Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Configuração do Mach3 no kit Apoena  (Lida 3403 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline André Lima

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 37
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Configuração do Mach3 no kit Apoena
« Online: 22/09/08 - 19:39 »
Prezados amigos,

Estou fazendo alguns testes com minha eletronica, só pra sentir o poder da Apoena, e no entanto estou tendo dificuldades em deixar os motores bem otimizados.

Estou com um certo receio de causar algum dano, tanto nos motores, quanto na Apoena, e no entanto, eu gostaria da ajuda de vcs para fazer a configuração do Mach3 R3.041 no meu kit.

Os motores que eu uso no momento são 3 motores TK23LM - C705 - 3,0Vdc, 2,4A/Fase, 10Kgf/cm, 1,25Ohm/Fase.

A ligação dos motores foi conferida, bem como os perifericos. A porta paralela do PC foi setada na Bios para o modo Bidirecional.

O trafo do kit está setado em 50V

O que está ocorrendo no momento é o seguinte:

Os motores estão aquecendo muito durante os testes, e a performance é baixa, ele trepida, e não desenvolve um bom desempenho. Já nas paradas pra reversão de sentido, os relés das saídas ficam atracando e desatracando como loucos, ( placa de relés ). Sei que tudo tem haver com as configurações, no entanto por não conhecer o software, estou com um pouco de medo de ficar "fuçando".

Gostaria que vcs me ajudem a configurar os motores e drivers
 
Um grande abraço a todos...
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original."  Albert Einstein

Clube CNC Brasil

Configuração do Mach3 no kit Apoena
« Online: 22/09/08 - 19:39 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Configuração do Mach3 no kit Apoena
« Resposta #1 Online: 23/09/08 - 09:34 »
Andre,

Para que os reles não fiquem doidos é preciso configurar os pinos de saida, mas enquanto voce não decide onde serão usados e como configurar, voce pode bloquea-los atraves dos jumpers localizados na placa de reles ... é só retirar os 5 jumpers, que os reles não atuarão mais ...

Depois que voce decidir qual a aplicação e quais reles serão usados, e configurados, voce libera os jumpers relativos aos mesmos ...

Sobre optimizar creio que seja por tentativa e erro, eu não tenho intimidade com o match3 mas tem colegas aqui que o utilizam e podem lhe dar algumas dicas ...

Para não correr riscos enquanto voce não atinge uma configuração adequada, utilize a tensão de 32 volts ... depois que estiver "redondo" voce pode passar p/ 50 ou 58 volts ...

Abraços
Cavalheri
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: Configuração do Mach3 no kit Apoena
« Resposta #1 Online: 23/09/08 - 09:34 »

Offline André Lima

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 37
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re: Configuração do Mach3 no kit Apoena
« Resposta #2 Online: 23/09/08 - 10:38 »
Grande Reinaldo e medrosos assim como eu !!!

Recebi algumas informações referentes a aceleração. Pra começar podemos colocar em 6000 na velocidade e 800 na aceleração. Já os pulsos configurei em 2 e 2. Baseado nessas configs passadas pelo F Camargo, funcionou muito bem, e com certeza eu iria levar um tempão pra ir subindo e estudando o comportamento dos motores...

Já as portas dos pinos deverão estar conforme foto abaixo. baseado nas informações do grande Alebe, também surtiu um excelente efeito..

Seguindo mais essas instruções que o Reinaldo passou o teste em vazio correu muito bem...
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original."  Albert Einstein

Clube CNC Brasil

Re: Configuração do Mach3 no kit Apoena
« Resposta #2 Online: 23/09/08 - 10:38 »

Offline André Lima

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 37
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re: Configuração do Mach3 no kit Apoena
« Resposta #3 Online: 23/09/08 - 10:47 »
   Mas ainda me resta uma dúvida!!!

