Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: socorro, ubuntu sumiu!!!  (Lida 14989 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:socorro, ubuntu sumiu!!!
« Resposta #30 Online: 24/02/13 - 13:13 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
amigo,ainda nao estou em desespero. rsrsrs. so estou muito chateado com o desenrolar da  historia com o filho do gilberto....eu estou anotando tudo o que estou fazendo, tudo mesmo, para abrir um novo topico e pedir ajuda, como sempre, conto com voce tambem. obrigado


Não vejo porque outro topico,segue o enterro nesse que os assuntos desenrolam em um só,assim vai ter uma sequencia de tudo.Quanto ao cara la não te atender,é dificil fazer um comentario,mas do jeito que sua placa foi montada da primeira vez,da pra perceber que falta conhecimento ainda por parte do montador daquela placa,e agora a pouco vi escrito em algum lugar que o cara é "técnico em eletronica",a eletronica em si é tão organizada que se torna uma mesmice,isso quer dizer que a propria eletronica por si só não aceita gambi nem serviço porco,agora penso que isso vai se encaminhar a ser mais um na cota dos sem assistencia,mas com a gente aqui do clube tu sabe que pode contar,mesmo sendo montado por quem ja não ta mais aqui,o negócio é fazer como meu amigo Jack,vamos por partes...

Abraços
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:socorro, ubuntu sumiu!!!
« Resposta #30 Online: 24/02/13 - 13:13 »

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
pessoal, preciso de muita ajuda no ubuntu
« Resposta #31 Online: 24/02/13 - 16:50 »
bom, antes de mais nada, obrigado desde ja pelas dicas e toques, resumindo toda a historia, o hd deu pau e tento instalar um novo ubuntu, como comprei a maquina do saudoso gilberto (guimbaBF), seguem todos os assuntos pertinentes que encontrei da maquina.....

Olá,  a máquina que uso atualmente tem área útil de 60 x 88 cm, o spindle é um motor siemens de 1/2 cv casco de alumínio + inversor weg CFW10 + porta pinça ER11 com jogo de pinças até 7mm, esse motor chega a 18000 rpm,
 o deslocamento é por cabo de aço (rápido e eficiente), os motores são de 15 Kgf o drive é o cnc3ax modificado para maior tensão, se voce fornecer um PC para instalar o programa de controle entrego a máquina funcionando e com alguns arquivos prontos para corte
x.x.x.x.x.x..x.x.xx.
 Em uma barra roscada o passo fica em torno de 2mm, dependendo da rosca, já o eixo de 22mm que vou usar para mover o X tem um passo de aproximadamente 70mm, por isso é necessário uma grande redução, comprei uma polia grande de 90 dentes e três pequenas de 10, 12 e 15 dentes + correia sincronizada, o que dá uma redução de 9:1,  7,5:1 e 6:1 respectivamente, para experimentar várias reduções. Com a barra roscada eu tinha uma resolução de: 2,31 /400 =0.0057, com  o cabo de aço 70/9=7.7777/400=0.0194, isso usando meio passo, vou ter uma velocidade pelo menos três vezes superior à barra roscada, e ainda a vantagem de poder mudar a relação fácilmente, nada de trepidação com a barra empenada, nenhum ajuste crítico em relação ao alinhamento barra roscada e porca, etc.
x.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x
 o cabo de aço tem diâmetro de 1,5mm e é comum sem revestimento, acha fácil em casas de ferragens, o eixo tem 22mm de diâmetro o que dá um "passo" de aproximadamente 70mm, por isso a redução de 9:1
x.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x
Hoje instalei o cabo de aço no eixo Y, como o X tinha ficado muito rápido aproveitei e diminuí o diâmetro do eixo na parte onde vai a rosca para 17mm X e Y, ficaram com um perímetro de 56,1 mm, com a relação de 9:1 deu uma resolução de 15,5 milésimos em meio passo
x.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x
     Velocidade: testei os eixos com 6 metros por minuto sem perder passo, para uso deixei os eixos  X e Y limitados em 4,5 metros por minuto, não achei necessário mais velocidade, se mais tarde precisar eu aumento, nessa velocidade com motores de 15K precisa fazer muita força para segurar o eixo, com a placa cnc3ax. para a redução de 9:1 comprei uma polia fora de linha de 90 dentes de alumínio, mas para reduções grandes tem a solução de usar uma dupla redução, fica bem mais barato, por ex: duas reduções de 3:1 = 9:1
x.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x   conseguí resolver o problema de perder passos em determinadas frequencias, vou deixar a dica vai ajudar quem usa a cnc3ax; na janela de configuração do drive do EMC2, sempre deixava copnfigurado para o L297, cliquei em outros e mudei o primeiro quadro de 500 para 550,  e o último quadro de 1000 para 1200, após isso acabaram as perdas de passo.   mexendo nas acelerações e velocidades dos eixo sempre uso 250 na aceleração e mudei para 1000, o que acontecesse usar uma aceleração mais alta e pós com código G de parada exata ?

