Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Duvida de fresas para metal  (Lida 1739 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline frfast

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 22
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Corte Fino
Duvida de fresas para metal
« Online: 21/05/12 - 09:59 »
Bom dia a todos. Pretendo começar a cortar metais , aço inox e chapara galvanizada em até 6 mm Qual seria a fresa mais adequada para comprar.
Grato
Fabio

Clube CNC Brasil

Duvida de fresas para metal
« Online: 21/05/12 - 09:59 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Duvida de fresas para metal
« Resposta #1 Online: 21/05/12 - 10:16 »
Eu iria sugerir corte a plasma... para estas espessuras creio ser o mais rentável.
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Duvida de fresas para metal
« Resposta #1 Online: 21/05/12 - 10:16 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Duvida de fresas para metal
« Resposta #2 Online: 21/05/12 - 10:20 »
Claro - se o volume de corte é pequeno, fresas de metal duro de um corte só e refrigeração - pode ser líquida ou pulverizada
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Duvida de fresas para metal
« Resposta #2 Online: 21/05/12 - 10:20 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:Duvida de fresas para metal
« Resposta #3 Online: 21/05/12 - 10:39 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
... Pretendo começar a cortar metais , aço inox e chapara galvanizada em até 6 mm Qual seria a fresa mais adequada para comprar.
...
Essa medida está certa, chapa galvanizada 6mm ou 1/4?
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:Duvida de fresas para metal
« Resposta #3 Online: 21/05/12 - 10:39 »

Offline frfast

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 22
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Corte Fino
Re:Duvida de fresas para metal
« Resposta #4 Online: 22/05/12 - 09:44 »
Veja bem . O primeiro servico que farei a chapa é de 2mm. Não sei se fica bom cortar em medidas maiores.

Clube CNC Brasil

Re:Duvida de fresas para metal
« Resposta #4 Online: 22/05/12 - 09:44 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:Duvida de fresas para metal
« Resposta #5 Online: 22/05/12 - 10:01 »
Teoricamente, corta qualquer espessura, compativel com o equipamento com a ferramenta, mas caberia pesar se o tempo envolvido na operação compensaria.
Seria algo como essa: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Mas uma dos fatores limitantes (veja nas especificações) é que ela não entra cortando direto. precisaria de movimento de rampa e uma boa lubrificação.
« Última modificação: 22/05/12 - 10:04 por john »
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:Duvida de fresas para metal
« Resposta #5 Online: 22/05/12 - 10:01 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Duvida de fresas para metal
« Resposta #6 Online: 22/05/12 - 10:57 »
Frfast,

Basicamente há duas "escolas" - corte tradicional com ferramentas de aço rápido e corte com ferramentas em metal duro.

Com ferramentas de aço rápido usa-se baixas rpms e velocidades de avanço relativamente baixas apesar da quantidade de arestas cortantes, que quanto maior a quantidade, mais avanço se pode dar e melhor o acabamento (isso é regra geral mas há exceções)

Com ferramentas de metal duro se usam rpms altos e consequentemente avanços altos com carga por dente baixa...

Tudo depende do que voce quer cortar, como sua máquina está construída e que spindle possui.

Claro, ainda há outros detalhes como fixação do material e refrigeração (importantíssimo para este tipo de corte com metal duro), mas isso é outro capítulo.

Estou desenvolvendo um fornecedor sério de ferramentas de corte de alto desempenho, e temos ferramentas de metal duso para lhe atender.
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Duvida de fresas para metal
« Resposta #6 Online: 22/05/12 - 10:57 »

Offline frfast

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 22
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Corte Fino
Re:Duvida de fresas para metal
« Resposta #7 Online: 29/05/12 - 09:48 »
Então . Meu motor é esse Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login ( 5160 D 2.2)
Ontem fui cortar aqui ... nossa foi um desastre. Coloquei o acessorio de refrigeração , comprei o oleo soluvel, coloquei a fresa FResa 3,0mm ( 2 corte ) 15mm com cobertura em ( Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login )  . O primeiro corte foi blz , mas depois so fogo e quebra de fresas. Minha pergunta é : na hora de refrigerar , o jato deve ser mais na peca ou na fresa ? Quanto a velocidade de rotação nao compreendi muito bem sobre o aço´rápido e metal duro. Nossa to sofrendo aqui . A .. a peça é de aço galvanizado de 1.3 mm.
Agradecendo desde já a atenção de todos . Fabio

Clube CNC Brasil

Re:Duvida de fresas para metal
« Resposta #7 Online: 29/05/12 - 09:48 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Duvida de fresas para metal
« Resposta #8 Online: 29/05/12 - 10:22 »
Frfast,

Gostaria de saber quais foram os ajustes de rotação que voce usou, assim como os ajustes de velocidade de avanço e profundidade de corte.

