Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Como aumentar o número de entradas em minha máquina ?  (Lida 1592 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Kowalski

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 3
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Olá senhores.  Ja faz algum tempo que venho observando este fórum e finalmente resolví participar. Confinate nas diversas respostas bem fundamentadas dos usuários sobre vários assuntos  venho iniciar minha parcipação com uma dúvida que vem me fundindo a cuca.  Construí uma corte plasma CNC e utilizo o Mach3 ( versão demo ). Minha máquina conta com três eixos, pois bem, notei que o mach3 em : configurações > portas e pinos > Entradas , conta com uma verdadeira infinidade de possibilidades de  vão desde sensores de  final de curso a Jog para os eixos. Mas então, o que posso fazer para ampliar meu restrito número de entradas epoder fazer uso dos diversos recursos oferecidos?  Existem placas de expansão de entradas?  Caso sim o mach 3 aceita bem esta possibilidade?

Clube CNC Brasil


Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:Como aumentar o número de entradas em minha máquina ?
« Resposta #1 Online: 03/11/11 - 21:16 »
Olá, se sua controladora não tiver essas opões, vc precisará de uma placa integradora, que te dá as opções de fim de curso, joystick, ligar e desligar tocha e refrigeração. qual é a sua controladora?
abraço
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:Como aumentar o número de entradas em minha máquina ?
« Resposta #1 Online: 03/11/11 - 21:16 »

Offline Kowalski

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 3
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Como aumentar o número de entradas em minha máquina ?
« Resposta #2 Online: 04/11/11 - 07:15 »
Obrigado pela resposta.  Minha controladora é também chamada de placa isoladora. A mesma tem 12 saídas podendo uma delas ser convertida em entrada e duas que cionam dois relés. a mesma conta com 5 entradas digitais eu ma que pode ser convertida de saída para entrada, conforme citado anteriormente.  Não tenho nome e modelo da mesma mas fora adquirida na tekkno mecatrônica.  Mas me diga, como seria esta placa integradora, ela conversa som o mach3?  Como habilitar as funcões de final de curso e etc, se o mach 3 só aceita 5 pinos de entrada?

Clube CNC Brasil

Re:Como aumentar o número de entradas em minha máquina ?
« Resposta #2 Online: 04/11/11 - 07:15 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Como aumentar o número de entradas em minha máquina ?
« Resposta #3 Online: 04/11/11 - 11:17 »
Kowalski,

Há ainda a possibilidade de se instalar uma placa PCI para paralela e assim criar uma LPT2...

Neste caso, o Mach3 pode enxergar esta segunda porta como tendo 17 sinais de entrada o que amplia ainda mais o leque de conexões possíveis para sinais de entrada.

Dependendo muito de como voce monte sensores de final de curso, voce pode ter apenas um sinal para todos os 3 eixos (quando os sensores são ligados em série por exemplo) e assim economiza entradas.

No seu caso de uma máquina de plasma, eu diria que pode ser interessante ter um THC, que é um controle automático de altura de tocha, caso corte chapa fina.
Para esta opção se usam 3 entradas - uma vinda do gerador que sinaliza quando o arco está ativo, e duas que sinalizam ao cnc quando deve fazer a tocha subir e descer...
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Como aumentar o número de entradas em minha máquina ?
« Resposta #3 Online: 04/11/11 - 11:17 »

Offline Kowalski

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 3
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Como aumentar o número de entradas em minha máquina ?
« Resposta #4 Online: 04/11/11 - 12:05 »
Perfeitamente. Penso em colocar um THC, inclusive ví que o senhor vende estes equipamentos. Se puder mande para meu email as especificações e valores. Mas então, se eu colocar uma placa incluir uma porta paralela o Mach 3 aceitará a mesma e entenderá a como entradas ou continuará me restringindo a 5 pinos de entrada? Que placa é essa que pode funcionar como 17 entradas? 

Clube CNC Brasil

Re:Como aumentar o número de entradas em minha máquina ?
« Resposta #4 Online: 04/11/11 - 12:05 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Como aumentar o número de entradas em minha máquina ?
« Resposta #5 Online: 04/11/11 - 18:28 »
Kowalski,

Sim, eu tenho THC para venda e vou enviar uma cotação para seu e-mail...

O Mach3 tem a possibilidade de aproveitar uma segunda porta paralela (fora a LPT1, que é usada para controle de motores principalmente) e assim ampliar a possibilidade de mais 17 pinos de entrada extras...

Para isso basta instalar no PC uma placa PCI para paralela e fazer o Windows enxergá-la corretamente.

Já fiz isso diversas vezes quando há necessidade de diversos pinos de entrada, como em máquinas grandes ou com muitos opcionais a ser controlados.
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Como aumentar o número de entradas em minha máquina ?
« Resposta #5 Online: 04/11/11 - 18:28 »

 

SiteLock