Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Ar condicionado x Umidade  (Lida 11843 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Ar condicionado x Umidade
« Online: 20/04/12 - 11:12 »
Pessoal,

Não sei se este forum é adequado p/ minha duvida, mas o John vai dizer (kkkk ... brincadeira John!)... ?_1

Como emergente adquiri um ar condicionado p/ retirar a umidade de minha oficina, porem notei que o FDP retira a umidade apenas quando está gelando e depois ele devolve tudo novamente ...
Hoje, por exemplo, fora da oficina está com 68% e dentro da oficina oscila entre 67% (quando está gelando) e 82% (quanto está ventilando) ... Será que alguma alma caridosa que já emergiu a mais tempo do que eu poderia me dizer onde estou errando ?

Preciso da resposta antes que eu volte a submergir ... rsrsrs ?_1

Abs
Reinaldo
« Última modificação: 20/04/12 - 11:13 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Ar condicionado x Umidade
« Online: 20/04/12 - 11:12 »

Offline CNCNow!

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 269
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #1 Online: 20/04/12 - 11:37 »

Reinaldo, vc sabe qual é o mecanismo de desumidificação: o vapor de água presente na atmosfera condensa no evaporador e escorre para o exterior do aposento, secando o ar do ambiente.

Se o aparelho está em modo ventilador não pode desumidificar. Se o aparelho não conduz o condensado pra fora, essa água vai evaporar e volta pra atmosfera do ambiente refrigerado.

É comum que o aparelho ofereça a opção de refrigeração em circuito fechado ou renovação, ou seja, no primeiro caso o ar do aposento é recirculado, no segundo caso, ar fresco é introduzido ... evidentemente se operado no modo de renovação, ar úmido será reintroduzido no cômodo ...

Para que o condicionamento funcione bem, o cômodo tem que estar vedado, sem comunicação com o exterior, portas e janelas fechadas ... sei que vc sabe disto, mas não custa lembrar ...


Em suma, tudo isto me faz supor que o aparelho tá operando em modo de renovação do ar ou e/ou o ambiente não está bem vedado ...

Clube CNC Brasil

Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #1 Online: 20/04/12 - 11:37 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #2 Online: 20/04/12 - 17:10 »
Jorge,

Em primeiro lugar obrigado por responder, eu faria as mesmas perguntas ... rs

Pois então, o ar está ligado em modo "circuito fechado" ... ou seja, não entra nada de fora ... vedei janela e porta, o clima aqui na baixada está para seco, quase desértico, embora em SP chova constantemente aqui no maximo molha o chão. A agua condensada escorre para fora, dependendo da temperatura ambiente e do tempo ligado p/ resfriar chega a retirar um balde de agua (+ ou - 10 litros) em meio dia ...

O cómodo possui 13 Mts quadrados e o ar possui 10.000 BTUs, tudo dentro dos conformes ...

A aparelho liga a refrigeração de acordo com o termostato, OK ... quando desliga a refrigeração ele mantém a ventilação ligada e é isto que está me deixando em duvida ... é assim mesmo que funciona ? Estou achando que este aparelho possui alguma inovação tecnológica p/ manter a umidade do ambiente ... será que está asneira que escrevi procede ?

O aparelho que instalei a duras penas é este aqui : Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Socorro, a pressão aqui em casa p/ eu retirar da oficina e colocar no quarto não esta facil ... ehehehe ?_1

Não estou compreendendo, já estou achando que as leis da física aqui no Brasil só funcionam a base de propina, ou de cachoeira .... kkkk ?_1

Abs
Reinaldo

Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #2 Online: 20/04/12 - 17:10 »

Offline CNCNow!

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 269
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #3 Online: 20/04/12 - 17:29 »
É óbvio que vc deve mudar o aparelho para o quarto e resolver dois probs de uma vez !  ?_1

É comum que o ventilador continue funfando ...

A prova de que o troço desumidifica são os baldes d´água, né ? E que tá entrando ar de fora e repondo a umidade não há dúvida ... desconfio que o troço deixa entrar ar de fora ... dá pra abrir e verificar como a coisa funfa ?

Aparentemente é um aparelho bem convencional, não deve ter nada demais ...

