Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: CNC PARA ISOPOR COM CORTES POR FIO DE NIQUEL  (Lida 4906 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline INFOCOPY DIGITAL

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 6
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
CNC PARA ISOPOR COM CORTES POR FIO DE NIQUEL
« Online: 15/07/09 - 20:21 »
GALERA,

SOU O LUCIANO DE SALVADOR - BAHIA

DESEJO MUITA PAZ E SAÚDE A TODOS QUE ESTÃO NESTE FORUM MARAVILHOSO!


BEM! ESTOU QUERENDO MONTAR UMA CNC PARA TRABALHAR COM ISOPOR, QUERO MONTAR COM 05 MOTORES INDEPENDENTES PARA CORTES TRIDIMENSIONAIS E TAMBÉM CORTES 2-D.


ALGUÉM QUE PUDER ME ORIENTAR POR ONDE COMEÇAR FICO MUITO GRATO !

Clube CNC Brasil

CNC PARA ISOPOR COM CORTES POR FIO DE NIQUEL
« Online: 15/07/09 - 20:21 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re: CNC PARA ISOPOR COM CORTES POR FIO DE NIQUEL
« Resposta #1 Online: 16/07/09 - 00:28 »
Oi Luciano, fala aí, meu rei..   Seja muito bem-vindo entre nós, aqui nesta tribo miscigenada, onde tem de tudo.. Agora até bahianos..  rs...


Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

BEM! ESTOU QUERENDO MONTAR UMA CNC PARA TRABALHAR COM ISOPOR, QUERO MONTAR COM 05 MOTORES INDEPENDENTES PARA CORTES TRIDIMENSIONAIS E TAMBÉM CORTES 2-D.


ALGUÉM QUE PUDER ME ORIENTAR POR ONDE COMEÇAR FICO MUITO GRATO !

Nunca montei nada parecido, Luciano, e talvez  não possa te ajudar muito, pois não tenho muita intimidades com estas máquinas de cortar isopor. Com certeza irão aparecer muitos outros colegas que tecerão cometários muito mais embasados em conhecimentos práticos que eu, que afinal, não tenho muitos conhecimentos destas, em particular...

Mas teóricamente, não são muito diferentes das que conhecemos, pois são baseadas no mesmo princípio..  Sei que existem umas placas específicas para estas máquinas, umas tais C4, que nem mais me lembro onde encontrar..  Parece que são espanholas, ou algo assim... Algum colega mais experiente pode te orientar melhor sobre a eletrônica...

Parece-me que o colega Fábio Camargo estava fazendo uma reengenharia nas CNC3AX e remodelando-as, para trabalharem separadas. Não sei se admitiriam trabalharem em grupo de cinco, mas não custa perguntar a ele. Creio que já as terminou e se for possível usá-las, valeria a pena, visto que é um projeto bastante conhecido, com ótimo desempenho..  Entre em contato com ele que talvez seja uma boa opção..

Só acho que você deveria mesmo era, inicialmente, começar pela parte mecânica...  esqueça a eletrônica, por enquanto...

Dimensione sua máquina de acordo com os materiais que irá trabalhar, defina os eixos que irá usar (creio que poderá ser usado fusos comuns para isto), os rolamentos, os mancais, enfim...  Toda a parte física primeiro...

Só depois disto, com a máquina já encaminhada, você parte para a eletrônica...  Aqui temos muitos colegas  experientes nesta área e com certeza irá encontrar toda a ajuda que precisar...

O próprio cacique aqui da tribo (Mister Mac Sanduíche Cavalheri), também fabrica umas excelentes placas que poderiam te servir, as Apoenas, visto que podem ser usadas em conjunto de até cinco controladoras em paralelo...  Seriam canhão para matar mosca? Não sei..  Uma questão a ser avaliada, uma vez que estas placas são de uma soberba qualidade e talvez seu projeto mereça algo assim...

Já viu portanto, que o que não lhe falta são opções, e uma melhor que a outra....

Agora é meter "a mão na massa" e partir para a execução...

Ajuda aqui não lhe irá faltar...

Abração e seja de novo muito bem vindo à tribo...

Edu Lopes

PS: evite o uso de maiúsculas ao escrever...  Somos aqui meio da época do zagaia e temos a impressão de que estão gritanto conosco, quando escrevem em maiúscula..  hehehe
« Última modificação: 16/07/09 - 00:30 por Edu Lopes »
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re: CNC PARA ISOPOR COM CORTES POR FIO DE NIQUEL
« Resposta #1 Online: 16/07/09 - 00:28 »

Offline acastro

  • Fazedor de trakitanas
  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 107
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • CNC Maniaco na area
  • Sexo: Masculino
Re: CNC PARA ISOPOR COM CORTES POR FIO DE NIQUEL
« Resposta #2 Online: 22/07/09 - 10:01 »
Amigo,
Voce quer uma maquina que corte com fio cromonikel com 5 eixos???
esplica melhor seu projeto!
conheço de 4 motores em duas torres com dois eixos independentes cada, ou seja vc pode desenhar um quadrado de um lado do bloco e um circulo do outro. ou uma asa de aeromodelo assimetrica.
vivite Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Router cnc com drives Apoena 2000x1000x200 rodando em mach 3
Plasma cnc com drives hobby cnc  fonte powermax 45 hiperterm rodando com mach 3
Router cnc desktop rodando com arduino e grbl

Clube CNC Brasil

Re: CNC PARA ISOPOR COM CORTES POR FIO DE NIQUEL
« Resposta #2 Online: 22/07/09 - 10:01 »

Offline INFOCOPY DIGITAL

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 6
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re: CNC PARA ISOPOR COM CORTES POR FIO DE NIQUEL
« Resposta #3 Online: 23/07/09 - 07:16 »
opa ! bom dia ! obrigado pela preseza!

