Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Correia sincronizada  (Lida 20729 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline BigRol

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 3
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Correia sincronizada
« Resposta #90 Online: 25/06/13 - 11:35 »
Boas Portuga (Zé Vilhena)

ha forma aki no forma de se falar sem estar a meter lixo aki nos posts??? :)

Vi a pagina k enviou ... realmente as cnc tem muito bom aspecto ... mas a traçao é feita com veio ... e uma coisa k eu tinha quase k decidido era fazer com correia...
Queria perguntar o seguinte ... e visto k a maioria das cnc´s k vejo serem de veio ... onde adquire os veios???? os k eu tenho visto tem um preço para cima do absurdo :) e o Euro anda curtoooooooo .... a nao ser k me saia hoje os 180 milhoes do euromilhoes heheheheh

Clube CNC Brasil

Re:Correia sincronizada
« Resposta #90 Online: 25/06/13 - 11:35 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Correia sincronizada
« Resposta #91 Online: 25/06/13 - 16:24 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Boas Portuga (Zé Vilhena)

ha forma aki no forma de se falar sem estar a meter lixo aki nos posts??? :)

Vi a pagina k enviou ... realmente as cnc tem muito bom aspecto ... mas a traçao é feita com veio ... e uma coisa k eu tinha quase k decidido era fazer com correia...
Queria perguntar o seguinte ... e visto k a maioria das cnc´s k vejo serem de veio ... onde adquire os veios???? os k eu tenho visto tem um preço para cima do absurdo :) e o Euro anda curtoooooooo .... a nao ser k me saia hoje os 180 milhoes do euromilhoes heheheheh

Olá BigRol

Se quiseres adicionar-me no skype : Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login   ,  normalmente não estou ligado , teremos de combinar hora para eu aparecer online.

Quanto ao facto dos veios ( fusos) serem caros , são sim senhor , os que aparecem mais em conta são os comprados via NET aos chineses , mas tem o problema depois de passar pela alfandega , uma chatice e mais custos,  isto até eu saber faz um mês atras que a EUROCORREIAS em lisboa , começou a comercializar tambêm fusos , castanhas (porca) e guias lineares !!!
Desgraça a minha que depois de decidir gastar os ultimos 1100 $$ e comprar guias lineares , ficando ainda por comprar os ditos fusos para o eixo X e Y ( a minha máquina tem de momento 1000mm x 450mm uteis) que quero que fique num futuro com 1500 x 1000 pois é as medidas do que já comprei....  descobri que o que paguei , teria dado + - para comprar praticamente tudo na EUROCORREIAS , descobri isso quando lá fui comprar correias e polias que custam menos do que os fusos... era o que eu pensava , perguntei preços e como estão em lançamento tem preços muito bons.

Só pra teres uma ideia , o que já gastei daria para ter uma daquelas que o luis fez , no entanto continuo  a ter uma "coisa" em MDF e partes metalicas , realmente a aprendizagem tem um custo que nem sempre conseguimos antever em termos de custos , quando falo de aprendizagem , estou a incluir este episodio de ter comprado num local mais caro que outro....

Como não é fácil apanhar fornecedores europeus , estamos de portas fechadas ... até aparecer a eurocorreias  eheheheheh

Abraço até mais

Portuga

Zé Vilhena

Clube CNC Brasil

Re:Correia sincronizada
« Resposta #91 Online: 25/06/13 - 16:24 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Correia sincronizada
« Resposta #92 Online: 25/06/13 - 16:31 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Caro Zé Vilhena;

perdoe-me se parecer impertinente; mas como as fotos aqui postadas não mostram direito e venho acompanhando quase todos os amigos que relatam problemas de variação e ou erro entre o traçado e o cortado; estive cá a matutar e fiz algumas experiências que talvez explique estes erros que matematicamente deveriam ser impossíveis de acontecer; mas acontecem:
Se vc estiver usando as correias para acionar um fuso o problema pode ainda ser que o fuso não esteja com acabamento e ou dimensão uniformes.......o que isto tem a ver? É que estas diferenças fazem com que a porca (castanha) fique variando a força necessária para gerar um mesmo deslocamento e isto reflete na uniformidade do movimento. Dirão que o software compensa e eu acreditava nisto, mas com as experiências feitas, usando uma barra roscada com variações centesimais no diametro bem como com acabamentos variados nos filetes da rosca vi que nem sempre o soft consegue compensar tais distorções.

