Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Identificação de problema  (Lida 5635 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:Identificação de problema
« Resposta #30 Online: 18/08/15 - 09:51 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
coloque 4 arruelas entre o motor e a base dele, monte o conjunto,o rolamento conico e solto mesmo e ele deve ter duas porcas aperte e veja se o barulho sumiu
o rolamento do motor nao serve para a carga empregada o certo é ter dois rolamentos conicos para nao ter problemas

luciano
Bom dia Luciano, agora voce me deixou com uma pulga atras da orelha.  O torneiro ja fez um anel para o eixo. Agora o rolamento esta bem justo no eixo. Entretanto, o barlho realmente nao sumiu. Fiz um damper, vou instalar e vou colocar as arruelas que coce disse. Voce acha melhor arruela de borracha, de pessao ou comum? obrigado.

Clube CNC Brasil

Re:Identificação de problema
« Resposta #30 Online: 18/08/15 - 09:51 »

Offline luciano g

  • BANIDO
  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 373
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • não sei se continuo
  • Sexo: Masculino
Re:Identificação de problema
« Resposta #31 Online: 18/08/15 - 12:01 »
o projetista da sua maquina economizou o certo seriam dois rolamentos um em cada ponta do fuso, e um acoplamento entre motor e o fuso.

se vc quiser se dar bem pense deste jeito

luciano

Clube CNC Brasil

Re:Identificação de problema
« Resposta #31 Online: 18/08/15 - 12:01 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Identificação de problema
« Resposta #32 Online: 18/08/15 - 13:01 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
o projetista da sua maquina economizou o certo seriam dois rolamentos um em cada ponta do fuso, e um acoplamento entre motor e o fuso.

se vc quiser se dar bem pense deste jeito

luciano

Se o fuso não tiver 2 (Dois) rolamentos, um em cada ponta do fuso. É A MAIOR BURRICE DO RAMOS DAS CNC'S.

Está forçando o eixo do motor, e o eixo do motor pode estar sendo danificado.

Semre soube que o drive CNC3AX são barulhentos mesmo.

Para usar 20 passos por milímetro conforme a configuração dele, o FUSO teria que ter passo 10 mm. e configurado para o motor rodar a 200 passos (FULL). Pelas imagens acho que o fuso não tem 10 mm. de passo.  :pux: :pux: :pux:

Se está quebrando as fresas, fatalmente a fresa tá vibrando muito em função da instabilidade da estrutura ou está trabalhando com velocidade excessiva.

NÃO ADIANTA POR VELOCIDADE DE 4000 MM/MIN. SE PARA FRESAR TEM QUE USAR 1000 OU 2000 MM/MIN. COLOQUE A MAIOR VELOCIDADE QUE A MÁQUINA TEM PARA FRESAR. 2000 mm/min já é uma excelente velocidade...

Seria muito bom reconfigurar seu drive para operar em 1/2 passo e, se possível, em maiores passos por volta.

Por enquanto é só, porém, creio que tem mais...

Edson



Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Identificação de problema
« Resposta #32 Online: 18/08/15 - 13:01 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Identificação de problema
« Resposta #33 Online: 18/08/15 - 14:09 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Se o fuso não tiver 2 (Dois) rolamentos, um em cada ponta do fuso. É A MAIOR BURRICE DO RAMOS DAS CNC'S.

Está forçando o eixo do motor, e o eixo do motor pode estar sendo danificado.

Semre soube que o drive CNC3AX são barulhentos mesmo.

Para usar 20 passos por milímetro conforme a configuração dele, o FUSO teria que ter passo 10 mm. e configurado para o motor rodar a 200 passos (FULL). Pelas imagens acho que o fuso não tem 10 mm. de passo.  :pux: :pux: :pux:

Se está quebrando as fresas, fatalmente a fresa tá vibrando muito em função da instabilidade da estrutura ou está trabalhando com velocidade excessiva.

