Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: MADEIRA X FRESA  (Lida 28224 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline vitorette

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 235
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • e-glow
MADEIRA X FRESA
« Online: 29/08/12 - 12:34 »
Olá pessoal, com o incentivo do Julio Cesar, vou postar aqui as minhas dificuldades quanto à escolha de fresa.
Comprei a minha CNC, como havia dito na minha apresentação, e vou trabalhar principalmente com madeira.
No dia que peguei a máquina veio com 5 fresas HSS e duas pra madeira. As de madeira são da marca bosch, paralela, uma simples e outra dupla.
A simples entortei manobrando a máquina, aff... A outra tem me quebrado um baita galho.
Logo descobri que iria precisar de fresas, muitas fresas... Mas, o que comprar?
Li aqui no fórum que um bom fornecedor era o fresascnc.com.br, entrei no site e fiquei espantado com a quantidade.
Nos meus desenhos existem alguns detalhes em que preciso de uma broca bem fina. Comprei uma de 1.2mm, outra de 1mm e duas de 3.175, sendo uma dessas ball nose. Consegui encontrar aqui na cidade onde moro, fresas de 6mm paralela dupla. Nada mais.
Entrei no goodluckbuy e comprei várias fresas. Mas lá só tem fresas de 1/8, 3.175mm, de haste. Comprei algumas medidas para compensar. Agora, comprei outras da bosch com haste de 6mm, nas seguintes medidas: 3.2, 4, 6, 10, 15mm. Essas duas últimas pra desbaste, coisa que descobri ser bastante nescessário após quebrar outras duas fresinhas  ?_11. Todas paralelas, simples e dupla.
Mas, a coisa pega na hora de configurar no artcam. Passo lateral, vertical, avanço, mergulho e rotação. Sem dizer, vai ter movimento de entrada e saída, rampa. Aff... é tanta coisa que o tico e teco começam a brigar entre si.
O pior é entrar no site, onde vende fresas, e não saber o que e em que quantidade comprar. Pois tem fresa de 2, 3 e 4 cortes. Raiada, reto, ball nose, etc. Curta, média, longa. É claro que só o tempo e a prática vai me dar o conhecimento necessário para o bom uso da minha CNC e das fresas. Mas, uma ajuda pode evitar dissabores e prejuízos.
O Julio disse ter uma tabela que me ajudaria a elucidar o mistério das fresas. Se me enviar agradeço. E se alguém trabalha com madeira e puder me dar algumas dicas, será de muita valia.
Aqui, além de ser caro comprar uma fresa, corro o risco de ficar parado por falta de equipamento. O que já é o meu caso. Estou a com a tábua presa na mesa e não posso trabalhar.
Tenho mais dúvidas, mas por enquanto a do uso correto das fresas e a mais urgente.
Obrigado.
« Última modificação: 29/08/12 - 13:02 por vitorette »
"Nós somos uma colônia gigantesca!" - Enéas
Nenhuma outra frase resume melhor o que é esse Brasil.

Clube CNC Brasil

MADEIRA X FRESA
« Online: 29/08/12 - 12:34 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:MADEIRA X FRESA
« Resposta #1 Online: 29/08/12 - 15:39 »
Amigo.
boa tarde.

Espero n ão levar a mal minha  colocação no outro tópico em relaçãop a vc, mas agora fica mais facil te respobnder.

Vc esta com trocentas duvidas , tanto com as fresa quando a configuração delas e tambem sobre  geração dod percursos
UFA, realmente ta precisando ler bastante rsrsrsrs

Realmente tem vcarios tipos de fresa, e eu tambem não sei nem a metade delas, mas te  aconselho a ir devagar, pois se não vais parar  numa camisa de força  ?_25 ?_25 ?_25 ?_25

O correto,é vc primeiro ver o que vc  quer fazer,  como  usinar, desbastar, 2d, <a class="ktg6us78hf8vdu7" href="#"><a class="ktg6us78hf8vdu7" href="#">3d[/url][/url], mdf,  madeira bruta, aluminio  latão acrilico etc. etc, etc.
para que assim possamos te ajudar.

quanto aos parametros, realmente existe uma tabela, mas não é por isso que temos que levar a risca, pois vai depender muito de sua maquina,  mas é um ponto de partida
por exemplo.
minha maquina corta mdf de 6mm com fresa  raiada de 2mm num passe só, e com velocidade de avanço de 2300mm/min
então o correto é vc fazer alguns testes para ver quais os melhores procedimentos  para com sua maquina.
veja o que queres fazer, faça alguns testes e depois <a class="ktg6us78hf8vdu7" href="#">tire[/url] suas duvidas por aqui
abraço
ricardo
« Última modificação: 29/08/12 - 15:42 por JOSE RICARDO »

