Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Pessoal, Eu estou apanhando com o Ponto Zero, no Mach3!  (Lida 8431 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline dwn77an73

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 15
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Eu estou tentando entender o Ponto Zero no Mach3!
Minha maquina, devido ao pequeno porte, nao veio instalado os limitadores, passei um bom tempo instalando-os da melhor forma possivel.
fiz as configuracoes, conforme imaginei que seria e tbm segui os mais entendidos por ai, net a fora.

Fiz algo assim:

Referencia_A= +0___________________________0_____________________________-0  B. ex: Total 300.000 : 2 = 150
                     150                                           -150                                   Bom, dependendo de onde quero o meu ponto zero eu , subtraio ou somo, isso me da uma posicao de parada ou limit, via soft. ( Um ponto)
Outro ponto, adicionar aos axes as devidas coordenadas, para a referencia Zero. "Funcionou" na Aba MDI, com o comando G28. 
Por outro lado, se eu fixar os axes , em qualquer ponto e zerar, o movimento que for feito em seguida, sera possivel retorna-lo clicando no (goto zero) Isso e certo.

A questao e que eu nao estou entendendo bem essas opcoes, e suas colocacoes. Visto que uma parece sobrepor a outra, e atrapalhar tbm.

Alguem sabe me dizer se tem em alguma parte da configuracao alguma opcao de marcar e ter esse ponto fixo.

Obs: Para que serve o Botao ( Referenciar todos a casa - Refer all home) cliquei nele e ele simplesmente passou em cima dos SWITCHs, ignorou e mandou ver.  ?_15 ?_16

abraco.
 

Clube CNC Brasil


Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Pessoal, Eu estou apanhando com o Ponto Zero, no Mach3!
« Resposta #1 Online: 12/06/12 - 10:32 »
Colega, como é seu nome?

Pela sua descrição, eu diria que voce estaria querendo usar sensores (contatos) de Origem para poder referencia os eixos da máquina e assim fazer com que o cnc reconheça onde a máquina estaria no espaço.

Antes de mais nada, entenda que há um padrão de funcionamento e consequentemente de instalação destes sensores, de forma que simplifique a vida do usuário - claro, nada impere de voce fazer alterações, mas sempre lembrando que terá sempre vantagens e desvantagens.

Quando se faz o cnc reconhecer suas origens, se usa o que se chama "Origem-Máquina" (G53)
Veja a imagem abaixo:


A origem dos eixos está: (ponto Zero)
- no eixo X para o lado esquerdo
- no eixo Y para perto do operador
- no eixo Z para cima

Note ainda que: (pensando na ferramenta)
- para o eixo X, para direita o valor deslocado é positivo (ou mesa indo para esquerda)
- para o eixo Y, para frente o valor deslocado é positivo (ou mesa indo para trás (para perto do operador))
- para o eixo Z, para cima o valor deslocado é positivo

Então repetindo - o ponto Zero está nas origens, e isso quer dizer quie:
-Para os eixos X e Y só se tem valores positivos e para o eixo Z só se tem valores negativos, "Pensando sempre em coordenadas de Máquina"!

Ajustado isso, voce pode (opcionalmente) usar os "limites Lógicos" controlados pelo sistema (soft limits), onde se deve configurar de forma que a máquina só consiga se deslocar à partir dos pontos de origem - dessa forma uma vez que as origens forem reconhecidas, a máquina se deslocará até o limite lógico imposto pelo operador e não passará desse ponto, evitando colisões.

Uma vez que o cnc reconheceu os limites, ele passará a operar em coordenadas-peça (G54 em dante)


O botão "Referenciar Todos" (Ref All) é o comando que faz com que o Mach3 execute as rotinas de reconhecimento das origens - primeiro o eixo Z e depois os outros eixos um de cada vez.

Se quando voce apertou o comando para referenciamento a máquina passou por cima dos sensores, provavelmente se dá porque o cnc não reconheceu algum ajuste.

Antes de executar fisicamente algum deslocamento seria mais prudente voce testar os contatos para ver seu funcionamento - no Mach3 há uma janela de diagnósticos onde se pode ver se os contatos funcionam verificando o acendimento de leds nesta janela quando os sensores são manipulados...
« Última modificação: 12/06/12 - 10:40 por fgilii »
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Pessoal, Eu estou apanhando com o Ponto Zero, no Mach3!
« Resposta #1 Online: 12/06/12 - 10:32 »

Offline dwn77an73

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 15
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Pessoal, Eu estou apanhando com o Ponto Zero, no Mach3!
« Resposta #2 Online: 12/06/12 - 12:01 »
Meu nome eh: Paulo!

FGilii! Obrigado pela sua explicacao, ajudou bastante!
Essa sequencia que vc, me explicou eu tinha seguido aqui, a unica diferenca foi que eu dividi os valores, demodo que eu pudesse centralizar os eixos nos lugares que eu queria como sendo o ponto de partida ou "Zero".

