Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Madeira Encanoada  (Lida 3495 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Imprimil - Fernando

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2072
  • Total Likes: +40/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá braba a coisa...
  • Sexo: Masculino
Madeira Encanoada
« Online: 22/11/13 - 09:54 »
Pessoal é o seguinte, ontem comprei umas madeiras (itaúba, Garapeira e Jatobá) para fazer tabuas de churrasco.
já mandei cortar e plainar no tamanho e espessura que quero (25 x 40 x 2) ocorre que chegaram as 35 peças e umas 20 estão encanoadas. Medi o encanoamento no paquímetro e algumas chegam a 2mm.
Não tenho como plainar de novo senão afinam muito. Alguém tem alguma sugestão para resolver este problema e também evitar no futuro?
Acima de mim Deus!

Clube CNC Brasil

Madeira Encanoada
« Online: 22/11/13 - 09:54 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Madeira Encanoada
« Resposta #1 Online: 22/11/13 - 10:05 »
Creio que se consegue umedecendo e prensando as peças.
Agora eu creio que vc vai se lascar mesmo é com o jatobá; pois se for o mesmo que tinhamos aqui na minha região, e que está proibido comercializar por estar em extinção; vc vai ver o que é uma madeira dura, broca de aço rápido ficam até vermelha com poucos furos se não usar refrigeração.
Eita pau danado de duro sô e ainda é amargo pra danar, se o caldo da carne começar a encharcar vai dar um gosto horrível, a não ser para aqueles pinguços que gostam de tomar uma "margosa" .

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Madeira Encanoada
« Resposta #1 Online: 22/11/13 - 10:05 »

Offline Imprimil - Fernando

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2072
  • Total Likes: +40/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá braba a coisa...
  • Sexo: Masculino
Re:Madeira Encanoada
« Resposta #2 Online: 22/11/13 - 10:27 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Creio que se consegue umedecendo e prensando as peças.
Agora eu creio que vc vai se lascar mesmo é com o jatobá; pois se for o mesmo que tinhamos aqui na minha região, e que está proibido comercializar por estar em extinção; vc vai ver o que é uma madeira dura, broca de aço rápido ficam até vermelha com poucos furos se não usar refrigeração.
Eita pau danado de duro sô e ainda é amargo pra danar, se o caldo da carne começar a encharcar vai dar um gosto horrível, a não ser para aqueles pinguços que gostam de tomar uma "margosa" .

Creocad

Obrigado da dica Creocad, vou tentar.
Acima de mim Deus!

Clube CNC Brasil

Re:Madeira Encanoada
« Resposta #2 Online: 22/11/13 - 10:27 »

Offline marciotalharte

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1445
  • Total Likes: +26/-5
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Madeira Encanoada
« Resposta #3 Online: 22/11/13 - 11:45 »
Parcero, vc não escolheu as tábuas a dedo???

Marcio Ladeira
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Madeira Encanoada
« Resposta #3 Online: 22/11/13 - 11:45 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Madeira Encanoada
« Resposta #4 Online: 22/11/13 - 12:02 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Parcero, vc não escolheu as tábuas a dedo???

Acho que escolheu com dedo sim Marcio,senão ele teria dito tambem que o bixo ali é amargo,então saberiamos que os dois testaram a tabua com a lingua... ;D ;D
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Madeira Encanoada
« Resposta #4 Online: 22/11/13 - 12:02 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Madeira Encanoada
« Resposta #5 Online: 22/11/13 - 12:18 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Acho que escolheu com dedo sim Marcio,senão ele teria dito tambem que o bixo ali é amargo,então saberiamos que os dois testaram a tabua com a lingua... ;D ;D

Pravato; como estou muito light vou lhe explicar como e porque eu disse que o jatobá é amargo pra burro e inteligente também......
seguinte: como sou homeopata, raizeiro, e muito curioso; vivo fazendo testes e experiencias. Numa destas eu descobri que o pó do jatobá é um excelente matador de grama, se você espalhar o pó de serra do jatobá em um gramado poucos dias depois até a tiririca morre, apresentando como se houvera sido queimada. Aconteceu aqui em casa ( a patroa quase me botou pra fora ) e aí eu fui lógico fazer experiencias e não podia deixar de dar uma provadinha na tintura que fiz usando pó de serra de jatobá; assim descobri que ele é amargo pra danar e que indios o usam para matar vermes e infecções no intestino.
 ?_46 ?_46 ?_46 ?_46 ?_46 ?_46 ?_46 ?_46 ?_46 ?_46 ?_46
vai uma palhinha aí:
Propriedades do jatobá

