Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Mach3 não mantem referencia do eixo Y .  (Lida 4325 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Allan Xavier

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 23
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +1/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Mach3 não mantem referencia do eixo Y .
« Online: 21/10/14 - 19:45 »
Boa Noite pessoal .

Finalizei minha cnc a poucas semanas e tenho enfrentado vários problemas , porém a grande maioria deles consegui solucionar lendo muitos tópicos relacionados e tenho aprendido muito com a experiencia dos colegas .

Diante disso , um desses problemas ainda está ocorrendo .

Vou tentar explicar o que acontece :

Ao iniciar um trabalho de desbaste ou usinagem de relevo , o programa inicia correto , porém durante o processo de usinagem ele perde referencia em relação ao ponto zero usado no começo .Tipo ... o testes que fiz ( imagem em anexo ) fiz um retângulo de 60x100 e usei a ferramenta de desbaste 2D no Artcam8.1 , até ai tudo blz.. pedi para desbastar 2x , a primeira passada de 1mm ela faz certinho , ai ela dá aquela passada de acabamento nas laterais e é nessa hora que ela passa do ponto zero ...  ela se move discordante e anda uns 5mm negativos em relação ao ponto zero ...grosseiramente falando , o 2° desbaste fica uns 5mm negativos  desalinhado em relação a primeira passada .

Tirei fotos de um teste que fiz hoje . ( Em anexo )
Também em anexo está o G-code gerado para usinar o teste ( foto em anexo ) .
Também em anexo fotos das configurações gerais e da configuração dos motores .


Acredito que as configurações dos motores estejam tudo OK , pois se eu for perfilar em 2D , ela mantem as medidas .
Já verifiquei toda a parte mecânica ( acoplamentos , possiveis folgas em mancais , alinhamentos e atc... ) .
Quanto a perda de passo , também já fiz testes e ela não está perdendo passo .

Enfim , não sei o que pode ser . :irrit:


Bom , procurei assunto parecido com o meu , até encontrei , mas no tópico não tinha mais continuidade sobre uma possivel solução .

Fico no aguardo dos colegas ... :ok:


Clube CNC Brasil

Mach3 não mantem referencia do eixo Y .
« Online: 21/10/14 - 19:45 »

Offline RDS

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 189
  • Total Likes: +23/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Mach3 não mantem referencia do eixo Y .
« Resposta #1 Online: 22/10/14 - 08:41 »
Bom dia Allan.
Qual sistema de tração esta usando ? Cremalheira ? Fuso de esferas ?
Se for fuso posso dizer que a velocidade esta muito alta e quando o motor acelara assim perde muita força.
Nas máquinas de fuso que faço não excedo em 2000 mm/min a velocidade para evitar stoll.
Espero ter ajudado.
Att.:Reinaldo de Souza.

Clube CNC Brasil

Re:Mach3 não mantem referencia do eixo Y .
« Resposta #1 Online: 22/10/14 - 08:41 »

Offline Allan Xavier

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 23
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +1/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Mach3 não mantem referencia do eixo Y .
« Resposta #2 Online: 22/10/14 - 09:30 »
Bom Dia RDS , obrigado pela resposta .

Então ... uso fuso de esfera mesmo , porém justamente nesse eixo Y é fuso de esfera diâmetro de 20mm com passo de 5mm .
Posso te afirmar que mesmo baixando a aceleração e velocidade , o erro continua a persistir .

Inclusive , se eu diminuir vel/acel.  em cantos vivos ele fica raiado , então uso essas configurações .
tem também a questão sobre o fuso do eixo  X , é meio estranho o Eixo Y acontecer esse problema e o Eixo x não .

Estou fazendo mais alguns testes , e percebi quê :  Quanto maior o arquivo/desenho , maior é o erro de posicionamento .


Clube CNC Brasil

Re:Mach3 não mantem referencia do eixo Y .
« Resposta #2 Online: 22/10/14 - 09:30 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Mach3 não mantem referencia do eixo Y .
« Resposta #3 Online: 22/10/14 - 11:29 »
Se possível troque os motores de posição; coloque o X no lugar do Y e veja se o problema muda de lado/posição.
Se acontecer isto é porque o tal motor está com problema ou de configuração ou mesmo de funcionamento.

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Mach3 não mantem referencia do eixo Y .
« Resposta #3 Online: 22/10/14 - 11:29 »

Offline Allan Xavier

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 23
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +1/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Mach3 não mantem referencia do eixo Y .
« Resposta #4 Online: 22/10/14 - 12:00 »
Creocad

Bom , Trocando os motores de posição ( eixo ) ou trocar os pinos nas configurações não teria o mesmo resultado ?

Pois inverti os pinos de posição e consequentemente também se inverteram os motores em relação a eixo .

Fiz o mesmo teste de desbaste e o teste se comportou 100% correto . O.o




Clube CNC Brasil

Re:Mach3 não mantem referencia do eixo Y .
« Resposta #4 Online: 22/10/14 - 12:00 »

Offline Allan Xavier

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 23
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +1/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Mach3 não mantem referencia do eixo Y .
« Resposta #5 Online: 22/10/14 - 14:08 »
Creocad , RDS

Fiz testes de desbaste usando a estratégia " offset " , a maquina se comportou perfeitamente correta .

