Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: MATERIA ESPECIAL DE DOMINGO - Special Oil for Wood Finish  (Lida 2607 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1

É...  hoje amanheci inspirado....  ?_1 ?_1 ?_1

E sempre que isto acontece, já entro aqui pra ver se encontro uma vítima pra eu sacanear....  rs.. geralmente é o Ricardão.. rs..  ele vira e mexe deixa umas brexas e daí sacaneio ele mesmo...

Tava já quase fazendo isto, quando me lembrei deste Special Oil for Wood Finish.. daí pensei que seria muito mais interessante escrever sobre isto que ficar sacaneando meus amigos.. rs..  portanto, lá vai...

Primeiro a história deste óleo, que inicialmente tinha um nome mais modesto... Isto aí em cima foi eu que inventei agora... rs...    na época era simplesmente "Cerador", ou "Incerador" ou seja lá como meu pai chamava isto... já faz tanto tempo que nem me lembro mais...

Meu pai era "Ferrador", ou seja, um cara que, diferentemente do que voces imaginaram (pensaram que o véio só vivia "ferrando" os outro..) rs..  

Não.. ele ferrava cavalos.. ou seja, pregava ferraduras nos "pés" dos pobres animais...  

Não apenasmente isto não.. ele, além de "ferrar" completamente com os bichos, ainda tirava "bernes", travaduras, (nem imaginam o que é isto, né? ... rs..  por sacanagem não vou contar)....
Capava (cortava o saco fora) de alguns que começavam a ficar meio "assanhados", cortava a crina, fazia assistência ao parto das éguinhas, dava remédio de verme, ensinava  os  iniciantes a "pilotar" seus animais.. e aforante isto tudo, ainda fabricava carroças e charretes, além de selas de montaria...   ajudei ele durante uns anos e aprendi algumas coisinhas...

Mas uma coisa eu estava sempre querendo lembrar, que era a composição deste Special Oil for Wood Finish, ou "Incerante", que, creio era como ele o chamava...  usava pra lustrar algumas partes das charretes de "luxo" que ele fabricava...  

Me lembro que dava um acabamento excelente na madeira, fechando os poros e criando um brilho excepcional depois de aplicado...

Este óleo substituia o verniz  e depois de muito esfregar (na época com uma flanela, mas hoje já existem máquinas manuais de polir...) eu conseguia um resultado maravilhoso, pois os clientes elogiavam muito...  

Era algo natural e havia um certo "mistério" por trás deste óleo, pois viviam indo lá, querendo saber a composição e meu pai não revelava pra ninguém...  e eu o ajudei, durante muito tempo a preparar, mas não me lembrava direito como era...

Há poucos dias encontrei um dos grandes amigos do meu pai na época, agora já bem idoso, e eu sabia que ele o ajudou, na época a desenvolver este óleo... há... num perdi tempo e fui logo perguntando se ele se lembrava.. rs...

Ele me passou a receita e agora aqui vai..  

Já li em diversos posts aqui, que vários amigos fazem o acabamento de suas peças decorativas com produtos naturais, pois realçam as propriedades da madeira, agregando maior valor artístico e ao mesmo tempo é um material ecológico...   Velho Hippie, a Célia entre outros usam métodos naturais de tratamento da madeira, dispensando totalmente o verniz industrializado...  

Creio que isto venha a se tornar, no futuro, uma prática cada vez mais utilizada, mas por enquanto ainda predomina o uso de produtos industriais...    

Este óleo pode ser uma alternativa para que mais pessoas venham a adotar métodos naturais de cabação nas madeiras que usinam...



Finalmente, deixemos de enrolação e lá vai a "Fórmula Secreta"... rs..

Ingredientes:
-Cera de abelha
-Óleo de peroba
-Óleo de linhaça
-Cera de carnaúba
-Querosene


Para fazer 1 litro utilize: 300ml de óleo de linhaça, 600ml de querosene, 100ml de óleo de peroba, 30g de cera de carnaúba e 30g de cera de abelha.

Coloque tudo em banho-maria e deixe ferver por cerca de 1/2 hora, para derreter as ceras e desidratar o querosene e o óleo.


Tão puraeapenasmente isto...

Depois, colocar em recipientes fechados, pois se ficar aberto o óleo resultante resseca e até pode ser utilizado mas dificulta um pouco...
O ideal é deixar fechado e só abrir quando for usar....

