Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Corrente Motor  (Lida 5025 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline candrew

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 27
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Corrente Motor
« Online: 01/12/12 - 23:37 »
Caros,

Sou novato aqui, e gostaria de tirar algumas dúvidas bem newbie...
Estou montando minha primeira CNC, onde a mesa será 400mm x 600mm, então me deparei com o motor NEMA 23 com seguintes caracteristicas:
6 Fios Unipolar
Corrente por fase 2A
Resistencia 2 Ohms
Indutancia 4,4 mH
Torque 9,9Kg/cm
200 Passos
1,8° Por Passo
Voltagem 4 Volts
-------------------------------------
Agora as dúvidas, estou adquirindo uma placa CNC USB TB6560, corrente máxima de 3A, pelo que sei a voltagem do motor não é importante, apenas a corrente.
A placa eu sei que tem configuração (dip) para até 3.0A, então assim como o motor, na placa estamos falando de 3A por fase? ou não?
Quando fazemos a ligação para deixar o motor bipolar, pelo que andei lendo a corrente cai, mas seria a corrente total ou por fase?
Estou vendo qual fonte comprar e estou quase pegando uma 24V de 10A, e queria ver se vou ter bastante folga com ele ou a coisa vai ficar apertada :)

Valeu!

Clube CNC Brasil

Corrente Motor
« Online: 01/12/12 - 23:37 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Corrente Motor
« Resposta #1 Online: 02/12/12 - 10:24 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Caros,

Sou novato aqui, e gostaria de tirar algumas dúvidas bem newbie...
Estou montando minha primeira CNC, onde a mesa será 400mm x 600mm, então me deparei com o motor NEMA 23 com seguintes caracteristicas:
6 Fios Unipolar
Corrente por fase 2A
Resistencia 2 Ohms
Indutancia 4,4 mH
Torque 9,9Kg/cm
200 Passos
1,8° Por Passo
Voltagem 4 Volts
-------------------------------------
Citar
Agora as dúvidas, estou adquirindo uma placa CNC USB TB6560, corrente máxima de 3A, pelo que sei a voltagem do motor não é importante, apenas a corrente.

Pra este tipo de driver sua afirmação está correta !

Citar
A placa eu sei que tem configuração (dip) para até 3.0A, então assim como o motor, na placa estamos falando de 3A por fase? ou não?

Sim, por fase !

Citar
Quando fazemos a ligação para deixar o motor bipolar, pelo que andei lendo a corrente cai, mas seria a corrente total ou por fase?

Corrente por fase !

Em bipolar serie a corrente cai mas em bipolar paralelo a corrente sobe, isto comparando com o modo unipolar.

Motor com seis fios, alem de unipolar, só dá para ligar em bipolar serie, portanto a corrente por fase será menor.

Citar
Estou vendo qual fonte comprar e estou quase pegando uma 24V de 10A, e queria ver se vou ter bastante folga com ele ou a coisa vai ficar apertada :)

Valeu!

Vai sobrar !


Amigo Candrew, faça sua apresentação no espaço reservado p/ tal que as coisas irão andar bem melhor para ti aqui em nosso clube ...
Uma de nossas prioridades aqui no clube é saber com quem estamos trocando ideias pois mesmo não nos conhecendo fisicamente, todos aqui formam uma grande família.

E seja bem vindo entre nós ! ...  ?_26
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Corrente Motor
« Resposta #1 Online: 02/12/12 - 10:24 »

Offline candrew

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 27
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Corrente Motor
« Resposta #2 Online: 02/12/12 - 13:34 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Pra este tipo de driver sua afirmação está correta !

Sim, por fase !

Corrente por fase !

Em bipolar serie a corrente cai mas em bipolar paralelo a corrente sobe, isto comparando com o modo unipolar.

Motor com seis fios, alem de unipolar, só dá para ligar em bipolar serie, portanto a corrente por fase será menor.

Vai sobrar !


Amigo Candrew, faça sua apresentação no espaço reservado p/ tal que as coisas irão andar bem melhor para ti aqui em nosso clube ...
Uma de nossas prioridades aqui no clube é saber com quem estamos trocando ideias pois mesmo não nos conhecendo fisicamente, todos aqui formam uma grande família.