NÃO ADIANTA POR VELOCIDADE DE 4000 MM/MIN. SE PARA FRESAR TEM QUE USAR 1000 OU 2000 MM/MIN. COLOQUE A MAIOR VELOCIDADE QUE A MÁQUINA TEM PARA FRESAR. 2000 mm/min já é uma excelente velocidade...

Seria muito bom reconfigurar seu drive para operar em 1/2 passo e, se possível, em maiores passos por volta.

Por enquanto é só, porém, creio que tem mais...

Edson

NOBRE EDSON
Realmente vivi  este problema na pele  :irrit:na época que comprei  a minha,  não  tinha nenhum  conhecimento  sobre as maquinas  e  tambem  não  conhecia o  forum
minha maquina tem  um  fruso  de 20mm   e   2 metros de comprimento  e ficava apoiado  em  apenas um  rolamento  e na outra ponta  diretamente no  eixo  do  motor :irrit: :irrit: :irrit: :irrit: :irrit:
parece até brincadeira mas é verdade
depois eu  fiz uma modificação e  coloquei  outro  rolamento  e o  motor  me agradece até hoje :puxa: :Garg:
por isso  é muito  importante ter algum conhecimento sobre estas maquinas e de preferencia va ao  local  para ver ela trabalhando
ir ao local  eu  até que fui, mas não  entendia,  e por isso  achava que  éra correto
abraço

Clube CNC Brasil

Re:Identificação de problema
« Resposta #33 Online: 18/08/15 - 14:09 »

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:Identificação de problema
« Resposta #34 Online: 18/08/15 - 14:35 »
Luciano, Edson e Ze Ricardo, obrigado pelas dicas.... Seguinte: o fuso do eixo y, de 2,20 metros, tem realmente dois rolamentos, um em cada ponta.. O fuso do eixo X, mede aproximadamente 1,30 metros, so tem um rolamento na outra ponta, aquele acoplamento de alumino direto no eixo do motor. (Foto1). Ja estou providenciando um acoplamento daquele que tem borracha no meio (foto 2) e ja fiz um damper. Agora, tenho que estudar como colocar o segundo rolamento no fuso do eixo X. Zé, realmente eu nao entendo nada de mecânica de maquinas!!! Mas tambem nao me esforço para isso. A culpa é toda minha mesmo.

Clube CNC Brasil

Re:Identificação de problema
« Resposta #34 Online: 18/08/15 - 14:35 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Identificação de problema
« Resposta #35 Online: 18/08/15 - 16:36 »
Zé Ricardo, realmente é muito complicado quando não se conhece mecânica e a gente dá de cara com isso e realmente pensa que é normal...Mas duvido que agora você cai numa outra furada...

Os fusos X, Y, e Z, todos tem que ser instalado prensado entre dois rolamentos. Uns preferem os rolamentos cônicos colocados, logicamente, em posição um de encontro ao outro. Outros preferem os Angulares, também colocados da mesma forma que os cônicos.

Os motores tem que fazer força somente para girar os fusos.

Para modificar o sistema do fuso X (que,novamente, eu chamo de Y, mas não vamos levantar polêmica sobre isso, pois cada um denomina seu eixo como quer) retire o motor fixado no eixo e faça uma suporte para o motor distanciando ele do fuso. Retire o fuso e mande usinar a ponta onde estava o motor para colocar um rolamento. Não esquecer de deixar uma parte do fuso para fora, afim de acoplar no motor.

Outro conselho útil é usar uma porca e contra porca para regular a prensagem do fuso entra os rolamentos. Ou colocar os mancais na parte interna da estrutura, dessa forma poderá regular adicionando calços entre os mancais e a estrutura.

Quanto ao fuso de 1300 mm., creio que está no limite para que ele dê chicotadas quando acionado.

Atente para as outras considerações do meu poste abaixo.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Semre soube que o drive CNC3AX são barulhentos mesmo.

