Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Queda de Energia, o que fazer?  (Lida 5498 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline antoniomsbr

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1319
  • Total Likes: +45/-4
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Queda de Energia, o que fazer?
« Resposta #15 Online: 07/06/13 - 19:12 »
Falando em no-break, existem no-breaks e no-breaks...... kkk normalmente os no-breaks classificados de baixo custo, não vão resolver nada, senão agravar o problema. Explico sem entrar muito na parte técnica, mas o que de fato ocorre é que estamos ligando motores, (spindle, tupia, motor  de passo, etc, ) e imaginamos que vamos colocar juntos  computador, monitor.. Bom, digo que e'  um convite a queimar o equipamento .... simples, os verdadeiros no-breaks ou pelo menos os bons, no minimo tem de trabalhar com variadores de tensao, o que nao e'  o caso, Por exemplo se alguem comprar um nobreak de 600va, muito comum de qualquer marca, e imaginar que vai funcionar,ou que vai estar protegido, esquecam, ele simplesmente nao servira para nada.  Quando se trata de motores, tempos de pensar em equipamentos que pelo menos tenham um transformador, para fornecer uma saida, mesmo quando nao esteja atuando, retificada, caso contrario, o sistema vai variar o tempo todo e o nobreak agira o tempo todo. Bom Resumindo, se alguem for fazer algo assim, tem que tratar com um nobreak adequado, o que recomendo consultar um tecnico para saber qual modelo realmente usar.  
Saudações
Antonio

Clube CNC Brasil

Re:Queda de Energia, o que fazer?
« Resposta #15 Online: 07/06/13 - 19:12 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Queda de Energia, o que fazer?
« Resposta #16 Online: 07/06/13 - 19:43 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Então parar a maquina quando quebra a fresa tem que apertar a tecla de espaçamento do teclado não STOP.

Pode levar a maquina para o Zero pelo GOTOZERO

Troque a fresa, faça o zeramento da ferramenta novamente.

Levante o Z em altura segura

Digamos que a fresa quebrou lá pela linha 100 mas você não tem certeza!!! então vamos posicionar o recomeço da usinagem na linha tipo 80

Ache com o mouse a linha desejada tipo 80 neste caso e click em cima dela.

Marcada a linha 80 click na opção SET NEXT LINE e depois na opção RUN FROM HERE e depois em CYCLE START vai aparecer a posição que a máquina ira recomeçar a usinagem de um OK e ela se deslocará para o ponto desejado.

Depois é só apertar a tecla CYCLE START novamente que ela começara a usinagem do ponto onde foi escolhido.~

Só me aproveitando do processio já descritado por tu ... põe na linha 80 e começa a usinar, percebeu que está muito p/ traz, então repete a operação e põe agora p/ uma linha mais a frente.

No entanto ha um problema nisto, pois tem funções que são iniciadas no começo do bloco de instruções e tu pode fazer uns rombos bem feios no seu trabalho se não observar isto.
Vou dar alguns exemplos: Velocidade de avanço, posição do eixo Z, eixos que vão se mover contantes enquanto outros fazem o trabalho ... tudo isto é iniciado no começo do bloco de instruções e se tu pegar no meio vai dar caca feia.


Citar

Saí e levei um baita de um preju, alguém deu a ré em cima da porta de meu carro e ninguém viu quem foi.



Putz, era seu aquele pau velho que acabei de amassar ? ... ih ih ih  :sarro: :sarro: :sarro:
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Queda de Energia, o que fazer?
« Resposta #16 Online: 07/06/13 - 19:43 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Queda de Energia, o que fazer?
« Resposta #17 Online: 07/06/13 - 20:12 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Boas nobres amigos.

Aproveitando o papo, e solicitando a autorização do amigo Flávio para aproveitar o espaço vou dizer:

Ha tempos atrás abri um post, que acabou não dando muito resultado.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Mas voltei a pensar no assunto, pois aqui em casa a rede elétrica (externa) está cada vez pior.

Dia sim dia não, ocorrem picos de energia.

Já perdi uma fonte de PC, uma geladeira e um micro ondas.