E seja bem vindo entre nós ! ...  ?_26


Caro Mac me desculpe! Apresentação feita :)

Sobre minha máquina de CNC, a ideia seria trabalhar (se não for muita pretensão) alumínio (até 2mm), acrilico e folha de madeira (compensado, mdf, mdp) até uns 15mm e PCBs claro, estou pensando nesses motores NEMA 23 que lhe passei de 9.9kgf, mas como irei colocar em bipolar em série deverão ter mais torque... Como pretendo fazer um projeto de torre movél talvez só no eixo X precise de mais torque, não? :)

Devido a muita informação que eu li, e não saber qual é a mais confiável :) Gostaria de fazer mais uma pergunta quanto a corrente, eu vi no Gecko um motor de 2.1A que ao ser ligado bipolar em serie cairia para 1.5A/fase, pelo que li, uma bobina é uma fase e nessa mesma leitura dizia que no total o consumo seria de 3A/motor quando as duas bobinas tiverem ativadas, logo 3 motores trabalhando poderia chegar a 9A (ficaria mt próximo de 10A), já em outro local li que cada bobina é só uma por vez, não as duas juntas, então o consumo máximo seria de apenas 4.5A... qual é a certa? :)


Agora queria aproveitar e fazer duas perguntas "off-topic" se não se importar, claro.
- Estou quase desistindo da ideia da placa USB pois pelo que vi o software é muito restrito, então posso utilizar o micro da minha esposa que tem paralela (hehe! - meu notebook antigo é apenas um P3 700mhz! :( ), aí queria saber, se existe alguma restrição para o tamanho do cabo paralelo? 5-10m?
- Outra questão que se diverge muito é o comprimento máximo do eixo X largura  (para não forçar ou "dobrar" na hora do trabalho), como vou construir com torre movel não queria colocar peso desnecessário (mas se for inevitável aumento o tamanho do motor), no caso eu estou pensando em usar eixos de 12mm x 200mm para o eixo Y, 16mm x 400mm para o eixo Z e 20mm x 600mm para o eixo X, então queria saber se poderia reduzir o peso da torre usando um eixo de 12mm também para o Z, ou é pouco? (ou é já demais?) :)  - Existe um calculo para peso de torre X torque mínimo do motor do eixo X ?

Valeu e agradeço antecipadamente pelas respostas!

Clube CNC Brasil

Re:Corrente Motor
« Resposta #2 Online: 02/12/12 - 13:34 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Corrente Motor
« Resposta #3 Online: 02/12/12 - 23:28 »
O peso dos fusos é desprezível, Preocupe-se com o material que você irá usar para fazer o pórtico (Torre) isso sim poderá pesar (sem querer fazer trocadilho) nos cálculos que está preocupado.

Boa sorte

Edson

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Corrente Motor
« Resposta #3 Online: 02/12/12 - 23:28 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Corrente Motor
« Resposta #4 Online: 02/12/12 - 23:37 »
Quanto a Corrente dos motores, há um cálculo de fonte ideal (Voltagem/Corrente) no tópico abaixo feito pelo Mac:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Outra coisa importante saber, é que os Driver's shoper como no caso desta sua placa TB6560, a corrente máxima é de 3A,por motor. Isto é: não adianta colocar uma fonte de 30 A que o Drive filtrará a corrente e só deixará passar 3A o resto será perdido. Alem de que há na própria placa Drive configurações para filtrar a 75% - 50% - 25% dessa corrente de 3A. A vantagem em ter uma fonte superdimensionada é que quando o motor necessitar de corrente ela vai estar disponível.

Abraços

Edson


« Última modificação: 02/12/12 - 23:40 por mulapreta »
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Corrente Motor
« Resposta #4 Online: 02/12/12 - 23:37 »

Offline candrew

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 27
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Corrente Motor
« Resposta #5 Online: 03/12/12 - 01:03 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
O peso dos fusos é desprezível, Preocupe-se com o material que você irá usar para fazer o pórtico (Torre) isso sim poderá pesar (sem querer fazer trocadilho) nos cálculos que está preocupado.

