Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Como cortar uma peça maior que a área de corte de sua maquina ?  (Lida 6489 vezes)

vconsiglieri e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline mauriliopc

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 70
  • Total Likes: +89/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:Como cortar uma peça maior que a área de corte de sua maquina ?
« Resposta #15 Online: 16/09/19 - 06:47 »
Bom dia!!! povo de Deus!!
amigos me pediram pra fazer um trabalho referente a um biombo, e encontrei uma dificuldade pois minha área de trabalho tem 1000 x 1000 e esse biombo tem as medidas de 1750 x 430, li o tópico aqui, e realmente não entendi direito como executar o deslocamento da peça para dar continuidade, alguém tem um vídeo fazendo isso explicando o passo a passo, se tiver e puder me ajudar ficarei muito agradecido, desde já muito obrigado!

Clube CNC Brasil

Re:Como cortar uma peça maior que a área de corte de sua maquina ?
« Resposta #15 Online: 16/09/19 - 06:47 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como cortar uma peça maior que a área de corte de sua maquina ?
« Resposta #16 Online: 16/09/19 - 08:14 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Bom dia!!! povo de Deus!!
amigos me pediram pra fazer um trabalho referente a um biombo, e encontrei uma dificuldade pois minha área de trabalho tem 1000 x 1000 e esse biombo tem as medidas de 1750 x 430, li o tópico aqui, e realmente não entendi direito como executar o deslocamento da peça para dar continuidade, alguém tem um vídeo fazendo isso explicando o passo a passo, se tiver e puder me ajudar ficarei muito agradecido, desde já muito obrigado!

Vc vai precisar dividir em duas partes iguais (de preferencia), então, no seu caso, corte duas chapas de 875x430 e o que fazer depois?
Simples,
Siga o procedimento descrito aqui e gere dois arquivos xxx.001, xxx.002.
Corte duas chapas de mdf, ou seja la o que for, nestas medidas acima,
Carregue o primeiro arquivo (xxx.001), coloque uma das duas chapas na maquina, zere os eixos e corte depois retire está chapa da maquina, carregue o arquivo xxx.002 e coloque a outra placa na maquina, zero os eixos novamente e proceda ao corte, pronto é só juntar as duas placas com cuspe ... ahaha :D
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Como cortar uma peça maior que a área de corte de sua maquina ?
« Resposta #16 Online: 16/09/19 - 08:14 »

Offline mauriliopc

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 70
  • Total Likes: +89/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:Como cortar uma peça maior que a área de corte de sua maquina ?
« Resposta #17 Online: 16/09/19 - 09:06 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Vc vai precisar dividir em duas partes iguais (de preferencia), então, no seu caso, corte duas chapas de 875x430 e o que fazer depois?
Simples,
Siga o procedimento descrito aqui e gere dois arquivos xxx.001, xxx.002.
Corte duas chapas de mdf, ou seja la o que for, nestas medidas acima,
Carregue o primeiro arquivo (xxx.001), coloque uma das duas chapas na maquina, zere os eixos e corte depois retire está chapa da maquina, carregue o arquivo xxx.002 e coloque a outra placa na maquina, zero os eixos novamente e proceda ao corte, pronto é só juntar as duas placas com cuspe ... ahaha :D

Opa muito obrigado, colar com cuspe melhor ainda kkk, mas eu queria fazer sem ter que emendar, não sei se da pra entender, eu pego a chapa já na medida do biombo e corto o primeiro percurso e no segundo percurso eu queria só movimentar a chapa para dar continuidade entende, mas acho que assim não é possível né pois como vou achar o ponto certo, e se eu colar tenho medo que solte ao movimentar o mesmo quando for montado em festa de aniversario pois são 4 pecas da mesma medida fazendo tipo um sanfonado.

Clube CNC Brasil

Re:Como cortar uma peça maior que a área de corte de sua maquina ?
« Resposta #17 Online: 16/09/19 - 09:06 »

Offline mauriliopc

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 70
  • Total Likes: +89/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:Como cortar uma peça maior que a área de corte de sua maquina ?
« Resposta #18 Online: 16/09/19 - 09:10 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Opa muito obrigado, colar com cuspe melhor ainda kkk, mas eu queria fazer sem ter que emendar, não sei se da pra entender, eu pego a chapa já na medida do biombo e corto o primeiro percurso e no segundo percurso eu queria só movimentar a chapa para dar continuidade entende, mas acho que assim não é possível né pois como vou achar o ponto certo, e se eu colar tenho medo que solte ao movimentar o mesmo quando for montado em festa de aniversario pois são 4 pecas da mesma medida fazendo tipo um sanfonado.

seria mais ou menos isso o produto final, mas com outro tipo de desenho

Clube CNC Brasil

Re:Como cortar uma peça maior que a área de corte de sua maquina ?
« Resposta #18 Online: 16/09/19 - 09:10 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como cortar uma peça maior que a área de corte de sua maquina ?
« Resposta #19 Online: 16/09/19 - 15:39 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
seria mais ou menos isso o produto final, mas com outro tipo de desenho

Deve dar pra fazer sim, só é mais complicado ... eu não sei como é a sua maquina , mas se vc deslocar a chapa até o zero do desenho dá p/ usar este método aqui mesmo.