é exatamene assim que quero como você disse, porém o 5º eixo sera para trabalhar com torno, quero utilizar os 04 motores + 01 motor para fazendo o papel do torno.


grato,

e no aguardo por boas notícias !

Clube CNC Brasil

Re: CNC PARA ISOPOR COM CORTES POR FIO DE NIQUEL
« Resposta #3 Online: 23/07/09 - 07:16 »

Offline acastro

  • Fazedor de trakitanas
  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 107
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • CNC Maniaco na area
  • Sexo: Masculino
Re: CNC PARA ISOPOR COM CORTES POR FIO DE NIQUEL
« Resposta #4 Online: 23/07/09 - 08:38 »
He he he he...
ta Querendo fazer umas colunas gregas?
Agora entendi o que vc quer.
nesta configuraçao suas opçoes se resumem em placas com controle de passo e direçao.
Segue a lista de opçoes de drives.
Apoenas (com certeza se aplicam como uma luva em seu projeto.)
smiles tem caracteristicas de montagem parecidas com as apoenas e quem comprou gostou.
projeto da cnc3ax desmembrado e adicionado mais dois controladores ou usar duas placas sem usar um  eixo
um conselho de amigo:
quando eu comecei eu fazia meus proprios drives. caminho errado
na intençao de economizar nas placas vc gasta muito mais com componentes e aprendizado em eletronica.
por mais que o sujeito manje de eletronica ele nunca sabe tudo.
se a sua intençao e fazer algo que de um retorno financeiro esqueça todas as gambiarras possiveis e compre um kit modular desses que eu comentei. pois no brasil ate agora sao os mais bem cotados.







Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
opa ! bom dia ! obrigado pela preseza!

é exatamene assim que quero como você disse, porém o 5º eixo sera para trabalhar com torno, quero utilizar os 04 motores + 01 motor para fazendo o papel do torno.


grato,

e no aguardo por boas notícias !
Router cnc com drives Apoena 2000x1000x200 rodando em mach 3
Plasma cnc com drives hobby cnc  fonte powermax 45 hiperterm rodando com mach 3
Router cnc desktop rodando com arduino e grbl

Clube CNC Brasil

Re: CNC PARA ISOPOR COM CORTES POR FIO DE NIQUEL
« Resposta #4 Online: 23/07/09 - 08:38 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re: CNC PARA ISOPOR COM CORTES POR FIO DE NIQUEL
« Resposta #5 Online: 23/07/09 - 22:37 »
Oi Alex..
Você, indiretamente me deu agora uma ótima idéia...
Tava aqui pensando com meus botões (do teclado) já há um bom tempo como ia fazer para comprar uma quarta controladora para arriscar um quarto eixo na máquina que estou terminando de montar..
Eu fui o primeiro a comprar as Smiles, há muito tempo atrás, quando elas ainda eram "aranha" no photoboard e na época só comprei as tres Smiles e a Bob...
Agora, como estou em vias de terminar a montagem da máquina (falta pouco agora, espero) pensava em como adquirir uma outra controladora para o quarto eixo, mas você deu-me uma excelente idéia.. Não usar o Eixo Z (transversal)..  Arrumar um meio de transferir o controle deste eixo para o rotativo e usar somente o Z e o Y...

Sabe que de repente isto até pode dar certo? Acerta-se a posição da ferramenta no "rumo certo", depois é só usar o avanço e o retrocesso no eixo Y e a altura no Z...   

Caramba!!!.. rs....
Como não pensei nisto antes?..  rs..  Parabéns pela idéia..  Nem deve ser assim nenhuma novidade, mas eu ainda não tinha analizado a coisa por este ângulo..  e foi necessário você "tocar" neste assunto para mim me assuntar por aqui...

Valeu,

Eduardo
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re: CNC PARA ISOPOR COM CORTES POR FIO DE NIQUEL
« Resposta #5 Online: 23/07/09 - 22:37 »

Offline acastro

  • Fazedor de trakitanas
  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 107
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • CNC Maniaco na area
  • Sexo: Masculino
Re: CNC PARA ISOPOR COM CORTES POR FIO DE NIQUEL
« Resposta #6 Online: 24/07/09 - 16:17 »
Edu,
eu nao entendi nada do que vc falou, mas se meu comentario ajudou ganhei meu dia!!!!
he he he he he he he
Router cnc com drives Apoena 2000x1000x200 rodando em mach 3
Plasma cnc com drives hobby cnc  fonte powermax 45 hiperterm rodando com mach 3
Router cnc desktop rodando com arduino e grbl

Clube CNC Brasil

Re: CNC PARA ISOPOR COM CORTES POR FIO DE NIQUEL
« Resposta #6 Online: 24/07/09 - 16:17 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re: CNC PARA ISOPOR COM CORTES POR FIO DE NIQUEL
« Resposta #7 Online: 24/07/09 - 18:27 »
Olá cara-pintadas,essa parte de desmembramento dos Drives,acho no meu ponto de vista o mais interessante,estou estudando tudo o que tem a respeito disso,CRÉDITOS da 3AX ao SR DR Fabio Camargo,que ja futucou até nos neuronios da 3AX,não to puxando só pra ela não,mas com toda ajuda que temos com relação a Drives sem ser dedicados a empresas,hoje temos os mais famosos da América Latina,sejam Apoenas,Smiles,3AX.Falando nisso,o Camargo poderia iniciar um assunto a respeito disso,o que acham??

Valeu
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re: CNC PARA ISOPOR COM CORTES POR FIO DE NIQUEL
« Resposta #7 Online: 24/07/09 - 18:27 »

 

SiteLock