Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Projeto Raranda - com fotos  (Lida 16906 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #30 Online: 25/08/08 - 00:42 »
Raranda,

Fiquei acordado até agora p/ fazer este desenho, tenho muita fé que voce vai conseguir entender ... eheheee  ?_6 ?_6 ?_6

Nota: Quando um fio cruza com outro, só ha ligação entre eles se houver uma bolinha, caso contrario não ha nenhuma ligação fisica entre ambos ... OK ?!
« Última modificação: 25/08/08 - 00:48 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #30 Online: 25/08/08 - 00:42 »

Offline RARANDA

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1113
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SÃO PAULO - CAPITAL
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #31 Online: 25/08/08 - 07:48 »
Serrão, muito obrigado pelo esclarecimento.

É tão simples entendermos as coisas quando sabemos por exemplo o que significa cada uma das nomenclaturas.

Mac....

Agora que não estou entendendo mesmo.

Essa ligação eu postei exatamente após o Consorte vir aqui entregar o Driver.

Inclusive fizemos fora do circuito todas essas ligações (usando inclusive pedaços de fios para exemplificar e materializar as ligaçôes).

Quanto á bobina do rele, realmente eu sei que ela vai ligada no centro do trafo, inclusive escrevi isso :"ligado no "jumper" do trafo e NÂO na outra fase de entrada de corrente, pois o rele é para 110 V".

Vou dar mais uma olhada no desenho que me mandou  e assim retirar possíveis dúvidas.

Se eu estivesse feito tudo sozinho, ai sim poderia estar tudo errado, mas o amigo Consorte praticamente "leu" o desenho todo e me fez as ligações.

Imagino que eu não esteja me fazendo entender, á exmplo da "casinha" ou cometi algum erro ao elaborar meu desenho.

Vou verificar tudo de novo. Ainda não liguei nada na corrente.Vou fazer isso somente quando estiver certo das ligações.

Estou usando tudo que está no esquema, menos a chave seletora de corrente (110 V - 220 V), pois conforme o seu comentário não existe a necessidade uma vez, que optamos pela corrente de trabalho.

Inclusive coloquei uma extensão para a chave tipo soco (ou seja, tenho 2 em meu conjunto).

Mas de qualquer maneira agradeço e se não conseguir mesmo, vou providenciar uma saida lógica, prática e rápida (não coloco esse "bendito" rele). Rsrsrsrsrsr.


Escrevo assim que chegar a uma conclusão.

Abraços.

Rubens 
« Última modificação: 25/08/08 - 07:50 por RARANDA »

Clube CNC Brasil

Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #31 Online: 25/08/08 - 07:48 »

Offline RARANDA

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1113
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SÃO PAULO - CAPITAL
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #32 Online: 25/08/08 - 08:38 »
Mac. Mac. Mac.....................

Que susto voce me deu.

Pensei que eu era realmente uma anta de galochas. (posso até ser uma anta, mas sem galochas, pois prefiro andar descalço)

É evidente que seu desenho é muito mais bonito e elaborado que o meu (pois ai em Peruibe o jardim da infancia deve ter disponibilizado mais giz de cera e papel crepom que aqui em SP).  Ehehehehe.

O desenho que acabei de ver, é exatamente como eu queria te passar (queria, pois acho que não consegui!!!!!!).

Veja se não bate com o que falei:

"Contato de nº 1 -  ligo em um lado do contato NF da Chave 2. Em seguida no Resistor de 47 R e por fim em um dos polos negativos ( - ) GND dos Drives dos Motores (em qualquer um dos Drives, inclusive os que não estão sendo utilizados). "

É exatamente o que está no seu projeto. Sò que voce usa o termo Ch2-B (o correto).

E essa derivação pode ser ligada em qualquer uma das 5 (cinco) saidas negativas (GND) da fonte.

"Contato de nº 2 - "jampeio" com o contato de nº 8 que por sua vez está ligado em um dos lados do botão tipo campainha - NA. Que só é acionado quando ligo o conjunto e o aperto, armando o rele e voltando ao estado NA.  "

É essa a primeira discrepancia que vi, pois estou usando apenas 1 (um) botão desses tipo comapinha.

Com contatos NA.

Pois ele é que será o responsável pela "partida" do rele (acionamento do rele).

Ou seja, em meu esquema não estou usando o botão tipo campinha que voce nomeia como "INTERNO".

Pois ao meu entender, funcionaria como uma segunda chave geral (é isso?).

Mas do resto é a mesma coisa, pelo menos pelo que estou vendo.

2 e 8 ligados de um lado em uma das "pernas" do botão tipo compainha e do outro em uma fase do transformador especial.

A outra perna do botão tipo campainha ligado no 6 e na mesma fase que vai para o transformador especial (só que na entrada da rede).

"Contato de nº 3 - Sem ligação."

