Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Melhor Material  (Lida 1725 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline victoriosp

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 13
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Melhor Material
« Online: 10/10/11 - 17:20 »
Boa tarde,

Não sei se o tópico esta no local correto, porem gostaria do conselho dos amigos do Fórum para a seguinte duvida.

Estou iniciando meu projeto de fresa cnc, porem não sei qual material usar, estou com três opções, são elas:
MDF / acrílico / Alumínio

o projeto que vou utilizar é o do  Rodrigo Krug.

Irei utilizá-la para fabricar peças para aeromodelos.

Peço ha ajuda dos amigos que já fabricaram as suas e dêem suas opiniões quanto ao material

obrigado

Clube CNC Brasil

Melhor Material
« Online: 10/10/11 - 17:20 »

Offline RARANDA

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1113
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SÃO PAULO - CAPITAL
  • Sexo: Masculino
Re:Melhor Material
« Resposta #1 Online: 12/10/11 - 09:39 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Boa tarde,
Não sei se o tópico esta no local correto, porem gostaria do conselho dos amigos do Fórum para a seguinte duvida.
Estou iniciando meu projeto de fresa cnc, porem não sei qual material usar, estou com três opções, são elas:
MDF / acrílico / Alumínio
o projeto que vou utilizar é o do  Rodrigo Krug.
Irei utilizá-la para fabricar peças para aeromodelos.
Peço ha ajuda dos amigos que já fabricaram as suas e dêem suas opiniões quanto ao material
obrigado

Nobre Victor.

Primeiramente seja bem vindo ao Clube.

Em segundo, independente do lugar que fez a pergunta, a faça de maneira mais detalhada possível, dessa maneira as respostas serão á altura.

E você ficará extremamente satisfeito com elas, caso contrário, serão apenas opiniões sobre algo que nem ao menos conhecemos.

Primeiro, precisamos saber quais as dimensões aproximadas do seu projeto e assim por diante. Como por exemplo, qual é esse projeto do "Rodrigo Krug" (quem é ele?)????

Para depois podermos opinar á respeito com mais detalhe e certezas.

Em principio, Acrilico não é um material muito usual na construção dessas máquinas, independente do que se pretende usinar com ela.

Esperamos mais detalhes para continuação das respostas.

Abraços.

Rubens

Clube CNC Brasil

Re:Melhor Material
« Resposta #1 Online: 12/10/11 - 09:39 »

Offline victoriosp

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 13
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Melhor Material
« Resposta #2 Online: 13/10/11 - 10:54 »
Raranda, bom dia

Peço desculpas pela falta de senso ao elaborar a pergunta, vou procurar melhorar.

no projeto que vou utilizar tenho as seguintes medidas:
 eixo X tem o curso de 290mm,
 eixo Y tem o curso de 290 mm
 eixo Z tem o curso de 50 mm,
 mesa de fixação 670 mm x 770 mm

o projeto estou anexando para melhor entendimento de todos, se for conveniente incluo na parte projetos, assim todos terão acesso.

Clube CNC Brasil

Re:Melhor Material
« Resposta #2 Online: 13/10/11 - 10:54 »

Offline RARANDA

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1113
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SÃO PAULO - CAPITAL
  • Sexo: Masculino
Re:Melhor Material
« Resposta #3 Online: 13/10/11 - 15:11 »
Nobre Victor.

Agora sim já temos o que comentar (ou quase. rsrsrrs).

Conheço bem essa "apostila" sobre CNC, chamo de paostila, visto que falta algo para ser um "projeto", como por exemplo os desenhos e detalhes.

Mas de qualquer maneira já é um começo.

A máquina que pretende construir é uma "pequenina" que não exigirá muito de sua mecânica, portanto, mais simples de se concluir e funfar á contento.

Nos passe mais detalhes do que pretende com essa máquina, como por exemplo o tipo de usinagem que pretende executar com ela.

E reforço que o carílico não é um bom material para se iniciar, em particular por ser a sua primeira.

Mas vai escrevendo que vamos nos virando em responder.

Abraços.

Rubens

Clube CNC Brasil

Re:Melhor Material
« Resposta #3 Online: 13/10/11 - 15:11 »

Offline victoriosp

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 13
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Melhor Material
« Resposta #4 Online: 13/10/11 - 15:30 »
Rubens,

Sou fã de aeromodelismo e há alguns meses resolvi montar meus próprios aviões, pois importar kits esta muito caro alem da demora para receber.
Minha intenção com esta maquina é corta a estrutura em madeira balsa para a construção de aeromodelos e de isopor para confecção de moldes para fibra.
No começo os aviões serão de pequeno porte, posterior e se o desenvolvimento caminhar bem, passaria para escalas maiores ai sim iria precisar de uma maquina maior.