E nem pensar em ressarcimento da AES....

Pois bem, vou comprar um nobreak, pelo menos para a CNC.

Gostaria muito de saber em qual investir.

Quero tocar o PC + monitor + Eletrônica + Spindle (motor 0,5 kv siemens).

Tempo suficiente (uns 20 minutos) para parar a máquina com segurança e desligar tudo.

Penso em um nobreak.

Ou até mesmo um esquema com baterias de carro + carregador + Transformador 12 V - 110/220 V.

Será que é simples assim?

Algum expert em eletrônica poderia se manifestar?

Do mais, antecipadamente agradeço a ajuda e a atenção.

Abraços.

Rubens    


Rubens,

Procure por um no-break on-line em serie ...

Primeiro tu tem que descobrir qual a potencia necessária p/ tocar tudo isto e conversando com um representante não será difícil de encontrar este valor.

No-Break on-line não oferece retardo entre a interrupção de energia e a saida ... já os off-line possuem um retardo de 10ms (+ ou -) entre a queda da rede e a alimentação de seu sistema via no-break e isto vai desligar tudo ou no minimo tirar seu PC do ar.

Um No break em serie alimenta seu sistema constantemente via bateria, não ha retardo entre queda de energia e no-break ativo pois ele está sempre ativo ... neste caso a rede é utilizada apenas p/ recarregar a bateria e alem disto este sistema filtra a rede, elimina variações, ruídos, visitas da sogra, ligações telefônicas indesejadas e até EXesposas atras de pensão ... ih ih ih ... ?_1 ?_1 ?_1

Mas tem um porem, se prepara que o bixo custa um bom dindim ! ... ?_31
« Última modificação: 07/06/13 - 20:16 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Queda de Energia, o que fazer?
« Resposta #17 Online: 07/06/13 - 20:12 »

Online crbr

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 753
  • Total Likes: +99/-26
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Queda de Energia, o que fazer?
« Resposta #18 Online: 07/06/13 - 20:53 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Só me aproveitando do processio já descritado por tu ... põe na linha 80 e começa a usinar, percebeu que está muito p/ traz, então repete a operação e põe agora p/ uma linha mais a frente.

No entanto ha um problema nisto, pois tem funções que são iniciadas no começo do bloco de instruções e tu pode fazer uns rombos bem feios no seu trabalho se não observar isto.
Vou dar alguns exemplos: Velocidade de avanço, posição do eixo Z, eixos que vão se mover contantes enquanto outros fazem o trabalho ... tudo isto é iniciado no começo do bloco de instruções e se tu pegar no meio vai dar caca feia.


Putz, era seu aquele pau velho que acabei de amassar ? ... ih ih ih  :sarro: :sarro: :sarro:


Se o cara ao menos não souber onde ele perdeu a fresa ou próximo daquilo, deixa ele perder a 2º fresa, e se perder a 3º fresa aí ele vai se espertar em olhar o que está fazendo.

Só uma porta nova do HB20, então se prepara que vou lhe mandar a conta, ou melhor o seguro entrará em contato com você. :sarro: :sarro: :sarro: :sarro:

Clube CNC Brasil

Re:Queda de Energia, o que fazer?
« Resposta #18 Online: 07/06/13 - 20:53 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Queda de Energia, o que fazer?
« Resposta #19 Online: 07/06/13 - 22:52 »
Tem uma maneira simples e barata para saber onde parou, vou expliquinhar ...

Um detector de falta de energia, coisa simples e barata ... neste detector pode se usar um PIC p/ acionar dois reles com seus devidos atrasos p/:
1-Acionar uma macro no mach3 => OEM DRO - G-code Line Number (current) - 816
2-Captura está macro no PIC.
3- Aciona o Stop da maquina.

Prontinho, quando voltar a energia, tu carrega a linha de codigo no mach3 e bate no start.

Bom, parece fácil mas ainda está crú, eu precisaria mais tempo estudando para encontrar uma solução com o PIC p/ capturar e ver este numero de linha. Ver é fácil, mas capturar ainda não sei como fazer, porem sei que o mach3 faz isto.

