Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Peça coletor de pó  (Lida 7663 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Peça coletor de pó
« Resposta #30 Online: 28/02/12 - 22:13 »
valeu
abraço e boa sorte
ricardo

Clube CNC Brasil

Re:Peça coletor de pó
« Resposta #30 Online: 28/02/12 - 22:13 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Peça coletor de pó
« Resposta #31 Online: 14/05/12 - 09:52 »
Boas companheiros

Valendo este post , só pra dar a conhecer mais uma ideia de outra cabeça , vejam aí o video

Concerteza que voçê Marcão e tb o Edson , gostariam Tanto como Eu de ter um sugador de pó maneirinho e elegante como este sistema ai   ?_2 ?_4  ?_1

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Abraço

Portuga

Zé Vilhena

Clube CNC Brasil

Re:Peça coletor de pó
« Resposta #31 Online: 14/05/12 - 09:52 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:Peça coletor de pó
« Resposta #32 Online: 14/05/12 - 10:07 »
O que me agonia nesses sistemas cegos  é o posicionamento, o acompanhamento do trabalho e a troca de ferramentas.
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:Peça coletor de pó
« Resposta #32 Online: 14/05/12 - 10:07 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Peça coletor de pó
« Resposta #33 Online: 14/05/12 - 11:24 »
Então companheiro John Se eu falar alguma bobagem me corrija

O posicionamento ... um sistema de Homing na máquina teria sempre a certeza de Começar do mesmo Ponto/lugar da mesa .

Acompanhamento do trabalho ... , se a fresa partir, quanto o Spindle muda de posição voçê verifica que não está mais cortando, pode inclusivé usar a estrutura em acrilico como o que vem já a acompanhar as TUPIAS !

Troca de ferramenta ... Voçê tem Razão , fica mais dificil a troca , mas...  é aqui que "a necessidade aguça o engenho" imagine uma maneira de poder colocar para o lado tal como o Edson (mula preta) demonstrou na ideia que apresentou acerca deste tema , neste caso aqui a estrutura está presa por 2 PINOS na parte de trás e pelo tubo do aspirador na parte da frente....  então a solução podia passar pelo aliviar 1 porca de 1 pino , mantendo o outro a hipotese de ficar a manter toda a estrutura , quanto ao tubo do aspirador... uma junção engenhosa a inventar para este caso especifico , resolveria o que ainda falta desta minha hipotese de solução  ?_1 ?_4 , faltando salientar que esta ideia do filme não é minha , apenas gostei rsrsrs

Abraços

Portuga

Zé Vilhena
« Última modificação: 14/05/12 - 11:26 por portuga »

Clube CNC Brasil

Re:Peça coletor de pó
« Resposta #33 Online: 14/05/12 - 11:24 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Peça coletor de pó
« Resposta #34 Online: 14/05/12 - 18:12 »
Portuga meu amigo, o sistema do coletor de pó é muito bonito, mas eu preferia a maquina kkkk, para trocar a ferramenta nesse modelo de maquina, nao é tao complicado, basta trazer a maquina bem para frente, abaixar o sistema coletor e pimba... a minha estou fazendo isso, mas como a estrutura nao deixa, consigo ate um ponto, mas da certo sim, é.... a parte de posicionar a fresa no ponto zero nesse caso é complicado, eu estou apostando no acrilico.


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Peça coletor de pó
« Resposta #34 Online: 14/05/12 - 18:12 »

Offline Eduardo Kennedy de Paula

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 51
  • Total Likes: +8/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Peça coletor de pó
« Resposta #35 Online: 18/05/12 - 22:49 »
E ai pessoal tudo bem??

Marcão, fiz um coletor de pó meio no improviso, usei uma placa de policarbonato transparente e adaptei uma das pontas que veio no meu aspirador de pó.
Eu ajusto a altura dela sobre a peça a ser cortada ficando com altura fixa, e o spindle livre para subir e descer. Como o policarbonato é transparente o ponto que está sendo fresado fica bem visível.

Clube CNC Brasil

Re:Peça coletor de pó
« Resposta #35 Online: 18/05/12 - 22:49 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:Peça coletor de pó
« Resposta #36 Online: 19/05/12 - 06:59 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
....
Marcão, fiz um coletor de pó meio no improviso, usei uma placa de policarbonato transparente e adaptei uma das pontas que veio no meu aspirador de pó.
 ....
Muito legal essa visibilidade, pretendo melhorar a minha deixando-a assim. Só acho que poderia melhora o bigode da sua peça.
abraço
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:Peça coletor de pó
« Resposta #36 Online: 19/05/12 - 06:59 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Peça coletor de pó
« Resposta #37 Online: 19/05/12 - 19:35 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Muito legal essa visibilidade, pretendo melhorar a minha deixando-a assim. Só acho que poderia melhora o bigode da sua peça.
abraço

Também achei muito legal. Porém, creio não ser necessário o tal "bigode", uma vez que o dispositivo é fixo e não acompanha o sobe-desce da Spendle. A lateral poderia ser também do mesmo material e regulado a poucos milímetros de altura da peça a ser usinada.

