Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: JDPaint  (Lida 16550 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline SEMEAL

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 19
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:JDPaint
« Resposta #60 Online: 26/08/12 - 10:33 »
Edu,

Não sei qual seu interesse no aprendizado do JDPaint. No meu caso, sendo só para conhecimento e diversão, continuarei “fuçando”, mas já observei que o programa dá possibilidades mais interativas do que outros programas CadCam que estamos habituados.
Na tentativa de aprender outras técnicas, recomecei o meu trabalho, fazendo uso de vetores em áreas mais críticas – para mim, pelo menos -; o que me propiciou alterar o nível de profundidade desses locais com mais facilidade e um pouco mais de precisão.
Como tenho disponível o tempo da 18:00 às 21:30 – no máximo, porque depois eu quero e assistir algum noticiário, e dormir -, continuo aprendendo as ferramentas e suas utilidades. No que mostro na tela, além das ferramentas básicas (adicionar, cavar e alisar), que mais utilizei, empreguei também o Sculpt>Region Relief (Ctrl+D), para ajustar o nível Z do vetor (fechado) selecionado; e, para os vetores abertos, usei os Drived .
Já começo a acreditar que alguma coisa vai resultar desse trabalho, que é composto de 5% de inspiração e 95% de transpiração. É um sufoco Eduardo. Olho “mil” vezes para a foto e outras tantas para o relevo, tentando obter o resultado correto. Se tudo correr sem maiores tropeços, penso que, no mais tardar, até a véspera do natal, concluo essa obra.

Bem, enquanto estivermos vivos, vamos tentando.
Surgindo novidades (suas e minhas), vamos apresentá-las, sempre na expectativa de que o mestre Paulo nos mostre outros caminhos.

Abraços.
Sérgio Mendes

Clube CNC Brasil

Re:JDPaint
« Resposta #60 Online: 26/08/12 - 10:33 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:JDPaint
« Resposta #61 Online: 26/08/12 - 12:00 »
Sérgio, meu interesse neste programa é o mesmo que tenho pelo ArtCAM, por exemplo.. apenas aprender...   e pra mim, aprendendo o básico já tá bom... sei de minhas limitações mas sei também que consigo aprender, nem que seja um pouco..   mas duvido que fique neste "pouco".. não com o mestre que temos aqui "à disposição".. rs...
O Paulo está sempre dando uma enorme força e se eu, por exemplo, num aprendi mais, foi por falta de esforço da minha parte.. o Paulo sempre se mostrou disposto a ensinar e de uma forma muito didática.. eu que ultimamente num tou mais tendo tempo pra me dedicar a isto..

enquanto num terminar aqui esta reforma num posso mais me envolver em nenhum tipo de aprendizado.. quando paro os serviços aqui estou só o pauzinho da rabiola.. rs...
Mas assim que as coisas se adiantarem um pouco mais, volto a tentar o aprendizado deste programa....

Minhas intenções não são comerciais, mas se vou fazer algo, nem que seja hobby, que seja o mais bem feito possível... 

Abraços e qualquer avanço, vai nos colocando a par...  ajuda pra caramba...

Eduardo
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:JDPaint
« Resposta #61 Online: 26/08/12 - 12:00 »

Offline SEMEAL

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 19
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:JDPaint
« Resposta #62 Online: 29/08/12 - 16:24 »
Edu,

Desejo-lhe saúde, força e disposição, para que dê bom termo à sua tarefa. Pois, como  o amigo disse: “pauzinho da rabiola”. Comentário à parte, conheço o termo “pó da rabiola”, empregado quando o sujeito está tremendamente cansado, exangue, depauperado (vichi), e vai por aí.

