Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Como tratar a Madeira?  (Lida 33167 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Antonione

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1884
  • Total Likes: +51/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Eu tenho um sonho!Sem nós, nem eles, somos um Povo
  • Sexo: Masculino
Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #45 Online: 25/01/13 - 00:09 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Eu ajudo sim ! Hoje por exemplo comecei a seguir os ensinamentos do Velho Hippie e sai nas ruas pegando pau ... me senti muito bem fazendo isto e acho que nunca mais serei o mesmo, pegar pau na rua é a melhor coisa que me aconteceu e vou ensinar vcs a fazerem isto, vou sim !!! ... ?_43
Né por nada não, mas creio que você entendeu errado as dicas do Elton. sorta os pau e beba só os ml autorizados pelo bafômetro. ?_39 ?_39 ?_39

Clube CNC Brasil

Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #45 Online: 25/01/13 - 00:09 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #46 Online: 25/01/13 - 12:09 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Acho que esse ecoverniz vai dar. Vejam o destaque desse pdf, são cumbucas feitas do ouriço da castanheira, são envernizadas e usadas para servir caldos e salgados. Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Tem o telefone da empresa. Se alguém de SP puder ligar e verificar se o produto atende às expectativas, agradeço. Em tempo, já enviei e-mail solicitando orçamento.

Vitorette


Vitorette,

Tentei ligar la hoje mas esqueci que é feriado em SP, vou tentar de novo na segunda feira, mas acho que tu encontrou o file ... o verniz é tudo que sonhamos, só falta saber se vendem p/ seres humanos comuns ou se teremos que comprar um carro tanque p/ usar 100ml ... kkkk  ?_1
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #46 Online: 25/01/13 - 12:09 »

Offline vitorette

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 235
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • e-glow
Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #47 Online: 25/01/13 - 14:00 »
Tinha esquecido desse detalhe também. Lembrei agorinha quando estava assistindo na ESPN uma entrevista com uns garotos do time campeão da copinha, salve Peixe...
Vamos esperar.

Vitorette
"Nós somos uma colônia gigantesca!" - Enéas
Nenhuma outra frase resume melhor o que é esse Brasil.

Clube CNC Brasil

Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #47 Online: 25/01/13 - 14:00 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #48 Online: 25/01/13 - 20:02 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
...e para minha surpresa saiu toda a cera, a tabua ficou úmida e a madeira que antes parecia bumbum de nené ficou igual a casco de porco espinho ...

Decepção total pois tenho uma tabua de frios comprada na praça que foi tratada com cera (Não sei qual) e minha esposa já lavou dezenas de vezes sem que ela tenha se alterado em nada ...


Algo cheira mal neste processo ?!?!?! ?_5

 ?_5 ?_5 ?_5

[/color]

Nota: Falo de tabua de churrasco tratada com a receita do Velho Hippie.

Olá meninos

Mac, desculpa não ter respondido antes, pois estava de férias...

Estranhei o fato contigo, pois nas minhas o tratamento não sai mesmo com água quente, fiz vários testes no inicio dos estudos. O que penso é que pode haver alguma alteração quanto aos componentes que tu utilizou ou... (um fato que me chamou atenção): Tu citou que a madeira ficou úmida,  ?_12 ?_12   ?_14   ?_15

Se a madeira estava "seca" e "estabilizada" não era pra absorver umidade assim, será que tu não utilizou uma peça ainda verde/úmida e por isto o óleo e a cera não foram absorvidos corretamente?

Perceba que a idéia de utilizar este composto é o de velar/selar a peça, justamente contra úmidade, fungos e etc.

Quanto ao brilho, realmente é pouco (ou fraco), nada comparado a um verniz... Quando digo que a peça fica brilhosa, quero dizer lustrosa, sem aspecto fosco e não reluzente. O brilho é uma questão de polimento, podes utilizar vários métodos.

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!

Clube CNC Brasil

Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #48 Online: 25/01/13 - 20:02 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #49 Online: 25/01/13 - 20:03 »
Alguem já usou Cambara p/ tabua de churrasco ? Comprei umas tabuas hoje por R$12,50 o mt ...

Tabua de 300mm x 500mm x 25mm bruta.
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #49 Online: 25/01/13 - 20:03 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #50 Online: 25/01/13 - 20:09 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Olá meninos

Mac, desculpa não ter respondido antes, pois estava de férias...

Estranhei o fato contigo, pois nas minhas o tratamento não sai mesmo com água quente, fiz vários testes no inicio dos estudos. O que penso é que pode haver alguma alteração quanto aos componentes que tu utilizou ou... (um fato que me chamou atenção): Tu citou que a madeira ficou úmida,  ?_12 ?_12   ?_14   ?_15

Se a madeira estava "seca" e "estabilizada" não era pra absorver umidade assim, será que tu não utilizou uma peça ainda verde/úmida e por isto o óleo e a cera não foram absorvidos corretamente?

Perceba que a idéia de utilizar este composto é o de velar/selar a peça, justamente contra úmidade, fungos e etc.

Quanto ao brilho, realmente é pouco (ou fraco), nada comparado a um verniz... Quando digo que a peça fica brilhosa, quero dizer lustrosa, sem aspecto fosco e não reluzente. O brilho é uma questão de polimento, podes utilizar vários métodos.

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!

Pode ser sim, pois não tenho base de comparação, mas estou achando que cedrinho é muito poroso e não se presta a este tipo de trabalho ... vou tentar com Cambara agora ???