Corta o primeiro arquivo, desloca a placa até bater com o inicio do próximo desenho e manda bala (Juquinha ... ahahaa :laugh:)

Topico semelhante: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
« Última modificação: 18/09/19 - 05:48 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Como cortar uma peça maior que a área de corte de sua maquina ?
« Resposta #19 Online: 16/09/19 - 15:39 »

Offline mauriliopc

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 70
  • Total Likes: +89/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:Como cortar uma peça maior que a área de corte de sua maquina ?
« Resposta #20 Online: 16/09/19 - 16:09 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Deve dar pra fazer sim, só é mais complicado ... eu não sei como é a sua maquina , mas se vc deslocar a chapa até o zero do desenho dá p/ usar este método aqui mesmo.

Corta o primeiro arquivo, desloca a placa até bater com o inicio do próximo desenho e manda bala (Juquinha ... ahahaaa :D )

Bls vou ver com o cliente se ele vai querer mesmo ai mando bala, Obrigado!!

Clube CNC Brasil

Re:Como cortar uma peça maior que a área de corte de sua maquina ?
« Resposta #20 Online: 16/09/19 - 16:09 »

Offline cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como cortar uma peça maior que a área de corte de sua maquina ?
« Resposta #21 Online: 16/09/19 - 20:12 »
como eu faço (as vezes) :anjo:

Usando as medidas do teu biombo, eu faria assim óó

1° gerar os percursos (de preferencia divida em dois paineis)

2° faz dois furos, para serem usados de guia, em algum lugar onde vai ser cortado fora para não estragar a peça.
      por exemplo se fez dois paineis de 800mm faz um furo em x 50 y900 e outro em x400 y900.
      esses furos vão ficar no segundo painel.

3° corte o primeiro painel.

4° movimente a chapa e posicione a máquina em x50 y100. Posicione a chapa de modo que o primeiro furo fique exatamente embaixo da fresa. Movimente a máquina para x400 y100 e acerte o segundo furo. Prenda a chapa e manda cortar o segundo painel.



"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Como cortar uma peça maior que a área de corte de sua maquina ?
« Resposta #21 Online: 16/09/19 - 20:12 »

Offline mauriliopc

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 70
  • Total Likes: +89/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:Como cortar uma peça maior que a área de corte de sua maquina ?
« Resposta #22 Online: 16/09/19 - 21:10 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
como eu faço (as vezes) :anjo:

Usando as medidas do teu biombo, eu faria assim óó

1° gerar os percursos (de preferencia divida em dois paineis)

2° faz dois furos, para serem usados de guia, em algum lugar onde vai ser cortado fora para não estragar a peça.
      por exemplo se fez dois paineis de 800mm faz um furo em x 50 y900 e outro em x400 y900.
      esses furos vão ficar no segundo painel.

3° corte o primeiro painel.

4° movimente a chapa e posicione a máquina em x50 y100. Posicione a chapa de modo que o primeiro furo fique exatamente embaixo da fresa. Movimente a máquina para x400 y100 e acerte o segundo furo. Prenda a chapa e manda cortar o segundo painel.

Boa noite Meu amigo, não me leve a mal mas não tenho QI de cientista igual a vc não,  ?_6 ?_6 ?_6, brincadeiras a parte mas ainda não consegui entender, vamos lá ,
eu divido o vetor em dois ate ai acho que entendi.
no primeiro vetor eu marco as coordenadas com furo  x50 y100 e faço essas mesmas marcações no segundo vetor x50 y100 digo isso feito no artcam certo, vou la na cnc coloco a chapa grande, inicio ela no ponto zero, e inicio o primeiro corte do primeiro vetor ela automaticamente vai fazer esses furos nas coordenadas x50 y100 e cortar o que tem que cortar, ao finalizar ela volta para o ponto zero ok, nesse momento eu tenho que colocar a cnc na posição x50 e y100 para marcar a posição do segundo vetor e ai eu alinho a chapa é isso que não estou conseguindo entender, ja procurei por vídeos na internet explicando e mostrando ao mesmo tempo mas não achei nada relacionado meu Deus vai cair o restinho de cabelo que me resta kkkk

Clube CNC Brasil

Re:Como cortar uma peça maior que a área de corte de sua maquina ?
« Resposta #22 Online: 16/09/19 - 21:10 »

Offline cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como cortar uma peça maior que a área de corte de sua maquina ?
« Resposta #23 Online: 17/09/19 - 20:42 »
saudades do tempo que se fazia que nem o Jack.......

