Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Iniciante em programação cnc  (Lida 8658 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline dosantos

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 39
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Iniciante em programação cnc
« Online: 19/02/12 - 10:43 »
Pessoal estou começando a estudar programação cnc, e estou com duvidas em relação no que ouço o pessoal dizer que.
 ex: o torno cnc no meu trabalho é fanuc outro diz que é siemens e assim vai.
1- No caso fanuc é o pos processador ou o programa da maquina para executar o code?
2- G-code é uma unica linguagem para qualquer maquina cnc tanto torno ou centro de usinagem?
3- O que muda de uma maquina para outra em relação a fanuc siemens e entre outros?

Obrigado.

Clube CNC Brasil

Iniciante em programação cnc
« Online: 19/02/12 - 10:43 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Iniciante em programação cnc
« Resposta #1 Online: 24/02/12 - 14:28 »
Pessoal,

Alguém pode ajudar o amigo Gica ?

Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Iniciante em programação cnc
« Resposta #1 Online: 24/02/12 - 14:28 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Iniciante em programação cnc
« Resposta #2 Online: 27/02/12 - 09:38 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
1- No caso fanuc é o pos processador ou o programa da maquina para executar o code?
Fanuc é uma marca de cnc (Japonesa), assim como Siemens (Alemã) - são os programas de interpretação de arquivos e controle de máquinas operatrizes.

Citar
2- G-code é uma unica linguagem para qualquer maquina cnc tanto torno ou centro de usinagem?
G-code (código G) é uma linguagem simples e eficiente que foi criada para controle de máquinas e é usada até hoje devido à sua praticidade e robustez.
Existem alguns padrões de formato e os mais usados são ISO e RS-274x.

Não importa muito se a máquina é um centro de usinagem de 4 ou 5 eixos, um torno, prensa, dobradeira etc - o que manda é a maneira como os arquivos de código-G são escritos e claro, quais os conjuntos de comandos e subrotinas que o sistema usa - o que importa é conhecer o interpretador e o padrão de linguagem que ele usa.

Citar
3- O que muda de uma maquina para outra em relação a fanuc siemens e entre outros?
Muda um pouco a sintaxe dos arquivos, pois cada um tem seu conjunto de comandos e subrotinas escritas pelos seus fabricantes.

Hoje em dia se usam programas que geram arquivos e através do que se chamam pós processadores é que se criam os arquivos com as sintaxes e grupos de comandos para cada sistema.

Um pós processador nada mais é que um arquivo que contém informações que dizem ao programa de geração de arquivos em codigo-G como os arquivos devem ser escritos para cada comando
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Iniciante em programação cnc
« Resposta #2 Online: 27/02/12 - 09:38 »

Offline Jean Paulo

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 125
  • Total Likes: +0/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Iniciante em programação cnc
« Resposta #3 Online: 29/02/12 - 08:14 »
Longe de min ,conseguir colocar as palavras de forma técnica e pratica como Mac, Fgilli entre outros aqui do clube, mas vou tentar ajudar do meu modo ok.
1- A principal mudança é forma de fazer cabeçalho do programa repare que nos 3 programas a coloção dos códigos são diferentes.
2- A rotação da placa M3 usinagem dianteira e M4 usinagem traseira(se colocar invertido adeus ferramenta isso se tratando de tornos).
3- Já os percursos G0 e G1 são igual somente para mach-9 nessesariamente  tem que colocar "." em todas as coodernadas.
4- Alguns comando podem fazer o mesma função no  nomes diferentes ( ai é só estudando os manuais).um exemplo esta entre parenteses nos programas abaixo.

PROGRAMA CENTUR 30D SIEMENS.

G291(TUBO)
G21G40G90G95
T00
G54G0X150Z150
T0801
M8   
G96S200
G92S1250M3

G0X51.5Z0
G1Z-50F.25
G0X90Z5

M9   
M5   
M24   
G290                                                          (                        )
$AC_ACTUAL_PARTS=($AC_ACTUAL_PARTS+1)  (contador de peças)
G291                                                          (                        )
M30

MESMO PROGRAMA NO G-280 FANUC
 
:0028(TUBO)
G21G40G90G95
G0X150Z150
T0808
G54
G96S200M8
G92S1250M4

G0X51.5Z0
G1Z-50.F.25
G0X90.Z5.

M9
M5
M24
M76                              (contador de peças)
M30

MESMO PROGRAMA NO CENTUR 30-D MACH-9

;TUBO#
G99#
G54
T0808#
GX100.Z50.#
G96#
M6#
M8#
S200.#
G92S1250M3#

GX51.5Z0# (no mach-9 não presiça colocar G0X0 basta colocar GX0)
G1Z-50F.25# 
GX90Z5#

M9#
M5#
M24#
M30#

Espero ter ajudado!!!
Sem saber que era impossível de fazer. Ele foi e fez!

Clube CNC Brasil

Re:Iniciante em programação cnc
« Resposta #3 Online: 29/02/12 - 08:14 »

Offline dosantos

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 39
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Iniciante em programação cnc
« Resposta #4 Online: 09/03/12 - 13:50 »
Jean Paulo obrigado pelos exemplos, agora sim entendi o porque o pessoal tanto fala nos programas de interpretação de arquivos de usinagem ex: Fanuc, Siemens e etc, a diferenças é no jeito de programar.

Valeu!
 

Clube CNC Brasil

Re:Iniciante em programação cnc
« Resposta #4 Online: 09/03/12 - 13:50 »

Offline Jean Paulo

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 125
  • Total Likes: +0/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Iniciante em programação cnc
« Resposta #5 Online: 09/03/12 - 16:25 »
No geral o conceito de programação é igual para todos o que muda é a posição que se coloca os comandos. O ideal é ter a apostila de maquina na mão ea não tem erro!Abraço
Sem saber que era impossível de fazer. Ele foi e fez!

Clube CNC Brasil

Re:Iniciante em programação cnc
« Resposta #5 Online: 09/03/12 - 16:25 »

Offline tuga zorro

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 5
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Iniciante em programação cnc
« Resposta #6 Online: 30/03/12 - 12:32 »
boas
Pessoal recebi a minha cnc ...
E eu não percebo nada disto...lololol.. o que vale é que vou tirar um cursso de solid works 3d começa já no dia 3 abril ehehe ..
estou aqui com dúvidas...estive a ver vários videos e a minha cnc vem com um comando que se chama dsp que faz o controle da maquina tem uma entrada de usb ...e outra entrada é como se fosse de impressora eu penssava que a cnc funcionava como impressora ou seja através do software no meu caso tenho type3 e mandava imprimir como impressora mas parece que não é assim... o type 3 forma um código tipo código g que vocês lhes chamam  envio esse codigo para pen e intruduzo no comando dsp .. gostaria que me ajudassem ... obrigado...
ainda não conssegui fazer nada com a minha cnc .....depois tiro fotos a ela para voces verem ...

Clube CNC Brasil

Re:Iniciante em programação cnc
« Resposta #6 Online: 30/03/12 - 12:32 »

 

SiteLock