Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Drive CDW556 + BOB  (Lida 2462 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline crbr

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 753
  • Total Likes: +99/-26
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Drive CDW556 + BOB
« Resposta #15 Online: 28/09/13 - 20:08 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Bom, então suponho que o seu lote saiu bom mas o do amigo Raranda eles deixaram sem a trilha só pra ver ele nervoso ... ahahaa ;D ;D ;D

Eu sofri para configurar esta placa, pois os manuais não batiam, acho que foi o Raranda mesmo que passou este manuel no fórum quando pedi informações sobre esta bob.

Mas te digo que tive problema com 1 drive nesta bob, não sei se foi o drive ou alguma coisa com a bob, mas troquei os resistores do drive e os fet´s e voltou a funcionar.
Por azar mais tarde esta mesma eletrônica tive problemas com o trafo, entrou em curto que chegou a escorrer o verniz dele, quase incendiou tudo.

Clube CNC Brasil

Re:Drive CDW556 + BOB
« Resposta #15 Online: 28/09/13 - 20:08 »

Offline RARANDA

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1113
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SÃO PAULO - CAPITAL
  • Sexo: Masculino
Re:Drive CDW556 + BOB
« Resposta #16 Online: 28/09/13 - 20:42 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Raranda,
Tenta colocar o jumper que eu falei, do pino 25 do DB25 ao borne -5v (GND) da fonte externa. Se não for este o problema nós continuamos procurando.
Nota: Fazer isto não vai prejudicar sua placa em nada, se não for isto é porque nesta BOB já tem a trilha fazendo este fechamento, mas duvido que tenha!? ... ???

Nobre Mac....

Realmente o tópico esta a todo vapor, isso quer dizer que tem muito mais gente que investiu na chinesada, por isso eles estão tomando conta ate do espaço que era dos "istates". rsrsrs

E acabei vendo que lhe dei mais trabalho, mas isso e bom, pelo menos lhe sobrara mais cerveja, uma vez que você estará resolvendo os pepinos e não bebendo as loiras....

Quanto a sua sugestão, vou fazer o seguinte, vou esperar mais um pouquinho, ate eu receber o drive e a BOB que você vai me enviar.

E depois, com elas em mão, vou fazer as comparações.

Isso porque amanha e domingo e eu ja estou velho para tentar, quando faço, precisa dar certo de primeira, senão não "sobe mais".

Opsssss. Não tenho mais saco pra repetir.....

Opsssss. Não vou ficar tentando pra dar errado de novo, esses chinas ja queimaram a minha pestana demais.

E ja cheguei a uma outra conclusão, a mesma peça comprada no mesmo lugar, podem ser diferentes uma da outra.

Acho que e isso, vou aguardar para ver o que vai dar, dai reporto os teste, mas isso somente a partir de segunda feira.

Mais uma vez obrigado, e pode ficar tranquilo que o "processo" esta suspenso, aguardando uma nova oportunidade.  ;D ;D ;D
 
Abraços.

Rubens

Clube CNC Brasil

Re:Drive CDW556 + BOB
« Resposta #16 Online: 28/09/13 - 20:42 »

Offline RARANDA

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1113
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SÃO PAULO - CAPITAL
  • Sexo: Masculino
Re:Drive CDW556 + BOB
« Resposta #17 Online: 28/09/13 - 20:52 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Olá RARANDA, gostaria de saber o que de errado estava a ligação que o colega mulapreta lhe passou, visto que no primeiro vídeo você ( acredito que seja você) diz que ele lhe passou um esquema de ligação do drive.
Como tu fizeste a ligação do drive?
Fiquei curioso em função de eu estar com dificuldade de fazer uma ligação de um drive que comprei da China, pois todos os drives que eu já liguei semelhantes a este eu utilizei 5V no DIR+ e PUL+ e no DIR- e PUL- eu utilizava o sinal da BOB, só que neste que eu não estou conseguindo ligar, é diferente.
Desde já, muito obrigado.
Nobre amigo Iluj.

Vou ser bem sincero, fiz e refiz tantas vezes essas ligações que fica difícil dizer o que eu não tentei.

E segundo o Mac, a ligação que mandei para ele esta correta.

Mas posso dizer que esta diferente da ligação que o Edson fez na dele.

E o que sei também, foi que a alimentação da BOB via USB também não funcionou.

Não sei explicar porque.

Tenho outra BOB dessa e o problema foi o mesmo, por isso vou aguardar chegar a que esta com o MAC, para fazer as alterações exatamente como ele me sugerir.

Isso porque, deixei na mão de um expert, justamente porque eu sou "cego" em eletrônica, e não tenho nenhuma pretensão em saber mais do que o "mestre". rsrsr

Por isso, o que ele me disser, acato e aceito, pois não tenho como argumentar tecnicamente nessa área.

Do mais, fico a sua inteira disposição.

Abraços.