Boa sorte

Edson



Caro Edson,

Na verdade eu estava falando dos eixos lineares (que são 3 pares), não dos fusos. A ideia inicial é aquela que eu falei 12mm para Z, 16mm para Y e 20mm X, para o X não tem problema algum, e o de 12mm é o menor que achei, então, como estou muito sem noção (de peso) queria saber se o 16mm para 400mm é muito, pouco ou ideal... ou até se a diferença de peso do 12mm para 16mm em duas barras de 400mm é mesmo desprezível.

De qualquer forma queria evitar peso desnecessário no "pórtico" para o motor do eixo X não pedir penico (lembrando que estou pegando um 9,9kgf unipolar, porém vou montar em bipolar em serie).

E sobre o material será MDF, é o que tenho condições de trabalhar :P

Clube CNC Brasil

Re:Corrente Motor
« Resposta #5 Online: 03/12/12 - 01:03 »

Offline candrew

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 27
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Corrente Motor
« Resposta #6 Online: 03/12/12 - 01:06 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Quanto a Corrente dos motores, há um cálculo de fonte ideal (Voltagem/Corrente) no tópico abaixo feito pelo Mac:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Outra coisa importante saber, é que os Driver's shoper como no caso desta sua placa TB6560, a corrente máxima é de 3A,por motor. Isto é: não adianta colocar uma fonte de 30 A que o Drive filtrará a corrente e só deixará passar 3A o resto será perdido. Alem de que há na própria placa Drive configurações para filtrar a 75% - 50% - 25% dessa corrente de 3A. A vantagem em ter uma fonte superdimensionada é que quando o motor necessitar de corrente ela vai estar disponível.

Abraços

Edson



Sim, sim, eu compreendo que o motor só vai consumir a corrente que a placa mandar e o restante fica "livre". A ideia mesmo era deixar com bastante folga para a fonte não ficar sobrecarregada, o que eu estava era sem noção como calcular a corrente utilizada, mas o link que você passou deu uma luz :P Valeu.

Anyway, acabei pegando uma fonte foi de 24V de 15A logo, a diferença para de 10A era pouca, e pensei que poderia utiliza-la também para alimentar uma spindle de 24V no futuro.

Clube CNC Brasil

Re:Corrente Motor
« Resposta #6 Online: 03/12/12 - 01:06 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Corrente Motor
« Resposta #7 Online: 03/12/12 - 11:55 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Caro Mac me desculpe! Apresentação feita :)

Sobre minha máquina de CNC, a ideia seria trabalhar (se não for muita pretensão) alumínio (até 2mm), acrilico e folha de madeira (compensado, mdf, mdp) até uns 15mm e PCBs claro, estou pensando nesses motores NEMA 23 que lhe passei de 9.9kgf, mas como irei colocar em bipolar em série deverão ter mais torque... Como pretendo fazer um projeto de torre movél talvez só no eixo X precise de mais torque, não? :)

Acho estes motores muito fracos, mesmo em bipolar, eu optaria por motores de 15kgf da akinoisama. Ligados em bipolar viram o "capeta" ... rsrsrs

Mas é só minha opinião !

Citar
Devido a muita informação que eu li, e não saber qual é a mais confiável :) Gostaria de fazer mais uma pergunta quanto a corrente, eu vi no Gecko um motor de 2.1A que ao ser ligado bipolar em serie cairia para 1.5A/fase, pelo que li, uma bobina é uma fase e nessa mesma leitura dizia que no total o consumo seria de 3A/motor quando as duas bobinas tiverem ativadas, logo 3 motores trabalhando poderia chegar a 9A (ficaria mt próximo de 10A), já em outro local li que cada bobina é só uma por vez, não as duas juntas, então o consumo máximo seria de apenas 4.5A... qual é a certa? :)

Olha, o modo de calculo p/ um sistema chopper é diferente do que vc está dizendo e existe um calculo p/ tal e o Edson já lhe passou ...

Quanto as bobinas, em modo bipolar somente uma bobina estará ligada por passo.

Sequencia:

Bob 1 => Bob 2
 +  -   => off off
  - +   => off off
off off  =>   + -
off off  =>   - +
+  -    => off off
 - +    => off off
off off  =>   + -
off off  =>   - +


Citar
Agora queria aproveitar e fazer duas perguntas "off-topic" se não se importar, claro.
- Estou quase desistindo da ideia da placa USB pois pelo que vi o software é muito restrito, então posso utilizar o micro da minha esposa que tem paralela (hehe! - meu notebook antigo é apenas um P3 700mhz! :( ), aí queria saber, se existe alguma restrição para o tamanho do cabo paralelo? 5-10m?