Para usar 20 passos por milímetro conforme a configuração dele, o FUSO teria que ter passo 10 mm. e configurado para o motor rodar a 200 passos (FULL). Pelas imagens acho que o fuso não tem 10 mm. de passo.  :pux: :pux: :pux:

Se está quebrando as fresas, fatalmente a fresa tá vibrando muito em função da instabilidade da estrutura ou está trabalhando com velocidade excessiva.

NÃO ADIANTA POR VELOCIDADE DE 4000 MM/MIN. SE PARA FRESAR TEM QUE USAR 1000 OU 2000 MM/MIN. COLOQUE A MAIOR VELOCIDADE QUE A MÁQUINA TEM PARA FRESAR. 2000 mm/min já é uma excelente velocidade...

Seria muito bom reconfigurar seu drive para operar em 1/2 passo e, se possível, em maiores passos por volta.

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Identificação de problema
« Resposta #35 Online: 18/08/15 - 16:36 »

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:Identificação de problema
« Resposta #36 Online: 18/08/15 - 18:12 »
Edson, ja estou providenciando um segundo rolamento para o fuso, amanha o torneiro vai usinar a ponta do fuso para o segundo rolamento.... Eu me atentei sim para os detalhes da velocidade, etc... quanto as configurações, nao mexi em nada desde que a maquina chegou, mas vou instalar o mach3 novamente e vou fazer aquele reconhecimento automatico dos eixos... vamos ver o que vai acontecer... quanto a velocidade de 4000, acredito que foi colocada so pra auxiliar na hora do jog, ja que ela esta presa a velocidade de configuração da fresa, nao é isso? obrigado pelas dicas.... vou tentando por aki...

Clube CNC Brasil

Re:Identificação de problema
« Resposta #36 Online: 18/08/15 - 18:12 »

Offline Luiz Carlos

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 229
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Identificação de problema
« Resposta #37 Online: 18/08/15 - 19:57 »
Olá amigo Savio, tenho visto sua batalha ai se não der certo desta sua tentativa vou pegar a serra mar levar um drive que tenho aqui por enquanto fora da máquina para agente fazer essa máquina funcionar. Tem coisas que da uma baita dor de cabeça, mais depois quando da certo vem o alivio e aquele sorriso. Pelo vídeo e peles fotos fica meio complicado avaliar, bom mesmo é ver de perto. Trabalho com mecânica e precisando de alguma informação que possa te ajudar basta me enviar informações.

Forte abraço e sucessos ai.
Luiz Carlos

Clube CNC Brasil

Re:Identificação de problema
« Resposta #37 Online: 18/08/15 - 19:57 »

Offline Luiz Carlos

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 229
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Identificação de problema
« Resposta #38 Online: 18/08/15 - 20:18 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Luciano, Edson e Ze Ricardo, obrigado pelas dicas.... Seguinte: o fuso do eixo y, de 2,20 metros, tem realmente dois rolamentos, um em cada ponta.. O fuso do eixo X, mede aproximadamente 1,30 metros, so tem um rolamento na outra ponta, aquele acoplamento de alumino direto no eixo do motor. (Foto1). Ja estou providenciando um acoplamento daquele que tem borracha no meio (foto 2) e ja fiz um damper. Agora, tenho que estudar como colocar o segundo rolamento no fuso do eixo X. Zé, realmente eu nao entendo nada de mecânica de maquinas!!! Mas tambem nao me esforço para isso. A culpa é toda minha mesmo.

Sávio quanto a mecânica não é tão dificil, se puder coloque mais fotos dos eixos nos lugares com os rolamentos.

Gosto de usar polia com correias sincronizadora parece que fica mais suave e em caso de drives sem micropasso ainda da para melhorar a resolução.

Sabe em minha máquina coloquei rolamento comum apenas fiz uma rosca interna no fuso e prendi no rolamento, escrever fica complicado vou ver se tiro umas fotos e coloco para vc ver.

A idéia e fazer com que o rolamento fique preso em um rolamento e o outro seria apenas para apoio e fazer ele girar no mesmo eixo.