Rubens

Clube CNC Brasil

Re:Drive CDW556 + BOB
« Resposta #17 Online: 28/09/13 - 20:52 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Drive CDW556 + BOB
« Resposta #18 Online: 28/09/13 - 21:39 »
 Iluj,

Eu não entendo porque tanta dificuldade ... se o comum fornecido por sua BOB é 5VCC então tu liga ele nos + do driver, entra com os pulsos no - e inverte o sinal no software ...  agora se o comum for GND (Zero) então tu liga nos - do driver, entra com os pulsos no + e não precisa inverter no software ...

No caso da BOB do Raranda, ela fornece o comum em GND (Zero) por isto estou ligando nos - do driver.

Pelo que vejo, estes chineses não fabricam dois lotes iguais, cada BOB lati (do verbo latir) de um jeito diferente e acho que é só p/ me irritar ... :irrit: :irrit: :irrit:
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Drive CDW556 + BOB
« Resposta #18 Online: 28/09/13 - 21:39 »

Offline iluj

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 279
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Drive CDW556 + BOB
« Resposta #19 Online: 29/09/13 - 01:22 »
Citar
Iluj,

Eu não entendo porque tanta dificuldade ... se o comum fornecido por sua BOB é 5VCC então tu liga ele nos + do driver, entra com os pulsos no - e inverte o sinal no software ...  agora se o comum for GND (Zero) então tu liga nos - do driver, entra com os pulsos no + e não precisa inverter no software ...

No caso da BOB do Raranda, ela fornece o comum em GND (Zero) por isto estou ligando nos - do driver.

Pelo que vejo, estes chineses não fabricam dois lotes iguais, cada BOB lati (do verbo latir) de um jeito diferente e acho que é só p/ me irritar ... Irritado Irritado Irritado
Ok Mac, vou fazer testes e assim que eu tiver os resultados eu posto aqui.
Quanto a esta BOB, eu possuo três iguais a esta que o amigo CRBR postou o manual e nunca tive problema, a única coisa é que comprei dois drives diferentes do que eu sempre comprei, e não consegui fazer o motor girar.
Por isso que acho que eu tenha que inverter algum sinal da BOB para o drive, onde que no manual do drive diz que a ligação (drive) tanto pode ser NPN como PNP, que eu não sei muito bem oque significa, mas acredito que seja algo semelhante ao que se aplica aos transistores.
Agradeço mais uma vez por sua atenção.
Obrigado.
Juliano
ILUJ-CNC
Barão-RS

Clube CNC Brasil

Re:Drive CDW556 + BOB
« Resposta #19 Online: 29/09/13 - 01:22 »

Offline iluj

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 279
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Drive CDW556 + BOB
« Resposta #20 Online: 29/09/13 - 01:26 »
Citar
Nobre amigo Iluj.

Vou ser bem sincero, fiz e refiz tantas vezes essas ligações que fica difícil dizer o que eu não tentei.

E segundo o Mac, a ligação que mandei para ele esta correta.

Mas posso dizer que esta diferente da ligação que o Edson fez na dele.

E o que sei também, foi que a alimentação da BOB via USB também não funcionou.

Não sei explicar porque.

Tenho outra BOB dessa e o problema foi o mesmo, por isso vou aguardar chegar a que esta com o MAC, para fazer as alterações exatamente como ele me sugerir.

Isso porque, deixei na mão de um expert, justamente porque eu sou "cego" em eletrônica, e não tenho nenhuma pretensão em saber mais do que o "mestre". rsrsr

Por isso, o que ele me disser, acato e aceito, pois não tenho como argumentar tecnicamente nessa área.

Do mais, fico a sua inteira disposição.

Abraços.

Rubens
Agradeço a presteza em querer ajudar, e pode ter certeza que se eu precisar algo, vou lhe consultar.
Obrigado.
  Juliano
ILUJ-CNC
Barão-RS

Clube CNC Brasil

Re:Drive CDW556 + BOB
« Resposta #20 Online: 29/09/13 - 01:26 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Drive CDW556 + BOB
« Resposta #21 Online: 29/09/13 - 08:42 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Ok Mac, vou fazer testes e assim que eu tiver os resultados eu posto aqui.
Quanto a esta BOB, eu possuo três iguais a esta que o amigo CRBR postou o manual e nunca tive problema, a única coisa é que comprei dois drives diferentes do que eu sempre comprei, e não consegui fazer o motor girar.
Por isso que acho que eu tenha que inverter algum sinal da BOB para o drive, onde que no manual do drive diz que a ligação (drive) tanto pode ser NPN como PNP, que eu não sei muito bem oque significa, mas acredito que seja algo semelhante ao que se aplica aos transistores.
Agradeço mais uma vez por sua atenção.
Obrigado.
Juliano

Posta foto do driver onde mostra as ligações que fica mais facil.
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Drive CDW556 + BOB
« Resposta #21 Online: 29/09/13 - 08:42 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Drive CDW556 + BOB
« Resposta #22 Online: 29/09/13 - 08:55 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Por isso que acho que eu tenha que inverter algum sinal da BOB para o drive, onde que no manual do drive diz que a ligação (drive) tanto pode ser NPN como PNP, que eu não sei muito bem oque significa, mas acredito que seja algo semelhante ao que se aplica aos transistores.
Agradeço mais uma vez por sua atenção.
Obrigado.
Juliano


PNP = Ativo em positivo => Se for a BOB, significa que quando aciona ela envia sinal positivo, portanto o comum devera ser o negativo (GND) ... se for o driver, significa que a entrada é ativa em positivo e o comum devera ser negativo (GND).

