Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Problema Usinagem - Um lado corta outro lado Não  (Lida 8833 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Problema Usinagem - Um lado corta outro lado Não
« Resposta #30 Online: 08/01/13 - 19:11 »
Ricardo so mais uma pergunta,(bicho abusado soh kk) fazendo dessa maneira que voce faz, quando tu for usinar uma chapa de mdf de 3 mm no meio da peça ela nao levanta nao, creio eu que voce prende nas bordas da chapa.
Sabe que é (estou parecendo aquela loira burrinha da escolinha do Professor Raimundo kk) uma vez fiz quase igual a voce, so que nao tinha nivelado a minha mesa, enfim, prendi o mdf nas bordas e quando a cnc estava usinando praticamente no meio, quando o Z levantava o mdf vinha junto. Claro, nao levantava assim tanto, mas num ponto de eu ficar preocupado( Pensamento do Marcao, isso vai dar #@#@## kk)

Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Problema Usinagem - Um lado corta outro lado Não
« Resposta #30 Online: 08/01/13 - 19:11 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Problema Usinagem - Um lado corta outro lado Não
« Resposta #31 Online: 08/01/13 - 19:35 »
amigo,
sem problema ,pode perguntar a vontade, o maior problema é o dono do tópico nos colocar para fora  ?_1 ?_1 ?_1

dificilmente eu corto apenas uma chapa de mdf de 3mm, pois sempre corto duas de cada vez, isto é uma em cima da outra.
isso só acontece quando o mdf esta empenado por mal aconticionamento, e se eu for cortar peças pequenas, tenho sempre que ficar atento. mas nunca quebrei nenhuma fresa.
outra maneira tambem, é que como eu uso pinador, as vezes eu vou vendo aonde que esta cortando  e  vou pinando  perto do corte , sendo assim  ele não levanta.
logicamente que não da para  mandar usinar e ir tomar uma cervejinha como o nosso  GRANDE ?_1 CIENTISTA FAZ.
abraço e vamos que vamos
ricardo

Clube CNC Brasil

Re:Problema Usinagem - Um lado corta outro lado Não
« Resposta #31 Online: 08/01/13 - 19:35 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Problema Usinagem - Um lado corta outro lado Não
« Resposta #32 Online: 08/01/13 - 22:11 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
sem problema ,pode perguntar a vontade, o maior problema é o dono do tópico nos colocar para fora  ?_1 ?_1 ?_1

Putz é mesmo, deixa eu ficar quieto aqui entao kkk
Entendi o seu processo, bem pensado ?_10


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Problema Usinagem - Um lado corta outro lado Não
« Resposta #32 Online: 08/01/13 - 22:11 »

Offline Pablo

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 24
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Problema Usinagem - Um lado corta outro lado Não
« Resposta #33 Online: 13/01/13 - 02:12 »
Acredito que a chapa de sacrifício da minha router esta empenada ou envergada, pois quando coloco o ponto Z em 0.000mm e mando rodar em cima da chapa apenas arranahndo ela, tem partes que afundam, ja outra a broca nem encosta.
O mais interresante é que eu achava que o eixo Y poderia estar inclinado , porem sao inregulares, ja que uma vez nas borda nao arranho e neo meio arranho, ou seja ou o MDF esta empenada, ou alguma cois amuito errada esta acontecendo.
A ideia de usinar a propia chapa de sacrifico eu nao achei boa, pelo fato que criar um burrado na chapa, e como as minhas voa presas pela borda, quando eu mandar cortar vai ter um bolsao de ar (buraco) em baixo da chapa a ser fresada.
Vou comprar cantoneiras e colocar em baixo da chapa de sacrificio, pois ela esta sendo segurada por 1cm de cada lado e ela tem 1 metro, nao sei se esta envergando no meio.
o que acham?