Tem sim ! Quanto menor menos ruido na linha, mas depende muito do ambiente que vai funcionar ... se usar cabo blindado e de bitola maior creio que até 10 metros não de problemas ?!?

Citar
- Outra questão que se diverge muito é o comprimento máximo do eixo X largura  (para não forçar ou "dobrar" na hora do trabalho), como vou construir com torre movel não queria colocar peso desnecessário (mas se for inevitável aumento o tamanho do motor), no caso eu estou pensando em usar eixos de 12mm x 200mm para o eixo Y, 16mm x 400mm para o eixo Z e 20mm x 600mm para o eixo X, então queria saber se poderia reduzir o peso da torre usando um eixo de 12mm também para o Z, ou é pouco? (ou é já demais?) :)  - Existe um calculo para peso de torre X torque mínimo do motor do eixo X ?

Valeu e agradeço antecipadamente pelas respostas!



Mecânica não é minha praia !  ;D

Abs
Reinaldo
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Corrente Motor
« Resposta #7 Online: 03/12/12 - 11:55 »

Offline candrew

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 27
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Corrente Motor
« Resposta #8 Online: 03/12/12 - 12:11 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Acho estes motores muito fracos, mesmo em bipolar, eu optaria por motores de 15kgf da akinoisama. Ligados em bipolar viram o "capeta" ... rsrsrs

Mas é só minha opinião !

Olha, o modo de calculo p/ um sistema chopper é diferente do que vc está dizendo e existe um calculo p/ tal e o Edson já lhe passou ...

Quanto as bobinas, em modo bipolar somente uma bobina estará ligada por passo.

Sequencia:

Bob 1 => Bob 2
 +  -   => off off
  - +   => off off
off off  =>   + -
off off  =>   - +
+  -    => off off
 - +    => off off
off off  =>   + -
off off  =>   - +


Tem sim ! Quanto menor menos ruido na linha, mas depende muito do ambiente que vai funcionar ... se usar cabo blindado e de bitola maior creio que até 10 metros não de problemas ?!?

Mecânica não é minha praia !  ;D

Abs
Reinaldo

Realmente, o calculo que o colega me passou ajudou bastante.

O motor de 9,9kgf que vou pegar é usado, mas estão "no preço" aqui no Brasil, posteriormente posso pegar mesmo uns maiores importados (china!! :P). Sobre o cabo era mais uma dúvida, talvez eu pegue um DB25 de 10m para deixar na "manga", mas provavelmente a maquina vai ficar a bem menos de 5m do PC (acho que só 1,5m ou 2m), a ideia era para deixar a maquina "longe" do PC (fora do quarto! hah), mas no final penso em montar um tampo de acrílico para colocar em cima (e coloco sucção perto da freza - penso em usar duto elétrico que é leve e flexível) , como moro em apartamento, pequeno, hehe, reduzir poeira é lucro :P

Clube CNC Brasil

Re:Corrente Motor
« Resposta #8 Online: 03/12/12 - 12:11 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Corrente Motor
« Resposta #9 Online: 03/12/12 - 12:45 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Caro Edson,

Na verdade eu estava falando dos eixos lineares (que são 3 pares), não dos fusos. A ideia inicial é aquela que eu falei 12mm para Z, 16mm para Y e 20mm X, para o X não tem problema algum, e o de 12mm é o menor que achei, então, como estou muito sem noção (de peso) queria saber se o 16mm para 400mm é muito, pouco ou ideal... ou até se a diferença de peso do 12mm para 16mm em duas barras de 400mm é mesmo desprezível.

De qualquer forma queria evitar peso desnecessário no "pórtico" para o motor do eixo X não pedir penico (lembrando que estou pegando um 9,9kgf unipolar, porém vou montar em bipolar em serie).

E sobre o material será MDF, é o que tenho condições de trabalhar :P


candrew,

Você poderá usar eixos de 12 mm. para todos os eixos, desde que sejam eixos APOIADOS em toda sua extensão numa estrutura rígida. Existe forma de fazer isso. Estamos falando de eixos retificados com rolamentos deslizantes.