Clube CNC Brasil

pessoal, preciso de muita ajuda no ubuntu
« Resposta #31 Online: 24/02/13 - 16:50 »

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:pessoal, preciso de muita ajuda no ubuntu
« Resposta #32 Online: 24/02/13 - 17:03 »
continuando, partindo destas ideias, comecei a instalar o linux ubuntu. na bios utilizei paralela mode NORMAL E ECP. (op gilberto dizia que nao tinha diferença)
a minha versao do linux é 10.04 LTS Lucid Linux. minha maquina é placa mae é asus m5a78l-m (zero) com processador sempron 145 (zero) e 4 gigas dd3 (zero),placa de video off board 1 mega...

PRIMEIRA TELA.
o Gilberto sempre usou driver tyoe other, com esses parametros igual na foto.... alem destes, eu tambem usei o driver do L297, que a minha cnc3ax...o valor de 40100 foi o valor maximo de latencia de memoria que achei. o que devo mudar nessa telaW

Clube CNC Brasil

Re:pessoal, preciso de muita ajuda no ubuntu
« Resposta #32 Online: 24/02/13 - 17:03 »

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:pessoal, preciso de muita ajuda no ubuntu
« Resposta #33 Online: 24/02/13 - 17:10 »
continuando, na segunda tela abaixo, devo marcar algum item? include halui ou include classiciadder? nao marquei nada.

seguindo terceira tela - parallel port setup. estou seguindo como esta ai na tela, mas acho que aqui temos um problema, porque, por exemplo, depois de tudo pronto. o eixo Z é acionado quando aperto o icone do splinder, como se o eixo Z estivesse nos pinos 14 e 16, mais pra frente eu explico melhor.

« Última modificação: 24/02/13 - 17:35 por saviomat »

Clube CNC Brasil

Re:pessoal, preciso de muita ajuda no ubuntu
« Resposta #33 Online: 24/02/13 - 17:10 »

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:pessoal, preciso de muita ajuda no ubuntu
« Resposta #34 Online: 24/02/13 - 17:21 »
seguindo, na parte de configuração dos eixos, me corrijam, por favor, estou fazendo a configuração abaixo. quando coloco os valores aleatórios de maximum velocity em 7000 e maximum aceleration em 7000 e peço pra fazer o teste, o eixo X se movimenta normalmente. Esses valores eu nao tenho noção de como sao, pois a maquina tem o sistema de cabo de aço.... nao tive essa aula com o gilberto.....
o que acontece, pelo que pude perceber o diametro do eixo ta com 17mm aonde vai a rosca, o que me fez colocar 60 para leadscrew pitch, tanto o eixo X quanto o Y tem o mesmo diametro, por isso repeti a configuração, apenas mudando o tamanho da mesa para cada um. ja o eixo Z, tem 16mm de diametro, como nao tenho mais dado nehum, eu fui chutando 150mm para curso... explico que para os tres eixos, especialmente o eixo X e Y, eu tentei de todos os valores, desde aceleração 5 a evelocidade 5, como 250 e 1000, 5000 e 7000, o unico valor que moveu o eixo X foi este ultimo de 5000 e 7000. acontece que o eixo Y e o Z, NAO FIZEREM NEM POR NADA A MOVIMENTAÇÃO DE JOG.....com nenhum dos valores... baixo ou alto.... sem redução, com redução...... aqui pe que estou perdido.... nao sei o que fazer.....