Possui propriedades: adstringente, antibactericida, antiespasmódica, antifúngica, anti-inflamatória, antioxidante, balsâmico, descongestionante, diurética, estimulante, expectorante, fortificante, hepatoprotetora, laxativa, tônica, vermífuga pois contém: taninos, flavonóides, óleo essencial, princípio amargos, oligossacarídeos, ácido copálico, alfa-trimetil, ácido naftaleno-carboxílico, ácido alfa-naftaleno-carboxílico, ácidos brasilicopálico, brasilicopalínico e brasilicopaloreseno, flavonóide astilbina, beta-sitosterol, beta-bourboneno, alfa-cadineno, hediquineno, alfa-himachaleno, humuleno, alfa-humuleno, beta-humuleno, beta-huroleno, alfa-muroleno, gama-muroleno, selinadieno, alfa-selineno, beta-selineno, taxifolino-rhamnosídeo, delta-cadineno, gama-cadineno, cariofileno, epi-catequina, ácido iso-enantio comúnico, copacanfeno, copaeno, cubebeno, copacanfeno, alfa-copaeno, beta-copaeno, alfa-cubebeno, ciclosativeno, ácido ent-eperua-dienóico, beta-gurjuneno.

Para que serve o jatobá

Cicatrizar feridas, asma, blenorragia, cistite, cólicas, vermes, doenças respiratórias, feridas na boca ou no estômago, como laxante, coqueluche, disenteria, má digestão, fraqueza, próstata, tosse, laringite, hemorragia.

Creocad
« Última modificação: 22/11/13 - 12:20 por Creocad »

Clube CNC Brasil

Re:Madeira Encanoada
« Resposta #5 Online: 22/11/13 - 12:18 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Madeira Encanoada
« Resposta #6 Online: 22/11/13 - 13:30 »
Depois tem uns bocudos que dizem que fórum é perda de tempo,mas vejam pelo lado luminoso da força,fiz uma brincadeira e fui agraciado com uma aula de Botanica,coisas que não sabia... ?_18 ?_18 ?_18
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Madeira Encanoada
« Resposta #6 Online: 22/11/13 - 13:30 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Madeira Encanoada
« Resposta #7 Online: 22/11/13 - 15:46 »
Olá menino Imprimil

Eu ainda entendo muito pouco de madeiras, mas já passei por alguns problemas semelhantes ao teu. Vou tentar compartilhar algumas experiências...

Acho que tudo deve começar pela definição das espécies, tendo em vista o que vais produzir. Como tu citou quer fazer tábuas para churrasco, né? Aqui no fórum já discutimos muito sobre espécies e suas características para este tipo de trabalho.
Eu fiz muitos testes com várias espécies e concluí (apenas minha opinião) que o Pinheiro é ótimo para tal, pois empena muito pouco, é fácil de encontrar, é macio e permite bom acabamento e Principalmente: Não transfere cheiro ou gosto após encerado.

Outro ponto muito importante, após a definição da espécie é o cuidado na compra. É sabido que algumas madeireiras não permitem tombamento de pilhas e etc... Mas eu simplesmente optei por não negociar com elas. Sempre procuro ser simpático e muito claro quanto aos objetivos, explico bem para o que vou utilizar o material e também sobre a importância de obter peças mais planas, sem nós e rachaduras possível. Há também a questão de secagem, pois é muito difícil encontrar madeira bem seca no mercado. E comprar uma tábua ainda verde, cortar, plainar e esperar que ela não vá rachar e empenar é o mesmo que acreditar no coelhinho da páscoa.

Para encerrar, quanto as tábuas que tu recebeu empenadas... Eu acho o processo de plaina das madeireiras muito brusco e com acabamento péssimo. Prefiro comprar as tábuas brutas (entre 28 a 30mm), corto na circular e plaino na CNC, geralmente ficam com no mínimo 25mm. Claro que 'alguns' vão dizer: Mas daí dá trabalho, fica caro e demora, etc, etc.... Daí vai de cada um, eu sempre optei pela qualidade,  :notsei:

Quanto a tentar desempenar, seja molhando, aquecendo, prensando ou outra técnica... Já fiz vários testes e nunca obtive bons resultados. Após alguns dias o empenamento reaparece...  :irrit:

Espero ter ajudado.

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!


 

 

Clube CNC Brasil

Re:Madeira Encanoada
« Resposta #7 Online: 22/11/13 - 15:46 »

Offline Imprimil - Fernando

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2072
  • Total Likes: +40/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá braba a coisa...
  • Sexo: Masculino
Re:Madeira Encanoada
« Resposta #8 Online: 22/11/13 - 15:52 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Acho que tudo deve começar pela definição das espécies, tendo em vista o que vais produzir. Como tu citou quer fazer tábuas para churrasco, né? Aqui no fórum já discutimos muito sobre espécies e suas características para este tipo de trabalho.
Eu fiz muitos testes com várias espécies e concluí (apenas minha opinião) que o Pinheiro é ótimo para tal, pois empena muito pouco, é fácil de encontrar, é macio e permite bom acabamento e Principalmente: Não transfere cheiro ou gosto após encerado.