Muito estranho , usando raster , nem desbaste , usinagem3D  ele ta funfando .

Já com offset o programa roda super tranquilo ...


Clube CNC Brasil

Re:Mach3 não mantem referencia do eixo Y .
« Resposta #5 Online: 22/10/14 - 14:08 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Mach3 não mantem referencia do eixo Y .
« Resposta #6 Online: 22/10/14 - 15:56 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Creocad
Bom , Trocando os motores de posição ( eixo ) ou trocar os pinos nas configurações não teria o mesmo resultado ?
Pois inverti os pinos de posição e consequentemente também se inverteram os motores em relação a eixo .
Fiz o mesmo teste de desbaste e o teste se comportou 100% correto . O.o
Amigo; desculpe-me, mas sinceramente não entendi.......
trocando os motores de posição ( fisicamente ) ou trocando os canais de alimentação dos mesmos na placa ( aliás não sabemos qual placa controladora usas ) é mais ou menos a mesma coisa; agora trocar os pinos na configuração me deixou aqui todo pinado ?_34 ?_34 ?_34 ?_34 ?_34
tipo assim: quando vc mandar fazer um retangulo de 113 de largura por 450 de altura a máquina fará um retangulo de 450 de largura por 113 de altura......
A troca de posição serve para se confirmar aperto? folga dos motores e se os motores estão OK e a placa enviando comandos corretamente.

fez qual ou quais testes que se comportaram 100% correto? E o que foi o teste correto ZERO ZERO?

ôpa....já estou ficando mais louco........deixa eu trocar minha pinagem na configuração aqui........
Tô tendeno nadica de nada ( aliás eu nunca entendo coisa alguma) ?_45 ?_45 ?_45 ?_45

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Mach3 não mantem referencia do eixo Y .
« Resposta #6 Online: 22/10/14 - 15:56 »

Offline Allan Xavier

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 23
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +1/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Mach3 não mantem referencia do eixo Y .
« Resposta #7 Online: 22/10/14 - 16:45 »
Rsrsrsrs ... Vamos lá .

Quanto a controladora , driver ... são os em anexo ...

O que me refiro a troca de motor seria fisicamente ou eu poderia inverter os conectores , daria na mesma entende ... ou poderia ainda inverter os pinos la na configuração no mach3 .

Com o mesmo programa ( desbaste em raster ) , testei o corte tanto invertendo os motores como trocando a numeração dos pinos .

só que cada teste teve um resultado .

Se eu trocar os motores de lugar , o erro ainda permanece . ( Ver foto em anexo " Raster01")
- O retangulo sai na vertical , O ponto inicial no artcam é o mesmo ( inferior esquerdo ) .

* repare que quando a maquina finaliza o ultimo contorno ela não retorna para o inicio de origem .

Já trocando os pinos o erro não acontece , porém o retangulo sai na horizontal , usando o mesmo programa . ( ver foto em anexo " Raster02" )

( Quando inverte a numeração da pinagem no mach3 , você está mudando a forma como a maquina vai reagir ( movimentação , direção ) o comportamento é outro .

Trocar os motores de lugar = trocar os plugs dos conectores .
Inverter a numeração de pinagem nas configurações é outra coisa .

Bom , resumindo , o erro não está no motor , acredito que seja realmente uma configuração errada .



Não contente , resolvi fazer o mesmo rentangulo porém usando a ferramenta de desbaste só que com estratégia em " offset ".
Fiz esse teste mas, voltei os motores do jeito que estavam .... ( ver foto em anexo " offset ) , e a maquina trabalhou sem erro nenhum .


To ficando doidoooo já  :irrit: :lingua: ?_39 :Censura: :Censura: :Censura: :Censura: :Censura:




Clube CNC Brasil

Re:Mach3 não mantem referencia do eixo Y .
« Resposta #7 Online: 22/10/14 - 16:45 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Mach3 não mantem referencia do eixo Y .
« Resposta #8 Online: 22/10/14 - 21:36 »
Sei não viu; mas diga-nos uma coisa: quando vc muda de raster para offset vc ger um outro arquivo de percurso? pode não ser nada na configuração da controladora, mas sim no programa que gera os arquivos.


Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Mach3 não mantem referencia do eixo Y .
« Resposta #8 Online: 22/10/14 - 21:36 »

Offline Allan Xavier

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 23
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +1/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Mach3 não mantem referencia do eixo Y .
« Resposta #9 Online: 23/10/14 - 01:02 »
Pensei nisso também ... mas , fiquei com duvida porque quando eu inverti as numerações nos pinos , o programa gerado funcionou corretamente ...

Cacildisss   :lingua:


Clube CNC Brasil

Re:Mach3 não mantem referencia do eixo Y .
« Resposta #9 Online: 23/10/14 - 01:02 »

 

SiteLock