Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: CNC3AX Documentação  (Lida 67150 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline mr_jack

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 1
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #30 Online: 02/11/12 - 22:16 »
boa noite
alguem tem o arquivo cnc da placa cnc3ax ?
tenho um amigo q já tem a sua cnc ele vai fazer a placa pra mim, mas preciso do arquivo.
obrigado

Clube CNC Brasil

Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #30 Online: 02/11/12 - 22:16 »

Offline marcio21

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 24
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #31 Online: 03/11/12 - 07:41 »
Entra no menu forum procura drive cnc3ax tem todos os arquivos que vc quer pra fazer a placa

Clube CNC Brasil

Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #31 Online: 03/11/12 - 07:41 »

Offline marcio21

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 24
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #32 Online: 03/11/12 - 07:49 »
Tem a placa cnc3ax na net. Eu tenho a placa de dupla face eu mandei fazer duas e ficou por 70 reais cada

Clube CNC Brasil

Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #32 Online: 03/11/12 - 07:49 »

Offline Vagner Cieply

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 362
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #33 Online: 03/11/12 - 11:10 »
Ola  mr_jack Apaguei suas mensagens no outro tópico porque estavam repetidas,basta fase em um só lugar, já basta para você receber ajuda,o amigo Marcio já te deu a dica corre atras que vai achar fácil,caso não achar peça ajuda novamente mas antes abre um tópico de apresentação no local correto , com certeza o pessoal vai te ajudar  ?_26
Quem tem boca fala o que quiser. Quem tem grana é que vai a Roma!

Clube CNC Brasil

Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #33 Online: 03/11/12 - 11:10 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #34 Online: 04/01/13 - 08:22 »
Uma confirmação: para ajustar o trimpot atraves do pino 15 do L297, o positivo do multimetro no pino 15  e o negativo no no negativo da placa?
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #34 Online: 04/01/13 - 08:22 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #35 Online: 04/01/13 - 09:21 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Uma confirmação: para ajustar o trimpot atraves do pino 15 do L297, o positivo do multimetro no pino 15  e o negativo no no negativo da placa?

Sim !
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #35 Online: 04/01/13 - 09:21 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #36 Online: 01/02/13 - 21:16 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Sim !
Passei o dia inteiro hoje tentando fazer a cnc3ax funcionar e nada. Refiz todas as configurações do Mach3, revisei modo de comunicação da LPT (troquei de pc para confirmar se não era problema na porta)  Verifiquei todos os fuziveis da fonte, regulei as tensões do pino 15 (não sei completamente corretas pois me confundo na escala a utilizar). O que a contece é o seguinte: os fets não estão esquentando e nem os motores (bem pouco mornos), Os motores fazem o ruido de estarem energizados mas não se movem - os leds acendem.. Seria sinal de baixa alimentação no pino 15? O trafo e fonte são proprios para a cnc3ax.  Que me lembro da ultima vez ela estava funcionando, mas estava encostada a uns 2 anos. agradeço qualquer dica.
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #36 Online: 01/02/13 - 21:16 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #37 Online: 01/02/13 - 21:38 »
jonh,

Nào é questão de velocidade na configuração. Quando iniciei por aqui, os motores ficavam zunindo mas não andavam. Após configurar melhor resolveu.

Já te passaram os testes que foram postados, seguramente vais resolver.

jcs

Clube CNC Brasil

Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #37 Online: 01/02/13 - 21:38 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #38 Online: 02/02/13 - 10:41 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Passei o dia inteiro hoje tentando fazer a cnc3ax funcionar e nada. Refiz todas as configurações do Mach3, revisei modo de comunicação da LPT (troquei de pc para confirmar se não era problema na porta)  Verifiquei todos os fuziveis da fonte, regulei as tensões do pino 15 (não sei completamente corretas pois me confundo na escala a utilizar). O que a contece é o seguinte: os fets não estão esquentando e nem os motores (bem pouco mornos), Os motores fazem o ruido de estarem energizados mas não se movem - os leds acendem.. Seria sinal de baixa alimentação no pino 15? O trafo e fonte são proprios para a cnc3ax.  Que me lembro da ultima vez ela estava funcionando, mas estava encostada a uns 2 anos. agradeço qualquer dica.

John,

Se os motores estão fazendo barulho de ligados e estão travados no lugar significa que o driver está de prontidão esperando apenas pulsos na entrada step para poder girar ...