Clube CNC Brasil

Re:pessoal, preciso de muita ajuda no ubuntu
« Resposta #34 Online: 24/02/13 - 17:21 »

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:pessoal, preciso de muita ajuda no ubuntu
« Resposta #35 Online: 24/02/13 - 17:33 »
para finalizar, a tela de sindle configuration, uso um motor siemens 1/2 cavalo como sinplde com inversor.... estou deixando a tela como esta, nao mexi em nada.

agora a tela quando eu abro programa da cnc, reparem as mensagens de erro nas linhas, o que me deixa encucado é que quando clico no icone spindle stop, ela aciona o motor do eixo Z mas nao da jog. Nenhum dos eixos se movimentam. bom pessoal, é isso, se a maquina funcionar, va ter um churrascao 0800 aqui, ta todo mundo convidado a passar um otimo final de semana aqui em casa....rsrrs..saudações a todos

Clube CNC Brasil

Re:pessoal, preciso de muita ajuda no ubuntu
« Resposta #35 Online: 24/02/13 - 17:33 »

Offline Ednei

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 720
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá quase a criatura, se não fosse o quase...
  • Sexo: Masculino
Re:socorro, ubuntu sumiu!!!
« Resposta #36 Online: 24/02/13 - 20:17 »
veja esta tela



você configurou isso corretamente?

veja aqui como fazer e diga o que não está conseguindo pra podermos ajudar, ou melhor, pode fazer um video do que está acontecendo, assim conseguimos ajudar melhor

edit: deixa eu explicar a imagem melhor,

pino 1 unused
pino 8 ao 15 unused

no restante deixe como está, pelo que lembro é isso pra fazer funcionar, amanha a tarde vou ligar a maquina pra conferir pois por enquanto não tenho mais instalado, vou ver pelo cd...
« Última modificação: 24/02/13 - 20:22 por Ednei »

Clube CNC Brasil

Re:socorro, ubuntu sumiu!!!
« Resposta #36 Online: 24/02/13 - 20:17 »

Offline Ednei

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 720
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá quase a criatura, se não fosse o quase...
  • Sexo: Masculino
Re:socorro, ubuntu sumiu!!!
« Resposta #37 Online: 24/02/13 - 20:35 »
lendo o seu post que foi juntado aqui agora;

primeira tela; drive type, escolha L297

terceira tela, pino 1 unused, pino 8 em diante idem,

a configuração da redução não sei como fazer nas três telas seguintes,

spindle configuração, também não sei pois na ultima vez que vi o linux não tinha esta opção...

espero ter ajuda e tendo duvidas grita daí que escutamos daqui! ?_23

Clube CNC Brasil

Re:socorro, ubuntu sumiu!!!
« Resposta #37 Online: 24/02/13 - 20:35 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:socorro, ubuntu sumiu!!!
« Resposta #38 Online: 24/02/13 - 20:53 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
lendo o seu post que foi juntado aqui agora;


Valeu Ednei !!! ...  ?_26

Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:socorro, ubuntu sumiu!!!
« Resposta #38 Online: 24/02/13 - 20:53 »

Offline Ednei

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 720
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá quase a criatura, se não fosse o quase...
  • Sexo: Masculino
Re:socorro, ubuntu sumiu!!!
« Resposta #39 Online: 24/02/13 - 20:58 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Valeu Ednei !!! ...  ?_26



to aqui pra isso Mac! faço sempre que posso! ?_26

Clube CNC Brasil

Re:socorro, ubuntu sumiu!!!
« Resposta #39 Online: 24/02/13 - 20:58 »

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:socorro, ubuntu sumiu!!!
« Resposta #40 Online: 24/02/13 - 21:51 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
veja esta tela



você configurou isso corretamente?

veja aqui como fazer e diga o que não está conseguindo pra podermos ajudar, ou melhor, pode fazer um video do que está acontecendo, assim conseguimos ajudar melhor

edit: deixa eu explicar a imagem melhor,

pino 1 unused
pino 8 ao 15 unused

no restante deixe como está, pelo que lembro é isso pra fazer funcionar, amanha a tarde vou ligar a maquina pra conferir pois por enquanto não tenho mais instalado, vou ver pelo cd...


