Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Configurar quarto eixo no Mach3  (Lida 8568 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Configurar quarto eixo no Mach3
« Online: 04/08/14 - 00:43 »
Pronto!!!!...  máquina funcionando...  quarto eixo pronto e girando normal...
Tudo montado e funcional..  só tou devendo as fotos que ainda não fiz pois estava fazendo a faxina aqui..   a véinha se retou de tanto eu reclamar dela sumir com minhas coisas que agora quem tem que fazer a faxina sou eu...
E está dando mais trabalho que montar a máquina...  tou há 3 dias limpando aqui e ainda num terminei.. mas esta semana acabo de limpar tudo e envio as fotos... 
Meu amigo Alessandro Viola já esteve aqui esta semana, ajudou a configurar os eixos.. e se tava bão, agora ficou melhor.. rsssssssss
Mas, como sempre tem algo que eu fico na dúvida: e é justamente o como configurar o quarto eixo...
Tá girando normal, porém não sei como configurá-lo...
Estou usando o mesmo drive que alimenta o Eixo Transversal, que denominei de X para girar este quarto eixo...
Montei um cabo com conectores Maike. Quando for usar o quarto eixo, basta mudar uma chave que "desvia" o sinal do drive para o cabo que passa a alimentar o motor de passo do quarto eixo...  e gira normalmente...  agora..  como configurá-lo?
Existe meios de se configurar este eixo para utilizar o Eixo X e uma outra configuração para o mesmo driver alimentar o eixo rotativo... e salvar estas duas configurações.. e quando for usar um ou outro, apenas abrir a configuração correspondente no Mach3?
Agradeço se os "meninos" puderem me ajudar nesta questão... 

Esqueci de comentar a respeito deste eixo..  mas fiz uma montagem simples: no rabo dum motor de passo coloquei uma polia dentada de, parece 22 dentes...  através de uma correia dentada, gira uma outra polia que tem 72 dentes, que está presa no eixo da placa... ou seja, uma pequena conduz uma maior...  necessita de várias voltas da menor para a maior dar uma volta completa...  nem me lembro mais quantas voltas são necessário.. bom, mas isto posso verificar.. agora o problema é: o que dizer para o Mach 3 em relação à este eixo?...  isto que é a dúvida.. como configurar isto, que parece bem diferente dos outros eixos que configurei.. ou talvez até seja parecido, mas tou na dúvida.. 

Abçs


Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Configurar quarto eixo no Mach3
« Online: 04/08/14 - 00:43 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Configurar quarto eixo no Mach3
« Resposta #1 Online: 07/08/14 - 17:31 »
Acho que ninguém respondeu pois na verdade o que aconteceu é que num entenderam o que tá acontecendo aqui.. rssssssssssss.....
Estive lendo o que escrevi e também num entendi nada..  ?_1 ?_1 ?_1

Bom, configurar o eixo rotativo parece que já aprendi... rsssssss
Ele dá 5.2 voltas na polia menor para completar 360 graus na polia maior...  portanto, se o denominar como eixo "A", eu acho que esta questão eu resolvo...

Agora vem o pior.. rsssssss

Esbugaiei os zóios quando descobri que tinha que comprar outro driver para este eixo....   rodei, mexi mas num consegui...

Daí resolvi usar o mesmo driver que uso para movimentar o eixo transversal, que chamo de "X" para movimentar este eixo rotativo...
O Eixo "X" não vou usar quando estiver usando o "A", portanto, a idéia é estacionar este eixo no centro longitudinal da peça a ser usinada, desligo o eixo "X" e uso o mesmo driver para acionar o Eixo "A"..  fiz isto através de um cabo e uma chave reversora...

Tudo certo, eixo funcionando...

Só que tenho que mexer na configuração deste eixo, pois ele está configurado para o Eixo "X", linear portanto...

Configuro ele como Eixo "A" e mando ver, só que, quando voltar as configurações originais, terei que mexer em tudo de novo...

A idéia é montar um "Multi-Boot"...  :sarro: :sarro:

Um ícone na tela principal abre o Mach3 configuradinho pra trabalhar com 3 eixos...

Outro ícone na tela principal abre o Mach3 configurado para trabalhar com o quarto eixo, ou seja, nesta configuração o Driver que antes movia o "X", agora move e está configurado para o "A"....

Existe esta possibilidade?

Devo instalar o Mach3 novamente, em uma outra pasta, para criar uma nova configuração e um novo ícone na tela principal?

Isto funcionaria?...  Ou existe outro meio?..   esta que é a dúvida principal e se alguém puder ajudar, agradeço..