Sucessos ai
Luiz Carlos

Clube CNC Brasil

Re:Identificação de problema
« Resposta #38 Online: 18/08/15 - 20:18 »

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:Identificação de problema
« Resposta #39 Online: 18/08/15 - 20:25 »
Luiz, te mandei uma MP, depois da uma lida, por favor e obrigado, desde ja...

Clube CNC Brasil

Re:Identificação de problema
« Resposta #39 Online: 18/08/15 - 20:25 »

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:Identificação de problema
« Resposta #40 Online: 18/08/15 - 20:38 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Sávio quanto a mecânica não é tão dificil, se puder coloque mais fotos dos eixos nos lugares com os rolamentos.

Gosto de usar polia com correias sincronizadora parece que fica mais suave e em caso de drives sem micropasso ainda da para melhorar a resolução.

Sabe em minha máquina coloquei rolamento comum apenas fiz uma rosca interna no fuso e prendi no rolamento, escrever fica complicado vou ver se tiro umas fotos e coloco para vc ver.

A idéia e fazer com que o rolamento fique preso em um rolamento e o outro seria apenas para apoio e fazer ele girar no mesmo eixo.

Sucessos ai
Luiz Carlos
Luiz, no eixo Y, tem polia com correias..... mas ja no fuso do eixo X, nao tem..... vou tirar mais umas fotos e postar aqui, ok ?

Clube CNC Brasil

Re:Identificação de problema
« Resposta #40 Online: 18/08/15 - 20:38 »

Offline Luiz Carlos

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 229
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Identificação de problema
« Resposta #41 Online: 18/08/15 - 20:47 »
Savio todos os eixos coloco polia sincronizadora, na foto no eixo X e No eixo Y

Forte abraço
Luiz Carlos
« Última modificação: 18/08/15 - 20:49 por Luiz Carlos »

Clube CNC Brasil

Re:Identificação de problema
« Resposta #41 Online: 18/08/15 - 20:47 »

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:Identificação de problema
« Resposta #42 Online: 18/08/15 - 21:13 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Savio todos os eixos coloco polia sincronizadora, na foto no eixo X e No eixo Y

Forte abraço
Luiz Carlos
Muito interessante ein Luiz, mas acho que teria alguns prolemas para instalar no eixo Y. vou postar as fotos.... Te mandei outra MP

Clube CNC Brasil

Re:Identificação de problema
« Resposta #42 Online: 18/08/15 - 21:13 »

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:Identificação de problema
« Resposta #43 Online: 18/08/15 - 21:40 »
Seguem mais fotos da maquina. Reparem o mancal é preso apenas por um parafuso central, nao nao prende o fuso.. O fuso é furado na ponta, mas nao tem rosca, ou seja, o parafuso prende apenas o mancal mesmo. Ja providenciei mais dois furos na lateral do mancal para fixa-lo melhor.  Outro detalhe, para eu retirar o motor do eixo X, terei que desdobrar uma parte da chapa, pois, alem de nao dar espaço pra chave entrar, o motor nao sai de lá.

Clube CNC Brasil

Re:Identificação de problema
« Resposta #43 Online: 18/08/15 - 21:40 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Identificação de problema
« Resposta #44 Online: 18/08/15 - 22:06 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Gosto de usar polia com correias sincronizadora parece que fica mais suave e em caso de drives sem micropasso ainda da para melhorar a resolução.

Sem sombra de duvida é a melhor solução.

Citar
Sabe em minha máquina coloquei rolamento comum apenas fiz uma rosca interna no fuso e prendi no rolamento, escrever fica complicado vou ver se tiro umas fotos e coloco para vc ver.

Entendi... porem o rolamento não deve apresentar "jogo" dentro do mancal. Todo conjunto tem que ficar sem folga.

Citar
A idéia e fazer com que o rolamento fique preso em um rolamento e o outro seria apenas para apoio e fazer ele girar no mesmo eixo.

Essa eu realmente não entendi... poderia esclarecer melhor essa "idéia"...

Abs.

Edson

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Identificação de problema
« Resposta #44 Online: 18/08/15 - 22:06 »

 

SiteLock