Já que suas intenções será adquirir motores maiores, seria melhor você já equipar sua máquina  com eixos de 20 mm. para eixos X e Y que poderiam flambar com eixos menores e para o Eixo Z eixo de 16 mm. pois, seu movimento e peso será na vertical.

Lembrando sempre que deve considerar todos os tipos de material que construirá sua máquina.(se em Ferro, MDF, Alumínio, etc.)

A diferença dos pesos entre motores de 9.9 Kgf e 15 Kgf para sua máquina é desprezível.

Abraços

Edson

« Última modificação: 03/12/12 - 12:47 por mulapreta »
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Corrente Motor
« Resposta #9 Online: 03/12/12 - 12:45 »

Offline candrew

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 27
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Corrente Motor
« Resposta #10 Online: 03/12/12 - 14:13 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
candrew,

Você poderá usar eixos de 12 mm. para todos os eixos, desde que sejam eixos APOIADOS em toda sua extensão numa estrutura rígida. Existe forma de fazer isso. Estamos falando de eixos retificados com rolamentos deslizantes.

Já que suas intenções será adquirir motores maiores, seria melhor você já equipar sua máquina  com eixos de 20 mm. para eixos X e Y que poderiam flambar com eixos menores e para o Eixo Z eixo de 16 mm. pois, seu movimento e peso será na vertical.

Lembrando sempre que deve considerar todos os tipos de material que construirá sua máquina.(se em Ferro, MDF, Alumínio, etc.)

A diferença dos pesos entre motores de 9.9 Kgf e 15 Kgf para sua máquina é desprezível.

Abraços

Edson





Caro Edson,

O tipo de eixo que estou (quase) adquirindo é o linear "comum" (não o 100% apoiado):


Ou você está falando em apoiar apenas alguns pontos do eixo para não flambar (traduzindo: seria o mesmo que "entortar" - correto?)? Eu cheguei a ver um eixo que é apoiado em todo o comprimento, e usa o pillow "aberto":

Mas só achei para vender lá fora e é bem carinho trazer com o frete e já estou gastando uma nota com os fusos de esferas (anti-backlash) 1605 :P
 

Eu já tinha decidido exatamente pelo 20mm para o eixo X porque ele tem 600mm, 16mm para o de 400mm e 12mm para o de 200mm, na verdade admito que até pensei que o 16mm para apenas 400mm fosse até demais, mas você acha que pode flambar também? Não pretendo cortar ferro, no máximo alumínio fino (ou se for cortar mais grosso, seria em mais passagens) para fazer umas besteirinhas :P


E pretendo usar com esses suportes:


Para o movimento pretendo usar esses caras:


Acho que assim simplifica a coisa...

O que acha? :)


ps: Pensando com meus botões: Utilizando esses eixos apoiados em todo o comprimento, não daria para utilizar até medidas menores, não? Estive calculando ($$), descontando os suportes que não serão mais necessários, a diferença de preço no final pode até não ficar tão alta como eu estava pensando.... :P
« Última modificação: 03/12/12 - 14:49 por candrew »

Clube CNC Brasil

Re:Corrente Motor
« Resposta #10 Online: 03/12/12 - 14:13 »

Offline RARANDA

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1113
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SÃO PAULO - CAPITAL
  • Sexo: Masculino
Re:Corrente Motor
« Resposta #11 Online: 03/12/12 - 16:02 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
O motor de 9,9kgf que vou pegar é usado, mas estão "no preço" aqui no Brasil
Nobre amigo Candrew..

Estou acompanhando este tópico e como vendo desses motores e dessas guias, posso lhe garantir que atendem perfeitamente o seu projeto.

Já vendi vários motores e metros dessas guias para outros projetos e até agora não ouvi ninguém reclamar.

Esses motores são valentes.

Mas fique atento ao adquiri-los, existem alguns no mercado que foram "remagnetizados" ou abertos, daí podem deixar um pouco a desejar.

Do mais, um grande abraço.

Rubens

Clube CNC Brasil

Re:Corrente Motor
« Resposta #11 Online: 03/12/12 - 16:02 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Corrente Motor
« Resposta #12 Online: 03/12/12 - 16:06 »
Citar
ps: Pensando com meus botões: Utilizando esses eixos apoiados em todo o comprimento, não daria para utilizar até medidas menores, não? Estive calculando ($$), descontando os suportes que não serão mais necessários, a diferença de preço no final pode até não ficar tão alta como eu estava pensando....