Valeu povo!!!...
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Configurar quarto eixo no Mach3
« Resposta #1 Online: 07/08/14 - 17:31 »

Offline paschoal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 478
  • Total Likes: +36/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Configurar quarto eixo no Mach3
« Resposta #2 Online: 07/08/14 - 17:52 »
Já pensou, ao invés de ter dois mach3 instalados, pegar o arquivo que guarda todas as configurações e substituir quando for utilizar o outro eixo?
Se não falhe a memória, o arquivo que guarda as configurações do Mach3 é o mach3mill (XML). Basta abrir a pasta onde está instalado o Mach3 e lá você encontra o arquivo.

Faça o teste e coloca ai!!!!

Obs.: Para as configurações darem efeito, o Mach3 deverá ser reiniciado para ler as novas configurações, caso não dê certo, tente reiniciar o PC sempre que trocar o arquivo.

abs
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat de Valencia, UV, Espanha
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat Heidelberg (Ruprecht-Karls), Alemanha
Dotô em Profissão do meu Avô Internacional pela University of Texas at Austin
Dotô em Profissão do meu Avô pela Université Robert Schuman

Clube CNC Brasil

Re:Configurar quarto eixo no Mach3
« Resposta #2 Online: 07/08/14 - 17:52 »

Offline paschoal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 478
  • Total Likes: +36/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Configurar quarto eixo no Mach3
« Resposta #3 Online: 07/08/14 - 17:57 »
Nome do arquivo mach3mill.xml
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat de Valencia, UV, Espanha
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat Heidelberg (Ruprecht-Karls), Alemanha
Dotô em Profissão do meu Avô Internacional pela University of Texas at Austin
Dotô em Profissão do meu Avô pela Université Robert Schuman

Clube CNC Brasil

Re:Configurar quarto eixo no Mach3
« Resposta #3 Online: 07/08/14 - 17:57 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Configurar quarto eixo no Mach3
« Resposta #4 Online: 07/08/14 - 18:14 »
 ?_9 ?_9 ?_9 ?_9
Óia rapaiz... num é que é uma boa idéia mesmo?
Muito mais fácil que ficar mexendo nas configurações todas as vezes que mudar de eixo...
Vou salvar este arquivo com outro nome, abrir o Mach3 e mudar as configurações.. daí salvo de novo...
Daí posso colar lá dentro da pasta o arquivo que for usar...  se vou usar o Eixo "A", já abro o Mach3 com o arquivo correspondente..
Se vou abrir com configuração para os tres eixos, colo lá o arquivo correspondente e tá pronto... 
Sei lá mas acho que matou a pau.. rsssssssssss
Valeu...
Vou fazer uns testes aqui e depois retorno...  obrigadão mesmo...

Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Configurar quarto eixo no Mach3
« Resposta #4 Online: 07/08/14 - 18:14 »

Offline paschoal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 478
  • Total Likes: +36/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Configurar quarto eixo no Mach3
« Resposta #5 Online: 07/08/14 - 18:20 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
?_9 ?_9 ?_9 ?_9
Óia rapaiz... num é que é uma boa idéia mesmo?
Muito mais fácil que ficar mexendo nas configurações todas as vezes que mudar de eixo...
Vou salvar este arquivo com outro nome, abrir o Mach3 e mudar as configurações.. daí salvo de novo...
Daí posso colar lá dentro da pasta o arquivo que for usar...  se vou usar o Eixo "A", já abro o Mach3 com o arquivo correspondente..
Se vou abrir com configuração para os tres eixos, colo lá o arquivo correspondente e tá pronto... 
Sei lá mas acho que matou a pau.. rsssssssssss
Valeu...
Vou fazer uns testes aqui e depois retorno...  obrigadão mesmo...

Ok meu amigo! Boa sorte...
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat de Valencia, UV, Espanha
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat Heidelberg (Ruprecht-Karls), Alemanha
Dotô em Profissão do meu Avô Internacional pela University of Texas at Austin
Dotô em Profissão do meu Avô pela Université Robert Schuman

Clube CNC Brasil

Re:Configurar quarto eixo no Mach3
« Resposta #5 Online: 07/08/14 - 18:20 »

Offline paschoal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 478
  • Total Likes: +36/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Configurar quarto eixo no Mach3
« Resposta #6 Online: 07/08/14 - 18:22 »
Você pode deixar e renomear os dois arquivos na mesma pasta, exemplo:
mach3millA
mach3millX

Quando for utilizar, basta tirar a letra correspondente...

abs
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat de Valencia, UV, Espanha
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat Heidelberg (Ruprecht-Karls), Alemanha
Dotô em Profissão do meu Avô Internacional pela University of Texas at Austin
Dotô em Profissão do meu Avô pela Université Robert Schuman

Clube CNC Brasil

Re:Configurar quarto eixo no Mach3
« Resposta #6 Online: 07/08/14 - 18:22 »