   Tudo rodou muito bem, até eu perceber que os motores se aquecem demais.... e tb percebi que, se eu ligar as Apoenas e depois iniciar o PC as vezes ele não aciona os motores, ou seja os mnotores não ficam prontos para rodar. Pra que isso aconteça eu tenho que clicar em uns botões conforme imagem abaixo !!... Alguém pode me explicar o que são carinhas, e qual a função deles ?? Obrigado....
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original."  Albert Einstein

Clube CNC Brasil

Re: Configuração do Mach3 no kit Apoena
« Resposta #3 Online: 23/09/08 - 10:47 »

Alebe

  • Visitante
Re: Configuração do Mach3 no kit Apoena
« Resposta #4 Online: 23/09/08 - 11:07 »
Procure ligar os drives somente depois do programa ja estar rodando.
Essa é uma caracteristica que percebo em todos os programas cnc.
Ou trava ou fica erratico.

Se não me engano, essas configurações são para máquinas especificas que resetam junto com o soft.
Com nossos drives não vai funfar como deveria.

Clube CNC Brasil

Re: Configuração do Mach3 no kit Apoena
« Resposta #4 Online: 23/09/08 - 11:07 »

Offline André Lima

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 37
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re: Configuração do Mach3 no kit Apoena
« Resposta #5 Online: 24/09/08 - 19:20 »
   Grande Alebe,

   Se eu ligar os drives depois que o programa tiver carregado, os motores não funcionam, chiam, mas não funcionam. No entanto de eu der um Emergency Stop (Botão principal do Mach3), alterar para MAX NC-10 WAVE DRIVE ai sim funciona. Muito estranho... Outra coisa se eu fizer uma otimização, ver os eixos rodarem e depois mudar algum parametro, mesmo voltando naquele que tinha ficado bom, o desempenho não é mais o mesmo....muito estranho......
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original."  Albert Einstein

Clube CNC Brasil

Re: Configuração do Mach3 no kit Apoena
« Resposta #5 Online: 24/09/08 - 19:20 »

fcamargo

  • Visitante
Re: Configuração do Mach3 no kit Apoena
« Resposta #6 Online: 24/09/08 - 19:40 »
domingo eu desisti do Mach ....

tava perdendo passo em tudo que é direção e tentei de tudo pra ver o que éra..

resolvi usar o EMC2 que tava tomando poeira no HDD com o linux...

Resultado..

usinei 35 peças sem zerar a máuina uma segunda vez... (foi só trocando as placas de MDF sob a fres e reiniciar o corte..)

cara o EMC2 com os drivers Apoena são o bicho.... G0 em 3metros por minuto... na minha máquina isso é incrivel. hehehe

Clube CNC Brasil

Re: Configuração do Mach3 no kit Apoena
« Resposta #6 Online: 24/09/08 - 19:40 »

Alebe

  • Visitante
Re: Configuração do Mach3 no kit Apoena
« Resposta #7 Online: 24/09/08 - 19:53 »
É andré,

Não conheço o mach tão bem a ponto de dar um palpite convicto, mas eu realmente tenho ressalvas com o win.
Mesmo montando uma máquina especifica e configurada para esse tipo de trabalho, o win teima em enviar um pulso pra paralela e põe tudo a perder.

Não pesquisei sobre essas opções que o mach dispõe, mas acredito que seja um tipo de ação para reiniciar a paralela, mais ou menos como tem no tcnc.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Se eu ligar os drives depois que o programa tiver carregado, os motores não funcionam, chiam, mas não funcionam.

Será que não está configurado algum pino para habilitar os motores?
Procure nessa mesma tela de step e dir dos eixos.

Clube CNC Brasil

Re: Configuração do Mach3 no kit Apoena
« Resposta #7 Online: 24/09/08 - 19:53 »

Offline André Lima

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 37
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re: Configuração do Mach3 no kit Apoena
« Resposta #8 Online: 25/09/08 - 16:42 »
   Bom galera é o seguinte!!!
   
   Acho que vou adotar o conselho do Fabio.... vou formatar minha máquina e instalar o Ubuntu nela com o EMC2, acho que n vou ficar perdendo muito tempo com o Mach3 é uma interface bonita, e tudo mais, mas tá dando muito pau.... Fabião !!!! Vou tentar com o EMC2 vou procurar saber mais sobre esse cara.. e espero me dar bem com ele....

   Obrigado mesmo minha gente pela paciência.
 