Então resumindo: verifique o acabamento do fuso roscado bem como se a castanha gira sem ter locais onde ela fica mais presa, necessitando de maior força.

Nos testes que fiz, uma simples passada de lima fina nos filetes, usando baixa rotação e depois uma boa lixada com lixa fina para igualar o acabamento reduziu muito e em alguns casos até zerou as diferenças de deslocamento, medidos sempre com relógio comparador e paquímetro.

Abraços;
Creocad

Caro Creocad

Grato pela sua preocupação neste problema que apresentei , então as minhas correias NÂO estão a accionar fusos , estão diretas no motor com passo 18 nos drivers o que me permitiu reduzir a parte mecanica nesta fase da montagem , segue fotos do eixo X (mais visivel a correia) e eixo Y , não ligue para o pó acumulado ok ? rsrsrs

Claro que o ideal seria ter uma estrutura em metal , com um spindle e rigidez ao máximo possivel , de momento tenho meios para o fazer ($) , falta a sabedoria e calma para dar os passos certos que tanto preciso dar ...

Abraço esperando que tenha recuperado mais a sua condição fisica e animica  , amên

Portuga

Zé Vilhena

Clube CNC Brasil

Re:Correia sincronizada
« Resposta #92 Online: 25/06/13 - 16:31 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Correia sincronizada
« Resposta #93 Online: 25/06/13 - 16:41 »
Zé Vilhena;

Agora eu entendi o funcionamento da coisa.

Bem provavelmente suas diferenças são devido à folgas na estrutura.

Minha situação está melhorando pois a respiração está OK, o peito limpo depois de umas garrafadas ( afinal eu sou homeopata, apesar de estar mais pra garrafeiro ) nada que uma boa dose de sulphur e arnica não resolva; mas a "sorte" continua; pois meu monitor esterno deu piriquipaque, ele só funciona por 20 minutos e começa a trocar os canais de rgb para avi, para tv, para hmdi etc........Estou meio atabalhoado pois usando o monitor do note a coisa fica ruim.

Mas deve estar perto de acabar; pois falta pouca coisa para esgotar as possibilidades de darem errado, e eu consigo ter paciência para esperar.

Abarços e felicidades para ti;
Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Correia sincronizada
« Resposta #93 Online: 25/06/13 - 16:41 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Correia sincronizada
« Resposta #94 Online: 25/06/13 - 19:40 »
Portuga,

Este sistema está bem contruido, embora ache que os 2 rolamentos poderiam estar um pouco mais próximos um do outro, mas, como está não deve afetar no problema que está passando.

Poderia verificar se apertando a correia no ponto "A" ela oferece alguma elasticidade? Se sim, até quanto?

Abs.

Edson


Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Correia sincronizada
« Resposta #94 Online: 25/06/13 - 19:40 »

Offline zoolander

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 282
  • Total Likes: +6/-3
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Oxiiiiiii
  • Sexo: Masculino
Re:Correia sincronizada
« Resposta #95 Online: 25/06/13 - 21:01 »
Amigo Portuga,

Não sei se estou pensando errado, mas não daria certo se você fizesse uma regrinha de 3, imaginemos um passo qualquer tipo para um  passo de 1,2332434=89mm para passo X=90, ai vc coloca os valores que ja definiu em sua maquina.
Parece que no mach3 existe este calculo para el definir o passo do fuso, talvez funcione.

Se falei besteira deletem esta idéia.