Reeeende muito...  fazíamos charrete o ano todo... creio que umas 6 por ano, pois eram fabricadas à mão.. nem furadeira elétrica tínhamos na época... usávamos trados, num sei se conhecem...

um litro deste óleo dava pra trabalhar uns dois anos...  me lembro de ter ajudado meu pai fazer este óleo apens umas tres ou quatro vezes, durante todo o tempo que trabalhai com ele...   rende muito...   o cheiro não incomoda...  até gostoso...   e dá um acabamento muito bom...  impermeabiliza, não fica "melequento", não sai ao toque, depois de seco, pois a madeira o absorve...   experimentem que creio irão gostar...

Já vi relatos na net de pessoas que já importaram óleos especiais pra isto..  e pagaram uma fortuna...   e eu sempre tentando me lembrar a composição deste, pois é muito barato, fácil de fazer e não perde pra nenhum óleo importado...  o pobrema é que eu não me lembrava...  agora Sô Chico apareceu e finalmente o segredo foi revelado...  hehehehehe


Aproveitem...



Edu Lopes

« Última modificação: 06/05/12 - 15:09 por Edu Lopes »
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil


Offline Antonione

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1884
  • Total Likes: +51/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Eu tenho um sonho!Sem nós, nem eles, somos um Povo
  • Sexo: Masculino
Re:MATERIA ESPECIAL DE DOMINGO - Special Oil for Wood Finish
« Resposta #1 Online: 06/05/12 - 17:18 »
Para as "traias" de couro: óleo de mocotó. Simples e eficiente !!!!!

Clube CNC Brasil

Re:MATERIA ESPECIAL DE DOMINGO - Special Oil for Wood Finish
« Resposta #1 Online: 06/05/12 - 17:18 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:MATERIA ESPECIAL DE DOMINGO - Special Oil for Wood Finish
« Resposta #2 Online: 06/05/12 - 17:43 »
Olá menino Edu!

Eu não poderia deixar de agradecer pela preciosa receita. Tão logo puder testar, prometo postar os resultados e as impressões. Realmente já comentamos algumas vezes sobre substâncias que podem ser utilizadas para tratar as madeiras e melhorar seu aspecto final.

Aproveitando, se tu tiver fotos ou algumas imagens sobre o trabalho que teu pai desenvolvia,poste pra gente ver. Adoro conhecer estas técnicas antigas (sou assiduo leitor da Popular Mechanics desde garoto..... Isto já faz muuito tempo, KKKK).

Mas confesso ter estranhado a terminologia "Ferrador". Tive um tio que fazia algo semelhante, mas lá no RGS chamam de "Selador". Ele tinha um galpão em que recebia os cavaleiros e enquanto estes faziam os negócios na cidade, ele trocava as ferraduras, consertava as selas, encilhava e alimentava os animais. Deve ser a mesma profissão.

Mais uma vez, fico Obrigado pelo compartilhamento da cultura.

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!

Clube CNC Brasil

Re:MATERIA ESPECIAL DE DOMINGO - Special Oil for Wood Finish
« Resposta #2 Online: 06/05/12 - 17:43 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:MATERIA ESPECIAL DE DOMINGO - Special Oil for Wood Finish
« Resposta #3 Online: 06/05/12 - 18:10 »
Graande Elton,
É a mesma profissão sim...  aqui chamavam "Ferrador"...  creio que é devido ao fato de se pregar as ferraduras, sei lá... rs...

Meu pai também tinha um galpâozinho, chamado "Tenda", uma forja a carvão coque, uma bigorna, várias marretas, umas "tenazes", uns ponteiros pra fazer os furos das ferraduras... enfim... fazia a ferradura e depois pregava no pé dos pobres animais....  e quando não tava mexendo com isto, fazia também os "arreios" e acompanhava a fabricação das charretes e carroças, que na maior parte das vezes eu mesmo é que fazia, pois levava mais jeito com o formão e o trado... rs...   

Num sei se era porque trabalhava praticamente sozinho, se era pelo fato de tudo ser feito artesanalmente, mas demorava mais de um mes pra conseguir montar uma simples carroça.. se fosse charrete, mais de 2 meses... mas como éramos apenas nós que fazíamos isto aqui o povo esperava...  e ainda elogiava os serviços...