   Um grande abraço a todos
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original."  Albert Einstein

Clube CNC Brasil

Re: Configuração do Mach3 no kit Apoena
« Resposta #8 Online: 25/09/08 - 16:42 »

fcamargo

  • Visitante
Re: Configuração do Mach3 no kit Apoena
« Resposta #9 Online: 25/09/08 - 18:11 »
eu usei o mach3 durante 1 ano.. e sempre a mesma coisa.. quando vc acha que tá bom. ele dá um baile..
cheguei a seguinte conclusão..
minha máquina tem windows e Linux vivendo juntos..
mas o Windows pra criar os códigos com o artcam e corel e outros..
e Linux pra controlar a usinagem..
reiniciar a máquina e aguardar 3 minutos não mata peça (entendeu)!??

sem brincadeira alguma usinei durante 10 horas a fio domingo com o bem bolado EMC2 e Apoena
só mandando a máquina pro Zero e reiniciando o corte.. sem reajustar o zero nem no Z...
uma repetibilidade incrível. 10 horas a fio..
« Última modificação: 25/09/08 - 18:13 por fcamargo »

Clube CNC Brasil

Re: Configuração do Mach3 no kit Apoena
« Resposta #9 Online: 25/09/08 - 18:11 »

Offline André Lima

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 37
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re: Configuração do Mach3 no kit Apoena
« Resposta #10 Online: 26/09/08 - 07:38 »
   Grande Fábio,

   O que vc me disse agora era exatamente tudo o que eu queria ouvir.... estabilidade é tudo, e acho que vc tomou uma boa decisão.... vou adotar esse conceito...
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original."  Albert Einstein

Clube CNC Brasil

Re: Configuração do Mach3 no kit Apoena
« Resposta #10 Online: 26/09/08 - 07:38 »

fcamargo

  • Visitante
Re: Configuração do Mach3 no kit Apoena
« Resposta #11 Online: 26/09/08 - 12:59 »
agora tô satisfeito com  a perfomace da máquina.. EMC2 e Apoena  -- FECHOU>>>>""

Clube CNC Brasil

Re: Configuração do Mach3 no kit Apoena
« Resposta #11 Online: 26/09/08 - 12:59 »

Offline samusad

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 94
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re: Configuração do Mach3 no kit Apoena
« Resposta #12 Online: 22/11/08 - 10:47 »
Realmente a performance de software de cnc e plotters no Ruindows é horrivel
mas tem um cara que naum se manifestou pra dar uma opniao,ele conhece
muito bem o mach, é o Jack_live,o turbocnc faz essa mesma   funçao de voltar
para a posição inicial no termino da usinagem,mas, naum bigamou com o artcam.
se interromper a usinagem,o arquivo do artcam não move o eixo Z para cima
pra evitar de quebrar a ferramenta,mas se a primeira usinagem vai ate o final,
pode colocar a peça seguinte que ele vai usinar certinho.

Clube CNC Brasil

Re: Configuração do Mach3 no kit Apoena
« Resposta #12 Online: 22/11/08 - 10:47 »

Offline Carlos Alberto

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 2
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re: Configuração do Mach3 no kit Apoena
« Resposta #13 Online: 09/07/09 - 19:43 »
Caros colegas! boa noite estou enfrentando um problema com o mach3 instalei o mesmo corretamente. Quando importo vetores o mesmo aparece junto com o g codigo perfeitos e na simulação tanta em jog ou automatico funciona perfeito.O problema esta quando eu ligo a maquina ela não funciona nem um dos motores. Mas guando ligo no turbo cnc funciona perfeito. A placa foi eu mesmo q confeccionei com saida para 4 motores mas estou utilizando somente 3 motores. na configuração feita no mach3 conforme a placa ficou daseguinte forma: X axis step4 port 1, X axis dir3 port1, Y axis step8 Y eaxis dir7 port1, Z axis step5 port1 Z axis dir6 port 1. Esta mesma configuração e que eu uso no turbo cnc.

ATT. Carlos Alberto.
« Última modificação: 10/07/09 - 00:10 por Mac_RC »

Clube CNC Brasil

Re: Configuração do Mach3 no kit Apoena
« Resposta #13 Online: 09/07/09 - 19:43 »

 

SiteLock