Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: coletor de pó  (Lida 4769 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Guilherme Cassio

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 495
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
coletor de pó
« Online: 13/12/12 - 14:49 »
Boa tarde pessoal, estou começando a brincar com minha maquina e de cara bati num problema enorme.
O pó que ela gera e espalha pelo ar.
Munido de um aspirador tentei de todo modo sugar o pó o mais perto possível da ferramenta, mesmo assim fica um pouco longe, e a tupia ( a qual estou usando como motor ferramenta ) tem a saída de ventilação por baixo, bem na cara da ferramenta, fazendo o pó espalhar, resultado não estou tendo muito progresso em absorver o pó, em questao de segundos o ar fica irrespiravel.
Pensei em fechar a maquina toda em um plastico e aspirar o ar do interior, porem toda ela ficara a merce do pó.
Alguem tem aguma solução pra isso?
Desde já obrigado por sua atenção.

Clube CNC Brasil

coletor de pó
« Online: 13/12/12 - 14:49 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:coletor de pó
« Resposta #1 Online: 13/12/12 - 15:29 »
Vc precisará de um sistema de sucção, eu tenho um tópico chamado Fusciclone onde fiz com ventoinha de fusca, o José Ricardo tem um sistema completo. Quanto a tupia, uso delas também, vc precisa fazer um defletor para que o pó saia para os lados, vc faz com um CD, onde vc aumenta um pouquinho o buraco para que passe pela porca da tupia e fixa ele ná propria tupia, deixando um cm para que saia o ar.
« Última modificação: 13/12/12 - 15:47 por john »
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:coletor de pó
« Resposta #1 Online: 13/12/12 - 15:29 »

PAULO.ADATI

  • Visitante
Re:coletor de pó
« Resposta #2 Online: 13/12/12 - 22:44 »
Demais a dica do defletor com CD, grato John, Paulo.

Clube CNC Brasil

Re:coletor de pó
« Resposta #2 Online: 13/12/12 - 22:44 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:coletor de pó
« Resposta #3 Online: 14/12/12 - 06:31 »
Relendo o que escrevi, onde disse pó, na verdade quiz dizer ar: ...para que o pó saia para os lados...
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:coletor de pó
« Resposta #3 Online: 14/12/12 - 06:31 »

Offline Guilherme Cassio

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 495
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:coletor de pó
« Resposta #4 Online: 14/12/12 - 07:09 »
Valeu John.

Eu estava pensando justamente isso, colocar um defletor na saida de ar da tupia, ( por sinal é igual a da foto ), mas não estava achando como fazer, valeu a dica do CD.

Quanto ao aspirador de pó eu fiz um com duas turbinas de ar ( caracol ), agora estou com dificuldade para dimencionar o ciclone, pois depende do volume de ar que passa no sistema e não tenho a minima, e não tenho como medir.
Vou ver se arranjo um catavento emprestado aqui no serviço pra medir a velocidade, dai da pra calcular.
Um abraço John.
Obrigado.

Clube CNC Brasil

Re:coletor de pó
« Resposta #4 Online: 14/12/12 - 07:09 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:coletor de pó
« Resposta #5 Online: 14/12/12 - 07:33 »
O que eu fiz com a ventoinha do Fusca e motor de tanquinho, não custou quase nada e tem uma força danada que quando usava (mudei a maquina de local e ate hoje...) tive que colocar uma tela nos tubos de sução, pois sugava as peças pequenas.
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:coletor de pó
« Resposta #5 Online: 14/12/12 - 07:33 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:coletor de pó
« Resposta #6 Online: 14/12/12 - 08:31 »
Olá meninos

Eu fiz um gabinete para a minha, também utilizo uma tupia (3709) e não tenho mais problemas com serragem e pó e diminui bastante o barulho. Outra vantagem do gabinete é tornar a usinagem mais segura, pois retém possíveis pedaços voadores, :P

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!

Clube CNC Brasil

Re:coletor de pó
« Resposta #6 Online: 14/12/12 - 08:31 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:coletor de pó
« Resposta #7 Online: 14/12/12 - 13:46 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Vc precisará de um sistema de sucção, eu tenho um tópico chamado Fusciclone onde fiz com ventoinha de fusca, o José Ricardo tem um sistema completo. Quanto a tupia, uso delas também, vc precisa fazer um defletor para que o pó saia para os lados, vc faz com um CD, onde vc aumenta um pouquinho o buraco para que passe pela porca da tupia e fixa ele ná propria tupia, deixando um cm para que saia o ar.

Olá John;

em qual forum vc fez o tópico do tal fusciclone? pois com este nome parece que não existe neste forum não. Fiquei curioso e fui procuar por aqui e não encontrei.
Creocad

Clube CNC Brasil

Re:coletor de pó
« Resposta #7 Online: 14/12/12 - 13:46 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:coletor de pó
« Resposta #8 Online: 14/12/12 - 13:58 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Olá John;
em qual forum vc fez o tópico do tal fusciclone? .....