Márcio

Clube CNC Brasil

Re:Correia sincronizada
« Resposta #95 Online: 25/06/13 - 21:01 »

Offline parrinha

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 85
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Correia sincronizada
« Resposta #96 Online: 25/06/13 - 22:04 »
PORTUGA  SUA MAQUINA TEM SENSORES DE LIMITES.... ESTIVE AKI A PENSAR EM MOVIMENTO CICLICO OU CORREIA FECHADA ENTRE DUAS POLIAS  COM NUMERO DE DENTES IGUAIS/;
POR EXEMPLO 1METRO EM DISTANCIA USINADA (UMA LINHA RETA) NAO A NECESSIDADE EM SE CALCULAR OS NUMEROS DE DENTEES DA CORREIA E SIM O PASSO DO FUSO ,, AGORA IMAGINO O SEGUINTE  QDO SE FALA EM UMA POLIA COMO ESTA A SUA MAQUINA ENTAO SE DEVA CALCULAR O PASSO DA CORREIA E OS DENTES DA POLIA.
 EXEMPLO :
 200PASSOS DO MOTOR QTO A CORREIA SE DESLOCA (DISTANCIA)?

SERA QYE NO EIXO Y ESTA DANDO UM PASSO INTEIRO E NO EIXO X.ESTA DANDO UMA DIFERENÇA NO PASSO (DIGO NO COMPRIMENTO (PASSO QUEBRADO )TOTAL DA CORREIA COMPARADANDO COM EIXO Y).

É UMA OPINIAO  ,

ABRAÇOS
 PARRINHA

Clube CNC Brasil

Re:Correia sincronizada
« Resposta #96 Online: 25/06/13 - 22:04 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Correia sincronizada
« Resposta #97 Online: 26/06/13 - 09:56 »
Claro que precisa calcular - para se conhecer o perímetro de uma polia se usa número PI, e PI é um número irracional portanto o resultado será sempre um número com diversas casas decimais...

O que se pode fazer para facilitar a vida é usar o sistema de ajustes de deslocamento que tem na aba setup (Alt F6 se não me engano) e ir ajustando cada eixo - basta uma escala ou trena e um pouco de paciência - fica perfeito...
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Correia sincronizada
« Resposta #97 Online: 26/06/13 - 09:56 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Correia sincronizada
« Resposta #98 Online: 26/06/13 - 10:44 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
PI é um número irracional

Sem ofensas, por favor ... O "PI" era um numero racional, mas depois que seus pais morreram ele se entregou a bebida e ficou meio perdido, mas pelo que sei ele está se tratando...  ?_5
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Correia sincronizada
« Resposta #98 Online: 26/06/13 - 10:44 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Correia sincronizada
« Resposta #99 Online: 26/06/13 - 11:03 »
É.... os dias de hoje e a bebida fazem isso com qualquer cidadão... e isso me revolta - por isso que eu bebo...
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Correia sincronizada
« Resposta #99 Online: 26/06/13 - 11:03 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Correia sincronizada
« Resposta #100 Online: 29/06/13 - 07:18 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Portuga,

Este sistema está bem contruido, embora ache que os 2 rolamentos poderiam estar um pouco mais próximos um do outro, mas, como está não deve afetar no problema que está passando.

Poderia verificar se apertando a correia no ponto "A" ela oferece alguma elasticidade? Se sim, até quanto?

Abs.

Edson


Olá Edson (mulapreta)

As minhas desculpas por só agora estar a responder-

Então a elasticidade nesse ponto já é pouca , ainda desce uns 4 milimetros + - se eu forçar bem.

No entanto vou desmanchar a máquina de novo , rever todos os pontos e ... fazer uma com àrea maior que era o objectivo final , apenas quis fazer uns testes para ver o comportamento da correia , nos primeiros dias de Julho vou ver se a empresa onde comprei as correias tem e quanto custa CREMALHEIRA que agora depois de montar as correias .... me parece a opção mais natural devido à rigidez que apresenta , mas tudo dependerá do custo da coisa.

Já agora que estou aqui vou  fazer uma pergunta pode ser que alguêm  saiba :

Comprando este Spindle Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Ele vem com o porta pinças - Collet: ER11(3.175mm,4mm,6mm)  mas eu tenho aqui uma tantas fresas de 3mm de aste ...  e de 8mm  !! ora este nem chega tão baixo nem tão alto quanto as fresas que tenho e que uso na Tupia.

Dá para colocar outro porta pinças  com outra referencia ER16  (que dê para usar 8mm... 3mm e 2mm)  ?!?!?