O que o fabricante da ferramenta recomenda?

Porque comprou um motor de baixa rotação se quer usar fresas de diametros pequenos e em metal duro (quanto menor a fresa, mais velocidade de rotação se usa - metal duro usa alta velocidade de rotação)?
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Duvida de fresas para metal
« Resposta #8 Online: 29/05/12 - 10:22 »

Offline frfast

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 22
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Corte Fino
Re:Duvida de fresas para metal
« Resposta #9 Online: 29/05/12 - 10:31 »
Então .. nosso trabalho é 99% em madeira .. é que resolvi fazer algumas coisas em chapas de aço. Quando comprei nem imaginava que ia cortar o aço.. enfim dai ontem começei a fazer os testes e não entendo disso. Deu pra ver né. Comecei usando o seguinte :
Spindle Speed 12000
Feed Rate 10000
Plunge Rate 10000
 e não coloquei para descer em rampa.. agora pouco li em algum lugar que era para fazer a fresa descer em rampa.. e vi que era para eu usar fresas de no maximo 2 cortes e não passar de 9000 rpm .. Estou lendo aqui para ver se entendo um pouco mais disso.

Clube CNC Brasil

Re:Duvida de fresas para metal
« Resposta #9 Online: 29/05/12 - 10:31 »

Offline antoniomsbr

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1319
  • Total Likes: +45/-4
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Duvida de fresas para metal
« Resposta #10 Online: 29/05/12 - 10:38 »
Trabalho em uma empresa que produz ferramentas de corte a quase 40 anos de mercado então posso dar uma opinião, se precisar peço uma ajuda com o engenheiro de suporte. São vários fatores, além da refrigeração, óbvio, inclusive RPM e avanço. Como normalmente os revendedores de ferramenta não sabem indicar, se de mais detalhes posso dar uma verificada para você, como profundidade de corte, avanço, RPM .

Saudações
Antonio

Clube CNC Brasil

Re:Duvida de fresas para metal
« Resposta #10 Online: 29/05/12 - 10:38 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Duvida de fresas para metal
« Resposta #11 Online: 29/05/12 - 10:46 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Então .. nosso trabalho é 99% em madeira .. é que resolvi fazer algumas coisas em chapas de aço. Quando comprei nem imaginava que ia cortar o aço.. enfim dai ontem começei a fazer os testes e não entendo disso. Deu pra ver né.
Muitas vezes a máquina não ajuda a usinar metais, e talvez por isso há quebras de ferramentas.

Citar
Comecei usando o seguinte :
Spindle Speed 12000
Pelas características do motor que voce comentou possuir (modelo 5160-D) ele é para 6.000 rpm (100 Hz) - será que não estaria operando este motor fora do recomendado?

Citar
Feed Rate 10000
Plunge Rate 10000
Tem certeza que é isso tudo?

Por gentileza, me diga quais são as velocidades máximas que sua máquina pode trabalhar

 
Citar
e não coloquei para descer em rampa.. agora pouco li em algum lugar que era para fazer a fresa descer em rampa.. e vi que era para eu usar fresas de no maximo 2 cortes e não passar de 9000 rpm .. Estou lendo aqui para ver se entendo um pouco mais disso.
Pois é - existem fresas desenhadas para penetração na vertical, e outras que não tem esta vantagem - neste caso deve-se usar o recurso de descida em zigue zague (ou rampa, o que preferir chamar)

Fresas pequenas são frágeis por natureza, então interessa saber a profundidade  de corte e o quanto de material está tentando retirar - pode ser que esteja quebrando porque está errando em algum detalhe como estes que eu citei (mas há muito mais detalhes que devem ser analizados, mas tudo a seu tempo)
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Duvida de fresas para metal
« Resposta #11 Online: 29/05/12 - 10:46 »

Offline frfast

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 22
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Corte Fino
Re:Duvida de fresas para metal
« Resposta #12 Online: 29/05/12 - 10:52 »
Revi o que vc disse , Coloquei errado aqui .. era 5160 A .. que corresponde a 12000 rpm. E realmente cortei a 10000 mesmo, creio que por isso saiu tanto fogo . Bom quero apenas retirar uns quadrados da chapa , entao a profundidade de corte é de 1.3 mm mesmo. Mas ainda estou em dúvida nas velocidades. Minha fresa e de Metal duro 3mm , 2 cortes.

Clube CNC Brasil

Re:Duvida de fresas para metal
« Resposta #12 Online: 29/05/12 - 10:52 »

 

SiteLock