Clube CNC Brasil

Re:MADEIRA X FRESA
« Resposta #1 Online: 29/08/12 - 15:39 »

Offline vitorette

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 235
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • e-glow
Re:MADEIRA X FRESA
« Resposta #2 Online: 29/08/12 - 16:12 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Amigo.
boa tarde.
Espero n ão levar a mal minha  colocação no outro tópico em relaçãop a vc, mas agora fica mais facil te respobnder.
Vc esta com trocentas duvidas , tanto com as fresa quando a configuração delas e tambem sobre  geração dod percursos
UFA, realmente ta precisando ler bastante rsrsrsrs

Boa tarde Ricardo. Não levo a mal de jeito nenhum a sua colocação.
Até lendo novamente o que escreví, parece que quero a receita pronta e ando com preguiça de pesquisar. Não é isso. Eu leio muito e não encontrei um texto que ajudasse. Outra, antes de abrir o tópico sofrí durante uma semana. Quebrei várias fresas e não consegui me acertar. É claro que cometi alguns equivocos e paguei, caro, por isso. Mas, quando entro num site pra comprar uma fresa, fico inseguro sobre qual tipo de modelo comprar. É nesse sentido que preciso de ajuda e orientação, pois comprei fresa no site fresascnc.com.br e no primeiro dia de uso quebrei. Então, sei que estou fazendo algo errado. Baixei o passo vertical e diminui o avanço. Mas, como pensei que a fresa era pra madeira, botei pra rodar a 24000 rpm, ví a madeira queimar. Ajustei e a madeira não queimava, porém a broca quebrou. E agora? O que comprar? Meu trabalho é 2D, madeira bruta, angelin, canela imbuia e garapa. Tem desbaste, até já fiz e ficou legal. Mas, o delhamento do símbolo é que está sendo o problema. Talvez com fresas menores tenha que ir com muita calma e tirar 1mm por vez. Confesso que fiquei foi meio que perdido. Mas, sei que om a sua ajuda e a de muitos outros a coisa vai resolver. O Julio me passou um site com um catalogo com as fresas separadas por tipo de material. Já começou a ajudar.  ?_21
"Nós somos uma colônia gigantesca!" - Enéas
Nenhuma outra frase resume melhor o que é esse Brasil.

Clube CNC Brasil

Re:MADEIRA X FRESA
« Resposta #2 Online: 29/08/12 - 16:12 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:MADEIRA X FRESA
« Resposta #3 Online: 29/08/12 - 16:48 »
não fique triste, pois acontece com todos podes ter certeza.
quando eu comprei minha cnc, na primeira semana, tive um prejuizo de mais de 300 reais,
comprei uma fresa de 55,00 e na primeira tentativa quebrei a danada.

agora , para que  as respostas sejam  proveitosas, realmente tem que ser por parte.
bem eu por aqui corto mdf, acrilico, policarbonato e estou fazendo testes com aluminio.
agora para cortar madeira   bruta e fazer desbaste , vc tem que utilizar para corte FRESA DE METAL  DURO e de preferencia de 2 cortes no maximo.
quanto a velocidade de avanço, vai depender de sua maquina, do diametro da fresa, pois fresa muito fina  requer mais lentidão.
quanto a velocidade de mergulho ou vertical, a mesma coisa, mas vc vai ter que fazer testes começando por baixa velocidade.
o melhor é vc fazer entrada em rampa  ou mesmo  movimento de entrada e saida, para evitar que a fresa queime  ou mesmo quebre.
o movimento em rampa é legal, mas demorado, e o movimento de entrada e saida, é mais rapido, mas tem alguns parametro a usar.
ex. entrada , saida e graus.
fiz varios testes até achar um parametro legal para mim. depsois posso te passar
quanto ao movimento lateral , vai depender do acabamento que queres, sendo que este  parametro só é utilizado para desbaste, pois para corte não opera.
Não existe uma regra geral e sim  varios fatores dependendo de sua maquina e de seu trabalho.
por exemplo, uma fresa de metal duro de 2 cortes, pode cortar mdf, com uma alta velocidade, mas para cortar madeira bruta já tens que mudar.
isso só lendo e praticando para vc obter o melhor de sua maquina e sua fresa.
eu aqui corto mdf de 6mm com fresa raiada de 2mm com velocidade de avanço de 2300mm/min e em um passe só

o ideal seria vc colocar fotos de seu trabalho com os acertos e erros, para podermos avaliar onde estas errando.
como tambem  fotos de sua maquina ,  tambem  o que a mesma contem, como  qual o  motor de passo, spindle eletronica e etc.
abraço e vamos em frentre
ricardo