Como disse em meu post anterior, se usar guias apoiadas poderá usar até de 12 mm.

Quanto aos motores, o Nobre Raranda já deu as informações que precisa, agora é só tocar...

Abraços

Edson
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Corrente Motor
« Resposta #12 Online: 03/12/12 - 16:06 »

Offline candrew

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 27
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Corrente Motor
« Resposta #13 Online: 03/12/12 - 16:21 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Nobre amigo Candrew..

Estou acompanhando este tópico e como vendo desses motores e dessas guias, posso lhe garantir que atendem perfeitamente o seu projeto.

Já vendi vários motores e metros dessas guias para outros projetos e até agora não ouvi ninguém reclamar.

Esses motores são valentes.

Mas fique atento ao adquiri-los, existem alguns no mercado que foram "remagnetizados" ou abertos, daí podem deixar um pouco a desejar.

Do mais, um grande abraço.

Rubens

Caro Rubens,

A dúvida maior agora ficou nos eixos :P

As opções ficaram:
A) Meu plano original: Eixos lineares comuns de 600mm x 20mm  (X)  + 400mm x 16mm (Y) + 200mm x 12mm (Z) , suportes nas pontas e pillows....
B) Aliviar o peso do pórtico: Eixos lineares comuns de 600mm x 20mm (X)  + 400mm x 12mm (Y) + 200mm x 12mm (Z), suportes nas pontas e pillows.... nem sei se faz alguma diferença no peso, mas se 16mm fosse diametro "demais" para o comprimento do eixo, qualquer graminha ajuda o motor :P

O Edson sugeriu aumentar a largura dos eixos e não reduzir (e eu achando que já era o suficiente).

C) Opção original mas convertida para eixos eixos totalmente apoiados: 600mm x 20mm  (X)  + 400mm x 16mm (Y) + 200mm x 12mm (Z) , (não precisa de suportes nas pontas) e pillows abertos....
D) Opção "light" (reduzir o custo da importação, considerando o suporte extra: 600mm x 16mm  (X)  + 400mm x 12mm (Y) + 200mm x 12mm (Z) , (não precisa de suportes nas pontas) e pillows abertos....


Fiquei tentado com os eixos apoiados, mas aí na opção C, eu teria mais peso que a opção A... aí eh osso :P
Mas se a opção D for melhor que A a história muda....

O Edson me deu medo, hehehehe...
Será que realmente uma barra de 600mm x 20mm 16mm de aço solido dobraria sob pressão de um pórtico pequeno de MDF + freza raivosa? Ou uma de 400mm x 16mm sobe o peso da retifica/tupia/etc?? Ou uma 200mm x 12mm "abrir" para a pressão na freza?? a cabeça coça... Não sou nenhum masters degree em mecânica :P

Clube CNC Brasil

Re:Corrente Motor
« Resposta #13 Online: 03/12/12 - 16:21 »

Offline candrew

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 27
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Corrente Motor
« Resposta #14 Online: 03/12/12 - 16:24 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Como disse em meu post anterior, se usar guias apoiadas poderá usar até de 12 mm.

Quanto aos motores, o Nobre Raranda já deu as informações que precisa, agora é só tocar...

Abraços

Edson


Cara, então você respondeu a minha dúvida cruel :P

A) Meu plano original: Eixos lineares comuns de 600mm x 20mm  (X)  + 400mm x 16mm (Y) + 200mm x 12mm (Z) , suportes nas pontas e pillows....
D) Opção "light" (reduzir o custo da importação, considerando o suporte extra: 600mm x 16mm  (X)  + 400mm x 12mm (Y) + 200mm x 12mm (Z) , (não precisa de suportes nas pontas) e pillows abertos....


A opção D é melhor que a opção A, realmente se pensar o esforço lateral também, o eixo totalmente apoiado parece melhor opção, até para alinhar :P

Obrigado Edson.


Att,

Carlos André.


Clube CNC Brasil

Re:Corrente Motor
« Resposta #14 Online: 03/12/12 - 16:24 »

 

SiteLock