Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Dúvida com acrílico e PVC  (Lida 1003 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Fabiano Vilar

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 3
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Dúvida com acrílico e PVC
« Online: 06/08/14 - 17:25 »
Pessoal, Boa noite! Sou novo no fórum e gostaria de tirar algumas dúvidas. Tenho uma CNC Router e tentei cortar uma peça de acrílico. Além de queimar e derreter um pouco na área do corte, o acrílico grudava na fresa... eu usei uma fresa de 2 cortes 1.6mm  8.0mm área de corte x 40mm total - haste de 1.8... a velocidade eu não me lembro... alguém poderia me ajudar... se puder me informar tb a maneira correta do cortar em PVC eu agradeço. Muito obrigado!

Att

Fabiano Vilar

Clube CNC Brasil

Dúvida com acrílico e PVC
« Online: 06/08/14 - 17:25 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvida com acrílico e PVC
« Resposta #1 Online: 06/08/14 - 17:52 »
Nobre amigo
o que resulta estes problemas na hora de cortar acrilico ou mesmo  aluminio  é achar  o ponto certo entre a velocidade em RPM, e a velocidade de avanço
não existe uma formula correta e sim fazer testes entre estas duas velocidade, pois vai depender da velocidade  em rpm do seu motor e a velocidade de avanço
acho que ja tem tópicos falando a respeito
O que mais importa no momento vc não  especificou, pois seria as velocidades em rpm e  de avanço
abraço

Clube CNC Brasil

Re:Dúvida com acrílico e PVC
« Resposta #1 Online: 06/08/14 - 17:52 »

Offline gui2001

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 17
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvida com acrílico e PVC
« Resposta #2 Online: 06/08/14 - 22:50 »
De fato, 

O José Ricardo falou tudo,  teste, teste, teste, teste pois uma hora vc encontra o ponto ideal.
Outro detalhe interessante:  o tipo do acrílico tbm varia bastante,  pois as vezes você acha um ponto ideal mas quando muda o material já apresenta outros resultados,  por isso  teste, teste, teste de novo.

Agora uma dica de McGaiver:  Certa vez eu usei uma bombinha manual ( aquelas com um gatilho pra você borrifar líquidos, em salão de cabeleireiro usam muito )  e achei o segredo do sucesso:

AGUA + DETERGENTE NEUTRO  ---->  pqp  cortava o acrílico como um quiabo e dava um acabamento MARAVILHOSO.

fica a registrado a minha experiência que deu muito certo,  basta tentar agora.  :-)

Clube CNC Brasil

Re:Dúvida com acrílico e PVC
« Resposta #2 Online: 06/08/14 - 22:50 »

Offline Fabiano Vilar

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 3
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvida com acrílico e PVC
« Resposta #3 Online: 07/08/14 - 09:09 »
Obrigado José Ricardo, estava usando 9.000 rpm de velocidade e 500 mm/min de avanço.... o meu grande problema é saber quando o acrílico está grudando na fresa, se tenho que aumentar ou diminuir velocidade... muito obrigado pelo retorno

Abs

Fabiano

Clube CNC Brasil

Re:Dúvida com acrílico e PVC
« Resposta #3 Online: 07/08/14 - 09:09 »

Offline Fabiano Vilar

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 3
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvida com acrílico e PVC
« Resposta #4 Online: 07/08/14 - 09:11 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
De fato, 

O José Ricardo falou tudo,  teste, teste, teste, teste pois uma hora vc encontra o ponto ideal.
Outro detalhe interessante:  o tipo do acrílico tbm varia bastante,  pois as vezes você acha um ponto ideal mas quando muda o material já apresenta outros resultados,  por isso  teste, teste, teste de novo.

Agora uma dica de McGaiver:  Certa vez eu usei uma bombinha manual ( aquelas com um gatilho pra você borrifar líquidos, em salão de cabeleireiro usam muito )  e achei o segredo do sucesso:

AGUA + DETERGENTE NEUTRO  ---->  pqp  cortava o acrílico como um quiabo e dava um acabamento MARAVILHOSO.

fica a registrado a minha experiência que deu muito certo,  basta tentar agora.  :-)

Valeu pela dica Gui, vou ver o que dá pra fazer... minha mesa sacrifício é de madeira... mas farei um teste pra ver... gostei da dica, obrigado!

Abs

Fabiano

Clube CNC Brasil

Re:Dúvida com acrílico e PVC
« Resposta #4 Online: 07/08/14 - 09:11 »

 

SiteLock