Mas estou aprendendo contigo, seus ensinamentos tem me ajudado muito ... claro, não só a mim, mas a todos aqui do clube ! ... ?_26 ?_26 ?_26
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #50 Online: 25/01/13 - 20:09 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #51 Online: 25/01/13 - 20:16 »
Eu uso Cambará direto, aqui encontro a R$ 10,00 o metro da tábua 12x1" (300mmx25mm +-). Mas nunca testei para tábuas de churrasco.

Uma característica que me agrada é que o Cambará é pesado, e sempre achei que uma tábua leve pode ficar escorregando sobre a mesa. Entretanto o Cambará é bastante fibroso, e se tu pegar brancal vai empenar com certeza... Aliás vai se contorcer todo, hehe...

Outra questão é que é uma madeira dura pra usinar, por isto gosto de trabalhar com ela em relevos, pois fica um ótimo acabamento.

Faz um teste e mostra pra gente, se der na semana que vem vou tentar arranjar uma prancha de 2" e usino algumas também.

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!

Clube CNC Brasil

Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #51 Online: 25/01/13 - 20:16 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #52 Online: 25/01/13 - 20:17 »
Eu ja usei para travessa de cama, trava de moveis, ela é marrom amarelada, mas com o tempo, fica mais marrom.


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #52 Online: 25/01/13 - 20:17 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #53 Online: 25/01/13 - 21:02 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
e se tu pegar brancal vai empenar com certeza... Aliás vai se contorcer todo, hehe...




Quéz que sér brancal ??? ... Seria pegar um branquelo e encher o sujeito de cal ???  ?_1 ?_1 ?_1
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #53 Online: 25/01/13 - 21:02 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #54 Online: 25/01/13 - 21:06 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Eu ja usei para travessa de cama, trava de moveis, ela é marrom amarelada, mas com o tempo, fica mais marrom.


Marcao

Eu achei uma viguinha de cambara com uma tonalidade muito bonita, ai fui em outra madeireira e achei um cambara que mais parece garapeira, liguei pra outra madeireira e sujeito me disse que estão vendendo eucalipto como sendo cambara ... vai saber se é gato ou lebre ?!?!? Estou ficando desanimado com a quantidade de enganação que praticam neste mercado.
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #54 Online: 25/01/13 - 21:06 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #55 Online: 25/01/13 - 21:16 »
Brancal....

Clube CNC Brasil

Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #55 Online: 25/01/13 - 21:16 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #56 Online: 25/01/13 - 21:28 »
Menino Mac

Trantado-se de madeiras, quando nos referimos ao brancal estamos falando de.... "deixa de ser preguiçoso e vai pesquisar, menino!!! Como é que tu quer ser O CARA dos índios Peruíbanos e não saber sobre madeira!!!"  ?_8

Quanto a vender Eucalipto por Cambará, das duas... as duas mesmo: O vendedor tem que ser muito cara-de-pau e sem-vergonha e o comprador tem que ser muito inginnorante memo se fechar o negócio,  ?_2 ?_2

Segue uma foto que retrata bem a cor e textura do Cambará (ao menos dos que eu compro aqui, pois vai que eu sou o "pato" que tem comprado Eucalipto,  ?_5 )

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!

Clube CNC Brasil

Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #56 Online: 25/01/13 - 21:28 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #57 Online: 25/01/13 - 22:46 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Brancal....

Fiquei na mesma, isto ai parece com o pau de macarrão que minha mulher bate na minha cabeça ... ?_16
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #57 Online: 25/01/13 - 22:46 »

Online cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #58 Online: 26/01/13 - 07:46 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Alguem já usou Cambara p/ tabua de churrasco ? .....

Rei naldo, eu até que ia fazer uma só pra te mostrar como ficava, fui lá trocar os Kichute do passatão o vendedor falou que dá pra usar os pneus novos sem cambara, então pensei, vou usar as Cambara de ar dos pneus velhos para fazer a tauba pro Mac. Só que o ploblema é que os velhos estavam sem Cambara, então fiquei sem as Cambara para testar.
Mas Reinaldo acho que a coisa fica preta com as cambara de ar, porque pedi pra ver uma e erra bem preta, parecia uma borracha mesmo, acho que não dá muito certo.

 ?_1

"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #58 Online: 26/01/13 - 07:46 »

Offline marciotalharte

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1445
  • Total Likes: +26/-5
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #59 Online: 26/01/13 - 10:07 »
Dando meu pitaco!

A pratica de vender eucalipto rosa no meio do cambará é muito comum, más não em pequenas quantidades.
Existe cambará da mata atlântica e da região amazônica, o mais comum é da região amazônica o da mata atlântica praticamente já acabou.
Madeiras que custam menos de 2000,00 o m³ geralmente é ruim para entalhes móveis etc, não tem muito jeito vai ter que colocara a mão no bolso sim.

Uma sugestão que vou dar aqui e que dá um trabalhos muito bacanas e se encontra em todo lugar é o TAUARI. Geralmente custa na faixa de 2000 o m³, tem ele rosado e clarinho.

A regra para entalhes é clara a madeira não pode ser muito "veiuda" tem que ser o mais densa possível, alguém citou garapeira também dá peças boas, se tiver sequinha vai que vai.


Marcio Ladeira
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Como tratar a Madeira?
« Resposta #59 Online: 26/01/13 - 10:07 »

 

SiteLock