E tenho algumas histórias interessantes desta época...  vou aproveitar pra contar uma...

Dia de sábado, era o dia da capação..
Logo de manhã já ia chegando as pobres vítimas a terem seus genitais decepados... iam chegando e sendo presos num pastinho que tinha em frente ao local que meu pai trabalhava.. e ficavam lá, sem saber a triste sina...

Meu pai continuava trabalhando normalmente... lá pelo meio dia, começava a chegar os amigos dele..  eram uns cinco ou seis, que visitavam a "Tenda", aos sábados... alguns já traziam caixas de cerveja...

Depois do meio dia, meu pai dava por encerrado o expediente e começava a capação...

Pedia pro primeiro trazer a vítima... derrubavam o disinfiliz, amarravam os quatro pés, pra ele num se debater e meu pai cortava o saco do bicho, sem dó nem piedade...  e sem anestesia.... o grão ficava pendurado..

Daí ele usava uma pecinha de couro, com duas madeiras na ponta..  passava pelo grão pendurado e ia girando as extremidades.... a até o "ovo" cair...  estrangulamento por torção... creio que pra evitar hemoragia, sei lá...
Depois enchia tudo de graxa (destas comuns, pra rolamentos), costurava e mandava vir o próximo...  brrrrrr... cara, aquilo era apavorante e eu não costumava acompanhar.... era muito fraco praquilo.. rs...

O mais interessante não contei...  o grão do infiliz caia.. direto numa bacia e ia sendo guardado lá perto da forja...

Quando acabava, uns dez ou doze bolas na bacia, os donos dos cavalos se retiravam (e ainda pagavam por isto)..  depois que todos iam embora, meu pai e os amigos dele lavavam aquelas bolas, temperavam, cozinhavam na forja e depois comiam, acompanhado com muita cerveja.. rs...


Eu nunca tive coragem de experimentar, mas eles se deliciavam.. rs...  e diziam que era afrodisíaco..    isto todos os sábados... durante vários anos....

Interessante também de nunca eu ter ouvido falar de um destes cavalos que tivessem morrido por infecção devido à "intervenção cirúrgica" que meu pai fazia... 

Normalmente uma semana depois estavam puxando carroça novamente...  e mansinhos desta vez...

Tava até pensando em sugerir isto pro MAC, pra resolver o problema dos carinhas que costumam ficar "brabos" aqui, de vez em quando... ?_1 ?_1 ?_1
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:MATERIA ESPECIAL DE DOMINGO - Special Oil for Wood Finish
« Resposta #3 Online: 06/05/12 - 18:10 »

Offline luciano g

  • BANIDO
  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 373
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • não sei se continuo
  • Sexo: Masculino
Re:MATERIA ESPECIAL DE DOMINGO - Special Oil for Wood Finish
« Resposta #4 Online: 07/05/12 - 07:20 »
um outro oleo usado por um alemão que consertava maquinas de costura
era o oleo do pe de galinha

luciano

Clube CNC Brasil

Re:MATERIA ESPECIAL DE DOMINGO - Special Oil for Wood Finish
« Resposta #4 Online: 07/05/12 - 07:20 »

Offline Andre-Pr

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 77
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:MATERIA ESPECIAL DE DOMINGO - Special Oil for Wood Finish
« Resposta #5 Online: 07/05/12 - 18:13 »
Edu, só temos a agradecer mais uma vez por mais este presente seu, obrigado mesmo!

Clube CNC Brasil

Re:MATERIA ESPECIAL DE DOMINGO - Special Oil for Wood Finish
« Resposta #5 Online: 07/05/12 - 18:13 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:MATERIA ESPECIAL DE DOMINGO - Special Oil for Wood Finish
« Resposta #6 Online: 07/05/12 - 19:04 »
Edu ,

Obrigado por partilhar essa receita antiga...

Falando de "antiga", aqui em Portugal essa profissão quase extinta... se chama de ....  Ferreiro    rsrsrsrsrs  pois o acto de colocar ferraduras nos cavalos ( e nos primos destes equideos ) é feito pelo Ferreiro, como voçê descreveu eram pessoas com conhecimentos em várias áreas sendo tão importantes para a actividade de uma vila / cidade no século passado , como o eram os Doutores....

Mais um bom par de coisas haveria a dizer acerca desses pilares da sociedade, mas voçê ja descreveu quase tudo.



Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Abraço

Portuga

Zé Vilhena
« Última modificação: 07/05/12 - 19:08 por portuga »

Clube CNC Brasil

Re:MATERIA ESPECIAL DE DOMINGO - Special Oil for Wood Finish
« Resposta #6 Online: 07/05/12 - 19:04 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:MATERIA ESPECIAL DE DOMINGO - Special Oil for Wood Finish
« Resposta #7 Online: 08/05/12 - 00:03 »
Verdade, Zé Vilhena...
Estas pessoas eram, na maior parte das vezes, semi-analfabetos, ou, como no caso do meu pai, analfabeto de tudo..   
Mas tinham um conhecimento impressionante...  Não sei com quem aprenderam...  meu pai mesmo não tinha ninguém na família que o ensinasse...  não me lembro de ninguém mais com este "dom"...   como ele aprendeu?

Não sei... quando o "conheci", ele já fazia isto... 

Cresci vendo ele trabalhar...  e colocar em prática aqueles conhecimentos impressionantes, pra alguém bruto, sem nenhuma bagagem de conhecimentos catedráticos.. apenas prática....

Realmente incrível... 

Uma vez alguém foi lá em casa já praticamente anoitecendo...  disse a meu pai que uma mula dele tava "empacada" (parada, travou as quatro rodinhas... rs..) e queria que meu pai fosse lá socorrrer...  ele foi e eu fui junto, claro.. rs...  num podia perder a brincadeira... (pra mim, na época, era tudo brincadeira... rs..)

Chegamos lá, uns cinco quilômetros de distância e lá tava a mula deitada (já tinham soltado a carroça da pobrezinha) e ela tava lá deitada gemendo...  a barriga enorme...  e gemia que dava dó...

Meu pai olhou, coçou a cabeça (eu ficava imaginando eu, no lugar dele, o que faria....)

Ele num falou nada..  saiu andando em direção a uma vendinha que tinha próximo (já tavam quase fechando)... foi lá, bebeu umas pingas, comprou um embrulho de alguma coisa e voltou.. 

Quando chegou, descobri que tinha comprado ovos....  creio que uma dúzia...

Aí ele arregaçou as mangas, pegou um ovo quebrou e esfregou na mão e no braço. Pegou outro, inteiro e enfiou a mão e o braço no ânus da mula, até o cotovelo, quebrou o ovo lá dentro e retirou a casca...  repetiu isto umas duas ou tres vezes e de repente a mula "obrou" tudo que tinha direito...   ?_1 ?_1 ?_1

Uns cinquenta quilos foi pouco.. rs...  quando assisti àquele filme Jurassic Park que tinha aqueles montes enormes de estrume lembrei da mula que meu pai salvou...

Ela jogou tudo que tinha pra fora, levantou e ficou boazinha na hora....    rs..

Num sei se levantou porque tava boa, ou porque ficou com medo de meu pai enfiar o braço nela de novo.. .rs...

Daí fico pensando...  quem ensinou meu pai a fazer isto? Como ele aprendeu?  Sozinho? Professor sei que não teve...  a não ser a vida....

Incrível..  rs...

E o pior que escrever ou falar sobre isto me deixa com uma sensação de que sou descendente direto da Idade Média.... rs...

Vendo e vivendo estas modernidades de hoje, num consigo imaginar pessoas como meu pai vivendo hoje, em meio à toda esta cibernética que hoje vivenciamos no dia-a-dia...

abração,

Eduardo
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:MATERIA ESPECIAL DE DOMINGO - Special Oil for Wood Finish
« Resposta #7 Online: 08/05/12 - 00:03 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:MATERIA ESPECIAL DE DOMINGO - Special Oil for Wood Finish
« Resposta #8 Online: 11/05/12 - 18:15 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

E o pior que escrever ou falar sobre isto me deixa com uma sensação de que sou descendente direto da Idade Média.... rs...