Mas, vamos lá:

Como disse, tenho muito tempo disponível no período noturno. E, como um vício, não fico sem “fuçar” em todos os programas relacionados com imagem e vetor, pois muito nos auxiliam nas “artes” que estamos envolvidos.
Quanto ao JDPaint, para o meu aprendizado, julguei melhor aprender primeiro o que todas as ferramentas fazem. Faço exercícios à exaustão, até adquirir a prática necessária. Tenho feito muito uso de vetores, para o isolamento de áreas a serem trabalhadas, facilitando dar o nível Z satisfatório. Notei, no entanto, que algumas ferramentas não funcionam (JDPaint 5.19); e outras funcionam de vez em quando. Até o undo do “Virtual Sculpting” chegou a funcionar uma vez, pois aceitou o número d 30 vezes, para desfazer as operações. Depois, não funcionou mais.
No arquivo de ajuda “VirSculpt”>Capítulo 3.1>Undo Sculpture há um esclarecimento quanto ao Undo, dizendo da necessidade da máquina ter 1GB disponível (a minha tem), o arquivo não ultrapassar 70 milhões de vértices, e não ter outros programas usando a memória. Fala, inclusive, em deixar a aparência do trabalho sem muita nitidez, pressionando a tecla “C”. É, mas nada funcionou, não. Deixa prá lá. Uma hora, o Paulo, que já nos alertou sobre isso, encontre a solução definitiva.
Tentando fazer o relevo de uma coruja deveras extravagante, resolvi colocar texturas no trabalho. As que aparecem na coruja foram feitas no GIMP. Fiz a semicircunferência, desfoquei a imagem, e salvei (formato BMP) com tamanho de 3mm x 1,5mm, com 10 pixels por mm. Salvei outras medidas também, maiores e menores. O resultado, se é que você pode distinguir, é o que aparece na coruja, nas áreas que circundei.
O uso da textura é feito através do menu principal, escolhendo a opção Effect>Texture Fill(Q). Em seguida, abre-se o painel pertinente do lado direito, onde deve ser escolhida a opção Bmp, no Texture Type. Em seguida, abre-se uma janela de localização do arquivo. Daí em diante, é só fazer as demais configurações, e correr o mouse pela tela. Experimente.
Já aprendi muitas outras coisas. Contudo, aguardemos a manifestação do interesse de cada um, para discutirmos o assunto.
Abraços.

Sérgio Mendes.

Clube CNC Brasil

Re:JDPaint
« Resposta #62 Online: 29/08/12 - 16:24 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:JDPaint
« Resposta #63 Online: 29/08/12 - 17:37 »
Rapaz, a corujinha tá ficando bunitinha... rs...
Gostei dos efeitos que voce conseguiu.. nunca tentei mecher com estas ferramentas de textura.. mas fica bunito mesmo.. rs..  bom demais...
Assim que a coisa aqui ficar pronta, volto a trabalhar nisto.. e quanto a este programa, andei lendo que funcionando normal mesmo só se voce comprá-lo junto com a máquina. Mesmo comprando uma cópia original parace que algumas ferramentas vem faltando ou sem funcionar...
Eu vi um lugar que  tavam vendendo parece-me que por 30$ uma copia da versão 5.5 mas na época num tinha grana senão tinha arriscado comprar só pra ver... 
O Paulo tem alguns contatos e pode conseguir uma cópia original num preço bem legal.. .  assim que tudo estiver normal por aqui, vamos ver isto... 

Mas vai em frente que é por aí mesmo...  o trabalho tá ficando muito legal...  e para quem diz não ter o "dom" até que tá se saindo muito bem... rs...

Abração,

Eduardo
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:JDPaint
« Resposta #63 Online: 29/08/12 - 17:37 »

Offline SEMEAL

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 19
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:JDPaint
« Resposta #64 Online: 29/08/12 - 18:09 »
Edu,

Você diz que encontrou uma cópia do 5.5 por 30$! Trinta o quê? Merréis, dólares, etc.
Bem, vamos combinar assim. Você ou o Paulo, assim que encontrarem o tal 5.5, funcionando, me avisem, que a grana eu mando.

Fico aguardando.

Abraços.
Sérgio Mendes.

Clube CNC Brasil

Re:JDPaint
« Resposta #64 Online: 29/08/12 - 18:09 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:JDPaint
« Resposta #65 Online: 29/08/12 - 18:21 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Edu,

Você diz que encontrou uma cópia do 5.5 por 30$! Trinta o quê? Merréis, dólares, etc.