Offline Maquete

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 323
  • Total Likes: +24/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Configurar quarto eixo no Mach3
« Resposta #7 Online: 07/08/14 - 18:43 »
Edu
Acho que o pessoal não respondeu porque parece que poucos usam essa geringonça  ?_1 ?_1 ?_1
Não tenho muita prática na router, muito menos no 4° eixo, pois fiz pouco uso e agora vou ter que recomeçar por conta de um trabalho, mas vou tentar explicar do jeito que fiz, embora você já tenha colocado o trem girando.
A minha máquina é de três eixos como a sua, só que usei o eixo Y, na primeira tentativa achei o perímetro e desenhei uma reta com o mesmo comprimento, não fechou a circunferência. Só deu certo quando baixei o pulso do motor de 160.000 para 40.000, aí fechou direitinho ?_2. Mas quando acabo tenho sempre que mudar as configurações para ficar como estava ?_25. A minha máquina é controlada por DSP, para não ter esse trabalho teria que colocar outro drive com uma chave, segundo dizem os entendidos. Pelo jeito acho que não tem outra forma :nanana:. Mas de repente alguém surge com uma idéia milagrosa :anjo:.
Abs,
Carlos.

Clube CNC Brasil

Re:Configurar quarto eixo no Mach3
« Resposta #7 Online: 07/08/14 - 18:43 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Configurar quarto eixo no Mach3
« Resposta #8 Online: 07/08/14 - 19:06 »
Obrigado, pessoal... 
Paschoal ajudou bastante com esta idéia de renomear o arquivo...  nem tinha pensado nisto...
Vou fazer assim possivelmente amanhã e depois retorno aqui, informando se deu certo.. mas possivelmente vai funcionar..
Maquete, eu ainda num testei isto aqui não..   só coloquei ele pra girar...  e usei sim uma chave reversora e um cabo Mike, daqueles cabos usados em caixa de som com quatro pinos...    Um plug de cada lado do cabo.. então quando não estiver usando esta geringonça só soltar o cabo, inverter a chave  e pronto..   os sinais do driver voltam a acionar o Eixo "X" novamente...

Mas se vc tiver um outro driver, nem precisa de chave não...   dá  pra configurar este novo driver em outros pinos da porta paralela e ele só será acionado quando vc enviar sinais para estes pinos.. ou seja, este driver fica lá inativo até ser acionado...  agora no meu caso num tem jeito...   preciso usar o mesmo driver para eixos diferentes.. rsssssss
Aí precisa da chave mesmo.. rssssss  e outra configuração pois o danado passa a se chamar eixo "A"... e a configuração é totalmente diferente.. um é linear e outro rotativo..

Eu pensei mesmo na ideia do Multi-Boot.. rssssssss...  mas com esta idéia do Paschoal já dá pra se virar bem...   a coisa deixa de ser tão pedalativa....

Amanhã se sobrar um tempinho aqui vou testar pra ver.. mas deve funcionar...

Valeu, pessoal... obrigadão..
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Configurar quarto eixo no Mach3
« Resposta #8 Online: 07/08/14 - 19:06 »

Offline paschoal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 478
  • Total Likes: +36/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Configurar quarto eixo no Mach3
« Resposta #9 Online: 07/08/14 - 19:51 »
Edu, não posso assumir este compromisso, mas vou dar o caminho das pedras... Existem diversas formas de substituir o arquivo de configuração, uma delas seria criar um arquivo BAT com os comandos certos. Você executa o BAT, ele já configurado pergunta qual arquivo você deseja utilizar, dai ele faz a substituição e ainda abre o Mach3.
Esta é a forma menos complicada, configurar um arquivo BAT não depende de programas e você encontra muito material no Google.
Poderia fazer pra você, mas estou pegado direto com alguns serviços, mas dê uma pesquisada no Google que você poderá encontrar muito material.

Abração e boa sorte!
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat de Valencia, UV, Espanha
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat Heidelberg (Ruprecht-Karls), Alemanha
Dotô em Profissão do meu Avô Internacional pela University of Texas at Austin
Dotô em Profissão do meu Avô pela Université Robert Schuman

Clube CNC Brasil

Re:Configurar quarto eixo no Mach3
« Resposta #9 Online: 07/08/14 - 19:51 »

Offline DAVICNC

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 35
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Configurar quarto eixo no Mach3
« Resposta #10 Online: 07/08/14 - 22:41 »
Boa noite meus amigos Paschoal e Edu Lopes