« Última modificação: 29/08/12 - 16:51 por JOSE RICARDO »

Clube CNC Brasil

Re:MADEIRA X FRESA
« Resposta #3 Online: 29/08/12 - 16:48 »

Offline vitorette

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 235
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • e-glow
Re:MADEIRA X FRESA
« Resposta #4 Online: 29/08/12 - 19:55 »
Ricardo, boa noite.
Pois é, doí o prejuízo e doí mais o ego. Como não consigo aprender algo? Mas, esse aprendizado é mais tortuoso e árduo.
Os meus percursos sempre estão configurados com rampa. Entrada e saída não sei como fazê-lo, confesso. Mas, o avanço tem sido o mínimo possível, até lento. O desbaste tem sido metade do diâmetro da fresa, às vezes menos que isso.
É certo que vou achar a melhor configuração obedecendo as características de minha CNC. O problema é, e agora o que mais urge, que tipo de fresa comprar e onde comprar. Pois comprei na goodluckbuy e vai demorar a chegar. Na FresasCNC.com.br achei meio caro, gastei mais de R$ 200,00 pra comprar quatro fresas e duas quebraram sem o menor aviso  ?_31. Aqui no MT o frete é caro demais via SEDEX. Comprei algumas paralelas no Ponto Certo das Ferramentas., via Pac deve ser igual a obra do governo, demorado. Hoje acabei pedindo mais 4, duas de 3mm, uma de 15mm e outra de 6mm. Assim fico com bastante fresa pra o serviço básico. Estou descobrindo, fresa de 1 corte dá um acabamento melhor? Achava que seria o contrário, ou é o contrário mesmo? Outra coisa, se o fresamento é concordante ou discordante. Parece que o discordante é o mais indicado pois força menos a máquina e acessórios, fresa. Pelo menos é o que entendi nas minhas leituras, está correto isso? São coisas que vamos descobrindo com o tempo.
Agora à tarde recebi uma boa notícia. Um amigo está negociando as minhas tábuas para serem o brinde da empresa onde ele trabalha. Acho que vou quebrar bastante fresa.  ?_9 ?_2 Pois lá deve rolar algo em torno de 70 itens. Não consegui fazer nenhuma e o cara já sai vendendo 70. Agora tenho que aprender na marra.  ?_30
Olha só isso: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login é a primeira vez que leio abertamente, madeira maciça, no prospecto de uma fresa.
"Nós somos uma colônia gigantesca!" - Enéas
Nenhuma outra frase resume melhor o que é esse Brasil.

Clube CNC Brasil

Re:MADEIRA X FRESA
« Resposta #4 Online: 29/08/12 - 19:55 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:MADEIRA X FRESA
« Resposta #5 Online: 29/08/12 - 20:14 »
Amigo.
coloque aqui os parametros que estas usando, para analizar o porque da quebra das fresas.
velocidade de avanço
velocidade vertical
quantos passes
qual a fresa
diametro da mesma
Sermpre uso aqui discordante, pois da um melhor acabamento.
se estas usando  movimento em rampa,  tudo bem , pois facilita a não queimar a fresa.
Estas fresas helicoidais de 2 cortes, eu tambem uso aqui para cortar POLIOCARBONATO  e são muito boas
ABRAÇO
RICARDO

Clube CNC Brasil

Re:MADEIRA X FRESA
« Resposta #5 Online: 29/08/12 - 20:14 »

Offline vitorette

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 235
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • e-glow
Re:MADEIRA X FRESA
« Resposta #6 Online: 29/08/12 - 22:40 »
Boa noite Ricardo.
Eu faço o desenho nesse computador que estou agora, copio e levo pra outro computador que só uso na minha CNC. Os parâmetros que tenho aqui são: Fresa de topo 1/8 2 corte espiral, 3.175mm. Passo lateral: 1.2mm. Passo Vertical: 3mm (acho que o erro está aqui); Avanço: 1500. Mergulho: 500. Rpm: 24000, aqui o que não quer dizer muito pois a velocidade do spindle é setada diretamente no inversor, mas é isso que está lá. Estrategia de Folga: Raster. A rampa é a padrão 10°, 10, 0, 1.
"Nós somos uma colônia gigantesca!" - Enéas
Nenhuma outra frase resume melhor o que é esse Brasil.