Clube CNC Brasil

Re:Problema Usinagem - Um lado corta outro lado Não
« Resposta #33 Online: 13/01/13 - 02:12 »

Offline paru

  • BANIDO
  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 18
  • Total Likes: +3/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Problema Usinagem - Um lado corta outro lado Não
« Resposta #34 Online: 13/01/13 - 08:33 »
OLA PABLO eu faço o seguite  1 retfico a mesa toda
                                         2 encima desta mesa zerada coloco uma outra chapa
                                         3 um pouco maior pra que sobre espaço pra fiquiçar o material a cer cortado pois e assim que faço e da certo , porque provavelmente e a sua estrutura que esta fora de nivel  então fazendo isso fica certo , e ainda encima desta mesa que sera realmente sua mesa de sacrificio voce coloca pedaços de mdf como tiras auguns aproveitamento pra que sua fresas , não acabe rapidanete com sua mesa , que o amigo  RICARDO , ja te mostrou ate com video o procedimento  ?_26 ?_26
 

   

 

Clube CNC Brasil

Re:Problema Usinagem - Um lado corta outro lado Não
« Resposta #34 Online: 13/01/13 - 08:33 »

Offline Pablo

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 24
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Problema Usinagem - Um lado corta outro lado Não
« Resposta #35 Online: 13/01/13 - 18:11 »
O problema é que nao da para retificar a mesa toda, apenas a area de corte que é menor

Clube CNC Brasil

Re:Problema Usinagem - Um lado corta outro lado Não
« Resposta #35 Online: 13/01/13 - 18:11 »

Offline marciotalharte

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1445
  • Total Likes: +26/-5
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Problema Usinagem - Um lado corta outro lado Não
« Resposta #36 Online: 13/01/13 - 18:18 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
O problema é que nao da para retificar a mesa toda, apenas a area de corte que é menor

Então eu retifico a área que a cnc alcança, e depois coloco a chapa de mdf nas medidas que maquina deixou retificado. Se a chapa que for colocar for nova , já estará zerado. Se for um outro pedaço velho que pegou umidade retifico também . O bom de se ter uma chapa alem do limite da mesa é que vai demorar um zilhão de ano pra ele acabar, se retificar 1 mm a cada mês em uma chapa de 15mm vai demorar mais de um ano para troca-la.
Marcio Ladeira
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Problema Usinagem - Um lado corta outro lado Não
« Resposta #36 Online: 13/01/13 - 18:18 »

Offline paru

  • BANIDO
  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 18
  • Total Likes: +3/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Problema Usinagem - Um lado corta outro lado Não
« Resposta #37 Online: 13/01/13 - 20:46 »
sim deixe a sua taboa serada esatamenta na medida de corte que tens depois abra a mão gaste mais uns reais e coloque uma chapa nova pelomenos de 15mm proto sua mesa vai ficar legal , e pra economisar use sobras em tiras de mdf 3mm pra que a fresa não alcanse a mesa  ,  ?_26

Clube CNC Brasil

Re:Problema Usinagem - Um lado corta outro lado Não
« Resposta #37 Online: 13/01/13 - 20:46 »

Offline Pablo

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 24
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Problema Usinagem - Um lado corta outro lado Não
« Resposta #38 Online: 16/01/13 - 00:21 »
Boa Noite.
Primeira mente, gostaria de agradecer todos que me ajudaram nessa empreitada com dicas, videos....
Hoje chega ao fim minha duvida, pois consegui tirar uma foto da maquina.
Segue a foto:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Como podem ver, eu utilizo 6 rosca americana para fixação das minhas chapas de corte (Sempre preciso utilizar chapas padrões), e como podem ver o meio esta desgastada já.
Pelo que eu intendi, o melhor pra min nesta situação é usinar a minha chapa de sacrifício uns 3mm, cortar uma chapa de 3mm(de espessura) no mesmo tamanho que a minha área de corte, colar ela em cima do buraco(chapa de sacrifício) usinada, e novamente usinar a nova chapa de sacrificio ?
Só uma pergunta, quando eu colar não vai ficar difícil depois de retira-la ?
Obrigado
PS: Como vocês fazem para fixar o material em cima da chapa de sacrificio ? Como voces podem ver, eu tenho sempre que utilizar uma chapa padrao.. Gostaria de Dicas, Obrigado Novamente