Pelo que vc relata, algo está errado justamente neste trajeto, software e entrada step do L297 ... como checar? Eu desligaria o cabo DB25 do PC e tentaria injetar pulsos (de 0 e 5vcc) direto na entrada step da placa, ou do cabo, p/ ver se o motor faz algum movimento. Caso faça, então seu problema está no PC, porta paralela, etc... menos na placa.
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #38 Online: 02/02/13 - 10:41 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #39 Online: 02/02/13 - 11:46 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
John,
Se os motores estão fazendo barulho de ligados e estão travados no lugar significa que o driver está de prontidão esperando apenas pulsos na entrada step para poder girar ...

Pelo que vc relata, algo está errado justamente neste trajeto, software e entrada step do L297 ... como checar? Eu desligaria o cabo DB25 do PC e tentaria injetar pulsos (de 0 e 5vcc) direto na entrada step da placa, ou do cabo, p/ ver se o motor faz algum movimento. Caso faça, então seu problema está no PC, porta paralela, etc... menos na placa.
Sim eles ficam travados que não consigo girá-los com a mão, só desligando a placa para girar. Troquei de pc e deu do mesmo jeito, testei com o Kcam tb.
Os pinos de step são o 2 4 e 6, alguma sugestão de onde possa tirar 5 volts cc? pensei em pilhas de rádio. Seria o positivo no pino de step e o negativo no negativo da placa ou nos comuns do proprio DB25 ou naquele massa que é um fiozinho descoberto? (ou no pino de step do L297) Uma alimentação fraca pelo pino 15 não impediria de o motor pelo menos mostrar alguma reação, correto?
abraço

« Última modificação: 02/02/13 - 11:48 por john »
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #39 Online: 02/02/13 - 11:46 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #40 Online: 02/02/13 - 13:31 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
... como checar? Eu desligaria o cabo DB25 do PC e tentaria injetar pulsos (de 0 e 5vcc) direto na entrada step da placa, ou do cabo, p/ ver se o motor faz algum movimento. Caso faça, então seu problema está no PC, porta paralela, etc... menos na placa.

Dei uma pesquisada e achei esse projetinho:   Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login   seria esse mesmo?
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #40 Online: 02/02/13 - 13:31 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #41 Online: 02/02/13 - 18:53 »
John,

Este projetinho funfa e serve, mas não precisa tanto pois é só para saber quem é o vilão ai nesta bagaça ...

Então é o seguinte ...  ?_3 ... ah sim, liga um resistor de 1k, 2k2, 3k3 ou o que vc tiver na mão (resistor é aquele tubinho colorido ... ehehee) no pino da direita do LM7805 que está soldado na placa da CNC3AX ...

Mais detalhes: LM7805 é o regulador de tensão e está encapsulado em formato TO220 ... vc olhando o bichinho de cima, com as perninhas para seu lado, o pino da esquerda é a entrada (12vcc), o pino central é o GND (Terra, etc ...) e o pino da direita é a saída de 5VCC ... OK ? Então solda o seu resistor no pino da direita e pulsa ele nas entradas de step ... seu motor devera dar pulos, fazer barulho de quem quer andar e se vc tiver braço firme (Duvido  .. ahahah) até pode virar.

Se isto acontecer então vai p/ o cabo ou PC ... para eliminar o cabo, encontre os pinos de step na ponta que é ligada no PC e de pulsos por ai, mas sem ligar no PC. Caso os motores reajam então é seu PC, porta paralela ou etc ...  ?_26



Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #41 Online: 02/02/13 - 18:53 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #42 Online: 02/02/13 - 18:55 »
Só para esclarecer ... vc solda um lado do resistor no LM7805 e pulsa o outro lado deste mesmo resistor nas entradas de step... OK ?!
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #42 Online: 02/02/13 - 18:55 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #43 Online: 02/02/13 - 20:42 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
...
Este projetinho funfa e serve, mas não precisa tanto pois é só para saber quem é o vilão ai nesta bagaça ...

Então é o seguinte, liga um resistor de 1k, 2k2, 3k3 ou o que vc tiver na mão (resistor é aquele tubinho colorido ... ehehee) no pino da direita do LM7805 que está soldado na placa da CNC3AX ...
...
Sim mas sem um injetor de sinais nada feito, ou tem jeito?
Ok, o lm7805 eu sei qual é. Resistores eu conheço tb, só não sei diferenciar no meio do bando hehehe, baixei um tabela. Vou ver se consigo um injetor de sinais na segunda e realizo o teste.
abraço
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #43 Online: 02/02/13 - 20:42 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #44 Online: 02/02/13 - 20:44 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Só para esclarecer ... vc solda um lado do resistor no LM7805 e pulsa o outro lado deste mesmo resistor nas entradas de step... OK ?!

 ?_26 ?_26
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #44 Online: 02/02/13 - 20:44 »

 

SiteLock