Edson
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Peça coletor de pó
« Resposta #37 Online: 19/05/12 - 19:35 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:Peça coletor de pó
« Resposta #38 Online: 19/05/12 - 21:05 »
Depende do que se usa como spindle, minha tupia Makita sopra um ar violento prá baixo que não dá chace pro pó ser sugado, e sim espalhado...
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:Peça coletor de pó
« Resposta #38 Online: 19/05/12 - 21:05 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Peça coletor de pó
« Resposta #39 Online: 19/05/12 - 22:07 »
Meu amigo Kennedy, esse modelo que voce fez, esta aspirando bem? Pois o modelo que fiz, existe um tipo de canal que canaliza o ar puxado.



Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Peça coletor de pó
« Resposta #39 Online: 19/05/12 - 22:07 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Peça coletor de pó
« Resposta #40 Online: 20/05/12 - 10:58 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
......fiz um coletor de pó meio no improviso, usei uma placa de policarbonato transparente e adaptei uma das pontas que veio no meu aspirador de pó.
Eu ajusto a altura dela sobre a peça a ser cortada ficando com altura fixa, e o spindle livre para subir e descer. Como o policarbonato é transparente o ponto que está sendo fresado fica bem visível.

Achei bacana tua idéia... só num entendi como voce aspira o pó, pois não vi nenhuma mangueira pra puxá-lo...

Ou a  idéia é só não deixar ele se espalhar pelo ambiente?

Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Peça coletor de pó
« Resposta #40 Online: 20/05/12 - 10:58 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Peça coletor de pó
« Resposta #41 Online: 20/05/12 - 11:03 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Boas companheiros

Valendo este post , só pra dar a conhecer mais uma ideia de outra cabeça , vejam aí o video

Zé Vilhena

Vilhena, gostei da idéia.. mas gostei mais ainda da máquina em si, principalmente do sistema de guias.. só não entendi como é que funciona estas guias laterais...  a transversal deu pra entender, mas esta lateral no sentido do comprimento num entendi como funciona.. mas gostei... rs..

Tem mais algumas informações a respeito?

Valeu pelo vídeo...
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Peça coletor de pó
« Resposta #41 Online: 20/05/12 - 11:03 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Peça coletor de pó
« Resposta #42 Online: 20/05/12 - 12:29 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Achei bacana tua idéia... só num entendi como voce aspira o pó, pois não vi nenhuma mangueira pra puxá-lo...

Ou a  idéia é só não deixar ele se espalhar pelo ambiente?



Edu, A mangueira ainda não estava conectada. Nas 3ª e 4ª foto dá para ver o tubo onde a mangueira será conectada.

Edson
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Peça coletor de pó
« Resposta #42 Online: 20/05/12 - 12:29 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Peça coletor de pó
« Resposta #43 Online: 20/05/12 - 15:25 »
Valeu, Edson... realmente...   vi agora....
Minha net tá lerda e num tá abrindo as fotos mas olhando nas miniaturas com cuidado vi que realmente tem uma saida na parte de trás..  ficou muito bom...
Valeu...
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Peça coletor de pó
« Resposta #43 Online: 20/05/12 - 15:25 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Peça coletor de pó
« Resposta #44 Online: 20/05/12 - 15:38 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Vilhena, gostei da idéia.. mas gostei mais ainda da máquina em si, principalmente do sistema de guias.. só não entendi como é que funciona estas guias laterais...  a transversal deu pra entender, mas esta lateral no sentido do comprimento num entendi como funciona.. mas gostei... rs..

Tem mais algumas informações a respeito?

Valeu pelo vídeo...



Olá Caro Edu

Realmente não sei mais informações , segundo parece o autor já fez umas 3 máquinas , olhando prós vários filmes que ele colocou no youtube.

No inicio do video ele colocou lá este site : Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login    que aparentemente não está ainda completo ,  mas a ideia é vender por lá pelo site, então ele não vai mostrar como fez...

Mas neste texto que está lá no site , dá pra perceber que ele abordou este tema de um modo diferente , veja o que ele fala acerca das guias e do custo delas....

Our design
One of the biggest costs of building a CNC table is the purchase and shipping costs of the linear rails and ball screws. These 2 items alone often cost thousands of dollars, especially if you want to build a large table.

We set out to change that. Our design uses neither. By choosing our kit, you are already saving yourself thousands of $$ before you have even begun. Our kit has been designed to use 100mm x 50mm (4" x 2") cold rolled rectangular tubing for the linear rails. It is dimensionally very accurate and very strong. If you can buy this locally, you can build the gantry and rails.

Some other aspects of our design:

Our gantry kits are laser cut from steel, and everything bolts together. You do not need to weld anything to build the gantry and rails. You don't need any special equipment, no lathe, no milling machine, no special tools are required. If you have a drill and can drill 16 holes accurately, have some spanners, some allen keys and some patience, you can build this.

Everything is quickly and easily adjustable. When adjusted correctly, there is no binding and no slack anywhere. There is no backlash to worry about.

All the parts in our kit have been chosen for a reason. The motors, drivers, power supply, gearing, everything has been chosen to work together.

As for the actual table, you will need to make it yourself from steel tubing. All the required laser cut parts are supplied with the kits, along with clearly dimensioned 2D drawings and tips to make it easy for you to get it right the first time.


Abraço

Portuga

Zé Vilhena
« Última modificação: 20/05/12 - 15:47 por portuga »

Clube CNC Brasil

Re:Peça coletor de pó
« Resposta #44 Online: 20/05/12 - 15:38 »

 

SiteLock