Em anexo arquivo PDF de um modelo de avião com as peças que pretendo cortar

Clube CNC Brasil

Re:Melhor Material
« Resposta #4 Online: 13/10/11 - 15:30 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Melhor Material
« Resposta #5 Online: 13/10/11 - 18:25 »
Eduardo,eu ja tinha visto esse projeto e é bem interessante para o proposito Academico,mas no meu ponto de vista pra usinar madeira,a retifica que ele usa é fraca,se for usar uma retifica um pouco maior o Z ja teria que ser mudado,a bronca ja começa por aí,não quero te desanimar,mas ainda tem outra coisa que ta me atucanando,porque uma mesa de 670x770 se vai deslocar o eixo em 290?Outra,aquelas guias com buchas são longas e finas,com certeza irão flambar com trabalho continuo,penso tambem que com uma maquina tão pequena,se voce for usinar uma asa de um tucano por exemplo,não seria melhor usinar ela toda de uma vez?Mesmo que seja pra molde,pois assim,a cada 290mm voce vai ter que arrumar outra peça na mesa,no meu ponto de vista vai ser voce a trabalhar o dia inteiro arrumando peças e a maquina em poucos minutos irá terminar o trabalho dela,eu penso o contrario,eu trabalhar pouco e a maquina bastante,mesmo que ela me jogasse nos pés a etade de cima do modelo,e depois da outra vez a metade de baixo,aí seria o ideal,fora as asas no caso,elas seriam assim tambem,então eu sugiro que de mais uma vasculhada antes de gastar o seu dimdim.Até ja vi alguns projetos de cnc um pouco maiores,que fazem exatamente o que disse,voce trabalha pouco,a maquina bastante,mas veja aí,qual seria a sua real vontade,podemos ajudar em muito,mas como disse,esse tipo de maquina se começa de tras pra frente,1º o Z,depois os outros,depois a estrutura,aí voce ja vai tendo noção do tamanho que ela vai ficando,e por fim as eletronicas,que tambem tem muitas,dessa parte Sir Mac é expert,na hora oportuna com certeza ele vai opinar.

Abraços

PS:Tava esquecendo,de uma busca no forum que vais encontrar maquinas feitas de MDF que irá se surpeender,uma que eu vi e posso opinar,é a do Mario09,é participante do fórum e tem dados dele na lista de usuarios.

Té mais
« Última modificação: 13/10/11 - 18:28 por Pravato »
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Melhor Material
« Resposta #5 Online: 13/10/11 - 18:25 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Melhor Material
« Resposta #6 Online: 14/10/11 - 08:00 »
Pravato,
para vc ter uma idéia de como as pessoas fazem estas maquina , de uma olhada neste link e veja o fuso desta maquina
Se esta ai trabalha acredito que posso fazer uma de papelão rsrsrsrsrs
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

BRINCADEIRA NÃO .
ABRAÇO
« Última modificação: 14/10/11 - 08:00 por JOSE RICARDO »

Clube CNC Brasil

Re:Melhor Material
« Resposta #6 Online: 14/10/11 - 08:00 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Melhor Material
« Resposta #7 Online: 14/10/11 - 18:55 »
KKKKKKKK,de fato Zé,eu vou morrer e não vou ver nem 1/8 do que fazem por aí,mas foi justamente por isso que me referi ali em fazer uma maquina miózinha,seja para o que for usinar,essa do video levou 3 minutos pra fazer aqueles circulos,com a maldita tupia no maximo,fora o aspirador de pó ali do lado enchendo os ouvidos tambem,imagina um dia inteiro com essa zuada nas oreia?A vizinhança vai escomungar quem tiver uma maquina dessas ou tem que morar no meio do mato longe de todos.KKKKKKK


Abraços
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Melhor Material
« Resposta #7 Online: 14/10/11 - 18:55 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Melhor Material
« Resposta #8 Online: 15/10/11 - 08:49 »
amigo, acho que vc se enganou, pois pela lentidão da maquina, ela levou 30 min e não 3 min  rsrsrs
uma maquina desse porte e com tupia, realmente só no mato mesmo, ou teria que enclausurar a danada .
abraço

Clube CNC Brasil

Re:Melhor Material
« Resposta #8 Online: 15/10/11 - 08:49 »

Offline Guilherme Cassio

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 495
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Melhor Material
« Resposta #9 Online: 17/10/11 - 08:56 »
bom dia amigos.

Alguem sabe dizer que material é esse que esta sendo trabalhado.

Clube CNC Brasil

Re:Melhor Material
« Resposta #9 Online: 17/10/11 - 08:56 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Melhor Material
« Resposta #10 Online: 17/10/11 - 17:46 »
Ao certo eu não sei,mas ta com uma cara de isopor do bem vagabundo,nem um plastico deve ser.rsrsrsrsrsrs
different gearset, lost foam pattern

Abraços

Mauro
« Última modificação: 17/10/11 - 17:47 por Pravato »
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Melhor Material
« Resposta #10 Online: 17/10/11 - 17:46 »

Offline victoriosp

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 13
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Melhor Material
« Resposta #11 Online: 24/10/11 - 12:11 »
Boa tarde,

Apos me dedicar a pesquisa cheguei a seguinte conclusão, vou fazer minha maquina em MDF, segue em anexo imagem.

Ela terá 1,20 m x 1,50 m, porem a parte inferior não vou usar MDF, pois tenho 6 barras de perfil metálico de 4x4 cm.

Estou pesquisando os motores e encontrei este do link abaixo.
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Sera que ele funcionara bem?


Clube CNC Brasil

Re:Melhor Material
« Resposta #11 Online: 24/10/11 - 12:11 »

 

SiteLock