Clube CNC Brasil

Re:MADEIRA X FRESA
« Resposta #6 Online: 29/08/12 - 22:40 »

Offline vitorette

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 235
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • e-glow
Re:MADEIRA X FRESA
« Resposta #7 Online: 29/08/12 - 22:50 »
Ricardo. Boa noite.
Enviei sem anexar uma coisa que tinha me perguntado antes, a configuração da máquina.


Eixos: Eixo Y de 30mm HR60, Eixo X de 30mm HR60 e Z de 16mm 1060.
Área Útil: 1000mm / 650mm / 100mm.
Motores: 21kg com curva longa de torque. Série especial. Conseguem manter o torque em velocidades altas.
Ferramenta de Corte: Spindle de 2,1CV regrigerado à água. Acompanha bomba d'água, radiador e exaustor. Coletor de ferramentas do Spindle é de 1/8" e 6mm.
Estrutura: Toda de Alumínio duro cortado, perfurado e retificado em outra router e plasma CNC, ou seja, maior precisão e acabamento.
Cabos: Fiação manga 4/1 para os motores e deixando a máquina a 1,5m da controladora.
Velocidade: Velocidade máxima em movimento livre dos eixos de 7000mm/min. Recomendável em usinagem entre 250mm/min a 6000mm/min.
Controle de Vibração: Os pés da máquina são fabricados em material vibra-stop, para garantir menor vibração do conjunto. Nessa versão a mesa de sacrifício tem 27mm de espessura.


Não está especificado ai, mas os fusos são de esferas 1605 se não me engano.

Kennedy
« Última modificação: 29/08/12 - 22:50 por vitorette »
"Nós somos uma colônia gigantesca!" - Enéas
Nenhuma outra frase resume melhor o que é esse Brasil.

Clube CNC Brasil

Re:MADEIRA X FRESA
« Resposta #7 Online: 29/08/12 - 22:50 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:MADEIRA X FRESA
« Resposta #8 Online: 30/08/12 - 06:46 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Boa noite Ricardo.
Eu faço o desenho nesse computador que estou agora, copio e levo pra outro computador que só uso na minha CNC. Os parâmetros que tenho aqui são: Fresa de topo 1/8 2 corte espiral, 3.175mm. Passo lateral: 1.2mm. Passo Vertical: 3mm (acho que o erro está aqui); Avanço: 1500. Mergulho: 500. Rpm: 24000, aqui o que não quer dizer muito pois a velocidade do spindle é setada diretamente no inversor, mas é isso que está lá. Estrategia de Folga: Raster. A rampa é a padrão 10°, 10, 0, 1.


Bom dia amigo.
pelos parametros, se fosse mdf estaria legal, mas venho a te dizer que não corto madeira bruta, por isso  estou te dando apenas alguns conselhos  para vc tentar por ai.  ta legal.
vamos la.
quanto a ao avanço vertical,  vc pode aumentar um pouco pois vc esta usando movimento em rampa, e assim evita um pouco mais na queima da fresa, pois quanto mais devagar a entrada mais queima a fresa, ( vai aumentando aos poucos verificando sempre a dureza da madeira correto)
quanto a velocidade de avanço,  esta esta ligada ao passo vertical.
3mm de passo vertical com velocidade de 1500, v ai depender da madeira que estas usando,
se for uma madeira  macia, esta legal, mas se for madeira muito dura, vc tem duas alternativas, ou vc diminui o posso vertical , ou mantem o passo, mas diminui a velocidade de avanço
outra forma, é vc fazer todos os detalhes de desbaste com esta fresa de 3mm e utilizar uma com maior diametro para o corte da peça, o que tambem  evitaria a quebra da mesma.
Eu no  seu caso, faria isso,  trabalharia com dois tipos de fresa dependendo da dureza da madeira.
pois prefiro demorar  um pouco mais , mas evitar a quebra de uma fresa que custa em torno de 30,00
eu colocaria uma madeira em tamanho que pudesse retirar o maior numero de placas para agilizar o corte na hora da troca da ferramenta.
ex.  sua madeira daria para retirar 3 tabuas, então faria o arquivo para desbastar todas as tres para depois fazer a troca da ferramenta e cortar elas por ultimo
abraço


ricardo
« Última modificação: 30/08/12 - 06:48 por JOSE RICARDO »

Clube CNC Brasil

Re:MADEIRA X FRESA
« Resposta #8 Online: 30/08/12 - 06:46 »

