Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: M3 15000  (Lida 2157 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
M3 15000
« Online: 13/08/12 - 19:06 »
Estou abrindo esse tópico porque já ví vários arquivos de Gcode com a linha M3 sem valor nenhum.

Quando gero o Gcode para fresar, aparece a linha M3 s15000, sei que é para o spindle girar a 15000 RPM, porem se eu deixar essa linha intocada, quando vou fresar pelo Mach3 ele para nessa linha. Então, toda vez, tenho que editar essa linha e apagar os "s15000" e deixar apenas M3

A pergunta que não quer calar, como fazer para quando geral o Gcode pelo Artcan o valor de "s15000" não aparecer?

Abraço

Edson

 
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

M3 15000
« Online: 13/08/12 - 19:06 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:M3 15000
« Resposta #1 Online: 13/08/12 - 19:17 »
Menino Edson

Não entendo nada desta parte, mas pela lógica entra na questão de criar/escrever/desenvolver um pós-processador adequado ao teu interpretador de código.

GAeMP!

Clube CNC Brasil

Re:M3 15000
« Resposta #1 Online: 13/08/12 - 19:17 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:M3 15000
« Resposta #2 Online: 13/08/12 - 20:50 »
Garoto Elton,

Acho que o caminho é por aí, mas se uso o Gcode .tab, que é para o mach3 em mm. qual seria outro que me atenderia?

Abraços

"idoso" Edson

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:M3 15000
« Resposta #2 Online: 13/08/12 - 20:50 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:M3 15000
« Resposta #3 Online: 13/08/12 - 21:29 »
Edson

Por isto citei que não sou a pessoa certa para te indicar ou auxiliar nesta área... Mas na ância de sempre tentar...

Se tu utiliza o Mach3 (interpretador de código G), deves ler e estudar devidamente os comandos aceitos (e com quais parametros são aceitos) nesta ferramenta.
Como exemplo, eu utilizo (AINDA) o bom e velho TCNC. Sei que é ultrapassado e talzzzz, mas me serve muito bem, pois estudei um pouco mais os comandos aceitos e as interpretações dele... Hoje consigo escrever alguns códigos na unha, e que me servem muto bem.

GAeMP!

Clube CNC Brasil

Re:M3 15000
« Resposta #3 Online: 13/08/12 - 21:29 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:M3 15000
« Resposta #4 Online: 13/08/12 - 23:22 »
Certo, Editar o arquivo deletar o "s15000" não é trabalho nenhum, mas quando esqueço de editar, preparo a máquina, zerando, ligando tupia, ligando Ciclone, FECHANDO A PORTA DA OFICINA para não incomodar os vizinhos, etc e tal, clico em Start e pronto: a FDP para de funcionar assim que ergue o eixo "Z".

É um saco realmente... o problema é que essa linha é escrita no próprio Artcan, em vários interpretadores. Já tentei tirar aquele "15000" na configuração da ferramente mas não é aceito sem nenhum valor.

"Óh Deus, óh Vida..."  Vejamos se aparece alguma alma bondosa que já tenha resolvido esse probleminha...

Abs.

Edson
 
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:M3 15000
« Resposta #4 Online: 13/08/12 - 23:22 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:M3 15000
« Resposta #5 Online: 13/08/12 - 23:52 »
Edson,
Tou aqui tentando, desde semana passada, testar uma cnc que acabamos de montar, eu e um amigo meu e também tamos tendo vários problemas com este negócio de gerar código G
Hô negocinho compricado, sô!!!... rs...
O negócio, cheguei à conclusão, num é complicado não.. rs.  a gente que é uns pelados e num tamos nos entendendo com o programa...
Eu baixei um arquivo que o Hippye disponibilizou, com uns círculos e quadrados e tentei de todas as formas gerar o tal do código.. rs...
E ele para na linha 7...  parece que tem um arco incompatível com o diâmetro, ou algo assim... os dois num se entendem e trava tudo bem na linha 6.. e avisa que nesta tal da sete num vai rodar pois lá tem esta imcompatibilidade...
O programinha medroso, sô..  se na linha 7 tivesse havendo uma guerra, um genocídio ou algo assim, eu até entenderia ele num querer ir lá.. mas é só uma imcompatibilidadezinha...  mas num vai não...

Aí eu imaginei que o problema pudesse ser este tal de pós-processador...  nem sei qual eu tava usando, mas era um próprio pro Mach3..  agora, esta noite, criei mais um desenho aqui e gerei o código usando o pós Camtech RMS MM (*.cnc) e vou testar amanhã...

Dependendo do qual voce tá usando, experimenta este...  tenho a impressão de que a coisa é por aí e se for, acaba a desavença entre o tal do arco e do diâmetro...  num tendi nada...  que arco e que diâmetro é este que o programa fica reclamando...

