Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Mostrador de fluxo de agua  (Lida 2738 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Edvaldo - ECNC

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 657
  • Total Likes: +27/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • ecnc maquinas
  • Sexo: Masculino
Re:Mostrador de fluxo de agua
« Resposta #15 Online: 15/03/14 - 15:08 »
Marcão na sua route vc deve usar uma placa de interface, ela dever ter entrada para E-Stop. É só vc ligar um sensor parecido com o primeiro que postei na entrada da placa.
 O sensor funciona como uma chave. Exemplo: um fio do sensor vc liga no 5V da placa de interface e outro fio do sensor vc liga na entrada da placa.
 Quando estiver circulando água está recebendo 5V na entrada, parou de circular, o circuito abre e corta os 5V.
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login   --- MÁQUINAS DE CORTE E GRAVAÇÃO LASER ---

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Mostrador de fluxo de agua
« Resposta #15 Online: 15/03/14 - 15:08 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Mostrador de fluxo de agua
« Resposta #16 Online: 15/03/14 - 17:29 »
É disso que estão falando...

Edson

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Mostrador de fluxo de agua
« Resposta #16 Online: 15/03/14 - 17:29 »

Offline Bruxo

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 155
  • Total Likes: +5/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Mostrador de fluxo de agua
« Resposta #17 Online: 16/03/14 - 11:06 »
Ola a todos,, pessoal,,  não sei se o que eu fiz vai interessar p/ alguem, mas vamos la! p/ saber se realmente ta passando agua pelo motor,,, peguei um pouco da ideia no nosso amigo Jose Ricardo, que no reservatorio, tem uma garrafinha pet,, pequena,, onde o retorno da agua cai nela, e  vai para o reservatorio atravez de um furo menor na tampa,, ok, ai, p/ não ficar olhando p/ garafainha, ja que fica em baixo da maquina,, fiz  um sensor, com um transistor BC 548,, um resitor e um led, então, se tem o fluxo de agua, o led, fica a cesso, se a bomba parar o led apaga,,,, coloquei o led num lugar bem visivel, sendo assim, sei se esta circulando agua ou não, bem simples e funcional, pelo menos no meu caso, ficou muito bom.
abçs Bruxo

Clube CNC Brasil

Re:Mostrador de fluxo de agua
« Resposta #17 Online: 16/03/14 - 11:06 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Mostrador de fluxo de agua
« Resposta #18 Online: 16/03/14 - 12:52 »
Por experiência própria, vou relatar minha solução de problema relacionado com o tópico.

Quando adquiri meu Spindle, providenciei um sistema de refrigeração que achei adequado. Consistia de um reservatório de água com 20 litros, que, por gravidade, despejava água em um radiador (Fiat) e sob este havia uma bomba de água que se incumbia da circulação. Para ter certeza que o líquido esteva circulando, a saída estava acima do reservatório e era completamente visível que o líquido estava caindo no reservatório (reservatório de plástico transparente). Para resfriar o líquido havia um motor com uma hélice direcionando vento diretamente ao radiador, tal como nos automóveis.

Contudo, este sistema era eficiente por umas 3:00 horas, pois o líquido começava a esquentar e não adiantava nada que houvesse circulação se o líquido estivesse esquentando.

Como pude disponibilizar de uma geladeira, resolvi, ao invés de resfriar o líquido do radiador usando o talo motor com hélice, utilizar a geladeira para resfriar.

Desmontei todo o sistema, coloquei o radiador encostado naquela peça que refrigera. Todo o sistema ficou dentro da geladeira, com exceção da bomba que troquei por uma mais potente.

O problema foi apenas amenizado, pois o maior problema era que não havia troca de calor eficiente entre o radiador e a peça que refrigerava, pois, eles, apesar de ficarem juntos, não havia um contato suficiente para transmitir o calor para o radiador.

Então resolvi colocar o Radiador e a Peça que congelava dentro de um reservatório de água, assim o contato entre ambos seria muito mais eficiente. E foi isso que ocorreu.

Aí, surgiu um outro problema completamente contrário aos que eu tinha. A circulação do líquido deixava meu Spindle completamente GELADO. Em tempo de chuva, pingava água de todos os lugares em virtude da condensação. Minha preocupação passou a se inverter. Era tão gelado que fiquei preocupado da graxa do spindle endurecer e os rolamentos ficarem danificados.

Então pensei em algo que controlasse a temperatura do Spindle, e resolvi o problema com um termômetro digital que ciona a bomba sempre que a temperatura do Spindle atinge a temperatura de 20º e desliga quando a temperatura atinge 26º.

Agora posso ficar tranquilo, pois vejo que há circulação de líquido usando o método visual sobre o reservatório, e principalmente controlo muito melhor a temperatura do Spindle, pois não adianta nada ver que há circulação se não se sabe qual é a temperatura desse líquido circulante, e como puderam ver em meu poste anterior, o termostato fica bem visível, melhor local não poderia ser.

Abs.

Edson

 
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Mostrador de fluxo de agua
« Resposta #18 Online: 16/03/14 - 12:52 »

 

SiteLock