Ednei, ai é que esta.... na tela de paralell port setup, no meu emc nao tem essa opção.... include custon hal configuration.......por um acaso seria essa informação da tela 3 que postei??? ela vem antes da configuração da paralela

Clube CNC Brasil

Re:socorro, ubuntu sumiu!!!
« Resposta #40 Online: 24/02/13 - 21:51 »

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:socorro, ubuntu sumiu!!!
« Resposta #41 Online: 24/02/13 - 22:13 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
lendo o seu post que foi juntado aqui agora;

primeira tela; drive type, escolha L297 .......ok

terceira tela, pino 1 unused, pino 8 em diante idem,pino 1 unsed. nao funciona mais nada, nem um eixo. com o pino 1 em ESTOP OUT pelo menos o eixo X funciona no teste de jog

« Última modificação: 24/02/13 - 22:22 por saviomat »

Clube CNC Brasil

Re:socorro, ubuntu sumiu!!!
« Resposta #41 Online: 24/02/13 - 22:13 »

Offline Ednei

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 720
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá quase a criatura, se não fosse o quase...
  • Sexo: Masculino
Re:socorro, ubuntu sumiu!!!
« Resposta #42 Online: 25/02/13 - 17:57 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Ednei, ai é que esta.... na tela de paralell port setup, no meu emc nao tem essa opção.... include custon hal configuration.......por um acaso seria essa informação da tela 3 que postei??? ela vem antes da configuração da paralela

ai que tá, mas veja bem, ali é a tela de quando era ainda o emc² agora como tudo foi atualizado deve de ter alguns botões diferentes, include custon hal configuration... bom, antes de querer escrever bobagem vou ter que instalar o ubuntu novamente pois havia abandonado ele faz mais de um ano, só assim pra ver se consigo te ajudar melhor pois minhas alternativas se foram e não lembro mais a fundo...

Clube CNC Brasil

Re:socorro, ubuntu sumiu!!!
« Resposta #42 Online: 25/02/13 - 17:57 »

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:socorro, ubuntu sumiu!!!
« Resposta #43 Online: 26/02/13 - 08:32 »
Bom dia senhores, consegui algum progresso. Seguinte; nos pinos 14 e 16, habilitei para STOP OUT e os eixos Y e Z passaram a funcionar. O estranho é que durante a configuração, quando faz o jog, eles nao se movimentam, mas depois de finalizada a confguração, quando abro o programa, eles funcionam. Sei que tem explicação tecnica, mas tudo bem. Agora preciso ajustar a velocidade dos eixos, ai é que estou me perdendo. Acho que estou com problema de latencia tambem, porque o teste esta assim. Começa com 4000 e ao abrir somente o terminal, ja pula para 80.000. Minha placa mãe é zero, memória nova (4 gigas) e processados novo..... estou usando uma placa de video of board de 1 mega......o engraçado é que o meu monitor é lcd cce e na configuração do  ubuntu aparece CRT... isso pode estar influenciando ? o que voces me aconselharm?  nao pretendo ouvir musica, nem usar o ubuntu para mais nada, alem do emc....

Clube CNC Brasil

Re:socorro, ubuntu sumiu!!!
« Resposta #43 Online: 26/02/13 - 08:32 »

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:socorro, ubuntu sumiu!!!
« Resposta #44 Online: 26/02/13 - 23:24 »
Senhores, em que pesem os contratempos, a maquina esta funcionando novamente. Depois de dois dias de muita leitura e noite de sono perdida, estou de volta, aos que me apoiaram, mesmo de forma indireta, o meu muito obrigado.... ?_2 ?_2 ?_2 ?_2 ?_2

Clube CNC Brasil

Re:socorro, ubuntu sumiu!!!
« Resposta #44 Online: 26/02/13 - 23:24 »

 

SiteLock