 ?_1 ?_1 ?_1
Dólares.. rs..  Um site tava vendendo neste preço, mas já faz tempo e nem sei mais onde foi que eu vi isto...
Foi durante o período que eu tava pesquisando material didático do programa...

Mas o Paulo te consegue um preço bom... num sei quanto, mas ele sabe onde encontrar... 

Abraços,

Eduardo
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:JDPaint
« Resposta #65 Online: 29/08/12 - 18:21 »

Offline Bubolz

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 527
  • Total Likes: +19/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desobediência Civil...
    • DXF Plans - Free DXF files
  • Sexo: Masculino
Re:JDPaint
« Resposta #66 Online: 30/08/12 - 09:00 »
Semeal!

Vejo que vc progride com o JDPaint a passos largos, de novo parabéns pelo que já conseguiu realizar.

Sobre o "UNDO":

O JD Paint possui dois níveis de "Undo" um para as operações normais do software e outro apenas para as operações do Virtual Sculpt.

É sabido que para as operações de "desfazer" quanto maior o numero de etapas a serem desfeitas maior é a memória necessária para o armazenamento das operações, principalmente em aplicações 3D. No caso do JD Paint o número de "desfazer" está fixado por padrão em apenas 1, cabe ao usuário determinar conforme cada trabalho que for realizar o número de "undos" que normalmente vai precisar com base em experiência própria e o hardware de que dispõem, normalmente um valor próximo de "10" será o suficiente para a maioria dos casos.

Ocorre que "setar" o número de "undos" no JDPaint não é nada intuitivo e deve ser repetido toda vez que o arquivo for aberto, ou seja mesmo que o número de "desfazeres" seja elevado a 10 durante um determinado trabalho, caso este seja fechado e reaberto posteriormente para re-edição, o número de "desfazeres" deverá ser setado novamente para 10 antes de fazer qualquer edição.

Para aumentar o número de "undos" o procedimento é o seguinte:

Com o modelo aberto e estando no modo "Virtual Sculpt".
Menu: Options/Model Attributes
Painel lateral direito em "Undo Times" coloque o valor desejado e clique com o botão "direito" do mouse na área da tela.

Depois disso o "Undo" no Virtual Sculpt (atalho "Z") poderá ser usado normalmente.

Sobre a cópia do JDPaint a preço acessível vou te passar em PVT o contato que tenho. Até onde sei a melhor versão do JD Paint de forma geral é 5.20 pois pode exportar pra STL, a 5.5 apesar de possuir ferramentas melhores no modo virtual Sculpt não exporta pra STL.

Abs.

Paulo Bubolz
« Última modificação: 30/08/12 - 09:01 por Bubolz »
Paulo Bubolz
-------------------------------
DXF Plans - Designs for Machines

Clube CNC Brasil

Re:JDPaint
« Resposta #66 Online: 30/08/12 - 09:00 »

Offline SEMEAL

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 19
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:JDPaint
« Resposta #67 Online: 31/08/12 - 17:54 »
Paulo,

Primeiro, meu agradecimento pelo que nos foi ensinado, em relação aos Undo’s do Virtual Sculpt. Só faltava que eu acionasse na tela o botão contrário, para que o número de vezes ficasse gravado para aquela sessão de trabalho.

Quanto ao JDPaint, realmente consegui em poucos dias assimilar muito de suas ferramentas. Na coruja, que já terminei, acho que o espírito do estimado Joãozinho Trinta baixou por aqui, pois abusei no uso de vetores, fazendo ressaltos e saliências por ela toda. Esbanjei também no uso de texturas (inventadas por mim, no GIMP), empetecando a ave toda. Confira o estrago, nos arquivos anexos.

Na verdade, não queria realizar o trabalho em si, mas,sim, aproveitar o momento de entusiasmo com o JDPaint, e aprender um pouco de seus recursos. Enfim, já tenho pronto o projeto para usinar o relevo. Hoje à tarde, já deixei a tábua presa na máquina. Amanhã, se tiver ânimo e nada atrapalhar, começo o trabalho.