Igual.

"Contade de nº 4 - ligo no outro lado do contato NF da Chave 2. E em qualquer uma das fases de qualquer um dos Drives dos Motores (inclusive os que não estão sendo utilizados)."

Identico ao que eu pretendia dizer.

So que não usei o termo CH2 - B, e apenas Chave 2.

E falei em "fase de qualquer um dos Drives", quando deveria ter usado o termo Positivo (+) da fonte de alimentação.

"Contato de nº 5 - Sem ligação."

Igual.

"Contato de nº 6 - ligado no outro lado do botão tipo campainha e em seguida á outra fase da entrada de corrente 220 V."

Esse é o segundo equivoco que ocorreu, pois coloquei essa "outra fase de entrada de corrente", quando na verdade é a mesma que segue para os contatos 8 e 2 e derivam para o trasnformador especial.

Só que de um lado é a entrada e o outro a saida para o transformador especial.

Mas para mim está entendido.

"Contato de nº 7 -  ligado no "jumper" do trafo e NÂO na outra fase de entrada de corrente, pois o rele é para 110 V. "

Perfeito. Pois como estou usando um rele de 110 v, a corrente que o alimenta será de 110V.

Exatamente o que entendi.

"Contato de nº 8 - "jumpeado" ao contato de nº 2 e ligado em um lado do botão tipo campainha. "

Exatamente igual.

Portanto, conclui o seguinte:

Como desenhista sou um mero advogado.

E o grande problema da humanidade (não apenas meu) é o poder de comunicação, pois sem ela (comunicação), e até mesmo sem sua perfeita conclusão, GUERRAS se iniciaram, contumaz um simples CURTO CIRCUITO.

Ficou somente a dúvida quanto á necessidade do uso do "botão tipo campainha" nomeado por voce como INTERNO.

Pois não o tenho em meu projeto.

E em segundo, que o botão que estou usando para essa finalidade é de apenas 3A e não de 6A como voce menciona. Pois não encontrei nenhum de pequeno porte com essa especificação.

Por fim quero agradecer novamente sua paciência e atenção.

Pois o maior problema não é pagar para alguem fazer as coisas por nós, mas sim pagar por NÃO CONSEGUIRMOS FAZER ESSAS COISAS.

Mas pelo que pude ver, não precisarei desse artifício, pois, os meus professores possuem competência de sobra para me ensinarem o caminho das pedras.

Mesmo que este aluno, em sua avaliação, não consiga passar para o papel todo o conhecimento que adquiriu. (o que parece ter ocorrido neste caso).

Muito grato a você, Reinaldo e a todos os que direta ou indiretamente estão me ajudando.

Pois tenho esperança que em um futuro bem próximo estarei fazendo o mesmo por futuros novatos como eu.

Escrevo assim que "queimar" mais alguma coisa. Ehehehehehe.

Brincadeirinha. Rsrsrsrsrsrsr.

Abraços.

Rubens
 

 
 
« Última modificação: 25/08/08 - 08:45 por RARANDA »

Clube CNC Brasil

Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #32 Online: 25/08/08 - 08:38 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #33 Online: 25/08/08 - 10:03 »
Raranda,

Talves seu desenho não condiga com o que voce descreve, mas não da p/ saber, pois voce usa uma linguagem propria, extruturada, mas que eu não aprendi nem na escola Pombo .... eheheheeee

Da uma olhada em algumas correçoes que fiz, mas não todas, pois achei mais facil fazer outro desenho .... ehehehe
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #33 Online: 25/08/08 - 10:03 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #34 Online: 25/08/08 - 10:20 »
Raranda,

Desculpa, mas o testo que voce escreveu me deixou com labirintite, ja não sei nem onde estão meus pés .... eheheheee

O que posso lhe dizer, é que este esquema que passei é o melhor que consigo fazer e esta correto ...

Os botões de campainha são : BT1, BT2 e BT3

BT1 = Botão p/ ligar a maquina - "NA"
BT2 = Botão p/ desligar a maquina - "NF"
BT3 = é identico ao BT2, Tambem desliga a maquina e é opcional ... este é o botão de emergencia que tanto voce me cobrou e pode ser colocado perto da maquina (externamente) ...

CHG = CHAVE GERAL
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #34 Online: 25/08/08 - 10:20 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #35 Online: 25/08/08 - 13:23 »
Raranda,

Esqueci de falar sobre a corrente dos botões de campainha, eles podem ser de 3 amperes tambem ... embora os de 6 amperes sejam os mais indicados e mais caros tambem ...

