Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: como fazer a troca de ferramenta  (Lida 11111 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline netto.net

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 8
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
como fazer a troca de ferramenta
« Online: 18/02/12 - 22:18 »
Boa noite ....

gostaria de saber como se faz a troca de ferramenta, pois no dia que foi entrega a minha maquina o técnico mostrou a troca de ferramenta, só que ele fez manual, dando um stop na maquina, aguem sabe fazer isto>

Clube CNC Brasil

como fazer a troca de ferramenta
« Online: 18/02/12 - 22:18 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:como fazer a troca de ferramenta
« Resposta #1 Online: 19/02/12 - 09:57 »
Seria bem enteresante vc colocar qual o programa que vc usa em sua maquina, pois assim  poderemos te ajudar.
e dar mais dados  do que queres fazer.???
Vc fez dois arquivos , ou o mesmo com fresas diferentes??
abraço

Clube CNC Brasil

Re:como fazer a troca de ferramenta
« Resposta #1 Online: 19/02/12 - 09:57 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:como fazer a troca de ferramenta
« Resposta #2 Online: 19/02/12 - 17:10 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Boa noite ....
gostaria de saber como se faz a troca de ferramenta, pois no dia que foi entrega a minha maquina o técnico mostrou a troca de ferramenta, só que ele fez manual, dando um stop na maquina, aguem sabe fazer isto>
É manual mesmo, a não ser q vc tenha uma maquina daquelas maquinas de mais de 100 mil dilmas...Espere fazer o primeiro percurso e a o spindle volta para o zero..nesse momento vc ergue o spindle, troca a ferramenta e manda usinar o restante....
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:como fazer a troca de ferramenta
« Resposta #2 Online: 19/02/12 - 17:10 »

Offline Andre-Pr

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 77
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:como fazer a troca de ferramenta
« Resposta #3 Online: 20/02/12 - 09:13 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
É manual mesmo, a não ser q vc tenha uma maquina daquelas maquinas de mais de 100 mil dilmas...Espere fazer o primeiro percurso e a o spindle volta para o zero..nesse momento vc ergue o spindle, troca a ferramenta e manda usinar o restante....
Boa John, essa me interessou, eu utilizo o Artcam com o pós do amigo Lolata, porém quando é mais de um percurso onde se tem que trocar a ferramenta, o spindle levanta no lugar que estava mesmo, ele não volta para o ponto 0, o que seria muito melhor pois como ele levanta em qualquer ponto tenho que colocar calços abaixo da ferramenta para determinar onde ela parou pra trocar a nova fresa, alguma dica? qual pós-processador você usa?

Clube CNC Brasil

Re:como fazer a troca de ferramenta
« Resposta #3 Online: 20/02/12 - 09:13 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:como fazer a troca de ferramenta
« Resposta #4 Online: 20/02/12 - 10:12 »
Andre.
Eu faço da mesma  placa de MDF,  dois arquivos separados,  com fresas  diferentes. então ele faz todo o percurso e volta ao ponto zero. e mudo a fresa e o arquivo
Sei  que tem processo de se fazer no mesmo arquivo, com fresas diferente,mas tambem não sei  .
abraço
riacardo

Clube CNC Brasil

Re:como fazer a troca de ferramenta
« Resposta #4 Online: 20/02/12 - 10:12 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:como fazer a troca de ferramenta
« Resposta #5 Online: 20/02/12 - 11:06 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Boa John, essa me interessou, eu utilizo o Artcam com o pós do amigo Lolata,
Não sei se estamos falando da mesma coisa e não tem a ver com pós processador. Quando vc esta trabalhando em um desbaste, o ArtCam pegunta qual a primeira ferramente, aquela que vai retirar o grosso do material, a segunda que vai chegar mais perto e uma terceira e quarta se forem necessárias. Não usei o processo ainda, mas é assim que funciona. Se for o caso poste o arquivo com o que precisa fazer...
abraço.
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:como fazer a troca de ferramenta
« Resposta #5 Online: 20/02/12 - 11:06 »

Offline paru

  • BANIDO
  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 18
  • Total Likes: +3/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:como fazer a troca de ferramenta
« Resposta #6 Online: 20/02/12 - 12:00 »


eu também faço igual a o amigo José ricardo  e acho bem éficas , ate porque pelo que estudo e pratico no artcan ele não aceita 2 3 ou mais fresas no mesmo percurso
tem que repetir o percurso com outra fresa , se alguém consegue fazer diferente poderia colocar a pagina pra gente dar uma olhada , muito obrigado a todos, e bom carnaval.

Clube CNC Brasil

Re:como fazer a troca de ferramenta
« Resposta #6 Online: 20/02/12 - 12:00 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:como fazer a troca de ferramenta
« Resposta #7 Online: 20/02/12 - 13:06 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

eu também faço igual a o amigo José ricardo  e acho bem éficas , ate porque pelo que estudo e pratico no artcan ele não aceita 2 3 ou mais fresas no mesmo percurso
tem que repetir o percurso com outra fresa , se alguém consegue fazer diferente poderia colocar a pagina pra gente dar uma olhada , muito obrigado a todos, e bom carnaval.
Paru, e assim quando vc trabaha um desbaste, o artcam pergunta a primeira fresa e assim por diante, vc calcula cada um  e depois salva em lote, e nesse caso é só ir trocando de ferramenta e mandanado usinar o proximo. vou colocar um exemplo. abraço
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:como fazer a troca de ferramenta
« Resposta #7 Online: 20/02/12 - 13:06 »

Offline paru

  • BANIDO
  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 18
  • Total Likes: +3/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:como fazer a troca de ferramenta
« Resposta #8 Online: 20/02/12 - 17:13 »
sim amigo   mais veja que voce fez o mesmo percurso varis vezes usando em cada vez uma fresa pra cada percurso , então cortaras uma etapa vai ao ponto 0 troca a fresa e manda cortar de novo e assim por diante é isso ,o que eu quis dizer e que voce tendo uma cnc que troque  a ferramenta automática , mesmo assin teras que fazer em lote e não num percurso só único com varias ferramentas eu acredito que e assim.a cnc com troca automática vai só trocar a ferramenta automáticamente.
mais tera que ser como voce mesmo falou em lotes porque tudo em um unico percurso o artcan não faz.