Clube CNC Brasil

Re:Problema Usinagem - Um lado corta outro lado Não
« Resposta #38 Online: 16/01/13 - 00:21 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Problema Usinagem - Um lado corta outro lado Não
« Resposta #39 Online: 16/01/13 - 07:58 »
Eu uso pinador.

vc não precisa colar  a chapá de 3mm( sacrificio) , pois quando vc prender a tabua de corte , automaticamente a tabua de sacrificioo vai ficar tambem presa.

ou então faça como eu, use PINADOR.
abraço

Clube CNC Brasil

Re:Problema Usinagem - Um lado corta outro lado Não
« Resposta #39 Online: 16/01/13 - 07:58 »

Offline Pablo

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 24
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Problema Usinagem - Um lado corta outro lado Não
« Resposta #40 Online: 17/01/13 - 20:32 »
Boa Noite.
Usinei a minha chapa de sacrifício em 2.5mm, segue a foto:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Coloquei um MDF de 12mm em cima um pouco maior que a area de corte (pois usinei a chapa com uma fresa de 16mm), e nivelei ele denovo igual o senhores falaram, entretanto me surgio um novo problema.
Quando eu vou segurar alguma coisa em cima do MDF por exemplo um de 3mm, quando eu aperto os parafusos de fixação dos lado a chapa de 3mm bauleia o meio.
O que posso fazer? Alguma ideia para fixação ?
Obrigado

Clube CNC Brasil

Re:Problema Usinagem - Um lado corta outro lado Não
« Resposta #40 Online: 17/01/13 - 20:32 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Problema Usinagem - Um lado corta outro lado Não
« Resposta #41 Online: 17/01/13 - 21:17 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Boa Noite.
Usinei a minha chapa de sacrifício em 2.5mm, segue a foto:
Coloquei um MDF de 12mm em cima um pouco maior que a area de corte (pois usinei a chapa com uma fresa de 16mm), e nivelei ele denovo igual o senhores falaram, entretanto me surgio um novo problema.
Quando eu vou segurar alguma coisa em cima do MDF por exemplo um de 3mm, quando eu aperto os parafusos de fixação dos lado a chapa de 3mm bauleia o meio.
O que posso fazer? Alguma ideia para fixação ?
Obrigado

Bom....para este abaulado temos a dizer que; está a existir excesso de aperto e ou deslocamento forçando a peça fixada; ou a peça fixada está empenada e só reparas nisto quando força uma ponta , fazendo com que o empeno seja compensado na outra ponta, a qual ao ser forçada para baixo provoque o abaulamento.
Não sendo nenhuma destas duas situações; talvez resolva colocando fita dupla face ( conforme sugestão do nosso causídico gaúcho JCS que anda meio sumidão). Mas estou firme de que o que acontece é uma das duas situações descritas antes. Vê se dá para colocar uma tira de metal dobrado em L, para distribuir a força mais uniforme pela peça a ser fixada.
Creocad
« Última modificação: 17/01/13 - 21:37 por Creocad »

Clube CNC Brasil

Re:Problema Usinagem - Um lado corta outro lado Não
« Resposta #41 Online: 17/01/13 - 21:17 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Problema Usinagem - Um lado corta outro lado Não
« Resposta #42 Online: 15/03/13 - 18:23 »
As vezes a tabua está empenada e tu está fixando do lado errado, tenta virar a tabua pra ver se não melhora !?
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Problema Usinagem - Um lado corta outro lado Não
« Resposta #42 Online: 15/03/13 - 18:23 »

 

SiteLock