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Boa noite Meu amigo, não me leve a mal mas não tenho QI de cientista igual a vc não,  ?_6 ?_6 ?_6, ......

Tem umas reportagens na TV cultura falando que esse tal de QI é uma farsa, então nem eu tenho  :irrit: :irrit:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

eu divido o vetor em dois ate ai acho que entendi.

sim, divide em dois de maneira que fique menor que a máquina tipo se o painel é de 1800, divida em 2 de 900


Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

no primeiro vetor eu marco as coordenadas com furo  x50 y100

Não,

na primeira metade, marque dois furos além do primeiro percurso, ou seja lá pelos x50 Y950 que vai ficar na posição do segundo painel.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
e faço essas mesmas marcações no segundo vetor x50 y100 digo isso feito no artcam certo,

No segundo percurso zera tudo, ou seja o segundo percurso começa  a partir do zero da tua máquina. então vai ter que movimentar a chapa e movimentando a chapa e a posição relativa do furo vai mudar também. Se antes ele era x50 y950, agora que movimentou a chapa em 900 mm o furo vai ficar 900 mm mais próximo do zero e considerando que 950 - 900 = 50, então a nova posição do furo (que já está feito na chapa) vai ficar em x50 y50.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
ja procurei por vídeos na internet explicando e mostrando ao mesmo tempo mas não achei nada relacionado meu Deus vai cair o restinho de cabelo que me resta kkkk

Não vou fazer o video pois acho que não consigo ir fazendo, explicar e aind ter que tocar a a manivela da filmadora.....

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


 :anjo: :anjo: :anjo: :anjo: :anjo: :anjo: :anjo: :anjo: :anjo:


repetindo.....

vamos supor que o teu painel tenha no total 1800 mm e a máquina 1000 mm na altura


vamos dividir os percursos em dois paineis de 900 mm
que é metade do painel (mas isso não é importante, o importante é que cada percurso seja menor que a máquina)

vai sobrar 100 mm na area útil da tua máquina.

Vamos supor que na posição x 100 y 950 tenha uma parte que não será aproveitada, que vai ser cortada fora.
Esse ponto estará pouco acima  da metade do painel inteiro, ou seja lá no segundo percurso, mas tem que fazer esse ponto junto com o primeiro percurso.
 
No primeiro percurso ele estará na posição x100 y950, mas ao movimentar a chapa, esse ponto vai se mover também  e não será mais x100 y950, mas será a posição x100 y50 do segundo percurso (pois dividimos os percursos em 2 de 900mm (950 = 900 + 50 :anjo: ).

Então, posicione a máquina na posição x100 y50 e movimente a chapa até o furo ficar certo com a fresa. Mete uns parafusos na chapa corte o segundo percurso que vai dar certo.


Se não fizer, nunca vai dar certo, mas se tentar vai conseguir.....

.... no máximo vai estragar umas trocentas chapas... :anjo: :anjo: :anjo: :anjo: :anjo:

« Última modificação: 17/09/19 - 20:43 por cientista13 »
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Como cortar uma peça maior que a área de corte de sua maquina ?
« Resposta #23 Online: 17/09/19 - 20:42 »

Offline mauriliopc

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 70
  • Total Likes: +89/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:Como cortar uma peça maior que a área de corte de sua maquina ?
« Resposta #24 Online: 18/09/19 - 12:14 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
saudades do tempo que se fazia que nem o Jack.......

Tem umas reportagens na TV cultura falando que esse tal de QI é uma farsa, então nem eu tenho  :irrit: :irrit:

sim, divide em dois de maneira que fique menor que a máquina tipo se o painel é de 1800, divida em 2 de 900


Não,

na primeira metade, marque dois furos além do primeiro percurso, ou seja lá pelos x50 Y950 que vai ficar na posição do segundo painel.

No segundo percurso zera tudo, ou seja o segundo percurso começa  a partir do zero da tua máquina. então vai ter que movimentar a chapa e movimentando a chapa e a posição relativa do furo vai mudar também. Se antes ele era x50 y950, agora que movimentou a chapa em 900 mm o furo vai ficar 900 mm mais próximo do zero e considerando que 950 - 900 = 50, então a nova posição do furo (que já está feito na chapa) vai ficar em x50 y50.

Não vou fazer o video pois acho que não consigo ir fazendo, explicar e aind ter que tocar a a manivela da filmadora.....