Quando a outras versões do JDP, se possível, me informe a via para conseguí-las.

Abraços.
Semal.

Clube CNC Brasil

Re:JDPaint
« Resposta #67 Online: 31/08/12 - 17:54 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:JDPaint
« Resposta #68 Online: 31/08/12 - 21:06 »
Voce num queria empetecar a coruja.. rs..
Queria mesmo era fazer inveja pra mim.... ?_1 ?_1 ?_1
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:JDPaint
« Resposta #68 Online: 31/08/12 - 21:06 »

Offline SEMEAL

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 19
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:JDPaint
« Resposta #69 Online: 02/09/12 - 16:37 »
Edu e Paulo,

Angustiado para ver o resultado de meu primeiro trabalho, com o uso do JDP, na sexta, parte do sábado e a manhã de hoje, coloquei minha máquina para rodar o tempo todo. Fiz a arte usando uma tábua de pinus.

Fazendo crítica, acho que saiu metade do que eu esperava e apenas 10% do que realmente deveria ser. Para comparação anexo o arquivo que serviu de base para o trabalho. Com auxílio do  GIMP, retirei parte do desenho e a moldura do original. A “empetecação”, como disse, foi só para aprender um milésimo dos recursos que espero que o JDP tenha.

Resumindo: O que me faltou foi paciência. Mas... passados o ímpeto e a empolgação inicial, vou me dedicar a essa mesma coruja, tentando melhorar muitos defeitos de profundidade, buscando também – seja por texturas ou na “unha” mesmo – dar mais realismo às penas.

Enfim, vamos em frente, que o programa ajuda; falta a nossa parte.

Edu, não fiz para lhe provocar inveja, mas para servir de incentivo. Se um “borrabos...”, enfiado aqui no sertão dos Garcia, consegue, por qual o motivo você, à beira das luzes da civilização, também não conseguiria.

Abraços.
Semeal.

Clube CNC Brasil

Re:JDPaint
« Resposta #69 Online: 02/09/12 - 16:37 »

Offline Bubolz

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 527
  • Total Likes: +19/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desobediência Civil...
    • DXF Plans - Free DXF files
  • Sexo: Masculino
Re:JDPaint
« Resposta #70 Online: 03/09/12 - 09:38 »
Semeal!

É muito bom ver algo material feito através do JDPaint. Vejo que vc possui senso de autocrítica e sabe onde pode melhorar o trabalho e isso é muito bom.

Infelizmente no Brasil o interesse pela arte de criação de relevos, bem como a própria execussão em máquinas CNC ainda é extremamente modesto, mesmo nos USA comparados a países da europa e Leste Europeu ainda estão engatinhando.

Na minha opinião os melhores são os Russos seguidos dos Italianos. Faço o convite para que se registrem nos seguintes fóruns apesar das barreiras da língua (nesse caso o google ajuda):

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Fórum Italiano, com trabalhos e artistas excelentes, tanto os administradores quanto os participantes (incluindo o nosso  amigo Velleca aqui do fórum), são cordiais e receptivos.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Fórum Russo com o que há de melhor em matéria de relevos e técnicas de usinagem, já ví alguns brazucas por lá.
Pois há muito conteúdo interessante e material de estudo valioso.

Na medida do possível vou postar mais algumas informações que possam contribuir para o estudo dos nobres amigos.


Abs.

