custo benefício.

Fico um pouco assustado porque cheguei em uma sinuca de bico. Explico: já vi CNC tão impreciso, que não tinha condições de realizar 2 cortes semelhantes. Cada vez que o sujeito mandava fazer um corte era uma surpresa. Como na época em que vi essa máquina eu não entendia bulhufas de CNC (não que hoje eu entenda alguma coisa...), nem observei o tipo de sistema de movimentação, drivers, guias, fixações, etc.
Pois bem. Sempre acreditei em método único, sem muito "franksteinismo", até para manter o foco e agilizar a montagem. Então quando comecei a construir meu CNC, usei como "guide line" a máquina "black foot", do site buildyourcnc.com (olhei, gostei e disse amém). Só tive um problema no meio do caminho: a curiosidade. Entrei nesse fórum, conversei com muita gente, o meu guideline já não era a menina dos olhos... Pra completar, nunca vi um video da tal "black foot 4.1" em operação de usinagem (aí me lembrei do CNC do sujeito que não fazia 2 corte iguais). A exemplo do John, no tópico logo acima, para furar placas pci e "outras plaquetas", já supri minha necessidade. Quem já viu o sistema de corrente e pinhão funcionando? Furaria as placas PCI do John?

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
3- No geral creio que o mais importante é sabermos com clareza a que fim se destina a máquina; se ela satisfizer o fim proposto muito pouco irá importar se o sistema de movimentação é este ou aquele outro, se tem esta ou aquela característica......

Certamente... o rigor e a frequência de uso vão dizer qual qualidade escolher... meu caso é hobby, mas hobby daqueles que operam de 2 a 4 horas por dia ?_1...

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
5- Já pensaram num sistema de tração que use a tecnologia de magnetos sob uma temperatura zero absoluto? Que maravilha e que precisão???????

Creocad
Aí não dava Creocad... dizem que o zero absoluto tudo pára, inclusive as partículas do ar... quero ver quem ia querer operar essa máquina nessa oficina!!!! ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 Muito frio!!! ?_1 ?_1 ?_1

Brincadeiras à parte Creocad, bem que tu fazes... acho que nunca devemos descartar novas possibilidades... é o que faz as quebras de paradigmas e as melhorias das nossas máquinas. Abraços!!
« Última modificação: 16/02/13 - 10:14 por GerberCNC »

Clube CNC Brasil

Re:Votos para melhor sistema de tração
« Resposta #14 Online: 16/02/13 - 10:13 »

 

SiteLock