Em relacao ao referenciar todos a casa, nao se precisa pensar muito nao eh! fiz o comentario, porque o meu nao estava agindo como deveria, mas nem pudera, voce tinha razao, quanto a algo estar errado, tinha me esquecido de referenciar os eixos em seus homes, apenas tinha feito os acertos nos switch ( + - ) e tinha deixado o Home. Peco desculpas pelo comentario, foi falha minha!

Neste momento refiz as configuracoes, e estou mandando umas imagens para verificacao.

Abraco e Muito Obrigado!

Clube CNC Brasil

Re:Pessoal, Eu estou apanhando com o Ponto Zero, no Mach3!
« Resposta #2 Online: 12/06/12 - 12:01 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Pessoal, Eu estou apanhando com o Ponto Zero, no Mach3!
« Resposta #3 Online: 12/06/12 - 13:20 »
Paulo,

Não sei se entendí mas creio que o que voce quer seria criar um ponto de referencia que seria na metade dos cursos úteis dos eixos da máquina.

A utilidade disso é discutível, mas enfim, teria uma maneira...
Voce deve criar um "offset" para cada origem à partir da posição física dos sensores e dos cursos reais da sua máquina.

No exemplo abaixo eu criei um exemplo de mesa com 500mm de curso útil e com offset na metade dos eixos X e Y...

Os sensores estariam nos extremos esquerdo inferior (padrão) - note que quando se aperta o comando "REF ALL" a máquina irá procurar os sensores, zerar os eixos e se movimentará até as coordenadas de offset informadas (no exemplo será 250mm, metade dos cursos de X e Y)

Quando se está trabalhando normalmente, a tela deverá mostrar as coordenadas de peça - normalmente será G54 (ou a partir disso)
Note que quando o botão "Machine Coords" está ligado (contorno vermelho ligado) o que está sendo mostrado é G53, coordenadas de Máquina - a posição das origens físicas!
Quando o botão "Machine Coords" estiver desligado (o padrão) será no mínimo G54 e o que mostra será o Offset pré configurado na janela de Origens e Limites.

Note ainda que, para usar efetivamente o comando "Soft Limits" (nas minhas telas está ativo - veja o contorno verde) as origens fisicas deverão ser reconhecidas primeiro...
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Pessoal, Eu estou apanhando com o Ponto Zero, no Mach3!
« Resposta #3 Online: 12/06/12 - 13:20 »

Offline dwn77an73

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 15
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Pessoal, Eu estou apanhando com o Ponto Zero, no Mach3!
« Resposta #4 Online: 13/06/12 - 12:16 »
Ola! FGilii! Obrigado pela dica!

Esse procedimento, que ate entao eu nao sabia como chamar,   ?_34  eu tinha feito na configuracao anterior, as imagens que enviei ontem( mensagem anterior ), fiz as mudancas apos sua dica anterior e lhe enviei as imagens.

Confesso, tinha ficado um pouco mais feliz, pois tinha conseguido, acertar um ponto de parada. Mas nao gostei muito pelo fato de que tinha que estar sempre verificando se o botao SOFTLIMIT estava ativado! Acontece que voce vai e vem e clica aqui e ali e quando menos espera, ele esta desativado!

Entao o que eu realmente quero eh:

iniciar a maquina, e esta ficar em sua pre-determinada posicao a espera do trabalho.
Iniciar o trabalho, acabou, voltar para esse ponto de partida, e aguardar o proximo trabalho.

Isso sem ter que ficar se preocupando, se tal servico esta ativo ou nao. (acredito que isso seria conseguido facilmente com equipamentos profissionais, mas fazer o que neh!  :-\ )

Vira e Mexe a gente acaba se esquecendo!

O meu problema, e que a area util da maquina e muito pequena, e eu tenho que tomar os cuidados, para que na hora de fazer o projeto, este ponto de partida, nao fique fora do desenho o suficiente, para praticamente ejetar o projeto para fora dos limits, travando a maquina a todo momento. sei que tenho de mapear a area util da mesa e tbm, fixar uma posicao para os eixos, para depois entao partir para o projeto.

Outro problema e que estou aprendendo , a manusear a maquina e software's em geral, e isso me deixar um bocado perdido.

Mas estou caminhando! e vcs estao me mostrando esse caminho.
E por isso, o minimo que posso fazer eh agradecer.

A todos meu Muito Obrigado!

Clube CNC Brasil

Re:Pessoal, Eu estou apanhando com o Ponto Zero, no Mach3!
« Resposta #4 Online: 13/06/12 - 12:16 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Pessoal, Eu estou apanhando com o Ponto Zero, no Mach3!
« Resposta #5 Online: 13/06/12 - 13:12 »
Pois é - eu acho que como voce não se manifestou claramente no que queria, teve que pedalar um bocado.

Isso que voce quer se baseia nas origens da máquina e numa tabela de offsets de fixação - simples assim...

G53 é a origem-máquina - G54 em diante são as possiveis origens de fixação de objetos como uma morsa.
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Pessoal, Eu estou apanhando com o Ponto Zero, no Mach3!
« Resposta #5 Online: 13/06/12 - 13:12 »

 

SiteLock