Outra solução a tupiniquinis é colocar uma câmera digital apontada p/ a linha de execução e o circuito, acima, aciona a câmera quando detectar falta de energia e da o Stop na maquina.

Sua maquina vai ficar parada na posição exata para continuar, no máximo tu vai voltar uma linha.

Eu jamais vou fazer algo assim pois minha maquina vive na posição inicial, deitada em berço esplendido ... ou melhor, encostada eternamente ... ih ih ih ih :Garg:





Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Queda de Energia, o que fazer?
« Resposta #19 Online: 07/06/13 - 22:52 »

Offline acbelchior

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 22
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Queda de Energia, o que fazer?
« Resposta #20 Online: 12/06/13 - 10:39 »
usando nobreak  também tem que configurar o inversor para partida em rampa, pois dependendo da classe do motor pode ter até 7 vezes a corrente de partida do motor, para vc ter uma ideia lá no serviço para partir uma carga com trafo  (em media de 10 a 12 vezes a corrente nominal) nos partimos pela rede e transferimos a carga para o nobreak.
« Última modificação: 12/06/13 - 10:40 por acbelchior »
antonio
<°)))><

Clube CNC Brasil

Re:Queda de Energia, o que fazer?
« Resposta #20 Online: 12/06/13 - 10:39 »

Offline RARANDA

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1113
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SÃO PAULO - CAPITAL
  • Sexo: Masculino
Re:Queda de Energia, o que fazer?
« Resposta #21 Online: 12/06/13 - 14:30 »
Vixiii.

Nobres amigos ¨respondãos¨.... rrssrr

Primeiramente obrigado pelas dicas.

Mas acho mesmo que é mais fácil ficar com a máquina parada.

Estava vendo um nobreak usado de 2KVa, mas agora se é em série, paralelo ou original, eu não sei.

Mas pelo visto, não é qualquer um que irá resolver o problema.

Até pensei em comprar um carregador de baterias, ligar em 2 baterias que estarão ligadas em um conversor 12 - 220V.

E assim deixar ligado direto.

Será que vai funfar.

Lembro que gostaria de apenas ter tempo para saber a que luz ¨acabou¨, parar a maquina e pronto, nada além de uns 15 ou 20 minutos.

Acho que é isso, continuo pesquisando á respeito, porque aqui em casa, as quedas de energia são frequentes.

Abraços.

Rubens

 

Clube CNC Brasil

Re:Queda de Energia, o que fazer?
« Resposta #21 Online: 12/06/13 - 14:30 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Queda de Energia, o que fazer?
« Resposta #22 Online: 12/06/13 - 18:54 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Vixiii.

Nobres amigos ¨respondãos¨.... rrssrr

Primeiramente obrigado pelas dicas.

Mas acho mesmo que é mais fácil ficar com a máquina parada.

Estava vendo um nobreak usado de 2KVa, mas agora se é em série, paralelo ou original, eu não sei.

Mas pelo visto, não é qualquer um que irá resolver o problema.

Até pensei em comprar um carregador de baterias, ligar em 2 baterias que estarão ligadas em um conversor 12 - 220V.

E assim deixar ligado direto.

Será que vai funfar.

Lembro que gostaria de apenas ter tempo para saber a que luz ¨acabou¨, parar a maquina e pronto, nada além de uns 15 ou 20 minutos.

Acho que é isso, continuo pesquisando á respeito, porque aqui em casa, as quedas de energia são frequentes.

Abraços.

Rubens

 

Raranda,

O principio é este mesmo!

Rede, carregador, baterias, inversor e carga ...

Só atente p/ um bom carregador (Carregador inteligente), p/ que vc não danifique suas baterias muito rápido e também um bom inversor que te entregue algo o mais próximo possível de uma senoide de 60 hertz pois sua carga será alimentada constantemente por este inversor.
E não esqueça de acrescentar um bom sistema de ventilação pois vai aquecer.
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Queda de Energia, o que fazer?
« Resposta #22 Online: 12/06/13 - 18:54 »

 

SiteLock