Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Ajuda com inversor Control Techniques Commander SE  (Lida 3055 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline juniorzanferrari

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 24
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda com inversor Control Techniques Commander SE
« Resposta #15 Online: 04/09/13 - 15:09 »
Desculpa, mais eu não entendi o " tu é bem forgadu, né não?  :brocoli:
Pedir ajuda é ser "forgadu"

Eu fiz exatamente liguei o pot 1 2 3, jumper 4 e 12 - relé 1 e 10, faltou alguma coisa?

o manual tem quase 170 paginas, por isso destaquei só essas 3 e anexei com o post.
Viva e deixe viver.

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda com inversor Control Techniques Commander SE
« Resposta #15 Online: 04/09/13 - 15:09 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda com inversor Control Techniques Commander SE
« Resposta #16 Online: 04/09/13 - 18:20 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Desculpa, mais eu não entendi o " tu é bem forgadu, né não?  :brocoli:
Pedir ajuda é ser "forgadu"

De jeito nenhum, mas ficar esperando ajuda sim !

Citar
Eu fiz exatamente liguei o pot 1 2 3, jumper 4 e 12 - relé 1 e 10, faltou alguma coisa?

Funcionou? Não né, então faltou !

Citar
o manual tem quase 170 paginas, por isso destaquei só essas 3 e anexei com o post.


Poxa, que novidade e tu acha que eu preciso ler inteiro p/ achar o que vc quer ?

Depois outra, se tu acha que nestas paginas tem a solução do seu problema então porque não seguiu? Ou melhor, tu experimentou fazer o que diz la? Funcionou?

Observe a frase da primeira linha: "As default - in positive logic."
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda com inversor Control Techniques Commander SE
« Resposta #16 Online: 04/09/13 - 18:20 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda com inversor Control Techniques Commander SE
« Resposta #17 Online: 04/09/13 - 18:32 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Aconteceu nada,  fiz exatamente o que vc me explicou..

O que significa aconteceu nada? Tenho que adivinhar? Não girava antes agora nem isto faz ?!?!?!?!?!? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ???

Citar
e essa caixinha de alumínio ligando 4 e 9, deve influenciar em alguma coisa, pq se eu tiro ela não funciona nada.

Se está ligada nos bornes 4 e 9 ela contem alguma proteção p/ inibir o inversor caso de algum problema que não sei qual e nem porque ... o que sei é que do jeito que esta, ela está liberando o driver p/ trabalhar normal ... porque eu sei? Porque no pino 9 tem sinal = 0vcc.


Citar
nesse pdf tbm tem informações sobre cada borne

Da uma olhada no manual mais ou menos entre as paginas 55 a 70, cita bastante esse negocio de logica.

O que tem nestas paginas eu já te descrevi, em português, nas msgs anteriores, nada mais a acrescentar.
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda com inversor Control Techniques Commander SE
« Resposta #17 Online: 04/09/13 - 18:32 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda com inversor Control Techniques Commander SE
« Resposta #18 Online: 04/09/13 - 18:49 »
Da uma olhada no parâmetro 34 e veja, segundo sua foto, que está em OFF ... sabe o que significa? Que ele não está em default e sim foi programado p/ usar logica negativa ...

O que isto quer dizer? Diz que as entradas são ativadas com nível ZERO (0vcc).
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda com inversor Control Techniques Commander SE
« Resposta #18 Online: 04/09/13 - 18:49 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda com inversor Control Techniques Commander SE
« Resposta #19 Online: 04/09/13 - 19:03 »
Não sei se vai funcionar mas é mais uma tentativa, colocar o Jog em zero, então tenta isto:

Ligar bornes 10, 12 e 13 no borne 4 e colocar o pot de 10k no 1, 2 e 3.

Observe se o borne 9 está com 0vcc e observe também se o borne 2 altera a tensão de 0 a 10vcc conforme vc gira o pot.
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda com inversor Control Techniques Commander SE
« Resposta #19 Online: 04/09/13 - 19:03 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda com inversor Control Techniques Commander SE
« Resposta #20 Online: 04/09/13 - 19:06 »
Junior,

Estou sofrendo do mal de pintor, pedreiro e carpinteiro, então não esquenta.... :irrit:
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda com inversor Control Techniques Commander SE
« Resposta #20 Online: 04/09/13 - 19:06 »

Offline juniorzanferrari

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 24
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda com inversor Control Techniques Commander SE
« Resposta #21 Online: 04/09/13 - 22:34 »
Se  preocupa não, antes de vc responder eu ja tinha feito isso, alterei o parâmetro 34, liguei o rele em 10 e 14 o pot em 123, e aquela caixinha com coco de pomba também mudou um dos bornes o que estava no 4 foi pro 6 ou 7, nao to vendo agora e tbm nao lembro, amanha eu vejo.   
O bom é que funcionou, só o pot que é de 10 voltas e nao precisa dar mais que duas ele ja vai de 100 a 400hz. De resto ta tudo bem. Vou seguir seu conselho e começar me virar sozinho con o manual. Muito obrigado. E desculpa se te enchi o saco.
Viva e deixe viver.