Mas tente este pós-processador..  eu li em algum lugar que ele é o X da questão...
Deve ser mesmo.. com um nome destes.. rs...

abraços,

Eduardo
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:M3 15000
« Resposta #5 Online: 13/08/12 - 23:52 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:M3 15000
« Resposta #6 Online: 14/08/12 - 14:21 »
Editar o pós processador para que esta linha não apreça...
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:M3 15000
« Resposta #6 Online: 14/08/12 - 14:21 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:M3 15000
« Resposta #7 Online: 14/08/12 - 16:02 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Editar o pós processador para que esta linha não apreça...
Viu, Edson como é facinho?  ?_1 ?_1 ?_1 ?_1

Gilli meu querido amigo...  a gente aqui, eu e o Edson, num sabemos ou num tamus entendendo nem como gerar o tal do Código G.. editar o pós aí já é querer demais da gente.. rs...

Eu hoje fiz mais dois códigos usando o pós Camtech RMS MM (*.cnc) e num rodou de novo...
Diz, numa linha lá que o arco tá em desavença com um diâmetro, para lá nesta linha e num vai mais...

E num tou sabendo o que acontece... 2 códigos e ambos apresentam o mesmo defeito.. um é na linha 4 e o outro na linha 16...   mesmo defeito...

E ocê ainda sugere que a gente edite o pós? rs....  semos uns peladinhos... rs...

Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:M3 15000
« Resposta #7 Online: 14/08/12 - 16:02 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:M3 15000
« Resposta #8 Online: 14/08/12 - 18:08 »
John, o arquivo que o Velho Hippe disponibilizou tem "dois ou mais vetores que sobrepoem" pr
ecisa consertar isso, no outro topico da cnc invertida, eu precisei modificar, e no meu caso salvei o pos processador como "mach2mm(*.cnc), tenta ai.



Marcao

Clube CNC Brasil

Re:M3 15000
« Resposta #8 Online: 14/08/12 - 18:08 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:M3 15000
« Resposta #9 Online: 14/08/12 - 18:14 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Editar o pós processador para que esta linha não apreça...
Gilli,

No primeiro momento pensei em mandá-lo para aquele lugar, pois, já tinha escrito que eu editava o arquivo para apagar o tal "s15000". Mas, é sempre bom pensar 10 vezes antes de fazer ou falar bobagem. E agora sei que faria uma das maiores bobagens da vida.

Pensando melhor, e conhecendo suas postagens, resolvi ir até a pasta do Artcan (Arquivos de programas->ArtCAM 2008->postp) e editar, com o Bloco de Notas, o arquivo "Mach3gb-MM-Arcs.con". Tem uma linha que está assim:

START = "M3 [letra ESSE]"

Foi só colocar Aspa, <Enter> e um "ponto e virgula" antes do [Letra ESSE] que RESOLVEU TODOS OS MEUS PROBLEMAS!!!!!  Parabéns pelo acerto.

o arquivo ficou assim:

START = "M3"
; [letra ESSE]"

Atenção: no lugar de "letra ESSE" é só a letra "S" mesmo, é que se colocar a letra "S" o programa do post entende como palavra Riscada palavra riscada.

Muito Grato

Edson

« Última modificação: 14/08/12 - 18:18 por mulapreta »
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:M3 15000
« Resposta #9 Online: 14/08/12 - 18:14 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:M3 15000
« Resposta #10 Online: 14/08/12 - 18:19 »
Edson,

Tá vendo como são as coisas?

Foi só usar a cabeça um pouco - pois ela não foi feita para separar as orelhas - e resolveu, e nem precisou me mandar praquele lugar...

Parece incrível, mas eu sempre dou umas dicas acertadas :) (não sou tão ruim quanto alguns acham :D )
« Última modificação: 14/08/12 - 18:20 por fgilii »
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:M3 15000
« Resposta #10 Online: 14/08/12 - 18:19 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:M3 15000
« Resposta #11 Online: 14/08/12 - 18:23 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Edson,

Tá vendo como são as coisas?

Foi só usar a cabeça um pouco - pois ela não foi feita para separar as orelhas - e resolveu, e nem precisou me mandar praquele lugar...

Parece incrível, mas eu sempre dou umas dicas acertadas :)

É vero... A sua resposta foi muito curta e me deixou "encafifado" e resolvi prestar mais atenção no que estava escrito...

É como diz o provérbio: "Para um bom entendedor, meia palavra basta..."

Grato pela solução.

Edson

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:M3 15000
« Resposta #11 Online: 14/08/12 - 18:23 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:M3 15000
« Resposta #12 Online: 15/08/12 - 22:20 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
a gente aqui, eu e o Edson, num sabemos ou num tamus entendendo nem como gerar o tal do Código G..
Uai,tenta procura o tal de "ponto" G então... ?_1 ?_1 ?_1 ?_1
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:M3 15000
« Resposta #12 Online: 15/08/12 - 22:20 »

 

SiteLock