Só agora ví a sua duvida, a coisa é muito mais simples doque voces imaginam, o mach 3 já tema as ferramentas para realizar isto que voce precisa,
Inicie o Mach 3 Loader, vai abrir uma janela com a lista de perfis tipo Mills, turn, plasma etc, aí voce clica em criar perfil, digite um nome para o novo perfil (voce pode clonar o seu perfil atual se desejar) depois de criado o perfil voce dà OK faz as sua configurações e aí voce pode ter várias configurações bastando apenas selecionar o perfil desejado ao iniciar.
Estou anexando algumas fotos pra ajudar no entendimento da coisa

Abraço

Davi

Clube CNC Brasil

Re:Configurar quarto eixo no Mach3
« Resposta #10 Online: 07/08/14 - 22:41 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Configurar quarto eixo no Mach3
« Resposta #11 Online: 07/08/14 - 22:59 »
 ?_2 ?_2 ?_2 ?_2 ?_2
Davi, aí perdeu a graça.. rssssssssssssssssssssssss
Cara, é muito mas muito mais simples do que a gente imaginava.. rsssssssssss
Cabou a brincadeira.. rsssssssssssssss   
Eu aqui já arregaçando as mangas, tomando coragem pra começar a criar os bats da vida e lá vem vc e acaba ca brincadeira.. rssss
Mas valeu...
E foi desatenção da minha parte.. quando instalei o Mach3 aqui, a primeira coisa que fiz foi criar um novo perfil... ou seja, criei um perfil novo e não usei os que já vieram com o programa... então era só ir lá e criar outro. rsssssssss   mas valeu...

Obrigado a vc também, Paschoal..  rsssss  valeu a tentativa...  e até que iria dar certo nossa idéia...  mas daí vem este desmancha prazeres aí do Davi e acaba com nossa brincadeira...  ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1

Perdeu a graça.. rsssssss..  valeu, pessoal
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Configurar quarto eixo no Mach3
« Resposta #11 Online: 07/08/14 - 22:59 »

Offline DAVICNC

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 35
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Configurar quarto eixo no Mach3
« Resposta #12 Online: 07/08/14 - 23:03 »
Beleza Edu Lopes

Depois posta fotos da máquina, também já andei brincando aqui com o quarto eixo, assim eu pego uma carona no seu projeto

Grande abraço

Clube CNC Brasil

Re:Configurar quarto eixo no Mach3
« Resposta #12 Online: 07/08/14 - 23:03 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Configurar quarto eixo no Mach3
« Resposta #13 Online: 07/08/14 - 23:29 »
Vou tentar fazer estas fotos amanhã..  tá praticamente tudo pronto aqui..  só tava em dúvida mesmo era em como resolver esta parada aí do Mach3, que vc resolveu de primeira... 
Para postagem das fotos, vou criar um novo tópico..  talvez amanhã à noite já esteja por aqui...

Agora é tentar ver se consigo aprender a gerar G-Code para rodar neste quarto eixo...  tou ainda meio na dúvida com isto, uma vez que nem aprendi direito gerar estes códigos para os eixos lineares.... 
Mas devagar a gente aprende...

O ArtCAM parece que só consegue gerar estes códigos para o quarto eixo na versão jawelsmith, né?..  acho que este que tenho aqui, o 8.1 não consegue esta proeza não...   mas isto é um caso pra se fazer muitos testes e devagarinho a gente aprende...

Valeu!!!...



Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Configurar quarto eixo no Mach3
« Resposta #13 Online: 07/08/14 - 23:29 »

Offline Antonione

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1884
  • Total Likes: +51/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Eu tenho um sonho!Sem nós, nem eles, somos um Povo
  • Sexo: Masculino
Re:Configurar quarto eixo no Mach3
« Resposta #14 Online: 07/08/14 - 23:47 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Vou tentar fazer estas fotos amanhã..  tá praticamente tudo pronto aqui..  só tava em dúvida mesmo era em como resolver esta parada aí do Mach3, que vc resolveu de primeira... 
Para postagem das fotos, vou criar um novo tópico..  talvez amanhã à noite já esteja por aqui...

Agora é tentar ver se consigo aprender a gerar G-Code para rodar neste quarto eixo...  tou ainda meio na dúvida com isto, uma vez que nem aprendi direito gerar estes códigos para os eixos lineares.... 
Mas devagar a gente aprende...

O ArtCAM parece que só consegue gerar estes códigos para o quarto eixo na versão jawelsmith, né?..  acho que este que tenho aqui, o 8.1 não consegue esta proeza não...   mas isto é um caso pra se fazer muitos testes e devagarinho a gente aprende...

Valeu!!!...

Vamos lá Edu!! Vamos botar essa baita  em ação!! ?_26 ?_26

Clube CNC Brasil

Re:Configurar quarto eixo no Mach3
« Resposta #14 Online: 07/08/14 - 23:47 »

 

SiteLock