Outro ponto muito importante, após a definição da espécie é o cuidado na compra. É sabido que algumas madeireiras não permitem tombamento de pilhas e etc... Mas eu simplesmente optei por não negociar com elas. Sempre procuro ser simpático e muito claro quanto aos objetivos, explico bem para o que vou utilizar o material e também sobre a importância de obter peças mais planas, sem nós e rachaduras possível. Há também a questão de secagem, pois é muito difícil encontrar madeira bem seca no mercado. E comprar uma tábua ainda verde, cortar, plainar e esperar que ela não vá rachar e empenar é o mesmo que acreditar no coelhinho da páscoa.

Para encerrar, quanto as tábuas que tu recebeu empenadas... Eu acho o processo de plaina das madeireiras muito brusco e com acabamento péssimo. Prefiro comprar as tábuas brutas (entre 28 a 30mm), corto na circular e plaino na CNC, geralmente ficam com no mínimo 25mm. Claro que 'alguns' vão dizer: Mas daí dá trabalho, fica caro e demora, etc, etc.... Daí vai de cada um, eu sempre optei pela qualidade.

Quanto a tentar desempenar, seja molhando, aquecendo, prensando ou outra técnica... Já fiz vários testes e nunca obtive bons resultados. Após alguns dias o empenamento reaparece...

- Aqui acho que vou segurar o prejuízo, comprar mais madeira (desta vez à dedo) e achar outra coisa para fazer com as encanoadas

Espero ter ajudado.

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!

Obrigado mesmo pelas dicas


 

 


- Pretendo trabalhar com Garapeira e Itaúba ( O jatobá veio porque a madeireira não tinha a Muiracatiara que era encomenda)

- A não seleção da madeira se deu porque tive que encomendar na terça-feira e buscar ontem. - mas vou mudar o sistema de compra com certeza.

- E havia pensado em nivelar ela na router, mas desaconselhado pelo motivo citado - tempo - Mas realmente acho uma solução mais interessante.
« Última modificação: 22/11/13 - 16:03 por imprimil »
Acima de mim Deus!

Clube CNC Brasil

Re:Madeira Encanoada
« Resposta #8 Online: 22/11/13 - 15:52 »

Offline Imprimil - Fernando

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2072
  • Total Likes: +40/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá braba a coisa...
  • Sexo: Masculino
Re:Madeira Encanoada
« Resposta #9 Online: 22/11/13 - 16:04 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Parcero, vc não escolheu as tábuas a dedo???



Como não dava tempo, e na euforia de fazer essas danadas fui na confiança da madeireira. Mas vou mudar o sistema.
Acima de mim Deus!

Clube CNC Brasil

Re:Madeira Encanoada
« Resposta #9 Online: 22/11/13 - 16:04 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Madeira Encanoada
« Resposta #10 Online: 22/11/13 - 16:43 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Olá menino Imprimil

Eu ainda entendo muito pouco de madeiras, mas já passei por alguns problemas semelhantes ao teu. Vou tentar compartilhar algumas experiências...

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!


Falou e disse tudo; mas estou aguardando as promessas de pós encontro do blender. :plot: :plot: :plot: :plot: :plot:

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Madeira Encanoada
« Resposta #10 Online: 22/11/13 - 16:43 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Madeira Encanoada
« Resposta #11 Online: 22/11/13 - 17:00 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Falou e disse tudo; mas estou aguardando as promessas de pós encontro do blender. :plot: :plot: :plot: :plot: :plot:

Creocad

Olá menino Creocad

É verdade, estou em dívida contigo,  :lingua:
Esta semana terminei o estudo sobre a geração de baixo relevo com o Blender (utilizando apenas os nós nativos) e pretendo formatar para publicar nas próximas semanas...
... quanto a fotogrametria, também estou estudando bastante e tão logo tenha um resultado para publicação te aviso, ok?  :ok:

GAeMP!