Semana que vem vou pro Rio e lá tem um treco desses no quarto ... vou tentar lembrar de levar um termo-higrômetro pra ver o que rola em relação à umidade ... fiquei curioso ...
« Última modificação: 20/04/12 - 17:31 por CNCNow! »

Clube CNC Brasil

Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #3 Online: 20/04/12 - 17:29 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #4 Online: 20/04/12 - 19:37 »
éh ... acho que a solução é exatamente o que eu temia, tirar o trambolho la de cima e ver o que esta errado ...  :-\

Mas acho mais facil mudar meu quarto p/ a oficina do que fazer outro buraco na parede ... 4 dias quebrando, 5 dias dando acabamento e 2 semanas tirando entulho e poeira que teima em não acabar ... nunca imaginei que cabia tanta poeira e entulho em um retângulo de 40 x 50cm de parede ... rsrsrs  ?_1

Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #4 Online: 20/04/12 - 19:37 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #5 Online: 20/04/12 - 20:06 »
Mac,aqui nesse link tem uma calculadora de BTU pra saber se teus calculos estão certos:
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Mas até onde sei,para voce controlar a umidade,voce vai ter que ter um desumidificador,pois um ar condicionado nao faz isso,voce pode notar que dentro da bandeja dele na parte da frente onde tem os controles vai ter agua dentro,e isso é proposital,pois esse aparelho é feito para condicionar e não secar o ar principalmente se ao instalar voce não tenha deixado ele em desnivel para fora,acho que isso voce fez,pois está tirando uns 20 ou 30 litros de agua,certo?Note que noevaporador dele que fica na parte frontal,está sempre umido ao seu redor,agora eu te pergunto,quanto de umidade voceprecisa em sua oficina?

Veja isso enquanto

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Abraços

Mauro

Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #5 Online: 20/04/12 - 20:06 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #6 Online: 20/04/12 - 20:25 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
éh ... acho que a solução é exatamente o que eu temia, tirar o trambolho la de cima e ver o que esta errado ...  :-\


Mac creio que não tenha nada errado com o aparelho,um pouco de ar externo ele deixa entrar sim,teria que fazer uma vedação com espuma em toda parte divisória dele,até em redor dos eixos do motor tem que vedar,mas o mais adequado vai ser voce trabalhar com o desumidificador em conjunto com o condicionador.

Abraços
« Última modificação: 20/04/12 - 20:26 por Pravato »
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #6 Online: 20/04/12 - 20:25 »

Offline CNCNow!

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 269
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #7 Online: 20/04/12 - 20:29 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
... para voce controlar a umidade,voce vai ter que ter um desumidificador,pois um ar condicionado nao faz isso ...

 ?_2

Citar
... voce pode notar que dentro da bandeja dele na parte da frente onde tem os controles vai ter agua dentro ...

    ?_1

Citar
... e isso é proposital,pois esse aparelho é feito para condicionar e não secar o ar ... pois está tirando uns 20 ou 30 litros de agua,certo?

      ?_49

Citar
Note que no evaporador dele que fica na parte frontal,está sempre umido

           ?_21

Falou o nosso psicrólogo de plantão  ?_6 ?_6 ?_6 ?_6 ?_6 ?_6 ?_6 ?_6 ?_6 ?_6 ?_6 ?_6 ?_6

Mac, seu bobão,  vá correndo comprar um desumidificador !  ?_1 ?_1 ?_1

Clube CNC Brasil

Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #7 Online: 20/04/12 - 20:29 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #8 Online: 20/04/12 - 20:34 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Mac,aqui nesse link tem uma calculadora de BTU pra saber se teus calculos estão certos:
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


O tiu, vc ta maluco ? Vou passar longe deste link ... se errei nas contas vai ser mais fácil diminuir a oficina do que trocar o trambolho .... ehehehe ?_1

Citar
Mas até onde sei,para voce controlar a umidade,voce vai ter que ter um desumidificador,pois um ar condicionado nao faz isso,voce pode notar que dentro da bandeja dele na parte da frente onde tem os controles vai ter agua dentro,e isso é proposital,pois esse aparelho é feito para condicionar e não secar o ar


Eu pensei em desumidificador, mas como me disseram (Meu querido irmão) que o ar condicionado retirava umidade achei que iria unir o utero ao brochado ... no entanto estou com o mesmo problema o utero continua longe do brochado ... rsrsrs
O ar ligado direto refrigerando seca tudo, o problema é que vou precisar trabalhar com um cobertor nas costas e fazer muitas horas extras p/ pagar a conta de luz ...rsrsr ?_1

Citar
o ar principalmente se ao instalar voce não tenha deixado ele em desnivel para fora,acho que isso voce fez,pois está tirando uns 20 ou 30 litros de agua,certo?


Está em desnível, não muito mas está !

Citar
Note que noevaporador dele que fica na parte frontal,está sempre umido ao seu redor,


Não dá para ver, o trem é pesado e está a 1,70 mts do chão ...

Citar
agora eu te pergunto,quanto de umidade voceprecisa em sua oficina?