Clube CNC Brasil

Re:como fazer a troca de ferramenta
« Resposta #8 Online: 20/02/12 - 17:13 »

Offline Andre-Pr

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 77
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:como fazer a troca de ferramenta
« Resposta #9 Online: 21/02/12 - 18:10 »
é isso mesmo pessoal, tenho feito principalmente tabuas de carne ultimamente, e utilizo pelo menos umas 3 ferramentas diferentes, o problema como disse antes é manter o ponto 0 do eixo Z, pois como disse coloco calço abaixo da ferramenta pra saber onde ela parou, mas particularmente não gosto disso, vou tentar a partir de agora quando terminar o primeiro percurso, cancelar o trabalho voltar a ferramenta para o ponto 0 fazer a troca e então utilizar o comando "a partir desta linha" do EMC, acredito que será mais eficiente...

Clube CNC Brasil

Re:como fazer a troca de ferramenta
« Resposta #9 Online: 21/02/12 - 18:10 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:como fazer a troca de ferramenta
« Resposta #10 Online: 21/02/12 - 18:30 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
é isso mesmo pessoal, tenho feito principalmente tabuas de carne ultimamente, e utilizo pelo menos umas 3 ferramentas diferentes, o problema como disse antes é manter o ponto 0 do eixo Z, pois como disse coloco calço abaixo da ferramenta pra saber onde ela parou, mas particularmente não gosto disso, vou tentar a partir de agora quando terminar o primeiro percurso, cancelar o trabalho voltar a ferramenta para o ponto 0 fazer a troca e então utilizar o comando "a partir desta linha" do EMC, acredito que será mais eficiente...
André, se vc fizer os tres (ou quantos mais forem necessarios) percursos em cima do mesmo modelo no artcam, a cada fim de percusro ele sempre volta ao zero total (o z, esse sim, no z de segurança que vc definiu). Sinceramente, não estou entendendo o seu problema
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:como fazer a troca de ferramenta
« Resposta #10 Online: 21/02/12 - 18:30 »

Offline paru

  • BANIDO
  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 18
  • Total Likes: +3/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:como fazer a troca de ferramenta
« Resposta #11 Online: 21/02/12 - 18:57 »
eu tambem não , fassa o mesmo percusso varias veses  e se nessesario  edite no percurso novo outra ferramenta , guando o percurso for feito e voltar no z mande usinar o outro percurso assim criado

Clube CNC Brasil

Re:como fazer a troca de ferramenta
« Resposta #11 Online: 21/02/12 - 18:57 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:como fazer a troca de ferramenta
« Resposta #12 Online: 21/02/12 - 20:32 »
Vc pode fazer N percursos em cima do mesmo modelo no Artcam, e se quizer mexer em quaisquer do eixos, por exemplo o Z, para troca de ferramenta, ou Y e Z para qualquer outra finalidade, clicando em "GO TO Z"  a maquina volta a zero total, isso no Mach.
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:como fazer a troca de ferramenta
« Resposta #12 Online: 21/02/12 - 20:32 »

Offline Andre-Pr

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 77
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:como fazer a troca de ferramenta
« Resposta #13 Online: 22/02/12 - 13:20 »
boas pessoal, então mais especificamente, por ex tabua carne do flamengo 2D (conforme a foto), defino ponto 0 e inicio plainando a tabua com uma fresa topo 12mm, terminado o percurso o eixo Z sobe para troca da proxima ferramenta e o EMC aguarda que eu clique OK para continuar apos a troca da proxima ferramenta, topo 6mm para usinar a cavidade para farinha e canal de gordura), ai é que tenho que ''calçar'' embaixo a ferramenta pra manter a mesma altura da ferramenta, pois ela não para no ponto Z 0, ai então o problema, calço a fresa atual, removo-a e coloco a outra de topo 6mm mantendo o calço para manter a mesma altura na proxima ferramenta, ai então acredito que seria mais fácil se a ferramenta parasse para troca no eixo Z 0 pois iria manter sempre o Z0 sem calços, porém quando o EMC aguarda a troca de ferramenta, desabilita a movimentação dos eixos e por mais que estivesse habilitado eu estaria tirando o eixo Z do 0 quando levantasse pra tirar a ferramenta, então acredito que por enquanto a melhor solução é mesmo reiniciar o percurso da linha que parei...       

Clube CNC Brasil

Re:como fazer a troca de ferramenta
« Resposta #13 Online: 22/02/12 - 13:20 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:como fazer a troca de ferramenta
« Resposta #14 Online: 22/02/12 - 15:14 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
.....a mesma altura da ferramenta, pois ela não para no ponto Z 0, ai então o problema....
Andre, eu uso no ArtCam o topo do material como zero de Z e nesse caso quando requer troca de ferramenta, é só encostar a nova fresa no material e zerar o contador do Z. Não uso o EMC e não sei se é como no Mach.
abraço
PS: o exemplo tinha que ser do flamengo hehehe
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:como fazer a troca de ferramenta
« Resposta #14 Online: 22/02/12 - 15:14 »

 

SiteLock