Clube CNC Brasil

Re:Madeira Encanoada
« Resposta #11 Online: 22/11/13 - 17:00 »

Offline marciotalharte

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1445
  • Total Likes: +26/-5
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Madeira Encanoada
« Resposta #12 Online: 22/11/13 - 21:32 »
Parcero vc não vai ter resultado muito satisfatório com itaúba não, já com a garapeira a coisa já vai melhorar pro teu lado, na próxima compra de madeira procure também por tábuas de  Tauari  e jequitibá no caso Tauari existe um bem clarinho e um mais avermelhado sendo que o avermelhado dá um acabamento mais bonito que o outro, outra madeira que vai encontrar com certeza é Angelim esse tem em todo lugar.
Qualquer processo de compra de madeira deve ser acompanhado de perto por você desde a escolha da madeira até a plainagem, embora o nosso amigo Velho Hippie tenha te aconselhado a plainar suas madeiras vc mesmo na router eu desaconselho totalmente, talvez ele tenha tido más experiencias quanto ao acabamento da plainagem da madeira fazendo com ele desacreditasse da qualidade do serviço.
Bom o processo de plainagem de madeira que em alguns lugares se chama beneficiamento nas serrarias e ou depósitos geralmente são feitos por vulgos "peões" qu eé muito diferente do trabalho feito por um marceneiro, em geral as plainas estão cegas desreguladas e quase nunca os operários observam o veio da madeira para que a mesma não lasque tudo sem contar que colocam a plaina para tiram muita madeira de uma vez só.
Eu aconselho você a encontrar um marceneiro aí por perto que tenha plaina e levar a madeira para o mesmo prepara para você entende, ou melhor já você demonstrou interesse na confecção de tábuas combine com o marceneiro um valor x para ele te entregar a madeira já preparada da espécie que vc escolher, como ele tem anos de experiencia nas costas ele vai te dar só coisa boa e em geral o valor da mão de obra de um marceneiro é relativamente baixa vai compensara para você, padronize os tamanhos da suas tábuas assim fica mais fácil para todos.

sucesso.


Marcio Ladeira
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Madeira Encanoada
« Resposta #12 Online: 22/11/13 - 21:32 »

Offline Imprimil - Fernando

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2072
  • Total Likes: +40/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá braba a coisa...
  • Sexo: Masculino
Re:Madeira Encanoada
« Resposta #13 Online: 23/11/13 - 07:05 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Parcero vc não vai ter resultado muito satisfatório com itaúba não, já com a garapeira a coisa já vai melhorar pro teu lado, na próxima compra de madeira procure também por tábuas de  Tauari  e jequitibá no caso Tauari existe um bem clarinho e um mais avermelhado sendo que o avermelhado dá um acabamento mais bonito que o outro, outra madeira que vai encontrar com certeza é Angelim esse tem em todo lugar.
Qualquer processo de compra de madeira deve ser acompanhado de perto por você desde a escolha da madeira até a plainagem, embora o nosso amigo Velho Hippie tenha te aconselhado a plainar suas madeiras vc mesmo na router eu desaconselho totalmente, talvez ele tenha tido más experiencias quanto ao acabamento da plainagem da madeira fazendo com ele desacreditasse da qualidade do serviço.
Bom o processo de plainagem de madeira que em alguns lugares se chama beneficiamento nas serrarias e ou depósitos geralmente são feitos por vulgos "peões" qu eé muito diferente do trabalho feito por um marceneiro, em geral as plainas estão cegas desreguladas e quase nunca os operários observam o veio da madeira para que a mesma não lasque tudo sem contar que colocam a plaina para tiram muita madeira de uma vez só.
Eu aconselho você a encontrar um marceneiro aí por perto que tenha plaina e levar a madeira para o mesmo prepara para você entende, ou melhor já você demonstrou interesse na confecção de tábuas combine com o marceneiro um valor x para ele te entregar a madeira já preparada da espécie que vc escolher, como ele tem anos de experiencia nas costas ele vai te dar só coisa boa e em geral o valor da mão de obra de um marceneiro é relativamente baixa vai compensara para você, padronize os tamanhos da suas tábuas assim fica mais fácil para todos.

sucesso.



- Marcio, novamente obrigado pelas dicas.

- A  opção pela Itaúba tem sido dos Clientes que em sua grande maioria pedem essa madeira. O tauari eu até havia feito 2 peças no começo, como elas tinham encanoado eu botei a culpa na madeira, mas pelo que vi o meu maior erro foi na escolha das madeiras. O Jequitibá por aqui é mais raro que dinheiro no meu bolso. E quanto ao Angelim, seria o normal ou o Angelim Pedra?

- Tenho aqui em Vacaria um marceneiro de confiança e que faz um trabalho bom, vou hoje ainda conversar com ele.
Acima de mim Deus!

Clube CNC Brasil

Re:Madeira Encanoada
« Resposta #13 Online: 23/11/13 - 07:05 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Madeira Encanoada
« Resposta #14 Online: 23/11/13 - 07:34 »
Amigos; sei não viu, mas o que chamam de angelim aqui em minas, se molhar fede mais que bo*ta.
Cuidado pro churrasco não ficar fedorento.

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Madeira Encanoada
« Resposta #14 Online: 23/11/13 - 07:34 »

 

SiteLock