É nada,isso pra mim é saudade do véinho,ter crescido e aprendido muita coisa com eles,que na verdade,a gente só admite que aprendeu quando chega ao ponto de vista deles(na idade que eles estavam),aí então a gente lembra,putz,em mil e novecentos e guarana de rolha meu pai fazia isso no dia a dia...É assim comigo,to errado?
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:MATERIA ESPECIAL DE DOMINGO - Special Oil for Wood Finish
« Resposta #8 Online: 11/05/12 - 18:15 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:MATERIA ESPECIAL DE DOMINGO - Special Oil for Wood Finish
« Resposta #9 Online: 11/05/12 - 18:18 »
Ahm,esqueci de falar no post anterior,a receita do seu pai é especial pra mim,vou guardar com muito carinho...
Ingredientes:
-Cera de abelha
-Óleo de peroba
-Óleo de linhaça
-Cera de carnaúba
-Querosene
Fora o querosene,que falta testar,o resto é tudo pra polir cara de pau,vou usar na minha... ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:MATERIA ESPECIAL DE DOMINGO - Special Oil for Wood Finish
« Resposta #9 Online: 11/05/12 - 18:18 »

Tornillo

  • Visitante
Re:MATERIA ESPECIAL DE DOMINGO - Special Oil for Wood Finish
« Resposta #10 Online: 12/05/12 - 19:25 »

Olá!
Muito bon o protetor natural de madeira.
Eu sabia que para tabelas e comer assado utilizar uma pasta feita com 1 parte de cera de abelha e 2 partes de vaselina (óleo mineral comestível) todo fundido num banho de água.
Essas histórias que eu me lembro quando era criança.
Também me lembro de quando as rodas foram colocados aros de ferro. Este colocá-los no chão e da madeira em torno do qual atearam fogo. Quando estavam dilatadas rapidamente colocou na roda era de madeira e enfriban com água.

Ainda hoje, em lugares onde os bovinos são criados animais de sobreano são marcadas com um ferro quente na garupa e os machos são castrados e comer os testículos.
No Brasil não sei se aqui é comido em todos os lugares, mesmo onde vendem assado os (agora falo en espanhol) chinchulines e chotos, tripa gorda, esses intestinos de bovinos, ovinos ou suínos y também molleja y riñones ( timo e rins).

Clube CNC Brasil

Re:MATERIA ESPECIAL DE DOMINGO - Special Oil for Wood Finish
« Resposta #10 Online: 12/05/12 - 19:25 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:MATERIA ESPECIAL DE DOMINGO - Special Oil for Wood Finish
« Resposta #11 Online: 12/05/12 - 20:45 »
Edu,

Assim como você, havia esquecido dessa fórmula. Tinha uma leve lembrança das cera de carnaúba e abelho e também da querosene. Tudo em banho maria.
O problema é que nunca havia me aventurado a fazer por que era muito criança e esse banho maria com querosene é um prato cheio para acidentes.

Agora que já estou grandinho e você teve a gentileza de postar a receita, vou fazer com certeza.

Abraços

Edson

ah! esqueci de mencionar, aqui em São Paulo-SP essas pessoas que faziam e usavam esse produto nos móveis chamavam-se de "LUSTRADORES".
« Última modificação: 12/05/12 - 20:45 por mulapreta »
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:MATERIA ESPECIAL DE DOMINGO - Special Oil for Wood Finish
« Resposta #11 Online: 12/05/12 - 20:45 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:MATERIA ESPECIAL DE DOMINGO - Special Oil for Wood Finish
« Resposta #12 Online: 12/05/12 - 20:59 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
....
O problema é que nunca havia me aventurado a fazer por que era muito criança
Edson
...
Isso em 1900 e pouca coisa... ?_29 ?_45 ?_1
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:MATERIA ESPECIAL DE DOMINGO - Special Oil for Wood Finish
« Resposta #12 Online: 12/05/12 - 20:59 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:MATERIA ESPECIAL DE DOMINGO - Special Oil for Wood Finish
« Resposta #13 Online: 13/05/12 - 11:07 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Isso em 1900 e pouca coisa... ?_29 ?_45 ?_1

Oh gente observadora!!!. Não se pode escrever nada que o pessoal vem sacanear... ?_1 ?_1 ?_1
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:MATERIA ESPECIAL DE DOMINGO - Special Oil for Wood Finish
« Resposta #13 Online: 13/05/12 - 11:07 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:MATERIA ESPECIAL DE DOMINGO - Special Oil for Wood Finish
« Resposta #14 Online: 13/05/12 - 16:17 »
Não que vc seja antigo, mas da era do alumino derretido... ?_46
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:MATERIA ESPECIAL DE DOMINGO - Special Oil for Wood Finish
« Resposta #14 Online: 13/05/12 - 16:17 »

 

SiteLock