Offline vitorette

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 235
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • e-glow
Re:MADEIRA X FRESA
« Resposta #9 Online: 30/08/12 - 07:52 »
Ricardo, bom dia.
Obrigado pela ajuda. Está anotado aqui. Assim que as minhas novas fresas chegarem vou fazer os testes.
Quanto a ideia de aproveitar melhor o tempo de corte de cada fresa, cortando duas ou três peças de uma só vez, é interessante. Pois posso comprar a madeira numa medida que me possibilite isso. Assim, ao invés de fazer somente uma peça por vez, aproveito melhor o tempo. Acho que minha máquina vai permitir umas duas, nas medidas que estou trabalhando. Vai dar até um melhor aproveitamento da madeira. Legal.  ?_21
"Nós somos uma colônia gigantesca!" - Enéas
Nenhuma outra frase resume melhor o que é esse Brasil.

Clube CNC Brasil

Re:MADEIRA X FRESA
« Resposta #9 Online: 30/08/12 - 07:52 »

Offline Andre-Pr

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 77
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:MADEIRA X FRESA
« Resposta #10 Online: 30/08/12 - 19:50 »
caro Vitorette, não é fácil não, assim como todo começo, nesse momento de inicio ja que sua principal meta é as tabuas de carne, minha dica é que você utilize fresas vbit, dificilmente você vai conseguir quebrar uma, e o acabamento fica muito bom, minhas tabuas na maioria utilizo esta fresa para os detalhes menores segue o link da fresa Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login() e o meu blog para que veja as imagens de alguma tabuas que ja fiz Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:MADEIRA X FRESA
« Resposta #10 Online: 30/08/12 - 19:50 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:MADEIRA X FRESA
« Resposta #11 Online: 30/08/12 - 21:24 »
Viu Vitorette.
Ja começou  as boas dicas , e só per paciencia
O andre faz boas tabuas e tem esperiencia
abraço
ricardo

Clube CNC Brasil

Re:MADEIRA X FRESA
« Resposta #11 Online: 30/08/12 - 21:24 »

Offline vitorette

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 235
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • e-glow
Re:MADEIRA X FRESA
« Resposta #12 Online: 30/08/12 - 23:11 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
caro Vitorette, não é fácil não, assim como todo começo, nesse momento de inicio ja que sua principal meta é as tabuas de carne, minha dica é que você utilize fresas vbit, dificilmente você vai conseguir quebrar uma, e o acabamento fica muito bom, minhas tabuas na maioria utilizo esta fresa para os detalhes menores segue o link da fresa Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login() e o meu blog para que veja as imagens de alguma tabuas que ja fiz Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

André, boa noite.
Dica sensacional. Muito obrigado. Acho que tem dessa fresa para vender por aqui. Já simulei alguns percursos com esse tipo e ficou joia.
Suas tábuas são muito bacanas. Que tipo de madeira está usando? Aqui eu consigo, angelin e garapa.
Amanhã devo fazer um tábua piloto para, o que espero ser, o primeiro cliente.
Abraços.

Kennedy Vitorette
"Nós somos uma colônia gigantesca!" - Enéas
Nenhuma outra frase resume melhor o que é esse Brasil.

Clube CNC Brasil

Re:MADEIRA X FRESA
« Resposta #12 Online: 30/08/12 - 23:11 »

Offline vitorette

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 235
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • e-glow
Re:MADEIRA X FRESA
« Resposta #13 Online: 30/08/12 - 23:15 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Viu Vitorette.
Ja começou  as boas dicas , e só per paciencia
O andre faz boas tabuas e tem esperiencia
abraço
ricardo
Ricardo, boa noite.
É isso ai, confesso que nunca iria imaginar o uso de uma fresa de ranhura em V para esse fim.
Mas, é pra isso que estou aqui, aprender.
Obrigado à todos.
"Nós somos uma colônia gigantesca!" - Enéas
Nenhuma outra frase resume melhor o que é esse Brasil.

Clube CNC Brasil

Re:MADEIRA X FRESA
« Resposta #13 Online: 30/08/12 - 23:15 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:MADEIRA X FRESA
« Resposta #14 Online: 31/08/12 - 04:58 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
......meu blog para que veja as imagens de alguma tabuas que ja fiz Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Belas peças. Estou começando a fazer algumas aqui. Vc aplaina as peças na maquina ou já traz elas prontas para somente desenhar? Na primeira que tentei, errei na fresa e os detalhes pequenos lascaram (escudo do corinthians) mão sei é a madeira: vou tentar do outro lado. Quais as madeiras que os trabalhos ficam melhores?
abraço
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:MADEIRA X FRESA
« Resposta #14 Online: 31/08/12 - 04:58 »

 

SiteLock