Eu quero manter a umidade em níveis normais, 50% a 60%, mas não ha meios disto ocorrer ...
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #8 Online: 20/04/12 - 20:34 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #9 Online: 20/04/12 - 20:42 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Mac, seu bobão,  vá correndo comprar um desumidificador !  ?_1 ?_1 ?_1

Eu estava neste caminho, fiz um desumidificador com um bebedouro e mais 8 fans de 80x80cm ... no inicio ele retirava quase 2 litros de agua por dia, a umidade chegava a baixar p/ 67% e ficava fixa por ai ... mas começou a queimar um fan, dois fans, tres fans até ficar um só e como a coisa estava tão gambiarrada não tive coragem de refazer, achei que comprando um ar condicionado eu iria evoluir, chegar finalmente no novo milenio ... rsrsrs ?_1 ?_1 ?_1

Ledo engano ...  :P
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #9 Online: 20/04/12 - 20:42 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #10 Online: 20/04/12 - 20:45 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
?_2

    ?_1

      ?_49

           ?_21

Falou o nosso psicrólogo de plantão  ?_6 ?_6 ?_6 ?_6 ?_6 ?_6 ?_6 ?_6 ?_6 ?_6 ?_6 ?_6 ?_6

Mac, seu bobão,  vá correndo comprar um desumidificador !  ?_1 ?_1 ?_1
Credo Jorge,falei tanta asneira assim??Se falei me desculpe,mas ja que o Sir sabe mais do que eu não precisa esculhambar,to só tentando ajudar o Mac a resolver um problema,mas ja que o Sir tem as resposta a tudo ajuda ele então...
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #10 Online: 20/04/12 - 20:45 »

Offline CNCNow!

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 269
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #11 Online: 20/04/12 - 21:08 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Credo Jorge,falei tanta asneira assim??

Falou ! Releia ... ?_43

Citar
Se falei me desculpe,mas ja que o Sir sabe mais do que eu não precisa esculhambar ...

Precisar não precisa, mas não se pode perder uma boa oportunidade, né ?  ?_2

Citar
...to só tentando ajudar o Mac a resolver um problema,mas ja que o Sir tem as resposta a tudo ajuda ele então...

Não esculhamba tb, né ? Não tenho resposta pra tudo e tô tentando ajudar o Mac, se vc não percebeu ... ?_22


Falando sério Mauro: não se aborreça com a brincadeira ... vc falou besteira sim - como todos nós falamos de vez em quando - e não resisti, fiz gozação, mas não se ofenda, o intuito é apontar as contradições de maneira bem humorada, não menosprezar vc.  ;D

Clube CNC Brasil

Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #11 Online: 20/04/12 - 21:08 »

Offline CNCNow!

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 269
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #12 Online: 20/04/12 - 21:15 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Eu estava neste caminho, fiz um desumidificador com um bebedouro ...

He, he, he ... bright minds think alike?_1

Eu tb fiz uma trapizonga dessas por aqui com a água circulando por um daqueles pequenos radiadores de aquecedor de carro com um ventilador no rabo ... é impressionante o volume de condensado em algumas horas ... aqui deu mais que dois litros por dia ... bem mais ...

O bebedouro tá com o termostato pifado, mó rolo pra trocar ... um dia, quem sabe ?  ?_3

Clube CNC Brasil

Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #12 Online: 20/04/12 - 21:15 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #13 Online: 20/04/12 - 21:16 »
kkkkk ... O tiu Mauro ficou bravo .... kkkk  ?_1

Tiu, liga prele não, aposto que ele descobriu agora que o evaporador fica na parte da frente e esta sempre umido .... kkkk ?_1 ?_1 ?_1
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #13 Online: 20/04/12 - 21:16 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #14 Online: 20/04/12 - 21:24 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
He, he, he ... bright minds think alike?_1

Eu tb fiz uma trapizonga dessas por aqui com a água circulando por um daqueles pequenos radiadores de aquecedor de carro com um ventilador no rabo ... é impressionante o volume de condensado em algumas horas ... aqui deu mais que dois litros por dia ... bem mais ...

O bebedouro tá com o termostato pifado, mó rolo pra trocar ... um dia, quem sabe ?  ?_3



Com um radiador a coisa vira o capeta, eu pendurei arames, pedaços de chapa e um monte de bugigangas em volta da serpentina, mas nada se compara com um radiador ... porem não fui enfrente com a ideia porque este sistema acrescentava 1,5° na temperatura ambiente ... no inverno ficou um show, mas no verão virou uma sauna ...

Então não é só a umidade o problema e sim 3 problemas p/ serem resolvidos :
Baixar a umidade, manter a temperatura agradável e não gastar os tubos com a conta de energia ... e está equação não fecha  ??? ??? ???
 

Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Ar condicionado x Umidade
« Resposta #14 Online: 20/04/12 - 21:24 »

 

SiteLock