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda com inversor Control Techniques Commander SE
« Resposta #21 Online: 04/09/13 - 22:34 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda com inversor Control Techniques Commander SE
« Resposta #22 Online: 05/09/13 - 07:57 »
É isto ai, a gente só aprende o caminho se estiver na direção, no banco do carona a gente só curte a paisagem ... ?_26
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda com inversor Control Techniques Commander SE
« Resposta #22 Online: 05/09/13 - 07:57 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda com inversor Control Techniques Commander SE
« Resposta #23 Online: 13/09/13 - 19:31 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Se  preocupa não, antes de vc responder eu ja tinha feito isso, alterei o parâmetro 34, liguei o rele em 10 e 14 o pot em 123, e aquela caixinha com coco de pomba também mudou um dos bornes o que estava no 4 foi pro 6 ou 7, nao to vendo agora e tbm nao lembro, amanha eu vejo.   
O bom é que funcionou, só o pot que é de 10 voltas e nao precisa dar mais que duas ele ja vai de 100 a 400hz. De resto ta tudo bem. Vou seguir seu conselho e começar me virar sozinho con o manual. Muito obrigado. E desculpa se te enchi o saco.


Essa caixinha de cocô de pombo é o resistor de frenagem do inversor,qual é o valor desse potenciometro de 10 voltas aí??E acalmense,que ja resolveremos esse problema man.
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda com inversor Control Techniques Commander SE
« Resposta #23 Online: 13/09/13 - 19:31 »

Offline juniorzanferrari

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 24
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda com inversor Control Techniques Commander SE
« Resposta #24 Online: 15/09/13 - 15:41 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Essa caixinha de cocô de pombo é o resistor de frenagem do inversor,qual é o valor desse potenciometro de 10 voltas aí??E acalmense,que ja resolveremos esse problema man.
Achei isso mesmo no manual, por isso que nao funciona se ela nao estiver ligada corretamente, quanto ao potenciometro ele ´´e de 10K, eu comprei esse pq eu ja uso dele em outra maquina aqui da empresa, da Vitor Ciola, e nela funciona as 10 voltas, nesse inversor dos inferno que tem na outra maquina nao uso mais de duas voltas. estou tentando convencer o patrao a trocar o kit inversor e spindle, o que tem ´´e enorme, de 7Kw aprox. 9,5Hp, um monstro refrigerado a ar, e ja esta rajando a um bom tempo, fica em um ambiente muito quente, o ideal e um refrigerado a agua, com um chiler. o problema e as pinças, eu tenho todas as medidas aceitaveis para ER32, e um spindle com essas pinças normalmente s~~ao bem mais caros, vamo ve que que acontece. tem alguma ideia do que fazer com o  potenciometro?
Viva e deixe viver.

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda com inversor Control Techniques Commander SE
« Resposta #24 Online: 15/09/13 - 15:41 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda com inversor Control Techniques Commander SE
« Resposta #25 Online: 15/09/13 - 16:38 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Achei isso mesmo no manual, por isso que nao funciona se ela nao estiver ligada corretamente, quanto ao potenciometro ele ´´e de 10K, eu comprei esse pq eu ja uso dele em outra maquina aqui da empresa, da Vitor Ciola, e nela funciona as 10 voltas, nesse inversor dos inferno que 
O que manda no valor do Pot é o tipo de inversor e não uma maquina ser parecida com outra,Procurei o manual tode e não encontrei uma microswitch que muda o sinal de entrada dele PNP/NPN,alguem viu a foto dessa chave?Achei,é o parametro 8.29,muda via soft.O potenciometro,mude esse que voce colocou multivoltas por um de 2 a 5K um volta só,4,7K é facil de encontrar e bem mais barato que esse multivoltas .Testa e conta pra nóis.
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda com inversor Control Techniques Commander SE
« Resposta #25 Online: 15/09/13 - 16:38 »

Offline juniorzanferrari

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 24
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda com inversor Control Techniques Commander SE
« Resposta #26 Online: 15/09/13 - 16:57 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
O que manda no valor do Pot é o tipo de inversor e não uma maquina ser parecida com outra,Procurei o manual tode e não encontrei uma microswitch que muda o sinal de entrada dele PNP/NPN,alguem viu a foto dessa chave?Achei,é o parametro 8.29,muda via soft.O potenciometro,mude esse que voce colocou multivoltas por um de 2 a 5K um volta só,4,7K é facil de encontrar e bem mais barato que esse multivoltas .Testa e conta pra nóis.
essa semana eu faço esses testes e posto aqui o resultado. valeu
Viva e deixe viver.

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda com inversor Control Techniques Commander SE
« Resposta #26 Online: 15/09/13 - 16:57 »

 

SiteLock