Por estes e outros motivos é que uns oferecem seus produtos baratim e outros carim ... ehehehee

Quando eu oferecer o gabinete montado, não serão baratim ... rsrsrs

Sobre pequenas diferenças, eu diria que infelizmente em eletrica e programação, a falta de uma virgula ou ponto final, não altera somente a frase e sim a historia .... bummmm .... ehehehee

abraços !
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #35 Online: 25/08/08 - 13:23 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #36 Online: 27/08/08 - 15:29 »
E ai Raranda, alguma novidade ? ...  ?_12
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #36 Online: 27/08/08 - 15:29 »

Offline RARANDA

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1113
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SÃO PAULO - CAPITAL
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #37 Online: 27/08/08 - 17:47 »
Uma Cabeluda.

Troquei de PC e estou tentandop reaproveitar o "velho" para instalar o EMC 2 e não estgou conseguindo.

Vou postar no topico do EMC.

Por isso não mechi em mais nada.

Escrevo assim que "cortar o cabelo" dessa encrenca.

Abraços.

Clube CNC Brasil

Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #37 Online: 27/08/08 - 17:47 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #38 Online: 27/08/08 - 19:26 »
Este é o Raranda ... eheheee

Mas não desanima não, voce ja virou referencia de perceverança ...  ?_18

O Consorte me disse que sua maquina é coisa de gente grande e eu acredito ... ehehe  ?_17
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #38 Online: 27/08/08 - 19:26 »

Offline RARANDA

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1113
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SÃO PAULO - CAPITAL
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #39 Online: 28/08/08 - 07:11 »
O Consorte não deve conhecer muitas "gentes grandes", motivo pelo qual deve ter falado isso.

Mas quando eu crescer quero ser igual á pessoa que ele acha que eu sou (é logico que com menos problemas e mais bonito).

Mas de qualquer maneira agradeço o eleogiu.

E quanto á perceverança, tenho por principio desde meus tempos de militar que "Não é porque as coisas são difíceis que não ousamos, é por não ousarmos que elas se tornam difíceis".

E pelo modo que andam as coisas, devo estar ousando muito pouco, pois as coisas andam muito difíceis para mim.

Mas assim caminha a humanidade (e como as coisa não vão caminhando muito bem para mim, é que ando pensando que não devo ser tão humano assim) Ehehehehehe.

Mas tudo vai dar certo.

Abraços.

Rubens

Clube CNC Brasil

Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #39 Online: 28/08/08 - 07:11 »

ecarmo

  • Visitante
Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #40 Online: 07/01/09 - 17:43 »
E ai Rubão, sai ou não sai essa bagaça?

Abraços...

Clube CNC Brasil

Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #40 Online: 07/01/09 - 17:43 »

Offline RARANDA

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1113
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SÃO PAULO - CAPITAL
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #41 Online: 07/01/09 - 19:03 »
Grande Ecarmo.....

Esse ano sai com certeza.

Agora estou em vias de ultimar os preparativos do torninho que consegui para usinar os fuso, basicamente é só isso que está faltando.

Mas as vezes quanto menos se falta, mais complicado para se terminar.

Quase toda a máquina eu construi em menos de 15 dias, mas esse bendito fuso já completou quase um ano que estou por terminar.

Mas são lembranças como a sua que acabam nos "empurrando" para a frente.

Grande abraço.

Rubens

Clube CNC Brasil

Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #41 Online: 07/01/09 - 19:03 »

Offline Mario09

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 279
  • Total Likes: +4/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #42 Online: 21/04/09 - 12:25 »
Grande Rubens..

Sou novato na area , e somente hj consegui ler por inteiro o seu projeto.
Belo projeto  ?_18.
Em que fase está agora? Tem fotos atuais para mostrar?

Abraço

Mario

Não é necessario ser louco. Mas ajuda muito!!

Clube CNC Brasil

Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #42 Online: 21/04/09 - 12:25 »

Offline RARANDA

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1113
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SÃO PAULO - CAPITAL
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #43 Online: 21/04/09 - 18:33 »
Nobre Mario....

Nada de novo, apenas alguns trabalhos de fresagem e tornearia.

Devo estar retomando a montagem ainda este mes, ou o mais tardar início de Maio.

Falta apenas a usinagem dos fusos.

Já usinei novos mancais, ainda não postei fotos, mas faço em breve.

Fico muito grato pela atenção.

Grande abraço.

Rubens

Clube CNC Brasil

Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #43 Online: 21/04/09 - 18:33 »

Offline RARANDA

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1113
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SÃO PAULO - CAPITAL
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #44 Online: 01/06/09 - 08:05 »
Nobres amigos.......

Ontem consegui terminar parte do "gabinete" que estou montando para a minha máquina.

Boa notícia, estou retomando o término da montagem.

Má noticia, ainda não conclui a ligação do "bendito rele", por isso........ se prepare Mac, estarei logo logo lhe causando "mais labirintiti". ehehehehehe

Abraços á todos.

Rubens

Clube CNC Brasil

Re: Projeto Raranda - com fotos
« Resposta #44 Online: 01/06/09 - 08:05 »

 

SiteLock