NPN = Ativo em negativo (GND) => Se for a BOB, significa que quando aciona ela envia sinal negativo, portanto o comum devera ser o positivo ... se for o driver, significa que a entrada é ativa em negativo e o comum devera ser positivo.

Resumindo: É igual ao transistor.
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Drive CDW556 + BOB
« Resposta #22 Online: 29/09/13 - 08:55 »

Offline iluj

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 279
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Drive CDW556 + BOB
« Resposta #23 Online: 29/09/13 - 12:32 »
Citar
Posta foto do driver onde mostra as ligações que fica mais facil.
Segue as fotos do drive.
Estas fotos eu postei também em outro tópico para justamente tentar fazer funcionar.
ILUJ-CNC
Barão-RS

Clube CNC Brasil

Re:Drive CDW556 + BOB
« Resposta #23 Online: 29/09/13 - 12:32 »

Offline iluj

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 279
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Drive CDW556 + BOB
« Resposta #24 Online: 29/09/13 - 16:41 »
Mac, qual seria o sinal comum da BOB?
Como faço para saber se o sinal é alto ou baixo?
Obrigado.
ILUJ-CNC
Barão-RS

Clube CNC Brasil

Re:Drive CDW556 + BOB
« Resposta #24 Online: 29/09/13 - 16:41 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Drive CDW556 + BOB
« Resposta #25 Online: 29/09/13 - 18:59 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Mac, qual seria o sinal comum da BOB?
Como faço para saber se o sinal é alto ou baixo?
Obrigado.

Vê se clareia ai, mo fiu ... ?_39
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Drive CDW556 + BOB
« Resposta #25 Online: 29/09/13 - 18:59 »

Offline iluj

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 279
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Drive CDW556 + BOB
« Resposta #26 Online: 29/09/13 - 19:51 »
Citar
Vê se clareia ai, mo fiu ... th_brutale_31
Agora sim!
Confesso que eu já desconfiava que a o comum seria na leitura do borne que fica ao lado do step e dir ( gnd), mas não sabia se a outra ponta iria no +5 ou -5.
Agradeço pelo esquema feito, me clareou tudo ?_18
Abraço.
ILUJ-CNC
Barão-RS

Clube CNC Brasil

Re:Drive CDW556 + BOB
« Resposta #26 Online: 29/09/13 - 19:51 »

Offline RARANDA

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1113
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SÃO PAULO - CAPITAL
  • Sexo: Masculino
Re:Drive CDW556 + BOB
« Resposta #27 Online: 30/09/13 - 07:59 »
Eitaaaaa.

Depois dessa, "crariou" até pra mim que sou cego em eletrônica.

O problema desses caras que mechem com esses "fiozinhos" é que primeiro complicam tudo, falam de resistores, transistores, alta e baixa, corrente, tensão, tesão, etcccc.

Para só no final DESENHAR. ?_8 ?_8 ?_8

Porque não faz isso logo de uma veis. rsrsrsr

Abraços.

Rubens

Clube CNC Brasil

Re:Drive CDW556 + BOB
« Resposta #27 Online: 30/09/13 - 07:59 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Drive CDW556 + BOB
« Resposta #28 Online: 30/09/13 - 08:34 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Eitaaaaa.

Depois dessa, "crariou" até pra mim que sou cego em eletrônica.

O problema desses caras que mechem com esses "fiozinhos" é que primeiro complicam tudo, falam de resistores, transistores, alta e baixa, corrente, tensão, tesão, etcccc.

Para só no final DESENHAR. ?_8 ?_8 ?_8

Porque não faz isso logo de uma veis. rsrsrsr

Abraços.

Rubens


Pra vc ver, a pergunta do Iluj era bem simples e com varias alternativas de resposta, dai comecei a escrever, mas quem diz que eu encontrava uma resposta que realmente fosse sanar a duvida do amigo!?!?! ... Escrevi de um jeito, escrevi de outro e nenhum deles clareava nada ... ??? ??? ???

No fim não consegui encontrar outra maneira de explicar a não ser fazendo está montagem ... kkk  ;D ;D ;D

Nada como uma imagem p/ clarear as ideias ... ;D
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Drive CDW556 + BOB
« Resposta #28 Online: 30/09/13 - 08:34 »

Offline iluj

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 279
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Drive CDW556 + BOB
« Resposta #29 Online: 30/09/13 - 12:17 »
Citar
Nada como uma imagem p/ clarear as ideias ... Grin
Uma imagem vale mais do que mil palavras... ?_1 :tchau:
ILUJ-CNC
Barão-RS

Clube CNC Brasil

Re:Drive CDW556 + BOB
« Resposta #29 Online: 30/09/13 - 12:17 »

 

SiteLock