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
O ciclone em si não cheguei a montar ainda, estava jogando o pó em um tambor de 200lt com agua até o meio. Mudei a maquina de lugar e não montei de novo ainda...mas pretendo fazer o ciclone propriamente dito. A ventoinha ficou super-eficiente e barata.
« Última modificação: 14/12/12 - 14:33 por john »
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:coletor de pó
« Resposta #8 Online: 14/12/12 - 13:58 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:coletor de pó
« Resposta #9 Online: 29/12/12 - 10:36 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Vc precisará de um sistema de sucção, eu tenho um tópico chamado Fusciclone onde fiz com ventoinha de fusca, o José Ricardo tem um sistema completo. Quanto a tupia, uso delas também, vc precisa fazer um defletor para que o pó saia para os lados, vc faz com um CD, onde vc aumenta um pouquinho o buraco para que passe pela porca da tupia e fixa ele ná propria tupia, deixando um cm para que saia o ar.

John,

Só uma pergunta: Qual programa eu preciso instalar neste CD p/ que o vento vá para o lado direito ?

 ?_33 ?_33 ?_33
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:coletor de pó
« Resposta #9 Online: 29/12/12 - 10:36 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:coletor de pó
« Resposta #10 Online: 29/12/12 - 19:33 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
John,

Só uma pergunta: Qual programa eu preciso instalar neste CD p/ que o vento vá para o lado direito ?

 ?_33 ?_33 ?_33

Tem várias versões com nomes diferentes mas todos a mesma porcaria: Para direita instale o PSDB ou o PFL, sendo que a versão mais antiga é ARENA....... ?_9 ?_9 ?_9 ?_9 ?_9 ?_9 ?_9 ?_9 ?_9 ?_9

Esta foi a última deste ano que não acabou.......mas vai acabar......igual ao mundo, pode demorar mas um dia ele acaba. ??? ??? ??? ??? ??? ??? ???

Feliz Ano novo a todos e que o cada um possa se ENDIREITAR para colher as bençãos que o PAI SUPREMO envia a todo tempo, 365 dias por ano, para toda a humanidade.

PAZ E REALIZAÇÕES.......

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:coletor de pó
« Resposta #10 Online: 29/12/12 - 19:33 »

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:coletor de pó
« Resposta #11 Online: 29/12/12 - 20:23 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
O que eu fiz com a ventoinha do Fusca e motor de tanquinho, não custou quase nada e tem uma força danada que quando usava (mudei a maquina de local e ate hoje...) tive que colocar uma tela nos tubos de sução, pois sugava as peças pequenas.

oi john, tudo bem? cara, gostei desse sistema seu, voce pode me passar mais dados dele? raapz, to penando com um aspirador de po... rsrsr. obrigado...

Clube CNC Brasil

Re:coletor de pó
« Resposta #11 Online: 29/12/12 - 20:23 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:coletor de pó
« Resposta #12 Online: 02/01/13 - 21:33 »
John,

Vc não me respondeu, então usei o Cd do "Este cará sou eu" ... o pó continuou na mesma, mas ao invez de sair uma tabua de churrasco saiu uma perna de pau ... porque será ? ??? ??? ???
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:coletor de pó
« Resposta #12 Online: 02/01/13 - 21:33 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:coletor de pó
« Resposta #13 Online: 03/01/13 - 06:52 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
oi john, tudo bem? cara, gostei desse sistema seu, voce pode me passar mais dados dele? raapz, to penando com um aspirador de po... rsrsr. obrigado...
Vc precisa de uma ventoinha de fusca com o dinamo e o defletor acoplado, uma polia/correia e um motor de tanquinho. Retire as bobinas de campo do dínamo e  ele passa a ser um mancal perfeito (verifique o estado dos rolamentos, compensa trocar para evitar ruido), depois é só usinar o caracol em MDF, eu fiz em ACM. Passo as medidas do caracol para essa ventoinha. Tem uma rotação apropriada tb, tenho que verrificar e te falo.
 
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
John,
Vc não me respondeu, então usei o Cd do "Este cará sou eu" ... o pó continuou na mesma, mas ao invez de sair uma tabua de churrasco saiu uma perna de pau ... porque será ? ??? ??? ???
Na verdade o defletor é para diminuir o ar que a tupia sopra para baixo, auxiliando no sistema de sucção de pó. Mesmo sem sistema de sucção, percebe-se que fica muito mais pó sobre a peça do que espalhado no ar. Bom usar um CD de funk... ?_45
« Última modificação: 03/01/13 - 07:00 por john »
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:coletor de pó
« Resposta #13 Online: 03/01/13 - 06:52 »

 

SiteLock