Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Ajuda código G  (Lida 1843 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline elieger

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 15
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Ajuda código G
« Online: 01/07/12 - 13:17 »
Boa tarde amigos,consegui configurar minha maquina agora estou tentando trabalhar com ela,ainda estou fazendo como aprendi a uns 10 anos atras (porque ainda não aprendi mexer no artcam)...preciso fazer um banquinho tipo esses bancos de jardim,vou fazer a parte lateral na maquina mas estou com um problema,nas pontas tem que ser com um raio de 30 mas só sei fazer ele quadrado tentei fazer com cod G3 e G2 colocando as letras i e j mas não rodou...alguém pode me ajudar a ver onde estou errando? fiz da seguinte forma

banquinho jardim 700x600x350

G99
G90
G17
G21
G0 Z20 O0
T1 M6;FRESA 20
O1 S1000 M3
G0 X-30 Y-30
G0 X-30 Y-30 Z20
G1 Z12 F500
G41
G1X0 Y0 F500
G1 X100 Y0
G1 X100 Y130
G1 X250 Y130
G1 X250 Y0
G1 X350 Y0
G1 X350 Y250
G1X85 Y250
G1 X85 Y600
G1 X0 Y600
G1 X0 Y0
G0 Z20
M30

Mais uma duvida,onde eu indico na maquina que estou usando uma ferramenta de diametro 6 para fazer a compensação? estou trabalhando com MDF de 15mm e como faço para fazer a repetição dos passes de 2 em 2mm?

Obrigado
Gerson

Clube CNC Brasil

Ajuda código G
« Online: 01/07/12 - 13:17 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda código G
« Resposta #1 Online: 01/07/12 - 13:45 »
Oi Gerson,
Eu, assim como você, num tenho experiências com ArtCAM e tenho a impressão que assim que começar as usinagens aqui (minha máquina tá quase pronto), também vou penar um pouco pra aprender..   rs...

Apesar de num ter experiências práticas com isto, já li bastante a respeito e reuni, durante os últimos anos, um vasto material que, creio, podem te ajudar...

Aqui mesmo no fórum, o MAC hospedou alguns arquivos que irão de dar uma enorme força no aprendizado deste programa... e olhe que sem esta bagagem de conhecimentos voce não irá conseguir produzir nada apresentável, além de que a "sofreção" será muito maior... rs...

Baixe estes arquivos aqui
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Assista estes vídeos, estude bastante e voce verá que muitas das suas dúvidas deixarão de existir...

Aproveite também o resto do material aqui (lembrando que se voce baixou os links anteriores, não precisa baixar os ultimos do link a seguir):
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Abraços e tenha um bom domingo...

Edu Lopes
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda código G
« Resposta #1 Online: 01/07/12 - 13:45 »

Offline elieger

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 15
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda código G
« Resposta #2 Online: 01/07/12 - 15:45 »
Boa tarde Edu Lopes agradeço o retorno,ja baixei os videos e comecei a treinar acho que agora consigo...assim que fizer minha primeira peça coloco as fotos aqui no forum para que vejam.
Obrigado mais uma vez
tenha um otimo domingo.
Abraços
Gerson

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda código G
« Resposta #2 Online: 01/07/12 - 15:45 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda código G
« Resposta #3 Online: 01/07/12 - 15:55 »
isto Gerson..  agora vai.. rs..
Eu também tenho este costume.. meto as caras e depois de muito sofrer é que resolvo voltar atrás e ir estudar alguma coisa sobre aquilo..  e acabo daí descobrindo que o que estava judiando nem era nada tão complicado... rs...

Assim que sair alguma coisa, põe mesmo fotos pra gente ver...

Abraços e boa sorte aí,

Eduardo
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda código G
« Resposta #3 Online: 01/07/12 - 15:55 »

Offline elieger

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 15
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda código G
« Resposta #4 Online: 02/07/12 - 16:08 »
Boa tarde Eduardo e amigos,tentei fazer o meu banquinho de jardim mas não deu muito certo rsrsrs...fiz a regulagem para fazer o raio mas alguma coisa deu errado,porque onde era para fazer o raio a ferramenta cortou em camadas,estou enviando as fotos para vcs ver,alguém pode me ajudar?onde errei?

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda código G
« Resposta #4 Online: 02/07/12 - 16:08 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Ajuda código G
« Resposta #5 Online: 02/07/12 - 16:31 »
Talvez voce não tenha errado - isso tem cara de perda de passos...

A causa pode ser alta velocidade (ou melhor, alta aceleração) mas o mais provável é que sua eletronica estaria precisando receber um sinal e está recebendo o inverso (em termos de nivel de sinal)

O que quero dizer é que há alguns chips que precisam de um sinal de passo em nivel baixo para perceber o passo, e este estaria em nivel alto (dependendo do chip pode ser o contrário do que disse) ou seja, sempre há uma perda de passos quando quando se inicia um movimento naquele eixo.

A característica é que o erro é cumulativo - pode ver que de um lado sua peça está com uma "escadinha" regular e se medir seu comprimento, pode ser que a peça esteja menor do que deveria estar,
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda código G
« Resposta #5 Online: 02/07/12 - 16:31 »

Offline elieger

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 15
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda código G
« Resposta #6 Online: 02/07/12 - 18:45 »
então nesse caso  se ela esta perdendo passo eu tenho q mudar as configuração.  quando ela usinou a peça ela estava com essa configuração step per 100 velocity 800 aceleration 300. oque devo mudar ,,, agradeço  por me ajudar .obrigado Gerson
 

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda código G
« Resposta #6 Online: 02/07/12 - 18:45 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Ajuda código G
« Resposta #7 Online: 03/07/12 - 07:49 »
Eu experimentaria baixar um pouco a aceleração - por exemplo de 300 para 100 ou 120, e nesta mesma janela de ajuste dos motores coloque 5 nas duas janelinhas que aparecem na direita (tamanho do pulso).

Experimente rodar o arquivo de novo - se continuar com o erro, vá em "Config > Ports & Pins" e na aba "Motor Outputs" veja como está o sinal de passo (Step Low) - se estiver com um X vermelho, clique sobre ele para que fique uma marca em V verde (ou vice versa - se estiver um V verde clique para que fique um X vermelho) e experimente o arquivo.
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda código G
« Resposta #7 Online: 03/07/12 - 07:49 »

Offline elieger

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 15
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda código G
« Resposta #8 Online: 06/07/12 - 15:04 »
Boa tarde fiz as configurações que me sugeriu e deu certo,estou enviando as fotos da peça que fiz.
Obrigado pela ajuda
Gerson
« Última modificação: 06/07/12 - 15:10 por elieger »

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda código G
« Resposta #8 Online: 06/07/12 - 15:04 »

 

SiteLock