Paulo Bubolz
« Última modificação: 03/09/12 - 10:07 por Bubolz »
Paulo Bubolz
-------------------------------
DXF Plans - Designs for Machines

Clube CNC Brasil

Re:JDPaint
« Resposta #70 Online: 03/09/12 - 09:38 »

Offline SEMEAL

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 19
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:JDPaint
« Resposta #71 Online: 03/09/12 - 14:10 »
Paulo,

O senso crítico sempre fez parte de meus próprios atos. Seria pretensão demais minha achar que esse primeiro trabalho seria uma maravilha; longe disso. Se pretendo (não sei exatamente se é o caso) tornar-me, pelo menos, um bom escultor virtual de minhas próprias obras, penso que a caminhada nem se iniciou. Na verdade, mesmo sabedor de antemão dos defeitos de nível Z do trabalho, resolvi colocá-lo em prática, apenas para tirar algumas conclusões do virtual com o real. Excluindo essa impetuosidade inicial, aprendendo com técnicas as possibilidades das ferramentas do JDP, creio que vou mais além do que esse primeiro passo.
Grato, pela informação relacionadas às páginas da internet.  À noite, vasculharei com atenção o conteúdo delas.

Abraços.

Sergio

Clube CNC Brasil

Re:JDPaint
« Resposta #71 Online: 03/09/12 - 14:10 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:JDPaint
« Resposta #72 Online: 03/09/12 - 14:25 »
Queria aqui também agradecer ao Paulo pelos links e por todos os ensinamentos que tem compatilhado neste tópico.
Num tenho conseguido participar mais, pois estou envolvido com uma reforma aqui que tá tomando todo meu tempo livre. Mas logo termino e assim que retomar o aprendizado, irei comparecer mais por aqui, talvez trazendo um pouquinho do que aprendi pra apresentar para os colegas. No momento num dá pra me envolver como gostaria, mas estou sempre acompanhando o tópico e assimilando os conhecimentos que voces compatilham...

Agradeço também ao amigo Sérgio pelas contribuições.. rs.  Vá em frente, Sérgio..  o caminho é árduo mas vale a pena...  e num fiquei com inveja não.. rs..    tava brincando.. rs..  só uma dorzinha de cotovelo.. rs..  mas já passou.. rs...

Abraços,

Eduardo
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:JDPaint
« Resposta #72 Online: 03/09/12 - 14:25 »

Offline SEMEAL

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 19
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:JDPaint
« Resposta #73 Online: 12/09/12 - 18:54 »
Edu e Paulo,

Estamos caminhando. Sobrando um tempo, me dedico ao estudo do JDPaint. No feriado não deu. Os filhos homens moram fora, e aproveitamos três dias para tomar nossos vinhos e jogar conversa fora.
Cadastrei-me no 3DRelievi, a página de internet italiana recomendada pelo Paulo, e postei  o método que uso para fazer minhas texturas. No arquivo PDF, fiz a escama de dragão (que uso também como pena). Com a ajuda do santo mais comentado do mundo – o Google -, verti poucas palavras para o italiano. Se está correto não sei. O Paulo poderia palpitar sobre o assunto, já que ele faz parte daquele fórum, tendo inclusive me dado boas vindas.
Anexo o arquivo PDF.
O arquivo – chinês -, que demonstra como fazer o mesmo trabalho, usando apenas o JDPaint, tem 11,7 MB. O link dele, no yotube:
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Entendi totalmente o que foi demonstrado no vídeo. Como aprendizado, realizei exaustivas vezes o mesmo trabalho... até aprender. Quando vi o chinês movendo e copiando as escamas, fiquei empolgado. Mas, logo passou, pois vi que é só entender o programa que tudo dá certo.
 Estou preparando um tutorial, com base no vídeo do china. Assim que pronto, vou colocá-lo aqui. Por enquanto está só na parte em que a escama é construída com as ferramentas de vetor. Dê uma olhada na parte que já montei, e comente. Vai que ninguém entende o que fiz.
Vamos em frente.
Abraços.
Sérgio Mendes.

Clube CNC Brasil

Re:JDPaint
« Resposta #73 Online: 12/09/12 - 18:54 »

Offline SEMEAL

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 19
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:JDPaint
« Resposta #74 Online: 25/09/12 - 20:11 »
Edu e Paulo,

Faltava completar a parte de relevo da escama de dragão. Por fim, encontrei tempo para terminar o tutorial. Façam suas críticas.
Abraços.
Sérgio Mendes.

Clube CNC Brasil

Re:JDPaint
« Resposta #74 Online: 25/09/12 - 20:11 »

 

SiteLock