Grato pela atenção

Portuga

Zé Vilhena
« Última modificação: 29/06/13 - 08:23 por portuga »

Clube CNC Brasil

Re:Correia sincronizada
« Resposta #100 Online: 29/06/13 - 07:18 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Correia sincronizada
« Resposta #101 Online: 29/06/13 - 07:28 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Amigo Portuga,

Não sei se estou pensando errado, mas não daria certo se você fizesse uma regrinha de 3, imaginemos um passo qualquer tipo para um  passo de 1,2332434=89mm para passo X=90, ai vc coloca os valores que ja definiu em sua maquina.
Parece que no mach3 existe este calculo para el definir o passo do fuso, talvez funcione.

Se falei besteira deletem esta idéia.

Márcio


Zoolander , se reparar na pagina anterior , na penultima resposta eu falei lá exactamente desse truque matematico para tentar resolver , segundo o que percebi a PROPORCIONALIDADE não pode ser directa  mas sim INVERSA , só assim deu resultado comigo essas contas , no entanto obrigado pela dica.

Parrinha , a minha máquina não tem sensores de limite instalados nem sistema fechado não , obrigado pela dica.

Vou refazer a máquina e tentar usar materiais mais rigidos , a demora vai ser grande ....

Abraço e obrigado a todos os que opinaram com as suas valiosas dicas e conhecimentos

Portuga

Zé Vilhena

Clube CNC Brasil

Re:Correia sincronizada
« Resposta #101 Online: 29/06/13 - 07:28 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Correia sincronizada
« Resposta #102 Online: 29/06/13 - 12:09 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Olá Edson (mulapreta)

Dá para colocar outro porta pinças  com outra referencia ER16  (que dê para usar 8mm... 3mm e 2mm)  ?!?!?


Não dá para usar pinça ER16 nem ER20 nem outro que não seja ER11, no próprio ebay, você encontra as pinças em polegadas e milímetros bem baratas. Mas peça sempre ER11.

Esse código ERxx é justamente o tamanho externo da pinça.

Edson
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Correia sincronizada
« Resposta #102 Online: 29/06/13 - 12:09 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Correia sincronizada
« Resposta #103 Online: 29/06/13 - 14:19 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Não dá para usar pinça ER16 nem ER20 nem outro que não seja ER11, no próprio ebay, você encontra as pinças em polegadas e milímetros bem baratas. Mas peça sempre ER11.

Esse código ERxx é justamente o tamanho externo da pinça.

Edson


OK , entendido agora essa do tamanho externo , é que me fazia confusão , uns Spindle vem com ER11 , outros com ER16 , outros ainda com ER20 e eu não sabia a diferença .

Obrigado Edson pela resposta

Portuga

Zé Vilhena

Clube CNC Brasil

Re:Correia sincronizada
« Resposta #103 Online: 29/06/13 - 14:19 »

Offline RARANDA

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1113
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SÃO PAULO - CAPITAL
  • Sexo: Masculino
Re:Correia sincronizada
« Resposta #104 Online: 30/06/13 - 07:22 »
Nobre amigo Portuga.

Se posso ajudar, complementando as informações do nobre amigo Edson,  os spindles chineses que são agraciados com pinças ER 20, são apenas os acima de 2,2 kw, ou seja, 3 CV (inclusive) de potência.

Normalmente os de 0,8 Kw e 1,5 Kw apresentam pinças ER 11, que agarram até 7 mm.

Evidente que varia de fornecedor para fornecedor.

Pinça ER 16 seria a melhor opção, pois agarram até 10 mm, entretanto estão cada vez mais raros entre os spindles de 1,5 Kw (único modelo que eu conheço e importei que vinham com essas pinças).

Agora a maioria é tudo ER 11, os chineses fazem de tudo para economizarem alguns poucos dólares.

Então, minha sugestão, é que ser for optar, opte pelas ER 16, são muito fáceis de se encontrar e trabalham com diâmetros maiores que as ER 11 e menores que as ER 20.

Acho que é isso.

Abraços.

Rubens

Clube CNC Brasil

Re:Correia sincronizada
« Resposta #104 Online: 30/06/13 - 07:22 »

 

SiteLock