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


 :anjo: :anjo: :anjo: :anjo: :anjo: :anjo: :anjo: :anjo: :anjo:


repetindo.....

vamos supor que o teu painel tenha no total 1800 mm e a máquina 1000 mm na altura


vamos dividir os percursos em dois paineis de 900 mm
que é metade do painel (mas isso não é importante, o importante é que cada percurso seja menor que a máquina)

vai sobrar 100 mm na area útil da tua máquina.

Vamos supor que na posição x 100 y 950 tenha uma parte que não será aproveitada, que vai ser cortada fora.
Esse ponto estará pouco acima  da metade do painel inteiro, ou seja lá no segundo percurso, mas tem que fazer esse ponto junto com o primeiro percurso.
 
No primeiro percurso ele estará na posição x100 y950, mas ao movimentar a chapa, esse ponto vai se mover também  e não será mais x100 y950, mas será a posição x100 y50 do segundo percurso (pois dividimos os percursos em 2 de 900mm (950 = 900 + 50 :anjo: ).

Então, posicione a máquina na posição x100 y50 e movimente a chapa até o furo ficar certo com a fresa. Mete uns parafusos na chapa corte o segundo percurso que vai dar certo.


Se não fizer, nunca vai dar certo, mas se tentar vai conseguir.....

.... no máximo vai estragar umas trocentas chapas... :anjo: :anjo: :anjo: :anjo: :anjo:


 :anjo: :anjo: :anjo: :anjo: ?_6 ?_6 ?_6 ?_6
Agora sim compreendi mestre, vou perder trocentas chapas  ?_2 ?_2 ?_2 ?_2

Agora eu consegui entender sim, vou colocar em pratica fazer uns testes !!
Muito obrigado por disponibilizar-se para esta aula  ;pacienc: ;pacienc:

Clube CNC Brasil

Re:Como cortar uma peça maior que a área de corte de sua maquina ?
« Resposta #24 Online: 18/09/19 - 12:14 »

Offline cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como cortar uma peça maior que a área de corte de sua maquina ?
« Resposta #25 Online: 18/09/19 - 20:00 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

 :anjo: :anjo: :anjo: :anjo: ?_6 ?_6 ?_6 ?_6
Agora sim compreendi mestre, vou perder trocentas chapas  ?_2 ?_2 ?_2 ?_2

Agora eu consegui entender sim, vou colocar em pratica fazer uns testes !!
Muito obrigado por disponibilizar-se para esta aula  ;pacienc: ;pacienc:

Antes de estragar todas as chapas, faça um video que dai vai ter um video de como fazer

..... ou de como não fazer.. :Garg: :sarro: :Garg: :sarro:

fica tranquilo que na pratica vai ser mais fácil ... ;D ;D
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Como cortar uma peça maior que a área de corte de sua maquina ?
« Resposta #25 Online: 18/09/19 - 20:00 »

Offline Zoprano

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 9
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Como cortar uma peça maior que a área de corte de sua maquina ?
« Resposta #26 Online: 27/04/20 - 10:53 »
Ai esta um video explicando


[youtube]https://youtu.be/3Dbq8pw1wx4[/youtube]

Clube CNC Brasil

Re:Como cortar uma peça maior que a área de corte de sua maquina ?
« Resposta #26 Online: 27/04/20 - 10:53 »

Offline cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como cortar uma peça maior que a área de corte de sua maquina ?
« Resposta #27 Online: 27/04/20 - 20:05 »
imaginar é mais dificil do que fazer.

Agora com video fica fácil pra todos.

a turma agradece pelo video.

 ?_18 ?_18 ?_18 ?_18 ?_18
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Como cortar uma peça maior que a área de corte de sua maquina ?
« Resposta #27 Online: 27/04/20 - 20:05 »

Offline mauriliopc

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 70
  • Total Likes: +89/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:Como cortar uma peça maior que a área de corte de sua maquina ?
« Resposta #28 Online: 27/04/20 - 21:15 »
Agora acho que o novato aqui (EU) consigo kkkk já perdi umas 3 peças tentando e vamos pra mais algumas!!kkkk

Clube CNC Brasil

Re:Como cortar uma peça maior que a área de corte de sua maquina ?
« Resposta #28 Online: 27/04/20 - 21:15 »

Offline Zoprano

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 9
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Como cortar uma peça maior que a área de corte de sua maquina ?
« Resposta #29 Online: 28/04/20 - 03:54 »
O vídeo não é de minha autoria. E de uma pessoa amiga.
Coloquem lá um gosto no canal do rapaz

Clube CNC Brasil

Re:Como cortar uma peça maior que a área de corte de sua maquina ?
« Resposta #29 Online: 28/04/20 - 03:54 »

 

SiteLock